Como usar azulejo português para levar tradição e elegância à decoração

Arq. Patricia Pomerantzeff


Com revisão da
Atualizado em 14.02.24

O azulejo português é um revestimento antigo que voltou a ser tendência nos projetos de designers de interiores e arquitetos. Amplamente utilizadas em fachadas que preservam tradição e história, as peças tomaram conta de paredes, móveis e até objetos de decoração. As cores bases são azul e branco, porém atualmente há outras opções de cor. Para saber como usar o item em sua casa, veja dicas e fotos abaixo!

Qual é a origem dos azulejos portugueses?

Inspirada em porcelanatos antigos e desenhos com formas geométricas, arabescos, florais ou cenas pintadas, o azulejo português traz leveza e um toque de requinte ao ambiente. Além disso, concede grande riqueza de detalhes quando aplicado em itens para complementar a decoração. Mas de onde será que veio essa inspiração?

Utilizar azulejo na decoração faz parte de uma tradição antiga na Europa, especialmente em Portugal, e foi introduzida pelos árabes. A estética das cores, por sua vez, tem influência da louça chinesa azul e branca, levada pelos portugueses após navegarem pelo Oriente.

Publicidade

No Brasil, a azulejaria ganhou força com a arquitetura, principalmente no revestimento de cozinhas e de banheiros, graças à qualidade impermeabilizante e o baixo custo. A arquiteta e urbanista da Vigore Arquitetura, Carla Garbin, lembra ainda do ladrilho hidráulico, que tem um estilo bem parecido com o azulejo português. “A principal diferença entre os dois é o material, mas a popularização do primeiro acabou por denominar o azulejo português como um estilo e não um material propriamente dito”, explica.

Onde usar azulejo português

Embora a aplicação tenha começado por ambientes úmidos como cozinhas, banheiros e áreas de serviço, a estampa pode marcar presença em cada ambiente da casa: só depende da sua imaginação. É possível aplicar o azulejo português em cômodos já tradicionais, ambientes internos e externos, e também nas peças de decoração. Veja mais detalhes:

Cozinhas

A cozinha é um dos cômodos mais fáceis para personalizar com o azulejo português, afinal foi onde tudo começou. Além disso, a azulejaria já faz parte das cozinhas quando o assunto é revestimento e decoração. Você pode utilizar uma parede inteira, se quiser agregar profundidade ao ambiente, ou escolher um espaço específico para aplicar. O mais comum, nesse caso, é a parte da parede entre o balcão da pia e os armários acima.

“Na cozinha, a principal função é proteger as áreas molhadas, onde pode haver acúmulo de gordura, mas não existe regra para a aplicação. O uso acabou por se tornar muito decorativo, ganhando espaço em outras áreas como paredes vazias, bancadas e até mesmo no chão, onde é preciso ficar atento à resistência dele. Tudo vai da criatividade e do gosto de cada um”, conta a arquiteta.

Foto de azulejo portugues 601 - 5

IA – IRIS ARQUITETURA E INTERIORES

Publicidade

Foto: Reprodução / <a href="http://oficinadearquiteturabh.blogspot.com" target="_blank">Blog Oficina de Arquitetura BH</a>

Publicidade

Foto: Reprodução / <a href="http://www.domainehome.com/living-pink-design/" target="_blank">Domainehome</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.granadatile.com/blog/" target="_blank">The Cement Tile Blog</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.feldmanarchitecture.com/" target="_blank">Feldman Architecture</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://walkerzanger.com/" target="_blank">Walker Zanger</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://pictureofelegance.blogspot.com.br/" target="_blank">Picture of Elegance</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://walkerzanger.com/" target="_blank">Walker Zanger</a>

Banheiros

O banheiro é outro cômodo que já tem como tradição aplicar azulejos. “O azulejo, que antes protegia a parede da água das cubas e da área do chuveiro, hoje ganha o poder de embelezar o ambiente. De modo geral, banheiros são espaços menores do que outros cômodos da casa, portanto o uso do azulejo português deve ser na medida certa para não acabar pesando demais o ambiente. Fica legal em detalhes, em uma ou duas paredes ou em faixas”, ensina Carla Garbin.

A estampa portuguesa pode compor o visual de forma mais neutra, fugindo da combinação tradicional de azul e branco, dependendo da cor do banheiro. Outra opção é utilizar cores semelhantes às encontradas na bancada; na parede, se for um detalhe da composição; e nos demais móveis e/ou objetos dispostos no ambiente.

Foto: Reprodução / <a href="http://designfile.architecturaldigest.com/gallery/blue-and-white-rooms" target="_blank">AD Design File</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.mixandchic.com/" target="_blank">Mix and Chic</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://susanebrown.com/" target="_blank">Susan Brown</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.inrichting-huis.com/" target="_blank">Inrichting</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.hmb-architects.co.uk/" target="_blank">Hill Mitchell Berry Architects</a>

Áreas externas

Nem só de espaços internos vive o azulejo português. O recurso pode ser amplamente usado também na decoração de exteriores. “O azulejo português e o ladrilho hidráulico costumam ser utilizadas em áreas de churrasqueira, conferindo um ar mais rústico e um toque de delicadeza ao mesmo tempo. Aparecem muitas vezes revestindo a churrasqueira, a parede, o chão e até a mesa. Em jardins, também vem aparecendo bastante, pois dá um charme e um colorido a mais para as áreas verdes”, complementa.

Você já deve ter passado por cidades com forte influência açoriana durante alguma viagem turística. Há diversos exemplares em cidades coloniais do litoral brasileiro com fachadas de casas, igrejas e até mosteiros estampadas pelo típico branco e azul do azulejo português.

Foto: Reprodução / <a href="http://teiadesign10.blogspot.com.br/" target="_blank">Teia Design</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.jeffreycourt.com/" target="_blank">Jefferey Court</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://ideasnkitchen.com/" target="_blank">Lovely Home Designs</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.thekeybunch.com/" target="_blank">The Keybunch</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.cityscapers.com/" target="_blank">City Scapers</a>

Outras formas de usar o azulejo português

O estilo marcante e único do azulejo português é capaz de transformar qualquer ambiente em um espaço aconchegante para passar o tempo, reunir a família ou receber os amigos. E essa característica lusitana não precisa se limitar ao azulejo de cerâmica. Pode ser estendida para objetos diversos, dando liberdade à sua imaginação. Desde móveis e estofados a louças, vasos, quadros, papel de parede, roupas de cama, toalhas e almofadas.

Foto: Reprodução / <a href="https://lojadela.wordpress.com/" target="_blank">As Coisas de Lá</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://vivamoda.com.br/" target="_blank">Viva Moda</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://chicporchic.blogspot.com.br/" target="_blank">Chic por Chic</a>

Foto: Reprodução / <a href="https://ateliecaldaspina.wordpress.com/" target="_blank">Ateliê Caldas Pina</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.historiasdecasa.com.br/" target="_blank">Histórias de Casa</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://atelierevestimentos.blogspot.com.br/" target="_blank">Atlier Revestimentos</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://atelierevestimentos.blogspot.com.br/" target="_blank">Atlier Revestimentos</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://www.detalhesmagicos.com.br/" target="_blank">Detalhes Mágicos</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://fuxicandoideias.blogspot.com.br/" target="_blank">Fuxicando Ideias</a>

Foto: Reprodução / <a href="http://casabonitatransformamais.blogspot.com.br/" target="_blank">Blog Casa Bonita Transforma Mais</a>

Como usar azulejo português na decoração

Está cheio de ideias, mas ainda faltam informações para colocá-las em prática? Veja dicas para combinar o resvestimento na decoração ou, ainda, optar por uma solução mais simples: o adesivo de azulejo!

Combinando as cores do ambiente com o azulejo português

Por ter cores e desenhos, o azulejo português pode deixar dúvidas na hora de combinar um objeto ou uma parede da casa. Qual é a paleta de cores ideal para usar na decoração? Há uma regra simples que vale para muita coisa. Antes de ir para a prática, planeje bem onde o azulejo será utilizado, tendo em mente que as composições não devem ser carregadas e devem prezar pela harmonia. A arquiteta Carla Garbin dá a dica para todos os estilos, seja um visual mais neutro ou colorido.

O azul e o branco combinam com variações de azul, tons mais claros ou mais escuros, azul bic, royal, água ou turquesa. Todas as tonalidades enriquecem a composição, além da sintonia com cores neutras. “É possível brincar com o azul e suas combinações de cores, como o vermelho e o amarelo, que fazem um jogo de destaque bem legal. Também fica muito charmoso com tons mais neutros, como preto, branco e tons amadeirados. Há modelos em tons pastéis, cinzas e preto e branco. Essas cores são mais fáceis de acertar, pois se dão bem com outras cores e deixam o colorido para detalhes do ambiente”.

Agora, se a ideia é dar um toque de personalidade e uma pitada de charme, vale inserir cores mais fortes e contrastantes como rosa, verde, laranja ou amarelo em pontos da decoração. “Para quem gosta de cores fortes, há milhares de opções e modelos, mas é preciso tomar cuidado para não pesar demais o ambiente. O azulejo colorido deve combinar com móveis e decoração mais neutra. Pode-se utilizar umas das cores do azulejo também em alguns detalhes, assim ele se torna o ponto de destaque e a combinação fica mais harmoniosa”.

Adesivo de azulejo português: praticidade e funcionalidade

Se a ideia é optar por algo mais prático, rápido e barato, os adesivos decorativos são um bom investimento para dar aquele ar mais sofisticado ao ambiente e personalizar cada cômodo de acordo com o seu estilo. “O adesivo de azulejo português é uma ótima opção para quem quer mudar a cara de um ambiente sem gastar muito ou para quem tem medo da decoração ficar cansativa”, conta Carla. Veja a seguir as principais vantagens:

  • Fácil aplicação;
  • Variedade de modelos;
  • Adesivos pequenos, grandes e sob medida;
  • Possibilidade de criar espaços diferenciados;
  • Pode ser trocado a qualquer hora;
  • Não faz sujeira;
  • Baixo custo.

Os adesivos decorativos podem ser aplicados facilmente por qualquer pessoa. Escolha uma superfície lisa – paredes, vidros, madeira, metal, piso etc.- para que o acabamento fique adequado. Antes de aplicá-lo, limpe a superfície e tire qualquer resíduo ou saliência, para que a aderência seja perfeita.

A arquiteta lista, porém, alguns cuidados que devem ser tomados: “Diferente do azulejo português, o adesivo não pode ficar muito próximo ao calor, pois pode ser danificado. A maioria é feita de material inflamável. A limpeza da área do adesivo não pode ser muito pesada, já que pode comprometer a estampa. Outra desvantagem é que a durabilidade desse material é bem menor do que a do revestimento. Com o tempo, ele pode começar a se soltar”.

Onde comprar itens com estampa de azulejo português

Embora antigo, em origem e tradição, o azulejo português pode ser encontrado em algumas lojas especializadas. Há modelos tradicionais, nas cores azul e branco, e variações de tons de azul com amarelo, vermelho e laranja, além de peças mais coloridas. Confira algumas lojas online que vendem o revestimento ou produtos com a estampa:

  1. Porcelanato Lisboa, na Telhanorte;
  2. Adesivo e papel de parede de azulejo português, no AliExpress;
  3. Itens de decoração com estampa de azulejo português, na Camicado;

O azulejo português pode ser encontrado tanto em lojas online quanto físicas. Há azulejos coloniais e coloridos, inclusive com letras e números – desde peças rebuscadas pela combinação de contraste entre as cores até modelos quem seguem à risca a tradição, em branco e azul.

Cerâmicas que simulam o azulejo português

Além do azulejo português propriamente dito, há cerâmicas com mosaicos inspirados no estilo lusitano. As inspirações baseadas em azul e branco podem ser encontradas nas linhas de grandes marcas. Veja a seguir algumas delas:

1. Azuis

Foto: Reprodução / Portobello

Foto: Reprodução / Portobello

Com a linha Azuis, a Portobello fez uma releitura da clássica composição entre as cores azul e branco da azulejaria portuguesa. É uma versão moderna dos azulejos artesanais, mantendo a coloração tradicional da peça.

2. Patchwork Blue

Foto: Reprodução / Eliane

Foto: Reprodução / Eliane

O Grupo Eliane conta com a linha Patchwork Blue, com cores de fundo neutro e uma variedade de estampas compostas por grafismos, formas geométricas e desenhos florais, mantendo aquele estilo retrô muito charmoso.

3. Coleção Lisboa

Foto: Reprodução / Portinari

Foto: Reprodução / Portinari

Em busca de referências do passado, a Cerâmica Portinari deu até nomes de cidades de Portugal para a coleção inspirada no tradicional branco e azul lusitano, mesclando tons marcantes e neutros.

A imaginação é o limite para as ideias de decoração que podem ser encontradas ao navegar pela internet ou até mesmo em visitas a lojas especializadas. Agora, é só colocar mãos à obra e transformar a sua casa em um ambiente ainda mais aconchegante – seja para passar o tempo ou receber a família e os amigos. Veja também como usar o ladrilho hidraúlico e personalize sua casa!

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments