Peças autorais e bar retrô marcam a decoração deste apê

Escrito por Andressa Oliveira
Em 04.12.20

Em 2017, Eduardo conheceu Marcelo, e a certeza de que ele era o cara certo o impulsionou a tomar novos rumos. Sem o apoio da família, Eduardo vendeu tudo o que tinha e se mudou do interior para São Paulo para viverem juntos.

Continua após o anúncio



Primeiro moraram em um flat e, “com a cara e a coragem”, se jogaram em novas mudanças até encontrarem o apartamento em que vivem hoje. É nesse espaço que os dois dividem dicas de decoração, divulgam seu negócio online e exibem várias peças autorais.

Tipo de residência: apartamento

Área: 110 m²

Cidade: São Paulo, SP

Moradores: Eduardo e Marcelo são noivos e vivem com seu filho pet Barthô – “um vira-lata cheio de classe e elegância”, eles dizem. Os dois também são empresários e trabalham em seu próprio negócio: uma loja de decoração online, a JOSH Atelier.

Diferencial: “o que nos conquistou logo de cara foi o bar clássico e super-retrô que já existia no apartamento, foi o que nos ajudou a definir o visual do espaço”, relembra Eduardo. O casal também conta que o apartamento é cercado pela natureza, uma situação rara de se encontrar em São Paulo. Sobre o perfil social, o @02ape22, Eduardo conta que a ideia surgiu para encorajar pessoas como eles, “mostrar que era possível e compartilhar dicas de como decorar gastando pouco”.

O apê do Eduardo e do Marcelo: um lar de personalidade

No início, os dois tinham gostos bem distintos, revela Eduardo: “eu gostava daqueles ambientes de stand de apartamentos decorados, achava lindo, e o Marcelo gostava de algo mais despojado e industrial!”.

Continua após o anúncio



Aos poucos e apesar das diferenças, os dois decidiram seguir uma decor mais autoral: “vários elementos da decoração nós que fazemos, como quadros, pinturas, móveis etc. E achamos isso o máximo! Pois tem nossa história, nosso dedo e nosso gosto em tudo.” O casal também optou por móveis soltos: “isso nos dá a possibilidade de mudar a composição e mudar tudo quando quisermos.”

Tema clássico natural

“No nosso apartamento atual, o tema é clássico natural, então procuramos trazer elementos mais clássicos e objetos naturais, como linho, fibras de bambu, plantas, algodão etc.”, aponta Eduardo. Destaque para o lustre inventado e executado pelo casal.

Objetos exclusivos

Ele também conta que o caminho de mesa e os vasos são da própria loja dos dois, assim como muitos outros itens na decoração: “a gente gosta de trazer esse design autoral para o apartamento, […] é o nosso grande diferencial. Tudo tem a nossa personalidade, tudo tem a nossa mão”.

Design autoral na decoração

Na mesa posta, os guardanapos e jogos americanos também são da Josh Atelier, e todos são feitos à mão com linho e algodão cru.

Aconchego de sobra

Luminárias e mantas deixam a decoração mais aconchegante e compõem um cantinho perfeito para relaxar.

Continua após o anúncio



Paredes com tom de verde

A cor verde, para eles, “foi a grande transformação” e, com as boiseries, mudaram completamente a cara do apartamento.

Cantinhos confortáveis e inspiradores

A tinta escolhida foi Floresta Úmida, da Suvinil. Para Eduardo, “essa cor se conectou com o tema do apartamento, trouxe aconchego, calmaria e sofisticação”.

Um apê cheio de história

Eduardo também destaca o piso original de ardósia e madeira da sala: “isso imediatamente nos remeteu às casas de campo.” E, com o bar retrô, esse elemento foi o que ajudou o casal a guiar as escolhas para a composição do espaço.

E com lembranças na decoração

A decoração do apê é cheia de peças que representam os dois, como esse trolley de avião restaurado pelo casal e que relembra os tempos de comissário de bordo de Marcelo.

Sala com tons neutros

02 apto 22

Continua após o anúncio



Na sala, os tons neutros prevalecem, com nuances de branco, marrom e cinza. Sobre todo o processo de transformação do apartamento, eles revelam: “as paredes foram pintadas por profissionais especializados, os lustres foram instalados pelo pessoal da seguradora e o banco da cozinha foi restaurado. Todo o resto da decoração e demais instalações foram feitas por nós.”

Sofisticação nos detalhes e economia

E complementam: “no geral, nosso investimento aqui foi baixo, apenas a pintura e a boiserie já mudaram completamente o apartamento. Somos experts em pesquisar móveis bons com ótimo preço e isso foi um plus também na economia!”

Um bar de impressionar

O antigo bar de madeira foi o que conquistou o casal logo de cara e é um dos itens favoritos dos dois no apartamento. Eduardo e Marcelo capricham em todos os detalhes e recordam com orgulho sua trajetória: “hoje já estamos na nossa terceira casa, mais confiantes, mais unidos e mais preparados para a vida.”

E se você também se apaixonou pelo bar retrô e deseja um cantinho especial na sua casa para as bebidas, veja ideias incríveis de barzinho para sala!