Adega climatizada: 7 modelos e dicas para escolher a sua

Escrito por Taís Miwa
Em 17.06.20

iStock

A adega climatizada é essencial para quem quer armazenar os vinhos em uma temperatura adequada e, assim, conservá-los. Existem vários tipos de adega e é importante considerar esse ponto antes de escolher a sua, além das dimensões do produto e dos seus hábitos de consumo da bebida. Entenda mais a seguir:

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

Tipos de adega climatizada

Existem dois tipos principais de adega climatizada: as termoelétricas e as que funcionam por compressor. As vantagens da primeira incluem o fato dela ser compacta, de baixo custo, fazer pouco barulho e não consumir tanta energia. Contudo, ela não se adapta bem a ambientes muito quentes (acima de 25ºC).

Já o segundo tipo é como uma “minigeladeira”, pois tem um motor para resfriar seu interior. Os benefícios dela são que ela também é compacta e tem um excelente controle de temperatura interna, então é indicada para climas quentes, vinhos delicados e com maior tempo de guarda. Porém, esse tipo de adega é mais custoso, faz mais ruído e consome mais energia.

As melhores adegas climatizadas para comprar

A seguir, fizemos uma classificação de adegas por preço e selecionamos resenhas de cada uma. Confira as principais vantagens e as opiniões de quem já comprou:

1. Adega Climatizada ACS08 8 Garrafas Electrolux – $

Tua Casa

O modelo conta com display digital, controle e sensor de temperatura e comporta 2 garrafas por andar. Possui iluminação interna e um modo econômico para quando a adega não está sendo usada. Além disso, seu nível de ruído é bem baixo, quase imperceptível.

“A adega tem lacre para o painel, no caso de alguma criança esbarrar… Então, as configurações se mantêm. Super recomendo, por enquanto tudo ok. Em alguns meses, eu vou ver se vai dar algum problema, mas parece que é bem tranquilo.” – Resenhas da Mamãe

2. Adega Climatizada 12 Garrafas Allblack Brastemp – $$

Tua Casa

Continua após o anúncio



Se você é um apreciador de vinhos, mas não é nenhum expert, o tamanho dessa adega é ideal. Funciona bem para um casal e é um produto na vertical, o que ajuda a otimizar o espaço. Além disso, ela tem um sensor para controle de temperatura.

“É um produto que eu recomendo muito para qualquer pessoa ter em casa, porque já deixa o vinho na temperatura ideal para você consumir. Ele não deixa a bebida supergelada, e sim fresca. Eu acho que vale muito a pena!” – Vida de Casada

3. Adega Gourmet Fun Kitchen ADE080 Cadence – $$

Tua Casa

A adega possui vidro duplo temperado e capacidade de 8 garrafas. A temperatura varia de 8ºC a 18ºC e ela funciona com prateleiras removíveis. Além disso, tem chave de segurança e iluminação, mas não tem painel eletrônico e nem fechamento hermético.

“Minha resenha é sincerona. Recomendo essa adega? Definitivamente, não. Depois de 6 meses de uso, reparei que do nada ela desliga e não liga mais, mesmo reduzindo a temperatura. Para que ela volte a funcionar, preciso tirá-la da tomada e conectá-la novamente.” – Estou Testando

4. Adega climatizada Midea Liva 24 garrafas WBA242 – $$$

Tua Casa

O produto possui acabamento em inox, com design elegante e um vidro espelhado exclusivo. A iluminação é em LED branco e o painel touch permite o controle de temperatura adequado. Seus níveis de ruído também são baixos.

Continua após o anúncio



“É bonito, o estilo sofisticado combina com qualquer ambiente da casa. É o primeiro passo para quem quer começar a armazenar mais vinhos, mantendo a qualidade das bebidas de forma adequada.” – Tauã Senna

5. Adega de vinhos Easy Cooler 24 Garrafas – $$$

Tua Casa

O modelo funciona por compressor e é ideal para climas com temperaturas mais elevadas. Possui rack cromado para vinhos e permite programar a temperatura de acordo com o tipo de vinho a ser armazenado.

“Com toda sua desenvoltura, preserva o vinho na temperatura ideal para uma melhor experiência em degustação. Seu design inovador se encaixa em qualquer ambiente.” – Lucia Maria

6. Adega climatizada Easy Cooler JC-65G 28 garrafas – $$$

Tua Casa

A adega climatizada da Easy Cooler funciona com refrigeração termoelétrica, tem display digital e controle eletrônico de temperatura, além de iluminação e baixo nível de ruído. Ela pode ser embutida, mas também possui pés niveladores se necessário.

“Fala que é baixo nível de ruído e realmente é. Você nem nota que ela está ligada […] Ela é bem larga e bonita, permite aumentar e diminuir a temperatura e acender a luz.” – Ricardo Santana

7. Adega Dual Zone Brastemp Gourmand 31 Garrafas – $$$$$

Tua Casa

Essa adega consegue preservar o sabor dos seus vinhos e conservá-los sob as condições ideais. Ela tem compartimentos independentes que permitem o ajuste de duas temperaturas de forma simultânea, além de ótima visibilidade com a iluminação em LED e um prático painel interno.

Continua após o anúncio



“Um acessório bacana […] Ela permite ter mais de uma temperatura ao mesmo tempo. No compartimento de cima, a temperatura é mais baixa, a garrafa fica geladinha.” – Vinho do Bom

Curtiu? Escolha a sua adega climatizada de acordo com seus hábitos de consumo e a disponibilidade de manutenção na sua cidade. Se você é um expert em vinho ou deseja se tornar um, é interessante considerar adegas com maior capacidade e tecnologia.

O que considerar antes de comprar a sua?

iStock

A seguir, selecionamos os principais pontos para você se atentar antes de comprar a sua adega climatizada. Confira:

  • Escolha o tipo de adega climatizada adequado: seja por compressor ou termoelétrica, é essencial pensar na adaptação do eletrodoméstico ao ambiente. Além disso, a soma dos vinhos que você vai guardar pode ser superior ao preço da adega. Por isso, se precisar gastar um pouco mais, faça isso e garanta a qualidade dos seus produtos.
  • Evite modelos demasiadamente pequenos: se você comprar uma adega, com certeza irá adquirir mais vinhos. Por isso, dê preferência a modelos com espaço para pelo menos 20 garrafas.
  • Veja avaliações do produto e reputação da empresa: entender a experiência de outras pessoas pode te ajudar a escolher a melhor adega climatizada. Veja também o conceito sobre a rede de assistência técnica na sua cidade.
  • Prefira adegas climatizadas de vidro escuro: as de madeira, com proteção UV, também são boas opções. Isso vai assegurar a melhor proteção dos seus vinhos.
  • Verifique a segurança de sua adega: é importante comprar adegas com chave, assim você protege seus vinhos valiosos e impede a abertura de intrusos ou pessoas indesejadas.

Agora que você já entendeu como escolher uma adega climatizada, é só comprar a sua e apreciar os seus vinhos! E se você ainda não se convenceu, que tal ver nossas dicas de modelos de adega para montar em casa?