Alocasia: conheça os principais tipos e aprenda a cultivar

Escrito por Iara Avelino
Em 16.09.20

iStock

A Alocasia possui cerca de 70 espécies diferentes. É uma planta cheia de personalidade e muito marcante para a sua decoração. Com as suas variações, ela vai tomando formas incríveis, com cores e desenhos diferenciados. Quer aprender a cuidar dela? Confira nossas dicas!

Continua após o anúncio



6 tipos de Alocasia e suas particularidades

De maneira geral, as Alocasias são plantas que podem ser cultivadas em casa. Para ajudar você a escolher a melhor para o seu ambiente, selecionamos 6 tipos dessa planta e seus detalhes.

Tua Casa

  • Alocasia Amazônica: também conhecida como Alocasia Polly, planta de meia-sombra, ela possui folhas grandes em formato de coração. Ela é uma planta venenosa para crianças e pets.
  • Alocasia Cuprea: esse tipo traz uma cor acobreada, bem diferente e charmosa. Uma planta que gosta de umidade e rega frequente, porém, é tóxica. Cuidado na hora de cultivá-la.
  • Alocasia Cucullata: já essa belezura tem uma verde bem vivo, com uma cor brilhante. Pode ser cultivada em ambientes internos, desde que esteja próxima às janelas e longe de animais e crianças.
  • Alocasia Sanderiana: planta de folhas grandes e nervuras brancas, ela aguenta temperaturas frias, de até 5ºC e pede uma rega moderada.
  • Alocasia Zebrina: essa planta é um charme só! Com o seu caule zebrado, ela tem uma beleza bem diferente. Ela precisa de rega moderada e luz indireta para crescer saudável. É uma planta tóxica se ingerida.
  • Alocasia Black Velvet: planta tropical com um verde bem escuro, quase preto. O charme dessa planta é o aspecto aveludado. Também é tóxica se ingerida.

Essas são as principais variações da Alocasia para você ter em casa. A maioria delas é tóxica se ingerida, portanto, cuidado com crianças e pets.

Como cuidar de Alocasia e mantê-la saudável

Apesar de ser uma planta de fácil cuidado, é importante ter atenção a alguns detalhes para mantê-la saudável e bonita. Para ajudar você a cultivar a Alocasia, selecionamos alguns vídeos com dicas indispensáveis para papais e mamães de planta.

Tudo sobre o cultivo das Alocasias

Para começar, que tal saber tudo sobre essa planta incrível? Esse vídeo traz todas as informações necessárias e dicas essenciais para quem quer adicionar essa planta ao jardim.

Como replantar Alocasia

A dica agora é para quem quer aprender a replantar e adubar a Alocasia para fazer a planta crescer de forma saudável e bonita. Aqui, você vai aprender mais sobre adubos, fertilizantes e outras dicas.

Continua após o anúncio



Como fazer muda de Alocasia

A sua planta está crescendo e você quer fazer mudas para multiplicá-las? Esse vídeo traz dicas preciosas para fazer mudinhas que vão crescer rapidamente. Além disso, você vai aprender mais sobre a escolha do vaso para propagação.

Cuidando das Alocasias

Os cuidados com essa planta são simples, como rega moderada e iluminação indireta. Esse vídeo traz a experiência do cultivo e cuidados com essa espécie. Vale muito a pena assistir!

Essas plantas são ótimas opções para ambientes internos. Em combinação com outras espécies, você pode montar uma urban jungle com tudo que tem direito para deixar a casa verdinha.