7 receitas para fazer seu próprio amaciante caseiro

Escrito por Nathália Barreto

FOTO: ISTOCK

Os amaciantes são produtos essenciais na hora de lavar roupa. Eles conservam o tecido e deixam as peças cheirosas e macias. Mas, você sabia que dá para fazer o seu próprio amaciante caseiro? Isso mesmo! E, apesar do que possa parecer, é fácil, rápido e algumas vezes pode ser feito com produtos que você já tem em casa. Mas talvez você esteja se perguntando: por que vou querer fazer meu próprio amaciante?

A primeira vantagem é a economia de dinheiro. As receitas caseiras são super baratas e rendem bastante. Segundo, são produtos naturais, sem os compostos químicos característicos dos amaciantes industrializados, os quais muitas vezes causam problemas alérgicos ou reações na pele. Por último, e não menos importante, eles são alternativas ecológicas, que não agridem o meio-ambiente durante a sua fabricação. Separamos uma lista com 7 receitas diferentes para que você possa criar seu próprio amaciante de forma fácil e segura. Acompanhe:

1. Amaciante com vinagre e bicarbonato

Imagem: Tua Casa

O vinagre e o bicarbonato de sódio são grandes aliados na limpeza. E com eles você também consegue fazer um ótimo amaciante caseiro. Para isso, despeje o vinagre e o óleo em um recipiente. Adicione o bicarbonato de sódio aos pouquinhos. Nesse momento, o líquido vai começar a borbulhar. Não se preocupe! É normal. Mexa até formar uma mistura homogênea, então transfira-a para o recipiente em que deseja armazená-la. Seu amaciante já está prontinho para ser usado.

2. Amaciante de vinagre branco

Imagem: Tua Casa

Essa receita é pá-pum! Você vai precisar somente de dois ingredientes: vinagre branco e óleo essencial. Acrescente o óleo ao vinagre e misture os dois por cerca de um minuto, ou até formarem um líquido uniforme.

3. Amaciante com condicionador de cabelos

Imagem: Tua Casa

Outra receita fácil e com produtos que você tem em casa é o amaciante com condicionador de cabelos. Primeiro dissolva o condicionador na água quente. Depois, acrescente o vinagre e misture. Fácil e rápido.

4. Amaciante com sal grosso

Imagem: Tua Casa

Mais uma opção para fazer em casa, é o amaciante de sal grosso. Ao contrário dos anteriores, ele é sólido. Para usá-lo, basta colocar na máquina de duas a três colheres de sopa durante o ciclo de enxágue. Para fazer o composto, misture o óleo e o sal grosso em um recipiente. Depois, adicione o bicarbonato de sódio e misture mais um pouco.

5. Amaciante com glicerina

Imagem: Tua Casa

Também é possível fazer amaciantes à base de glicerina. Para isso, corte a base para amaciantes em pedaços pequenos, adicione 8 litros de água e leve ao fogo, mexendo até dissolver completamente. Esquente os 12 litros de água restantes, mas sem deixá-los ferver. Misture esses 12 litros de água morna à base dissolvida. Acrescente a glicerina e continue mexendo. Quando estiver fria, coloque a essência e o amaciante, e estará pronto!

6. Amaciante caseiro concentrado

Imagem: Tua Casa

Sabe aqueles amaciantes concentrados que possuem uma consistência cremosa e costumam deixar as roupas super macias? É possível fazê-los em casa também. Para isso, você vai precisar diluir a base em 5 litros de água à temperatura ambiente e deixar descansar por 2 horas. Acrescente 10 litros de água, mexa bem e deixe descansar por mais 2 horas. Adicione 8 litros de água, mexa bem e espere descansar por 24 horas. Em outro recipiente, misture os 2 litros de água que sobraram, a essência, o conservante e o corante. Acrescente essa segunda mistura ao amaciante que ficou descansando e misture-os até ficarem homogêneos. Se notar que ficou algum granulado, peneire. Agora é só guardá-lo no recipiente em que deseja armazenar para usar quando quiser.

7. Amaciante cremoso

Imagem: Tua Casa

Para fazer esse amaciante cremoso, você vai aquecer a água até uma temperatura aproximada de 60°C e 70°C, ou seja, antes dela começar a ferver (a água ferve a 100ºC). Corte a base para amaciante em pedaços pequenos e despeje-os na água quente, sem retirar a panela do fogo. Misture até dissolver por completo. Assim que a água começar a ferver, retire a panela do fogo e mexa até o amaciante adquirir uma textura cremosa, parecida a dos amaciantes industrializados. Espere esfriar, acrescente o óleo e misture bem.

Informações importantes

FOTO: ISTOCK

Além de aprender a fazer o seu amaciante caseiro, é importante seguir as recomendações abaixo para que ele tenha maior eficácia e rendimento:

  • Guarde o amaciante em recipiente fechado e longe da luz solar;
  • Antes do uso, agite bem os amaciantes líquidos;
  • Na hora de usar, adicione o produto na máquina de lavar somente no ciclo de enxágüe.

Os amaciantes caseiros são alternativas ecológicas, naturais e baratas para usar no seu dia-a-dia. Basta escolher a receita que mais gostou e fazer em casa. Confira também como fazer sabão e detergente em casa.

PARA VOCÊ