“Batcaverna”: explosão de testosterona para decorar um cantinho masculino

Escrito por Priscila Horvat

Foto: Reprodução / Inspiring Basement Ideas

É na batcaverna que o super herói de Gotham City cria e testa equipamentos, desvenda mistérios e guarda todo seu arsenal de equipamentos. E se o Batman pode… Você também pode!

Sabe seu cantinho preferido da casa? Pois é! A batcaverna é o local masculino da casa. Exclusividade dos homens. Para chegar do trabalho e ficar lá, por uma horinha, descansando, relaxando após um dia exaustivo ou para relaxar no final de semana. Lá dentro é um novo mundo: não tem chefe ligando, email pendente… O reduto é fechado para o dono da casa e, no máximo, para alguns convidados.

A moda da batcaverna começou no exterior e, aos poucos, foi tomando forma por aqui também. E já não é mais estranho quando um homem solicita um espaço da casa para chamar de seu, somente seu.

Para montar esse cantinho, o que vale é colocar sua personalidade nele. Você pode até contratar um arquiteto e um decorador para o projeto, mas precisa ter o dedo do dono. Para ser aquele cômodo que, só de alguém bater o olho, pela primeira vez, já vai saber que é seu. Essa ideia lhe parece atraente? Então confira nossas dicas:

Batcaverna – território restrito

Foto: Reprodução / On ñ’a pas honte!

Para começar, meninas não entram! Entende-se por “meninas” qualquer pessoa do sexo feminino, independente da idade ou grau de parentesco. É um ambiente fechado, restrito (a brincadeira do ambiente está justamente nisso). Com essa ideia em mente, os homens podem brincar e decorar ao seu gosto – mãe, esposa, namorada, filha… Ninguém pode dar palpite ou dizer que a decoração não ficou legal.

Para ajudar nessa empreitada, conversamos com especialistas no assunto, as arquitetas Sara Sakuma Amancio e Graziela Papa, da SPArqui Arquitetura, e o designer de interiores Cristiano Marzola, da MID.

1. Como montar um cantinho masculino

Foto: Reprodução / Teakwood Builders

De acordo com a dupla de arquitetas, para montar o cantinho masculino é necessário considerar um local com conforto térmico e acústico, com materiais resistentes e de fácil limpeza. “O ideal é identificar o perfil de cada usuário e entender suas necessidades. Por exemplo: existem homens que gostam de trabalhar com equipamentos e ferramentas específicas, como marcenaria, mecânica e serralheria. Há aqueles que preferem um console de vídeo game ou seus instrumentos musicais. Existem ainda, aqueles que só querem se reunir com os amigos para assistir a uma partida de futebol”, explica Sara.

O principal na decoração é estar de acordo com o estilo de vida e personalidade do morador. E nesse quesito também entra qual cor será usada na parede, no chão, móveis e na decoração. “Geralmente, quando se fala em composições para apartamentos ou espaços masculinos, é muito usada a paleta de preto, grafite, petróleo, azul marinho e madeira. Os objetos escolhidos para decoração, muitas vezes remetem aos gostos pessoais, como esportes, viagens, profissão, ícones de cinema ou TV, arte abstrata e peças de design, que passem a ideia de descolado e despojado. Materiais naturais como palha, madeira e couro, também são bem-vindos”, indica Cristiano.

2. Espaço para a caverna

Foto: Reprodução / Vintage Foyer

Graziela explica que o cômodo deve ser propício para receber amigos. Por isso, é essencial que ele seja de fácil acesso na casa, além de fácil limpeza e praticidade. Ela exemplifica: “Se o homem gosta de instrumentos musicais, o ideal é que não seja utilizada a varanda ou terraço, e sim, um quarto ou escritório que possa receber isolamento acústico, tapetes e tecidos que ajudem a absorver o som. Já se o cliente prefere um cantinho para assistir ao futebol com os amigos, pode ser utilizada a varanda integrada com a churrasqueira, prevendo um ponto para tv com caixas de som no forro e a cervejeira e adega, itens que não podem faltar”, conta.

Entretanto, é importante lembrar que não existe regra. Tendo em mente a funcionalidade e a praticidade do espaço, o ideal, segundo Cristiano, é “definir o estilo e desejos do morador”. Depois, mãos à obra! Aí é só ver o que se pode aproveitar (de móveis e objetos decorativos), as reformas que deverão ser feitas e o que falta para completar o ambiente.

Então, recapitulando: o primeiro passo é escolher o cômodo. Lembrando que ele deve ter o tamanho adequado para “comportar todos os equipamentos e garantir com conforto a acomodação dos amigos”, explica Sara.

Por isso, um bom projeto de arquitetura é sempre indicado, já que o profissional pode ajudar na escolha do ambiente destinado à batcaverna, levando em conta os espaços de uso dos equipamentos, áreas circulação e áreas de convivência. Ou seja, a batcaverna pode ser em qualquer cômodo, desde um quarto de jovem, um escritório, porão, sótão, garagem ou até um apartamento inteiro. Tudo depende da necessidade e possibilidades do morador.

3. Clube do Bolinha

Foto: Reprodução / In my Interior

O grande objetivo do cômodo é relaxar! Por isso, ele tem que ter tudo o que o morador mais gosta, incluindo itens dos hobbies favoritos. “Se o dono do espaço curte vídeo game, é bom ter um sofá ou poltrona confortável, porque sabe-se que algumas horas serão passadas ali. Se curte bebidas ou receber os amigos em casa, a dica é lançar mão de barzinhos e bandejas, para servir todas essas pessoas”, explica Cristiano. E o designer vai além no quesito necessidade, e explica que o ambiente precisa ter, antes de mais nada, funcionalidade (para atender às necessidades do espaço), praticidade (na limpeza, locomoção e manutenção), durabilidade e conforto.

De acordo com Graziela, vale vasculhar os gostos para definir os móveis. “Se a ideia é um bar, além de um cantinho para preparação de drinks, inclua um espaço para expor as garrafas e a cervejeira. A previsão do ar condicionado nesses ambientes também não pode faltar”, aconselha.

Para deixar o ambiente divertido, o que não faltam são ideias. O que o dono prefere fazer nas horas vagas? Liste tudo! “Adicione itens dependendo do tamanho do lugar. Aposte em coleções, jogos (dardo, jogos de tabuleiro, jogos de raciocínio, pebolim, vídeo games, entre outros). Mas, o que é muito frequente nesses cômodos é a tão sonhada mesa de sinuca, um sonho de consumo. Antes de bater o martelo e comprar uma mesa, atenção! “Ela exige que tenha um espaço grande (para o móvel e área de circulação em volta, para jogar), por isso, nem sempre é possível encaixar no projeto”, explica Sara. Outro item que é diversão garantida é aliar automação aos equipamentos eletrônicos. Ou seja: o celular controlando o home theater, o ar condicionado, a cafeteira, a música ambiente, as luzes…

4. Um espaço viril

Foto: Reprodução / Chad Kirkland

Os homens tendem a ser menos delicados do que as mulheres. Sendo assim, na marcenaria, “o indicado é trabalhar mais com laminados do que com pintura tipo laca”, explica Graziela. A escolha do acabamento do piso deve levar em conta a fácil limpeza e materiais resistentes, que não risquem ou manchem com facilidade, como o uso de piso vinílico substituindo a madeira. “Persianas podem substituir as cortinas de tecido. Atualmente, encontramos uma infinidade de materiais resistentes, como tecidos impermeáveis e bonitos, que o uso não compromete nas questões estéticas”, explica a arquiteta.

“Hoje em dia, encontramos homens com os mais variados gostos, desde o rústico até o sofisticado. A tecnologia dos materiais existentes permite que os arquitetos aliem o estilo do cliente à escolha dos acabamentos, revestimentos e mobiliários”, conta Sara.

Outra ideia bacana, que está em alta no momento, é a decoração no estilo industrial, com móveis de ferro, cimento batido, tijolinhos aparentes… Para deixar o ambiente moderno e cheio de estilo. Ou até mesmo o estilo boho, inspirado nos boêmios, que é uma decoração despreocupada e autêntica. “Também fica bacana uma parede de quadro negro, além de criativa, ela permite uma interação do indivíduo com a decoração, além, é claro, do uso da combinação clássica de madeira rústica e o couro, combinação bem masculina”, opina Cristiano.

5. Garimpo

Foto: Reprodução / BlogQpot

Você já definiu o cômodo, sabe o espaço que tem para soltar a criatividade, já escolheu o estilo e cores que deverão ser usadas. As reformas já começaram e agora é a hora mais legal, de decorar o espaço do jeito que você sempre sonhou. Para isso, vale visitar antiquários e lojas especializadas.

“Busque produtos em lojas de design na internet (que têm ótimas opções com preço justo), souvenires de viagens, presentes bacanas de amigos. Para o espaço ter ainda mais sua cara, invista em peças no estilo ‘faça você mesmo’, e assim, aos poucos, esse espaço vai ter a identidade do dono”, aconselha Cristiano.

Como em qualquer reforma, você vai gastar. E quanto mais incrementado quiser o espaço, mais cara a ideia fica e o orçamento só vai aumentando… Por isso, vale também reaproveitar coisas que já fazem parte do seu acervo, como coleções, brinquedos, instrumentos musicais, entre outros. E peça ajuda, claro! Garimpar e encontrar esses itens é um dos grandes desafios dos arquitetos e decoradores.

50 ideias fantásticas de espaços masculinos

Agora que você já sabe o passo a passo para montar sua batcaverna, veja algumas ideias e inspire-se!

1. Quais são seus gostos preferidos?

Foto: Reprodução / Sight And Sounds

Quais são suas atividades nos momentos de lazer? Se você é fã de esportes, não perde um jogo, seja na arquibancada ou como telespectador, use isso a seu favor no seu espaço, com um grande monitor para assistir os jogos do seu time do coração.

2. Modernidade: a gente vê por aqui!

Foto: Reprodução / Best Home Theater

O espaço contemporâneo traz uma bancada com bancos de design mais tradicional, lembrando os desenhos das poltronas de cinema. Perfeito para os amantes de um bom filme, já que preza pelo conforto.

3. Faça você mesmo!

Foto: Reprodução / Man Cave Authority

Abra o YouTube, pegue sua caixa de ferramentas e mãos à obra. Que tal transformar barris de cerveja em banquinhos para o bar? Além de dar uma cara completamente personalizada para o bar, vai fazer bonito para os amigos – principalmente quando contar que você quem fez tudo!

4. Defina a paleta de cores

Foto: Reprodução / DIY Network

Além de decorar com itens e objetos de diversão que você adora, invista nas suas cores preferidas. E vale tudo: paredes, portas, janelas e até o chão. Use materiais que facilitem a limpeza e que não risquem com facilidade.

5. Meu espaço, minhas regras

Foto: Reprodução / Son of a Mad Man

E como lhe parece a ideia de transformar o espaço em um grande gramado? Para isso, o mercado oferece algumas opções, como pintura, adesivo, carpete, tapete. Pense em qual ideia se encaixa melhor com o espaço físico que você tem disponível e, claro, com o orçamento.

6. Resgate os presentinhos de viagens

Foto: Reprodução / Add Home Design

Aquela parte da estante da sala que você cisma de chamar de sua – e que rende alguns comentários de sua companheira sobre você tirar aquela bagunça toda de lá – agora pode ficar vazia. No seu novo cômodo, instale prateleiras para exibir todos os presentes de viagens que você ganhou dos amigos.

7. Prioridades, sempre

Foto: Reprodução / Visit Build

Na hora de decorar o espaço, que tal um pôster com seu ator ou banda preferida? Cubra a parede, sem medo da bronca. Aqui você pode definir as prioridades. Inclusive, pode também ter um espaço dedicado aos equipamentos de ginástica. Afinal, é importante manter a forma.

8. Qual seu estilo?

Foto: Reprodução / We are Found Home Design

Como você define seu estilo? Mais moderno, descolado? Chique, refinado? Bruto, rústico? Combine elementos do estilo definido com outros, para complementar e dar um toque especial à decoração.

9. Amantes do cinema

Foto: Reprodução / Ownby Design

Para os amantes da sétima arte, esse quarto é perfeito! Com uma plataforma, deixa uma fileira de poltronas mais altas. Para o conforto total, assentos reclináveis. A cortina na frente da TV e o carrinho de pipoca deixam o ambiente com um toque retrô.

10. Uma caverna colorida

Foto: Reprodução / A&A Design Build Remodeling

Se você gosta de cores fortes, como amarelo e vermelho, não tenha medo de ousar e usar essas tonalidades nas paredes. Para equilibrar o ambiente, use móveis em tons mais clássicos e sóbrios.

11. Quase uma caverna de verdade

Foto: Reprodução / We are Found Home Design

Para criar ainda mais a ideia de caverna, personalize as paredes. Você pode pintá-la e fazer texturas diferentes, ou, melhor ainda, pode revestir completamente com pedra ou madeira. Os tons terrosos também são uma ótima pedida!

12. Espaço clean

Foto: Reprodução / In my Interior

Agora se você faz mais o estilo básico e clean, não tem problema. Use cores claras nas paredes, piso e teto. Use uma iluminação que contribua para deixar o ambiente claro. Depois, pode brincar à vontade com a escolha das cores nos móveis.

13. Amor pelo primeiro carro

Foto: Reprodução / Matthew Thomas Architecture

Você amou tanto seu primeiro carro que até hoje se recusa a vende-lo? Então essa é a hora de dar um trato na caranga e coloca-la em exposição na sua caverna! Vai te deixar feliz e impressionar todos os seus amigos.

14. Um lugar para chamar de seu!

Foto: Reprodução / John Kraemer & Sons

A frase “nada de bola em casa” soa familiar? Pois é, e ela serve para você e para as crianças, e para qualquer tipo e tamanho de bola, já que elas podem acertar algo em casa e fazer um estrago. No seu espaço, elas são bem-vindas: de todas as cores e esportes, para jogar ou decorar.

15. Estilo refinado

Foto: Reprodução / Bowa

Você adora lojas de grife, roupas e sapatos importados, perfumes caros… Meu amigo, seu estilo é refinado. E você pode transferir essa ideia para seu cômodo também. Para isso, use cores sóbrias e madeira maciça à vontade.

16. Total black

Preto também é uma cor que passa a ideia de decoração mais clássica e refinada. Combine com materiais de diversas tonalidades de cinza. Use objetos de cores diferentes em lugares estratégicos, para chamar a atenção e quebrar a paleta de cores.

17. Seguindo a cor da decoração da casa

Foto: Reprodução / Grace Hill Design

Pintou a parte interna da casa e sobrou tinta? Use-a no seu espaço (você já economiza nisso e pode usar o valor em outra coisa, como um home theater super potente!). Mesmo que a tinta seja clarinha, não tem problema. Combine a cor com tonalidades da mesma paleta, e abuse da madeira, já que é possível encontrar móveis de diversas cores, nesse material ou MDF.

18. No topo da casa

Foto: Reprodução / J. Hettinger Interiors

Você é muito sortudo se conseguiu o sótão só para você. Isso te garante um espaço fantástico, então dá para ter não só a mesa de bilhar, como outros brinquedos que ocupem uma grande área. Só cuidado para não deixar um muito grudado com o outro, impossibilitando a passagem.

19. Um pouco de cada coisa

Foto: Reprodução / Bowa

Se seu espaço for um pouco menor, mas ainda grande, divida-o e crie espaços separados, com o uso de porta ou divisórias. Assim, você pode ter um espaço para mesas de jogos, outro para assistir filmes, outro só para o vídeo game…

20. Personalize o canto!

Foto: Reprodução / Tree Haven Homes

Uma dica certeira é usar piso emborrachado, porque facilita a limpeza. E vai ser ainda mais bacana se esse piso for quadriculado, preto e branco, como a bandeira de finalização da corrida de Fórmula 1. Personalize o piso, usando duas opções no mesmo lugar e delimitando os espaços; as cores, as texturas dos móveis, paredes…

21. Olhe para cima!

Foto: Reprodução / Godden Sudik Architects

Você olha na agenda e tem poker night no mesmo dia e horário do jogo do seu time? Com TVs instaladas próximas à mesa do jogo, e nos diversos cantos, é possível jogar e ganhar a rodada enquanto acompanha o jogo na telinha.

22. Exponha seus bonecos!

Foto: Reprodução / Benedict August

Use prateleiras para expor sua decoração de bonecos de ação, personagens ou coleção de carrinhos. Essa é uma maneira bem fácil e barata de manter tudo ao alcance dos olhos. Se o seu espaço tiver grandes janelas e for bem ventilado, use expositores de vidro, grandes caixas na parede que vão exibir os itens e protegê-los do pó.

23. Para um enófilo

Foto: Reprodução / V.I.Photography & Design

Sua paixão é vinho e o fantástico mundo das uvas? Transforme seu espaço em uma grande adega, e decore as paredes com taças, rolhas e utensílios para bar. Invista em um jogo de cadeiras confortável, que dê para sentar sem pressa de levantar e degustar calmamente um bom vinho.

24. Monte sua parede

Foto: Reprodução / Bowa

Aquela caixa de gibis que está guardada pode ter um uso incrível. Emoldure cada um deles e disponha em uma parede, formando um “fundo”. Vale juntar a eles cards de jogos, capas de discos, ingressos e fotos.

25. Para um viciado nos games

Foto: Reprodução / Orren Pickell Building Group

Não perde um jogo por nada desse mundo? Aí vai a dica: que tal várias TVs, uma ao lado da outra? Assim é possível acompanhar toda a rodada do campeonato em dias que têm mais de um jogo acontecendo ao mesmo tempo.

26. Couro de cor amadeirada

Foto: Reprodução / La Casa Builders

O couro combina muito bem em ambientes masculinos. Use madeira para decorar o seu espaço (nos móveis, no piso, revestimento da parede e até nas vigas do teto) e combine couro da mesma tonalidade, para unificar a decoração do espaço.

27. Para reunir os amigos

Foto: Reprodução / TRG Architects

Chame os amigos para assistir a final do campeonato na sua batcaverna. Para agradar e acomodar todos, invista em um sofá grande e, se possível, use uma bancada alta de refeições e banquetas. Assim, quem não coube no sofá, pode acompanhar o placar atrás da mesa auxiliar.

28. Comece aos poucos

Se você não vai reformar e montar o espaço completo de uma vez, vá aos poucos montando, mobiliando e decorando conforme sua disponibilidade de tempo e dinheiro. O que vale é deixar o cômodo com a sua cara.

29. Ninho vazio

Foto: Reprodução / Deepdale House

As crianças cresceram e cada uma já tomou seu rumo na vida e… O quarto ficou vazio! Antes que ele seja declarado quarto de visitas, decore com gosto e deixe o ambiente impecável, para ninguém colocar defeito (ou ter a ideia de dar outra função a ele).

30. Use cores alternativas

Foto: Reprodução / Cybball

Quer ser diferente e fugir do tradicional? Opte por usar cores alternativas em objetos bem conhecidos, como a mesa de bilhar, que geralmente tem o tampo forrado em tecido verde ou vermelho. Que tal um roxo, para variar?

31. Coleção de uma vida

Foto: Reprodução / Sideshow Freaks

A vida inteira você economizou e comprou itens de colecionadores das suas séries, filmes e desenhos favoritos? É hora do mundo (ou, pelo menos, seus amigos) conhecer o seu acervo e de você exibir cada peça com orgulho geek!

32. Esconderijo secreto

Foto: Reprodução / CHC Design-Build

Se você dispõe de um espaço grande, como um porão, divida-o e faça cômodos dentro da sua caverna, como a área de jogos, filmes, do bar e fitness. Com tantas opções dentro do espaço, não vai ser difícil você passar o dia todo por lá, sem ver a hora passar. Um verdadeiro esconderijo para clarear as ideias.

33. Inove na decoração

Foto: Reprodução / KDS Interior Design Studios

Para fugir do lugar-comum, que tal pintar o teto? Para dar um ar mais chique ao ambiente, capriche na escolha do lustre também. Pendure em quadros ou cabides suas camisas de times, e deixe à vista a coleção de capacetes.

34. LED para um ar moderno

Foto: Reprodução / Vonn Studio Designs

O espaço tem um ar contemporâneo graças à escolha dos móveis, do desing com linhas retas e, claro, às luzes coloridas de LED, um show à parte. O ambiente, que é dividido entre o bar, área de ginástica e espaço para jogos, ficou supermoderno e convidativo.

35. O básico necessário

Foto: Reprodução / Oakley Home Builders

Antes de ir às compras para seu novo cômodo, faça uma lista das suas prioridades, com aqueles itens “tem que ter”. Com isso em mãos, vá à caça de promoções! Monte a batcaverna primeiramente com os básicos, e incremente a decoração aos poucos.

36. Sempre cabe mais um!

Foto: Reprodução / The Dugout

Pode apostar que seu círculo de amigos vai aumentar quando a notícia da sua batcaverna se espalhar por aí. Para acomodar os novos agregados, tenha móveis multiusos. Assim, além das poltronas, eles podem se sentar em bancos, pufes, toras de árvores, barris e toneis.

37. Pequeno mundo

Foto: Reprodução / Utah Homes

Se o espaço reservado para ser exclusivamente seu for pequeno, pense o que é indispensável para você. Assim fica mais fácil definir a importância do que deve ser comprado. Não esqueça de usar as paredes. Além de quadros, pôsteres e prateleiras, elas podem abrigar outros objetos com pequenos suportes, como instrumentos musicais.

38. Tesouro intocável

As camisas dos times mais queridos são disputadíssimas. Para deixá-las à mostra, mas sem correr o risco de algum amigo descuidado sujar ou manchar alguma delas, emoldure e coloque no local mais alto do cômodo. Assim, todo mundo vê, mas ninguém toca!

39. Caverna musical

Foto: Reprodução / The Monster Lifestyle

Para os músicos de plantão, a melhor ideia de um espaço é transformá-lo em um ambiente acústico, que permita brincar até altas horas sem incomodar o pessoal de casa e os vizinhos. Disponha seu equipamento de modo que fique como parte da decoração e fácil de acessar.

40. As paredes são suas aliadas

Mesmo que você não tenha muitos móveis inicialmente, dá para criar uma decoração bonita e cheia de personalidade usando as paredes. Para isso, pendure objetos de decoração que sejam mais rústicos, e emoldure fotos dos ídolos e rótulos das suas cervejas preferidas.

41. Mundo geek

Foto: Reprodução / Geeks of Technology

Essa caverna moderna ostenta três TVs, para que você consiga acompanhar jogos diferentes. Para criar o clima de cinema em casa, sintonizadores, subwoofer, receptor e alto-falantes embutidos no teto e na parede. Para geek nenhum botar defeito!

42. Bebida sempre gelada

Foto: Reprodução / Game Dayr

Um item que não pode faltar na batcaverna é uma geladeira, ou frigobar. Mantenha o eletrodoméstico sempre recheado com suas bebidas preferidas, além de água mineral e água tônica. Frutas e petiscos são bem-vindos também.

43. Mundo sobre duas rodas

Foto: Reprodução / Ward Log Homes

Os apaixonados por motocicletas também têm vez. Para eles, cores e desenhos que remetam à marca Harley-Davidson, queridinha dos motoqueiros. Se tiver espaço suficiente, deixe suas preciosidades no cômodo também. Assim elas ajudam a decorar e você sempre estará de olho nelas.

44. Cada coisa em seu lugar

Foto: Reprodução / Modern Boca Mom

Não é porque o cômodo é exclusivamente masculino que vai reinar a bagunça! Quando estiver montando o espaço, defina o lugar de cada coisa. Quando tudo tem uma casa, não há desorganização! Use organizadores e divisórias, crie espaços específicos para ferramentas, objetos decorativos e seus troféus e medalhas.

45. Quando a garagem é grande

Foto: Reprodução / Interior Design

Uma grande vantagem é ter uma garagem grande, já que ela pode se transformar na sua batcaverna. Limpe bem o chão, renove o piso, as pinturas e decore. E continue estacionando seu carro por lá, ele vai fazer parte do mobiliário também.

46. Meu gramado, minha vida

Foto: Reprodução / The Torched

Forre seu piso com um gramado, seja ele sintético, carpete ou felpudo. O ambiente fica com uma cara ótima! Só não esqueça de limpar bem os pés antes de entrar, para facilitar na hora da limpeza ou faxina do quarto. Cuide bem do seu gramado!

47. Destaque para o bar

Foto: Reprodução / New Home Designs

Capriche nos móveis que farão parte do bar. Se possível, vá a lojas especializadas, ou invista em móveis planejados. Deixe esse cantinho adequado para agradar seus amigos e, mais importante, que você sinta prazer ao preparar seus drinks prediletos.

48. Refúgio masculino

Foto: Reprodução / The Torched

Para ter certeza que acertou em cheio na escolha das funcionalidades, móveis e decoração do cômodo, tente imaginar se você conseguiria viver lá, por pelo menos, uma semana. Se a resposta for positiva, você fez um bom trabalho, chapa. Se a resposta for negativa, você ainda tem trabalho pela frente.

49. Décor com tema específico

Foto: Reprodução / Thrillist

Você pode montar o cômodo inteiro em cima de um tema só, sua maior paixão. Nesse caso, a ideia é o mundo do octógono. O mobiliário e objetos de boxe feitos de couro deixam o ambiente elegante e bem masculino. Dê um toque especial à decoração com uso de elementos industriais.

50. Fuja para a caverna!

Foto: Reprodução / Brookfield Residential

Problemas para resolver? Fuja para a caverna! É no seu reduto de descanso que você consegue relaxar, esfriar a cabeça e, possivelmente, chegar a uma boa solução para sumir com as pendências. Aproveite seu espaço!

Como em qualquer reforma, o ideal é sempre contratar um arquiteto que auxilie na escolha dos materiais e na adequação técnica dos espaços. “Todo bom projeto leva em consideração as questões técnicas como carga elétrica, adequação da quantidade de tomadas, pontos hidráulicos, infraestrutura do ar condicionado e iluminação”, explica Sara.

Além disso, vale lembrar que qualquer reforma em condomínio deve ser assistida por um profissional da área, sendo obrigatória a emissão de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), de acordo com a NBR 16280/2015. Por isso, a contração de um arquiteto reduz os problemas na obra e evita que se gaste mais do que o previsto em orçamento. Escolha um profissional para te auxiliar e mãos à obra!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS