Aparador espelhado: 60 inspirações para incrementar o visual do seu lar

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Oscar Mikail

Móvel originalmente utilizado para guardar louças e utensílios, o aparador surgir por volta do século XVIII, facilitando no momento de servir as refeições, tornando-se complemento da mesa de jantar. Teve sua popularidade expandida após a revolução industrial, marcando presença em lares de todo o mundo.

De lá para cá, este item teve seu design atualizado, perdendo muitas vezes a função de armário com portas ou gavetas e tonando-se elemento decorativo, ideal para apoiar objetos ou até um minibar. Disposto na sala de jantar, pode ser elaborado com diferentes materiais, onde o modelo revestido em espelhos ganha popularidade devido a seu requinte e beleza. Confira algumas inspirações de seu uso:

1. Que tal um visual diferenciado?

Foto: Reprodução / Monise Rosa Arquitetura

Se o móvel não possuir portas ou gavetas, é mais fácil elaborar uma opção com design diferenciado, garantindo mais estilo ao ambiente.

2. Utilizado em outros ambientes

Foto: Reprodução / Maciel & Maira Arquitetos

Apesar de sua origem e função original, este móvel possibilita decorar e embelezar os mais variados ambientes da residência, muito além da sala de jantar – como nesse caso, em que aparece no hall de entrada.

3. O modelo reto também tem seu charme

Foto: Reprodução / Monise Rosa Arquitetura

Com estrutura simples, esta opção é ideal para garantir que os objetos apoiados sobre o móvel ganhem toda a atenção. Destaque especial para os belos vasos de plantas.

4. Vale apostar em um modelo retrô

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Conferindo mais charme e encantamento ao ambiente, este aparador localiza-se no hall de entrada, dando as boas vindas para quem adentra o lar.

5. Com espaço de sobra para armazenar utensílios

Foto: Reprodução / Modi Arquitetura & Interiores

Este modelo suspenso conta com portas, se tornando a opção ideal para quem necessita de um móvel com capacidade de armazenar objetos, sem poluir o visual do ambiente.

6. Utilizando mix de materiais

Foto: Reprodução / Studio Elen Saravalli

Enquanto a estrutura maior é revestida com placas de espelhos, a mais interna é elaborada em madeira em tom escuro, resultando em um lindo contraste.

7. Posicionado atrás do sofá

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte Interiores

Ao ser utilizado em um ambiente integrado, este móvel é comumente posicionado junto ao sofá, de modo a auxiliar na divisão dos ambientes, além de, claro, decorar o espaço.

8. Cheio de pompa e elegância

Foto: Reprodução / Artefacto

O efeito espelhado deste item é resultado do material em que ele foi confeccionado. O metal também pode ser visualizado nas dobradiças das portas, aqui em acabamento fosco, incrementando o visual.

9. Em tamanho reduzido

Foto: Reprodução / Gabriela Herde

Este móvel é ideal para complementar a decoração de qualquer espaço, seja de tamanho amplo ou reduzido. Aqui o aparador ganha medidas modestas, ideal para as necessidades da pequena residência.

10. De aparência simples, mas sem perder o charme

Foto: Reprodução / Marília Veiga

Possuindo linhas retas e aparência modesta, este aparador possuir efeito espelhado devido o material utilizado em sua confecção. Seu espaço inferior é ideal para guardar bancos quando este não estão em uso.

11. Refletindo o verde da natureza

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

O reflexo causado pelo aparador posicionado ao lado do vaso com amplas folhagens verdes deixa o ambiente ainda mais belo, refletindo a beleza natural da planta.

12. Amplos tamanho e gavetas

Foto: Reprodução / Gabriela Herde

Novamente utilizado de forma a ajudar na separação de ambientes integrados, este aparador conta com três gavetas, elementos ideais para manter o espaço organizado.

13. Possuindo tampo com material diferente

Foto: Reprodução / Patrícia Kolanian Pasquini

Enquanto seus pés contam com um material espelhado para incrementar o visual do hall, seu tampo foi elaborado com madeira clara, ideal para receber objetos pesados em contratempos.

14. Que tal brincar com formas diferentes?

Foto: Reprodução / Luane Vieira

Possuindo estrutura em cor clara, este aparador conta com recortes especiais de espelhos para cobrir suas portas e gavetas. Vale brincar com formas geométricas diferentes, deixando o visual ainda mais interessante.

15. Posicionado estrategicamente

Foto: Reprodução / Samia Sarayedine Testa

Como as paredes ao fundo da sala possuem recorte diferenciado, nada como um móvel planejado que se encaixe perfeitamente no espaço. Desta forma, além de ganhar destaque, ainda preenche o espaço sem uso.

16. Peça ideal para hall de entrada ou corredores

Foto: Reprodução / Gabriela Herde

Como possui formato alongado, este móvel pode ser elemento útil na decoração de hall de entrada ou corredores, possibilitando a utilização de objetos decorativos e vasos de plantas ou flores.

17. Refletindo a beleza da parede decorada

Foto: Reprodução / Roberto Migotto

Se for posicionado junto a uma parede com revestimento diferenciado, este móvel é capaz de refletir a beleza do acabamento, enchendo o ambiente de informação visual e detalhes.

18. Muito além do uso de espelhos

Foto: Reprodução / Brunete Fraccaroli

O acabamento espelhado se dá pelo uso de materiais como vidro, espelhos ou até metais, refletindo o ambiente ao redor.

19. Vale apostar em espelhos trabalhados

Foto: Reprodução / Sá & Cioni

O uso deste material garante possibilidades muito além de seu acabamento simples. É possível adicionar recortes, desenhos e até cores ao aparador.

20. Com espaço reservado para o baú

Foto: Reprodução / Arquitetura8

Apesar de não contar com portas ou gavetas, este aparador ganha função extra: além de acomodar objetos decorativos em seu tampo, ainda possui espaço especial para posicionar o baú e o garden seat na sua parte inferior.

21. Presente também na varanda

Além do visual de tirar o fôlego, este aparador ainda possui função bem determinada: faz as vezes de um minibar, garantindo drinks para apreciar a bela vista.

22. Mesclando três materiais diferentes

Foto: Reprodução / Luis Fabio Rezende de Araújo

Enquanto a base e o tampo leva vidro em sua confecção, a parte inferior foi revestida em espelhos, incrementando o visual. Para finalizar a bela mistura de materiais, viga de madeira escura para ajudar na sustentação.

23. Todo em metal, com base de cavaletes

Foto: Reprodução / Artefacto

O uso de cavaletes como base de sustentação do móvel confere um visual único. Aqui, o aparador ainda recebe a companhia de uma banqueta, podendo cumprir o papel de mesa.

24. Em harmonia com o restante do ambiente

Foto: Reprodução / Lucas Silva

Confeccionado em madeira escura e revestido com espelhos, este aparador mantém a decoração do ambiente harmônica, já que foi posicionado junto a uma parede que utiliza os mesmos materiais.

25. Como uma peça só

Foto: Reprodução / MeyerCortez

Este modelo foi revestido com espelhos de modo a aparentar ser uma peça contínua, sem recortes e juntas. Este efeito garante um visual único ao aparador, conferindo requinte e beleza ao móvel.

26. Valorizando a parede de mármore

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Posicionado no hall de entrada, junto à parede revestida com mármore marrom, este modelo garante ainda mais destaque ao revestimento, contando com apenas um vaso para complementar a decoração.

27. Como elemento de divisão

Foto: Reprodução / Natalia Necco

Apesar ser posicionado de maneira inusitada, este aparador cumpre uma das funções mais populares do móvel, como divisória: ajuda a separar as salas de jantar e de estar no ambiente integrado.

28. Ganhando a função de pequeno altar

Foto: Reprodução / Larissa Fanhani

Com tamanho reduzido e função importante, este aparador se torna um pequeno altar, incrementando o cantinho dedicado aos momentos de devoção e oração.

29. Ideal para acomodar as bebidas

Foto: Reprodução / Alaíde Arte em Espelhos

Uma boa opção para substituir o carrinho bar, o aparador pode ganhar a mesma função específica do primeiro. De acordo com o modelo escolhido, é possível abrigar bebidas, taças e copos.

30. Para um hall de entrada como nenhum outro

Aqui o aparador foi um elemento essencial para complementar a belíssima decoração. Acompanhando de espelho com moldura dourada e arandelas em cristais, ainda ganha uma banqueta de design clássico.

31. Com muito espaço de armazenamento

Foto: Reprodução / Mariana Marques

Móvel amplo, este aparador revestido em espelhos possui portas para acomodar itens em seu interior. Sua metragem é ideal para ajudar a separar a sala de jantar e estar.

32. Contando com vaso no mesmo estilo

Novamente cumprindoo a função de decorar o hall de entrada, aqui o aparador ainda acomoda em seu tampo um vaso em formato quadrado e acabamento refletivo.

33. Com objetos decorativos acima e abaixo do móvel

Foto: Reprodução / Mirian da Silva

Se este elemento não contar com portas ou gavetas e tiver espaço livre em sua parte inferior, é possível adicionar elementos decorativos também neste espaço.

34. Acomodando apenas um item decorativo

Apesar de possuir espaço de sobra, é possível optar por somente um elemento decorativo para acompanhar o aparador. Neste exemplo, o amplo arranjo de flores dispensa complementos.

35. Fica lindo com peças douradas

Foto: Reprodução / Fortebox

Como o acabamento feito com o revestimento espelhado possui fundo prateado, uma boa opção para incrementar o visual do ambiente é apostar em objetos de detalhes dourados, para conferir mais personalidade ao espaço.

36. Peças claras e translúcidas

Agora quem deseja um visual mais discreto, vale apostar em objetos decorativos em tons de branco e no uso de vidro, deixando que o aparador reflita o restante do ambiente.

37. Cores harmônicas e materiais diferentes

Foto: Reprodução / Cortinare Cortinas e Persinanas

O móvel foi elaborado em um mix de madeira e espelhos. Estes, combinados com os objetos em metais em cobre e a caixa em madrepérola, garantem um visual belo e harmônico.

38. Combina com o estilo clássico

Foto: Reprodução / Gabriela Camargo

De acordo com seu formato e acabamento, é possível utilizar este móvel em ambientes que utilizam os mais variados estilos decorativos, do clássico ao contemporâneo.

39. Embelezando a passagem

Foto: Reprodução / Ludmila Pinto

Posicionado em uma parede que representa o espaço de transição entre os ambientes, este elemento decorativo garante mais charme e beleza onde é posicionado, evitando deixar espaços vazios e sem utilidade.

40. Tampo de um material, pés de outro

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Mistura ideal para garantir mais personalidade ao móvel, aqui o aparador conta com tampo espelhado e pés em madeira, sendo utilizado para acomodar inúmeros objetos decorativos, tanto na parte de cima quanto na parte de baixo.

41. Espelho somente em seu interior

Foto: Reprodução / Ana Claudia Marini Arquitetura

Nesse aparador, enquanto os pés em formato de “X” e elaborados em metal, seu tampo aparece em madeira pintada de branca, e a parte interna ganha uma folha de espelho, incrementando o visual.

42. Que tal ousar no visual?

Foto: Reprodução / Ville Art

Com visual diferenciado, este aparador conta com sua estrutura em madeira pintada de preto, enquanto suas portas receberam revestimento de espelhos de formatos tridimensionais.

43. Vale brincar com formas geométricas ou desenhos

Foto: Reprodução / Vidraçaria Glória

Aqui, as portas do aparador ganham ainda mais estilo ao serem revestidas em espelhos cortados em formas geométricas, formando um mosaico cheio de charme.

44. Modelo embutido, com portas espelhadas

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

Apesar de comumente ser um móvel à parte, é possível fazer um aparador planejado, ocupando todo o espaço destinado a ele e garantindo espaço para armazenamento de sobra.

45. Como o cantinho do café

Foto: Reprodução / Esposa é Tudo

De acordo com a preferência pessoal dos moradores, é possível substituir a função de minibar do aparador e transformá-lo em um cantinho reservado para o café ou até mesmo chá.

46. Com tampo diferenciado

Foto: Reprodução / Criedecore

Possuindo pernas em formato de “X” confeccionadas em metal e base com tampo em madeira pintada de preta, esta última parte da peça ainda é revestida por espelhos, ganhando bordas diferenciadas.

47. Seguindo o mesmo padrão de móveis da sala de jantar

Foto: Reprodução / Tatiane Yokota Fabricator

Este modelo de buffet foi confeccionado juntamente com os outros móveis da sala de jantar e utilizando o mesmo material e cores. Suas portas ganham revestimento de espelhos planos, para um visual mais belo.

48. Cheio de detalhes, para mais requinte

Foto: Reprodução / Loja Soul Home

Ao ser confeccionado em espelhos, o aparador ganha a possibilidade de receber adornos diferenciados, incrementando o visual e abrangendo diferentes estilos decorativos.

49. Brincando com padrões e materiais

Foto: Reprodução / Alice Almeida

Aqui o aparador foi revestido em espelhos com recortes e padrões variados, de modo a formar um desenho que harmoniza com o espelho decorativo fixado logo acima.

50. Espelhos apenas nas portas

Foto: Reprodução / Ap 114

Confeccionado em madeira, possui estreita prateleira entre seu tampo e portas. Estas foram revestidas em espelhos planos, refletindo o restante do ambiente.

51. Que tal um móvel suspenso?

Foto: Reprodução / D|D Arquitetura

Ao optar por um aparador aéreo, a limpeza do ambiente fica facilitada, além de este móvel cumprir bem o seu papel de armazenar itens em seu interior, mesmo não tendo um tamanho muito grande.

52. Lugar reservado para as bebidas

Foto: Reprodução / JCS Sob Medidas

Cumprindo a função de minibar, este aparador ainda acomoda na sua parte inferior a adega climatizada, além de ter espaço reservado para a cafeteira elétrica.

53. Compondo as decorações mais extravagantes

Foto: Reprodução / Fatima Rego

Como sua presença já confere certo glamour, nada melhor do que combinar este móvel com papeis de parede cheios de personalidade e estilo. Destaque para os belos arranjos de folhagens acomodados sobre o item.

54. Formando conjunto com a mesa de centro


Foto: Reprodução / Criare & Luz da Casa

Como os dois móveis foram feitos sob medida, é possível aplicar o mesmo estilo e materiais nas duas peças. Aqui o detalhe em madeira faz toda a diferença.

55. Decoração em tons de prata

Foto: Reprodução / Natal Decor

Neste ambiente, assim como o aparador todo revestido em espelhos, os objetos decorativos também utilizam o tom de prata para compor a decoração. Estes detalhes são coroados com o belo espelho em modelo diferenciado.

56. Destaque para os pés de madeira

Foto: Reprodução / Móveis Durigan

Elaborados com madeira no mesmo tom da mesa lateral, neste ambiente os pés do aparador se tornam destaque, possuindo formato inusitado e degradê natural do material.

57. Não necessita de muitos complementos

Foto: Reprodução / Art+ Vidros e Espelhos

Devido a sua presença marcante, o aparador espelhado dispensa muitos objetos decorativos para causar um efeito bonito no ambiente, podendo contar com poucos elementos para acompanhá-lo.

58. Garanta mais destaque ao móvel

Foto: Reprodução / Dani Decorações

Ao ser posicionado em frente uma parede de tom escuro, o tom de prata garantido pelo uso de espelhos ganha ainda mais destaque. O mesmo vale para revestimentos e papel de parede lisos.

59. Também fica lindo em paredes claras

Foto: Reprodução / Bruna Amplo Espaço

Neste caso, o móvel ajuda a ampliar o ambiente, refletindo o tom claro da parede. Esta opção é ideal para quem deseja apostar em vasos com flores e folhagens, garantido mais cor.

60. Revestido em todos os lados

Foto: Reprodução / Vivenda Decor

Modelo vazado, esta opção é revestida com espelhos por todos os lados, garantindo que os objetos decorativosreflitam toda a sua beleza.

Também conhecido com buffet, o aparador teve seu visual e funções atualizadas com o passar do tempo, deixando de ser apenas um auxiliar no momento de servir a comida para decorar diferentes espaços e armazenar utensílios domésticos e objetos decorativos. Seja com papel de embelezar o ambiente, se tornar um minibar ou auxiliar na divisão de espaços integrados, o aparador espelhado se mostra um elemento multifuncional e cheio de estilo. Escolha seu modelo favorito e adicione já essa peça na decoração do seu lar!

PARA VOCÊ