O conforto de um apartamento com área social integrada em São Paulo

Escrito por Douglas Ciriaco

Foto: Reprodução / SP Estudio


A decoração da casa onde se vive diz muito sobre os moradores que ali habitam. Assim, quando existe a chance de reformar o espaço a fim de torná-lo a cara de seus donos, o resultado precisa ser um ambiente que combine elegância e conforto na mesma medida, sem deixar de lado a funcionalidade de cada opção. O que podemos subtrair, então, de um apartamento com área social integrada?

Neste caso, o apartamento localizado no bairro de Perdizes, em São Paulo, é o lar de um casal e de um filho adolescente. A reforma e decoração foi projetada pelas arquitetas Patrícia de Palma e Fabiana Silveira, sócias no escritório SP Estudio. A residência de 225 metros quadrados foi reformada em 2015 e ganhou nova vida, integrando espaços e combinando perfeitamente com o estilo de vida de seus moradores.

O resultado das mudanças é um ambiente sóbrio e moderno, mas com apelo estético e aconchego na medida. Apoiando-se no conceito aberto, bastante em voga atualmente, as arquitetas atenderam aos pedidos da família ao incluir escritório, copa e academia dentro do apartamento, ampliando a sensação e garantindo a funcionalidade do projeto.

A varanda foi incorporada à sala

Foto: Reprodução / SP Estudio


Um dos aspectos mais notáveis do projeto é a integração da varanda à sala. Estamos na era das varandas gourmets, que normalmente são espaçosas e funcionam como uma copa anexa aos apartamentos. Aqui, porém, a divisão entre os espaços foi extinta, fazendo com que tudo soasse natural, projetado desde o início para trabalhar em conjunto.

Terraço espaçoso

Foto: Reprodução / SP Estudio


Um dos ganhos da retirada da divisória da varanda foi o surgimento de um terraço espaçoso, com direito à churrasqueira integrada e uma bela vista para o bairro de Perdizes. O branco que predomina na decoração é quebrado pelo azul-turquesa das cadeiras, que casam perfeitamente com o tom caramelo da mesa e ainda conversam com o papel de parede aplicado à churrasqueira.

Porta camarão: 30 ambientes inspiradores e estilosos com o modelo

Sala minimalista

Foto: Reprodução / SP Estudio


Voltando para o centro da casa, a sala minimalista parece coisa de cinema. A cristaleira que exibe as taças do casal, o rack que ocupa praticamente toda a parede e o sofá espaçoso são apenas alguns detalhes de como uma decoração sóbria e confortável é possível. A sala toda branca passa uma sensação maior de profundidade, algo que só é quebrado pela presença de itens decorativos em cores mais escuras.

Espaço para coleção e souvenires

Foto: Reprodução / SP Estudio


O canto da sala onde ficam as prateleiras dão um toque ainda mais especial ao ambiente. Ali, os moradores da casa ganham espaço de sobra para expôr coleções, souvenires e até mesmo algumas plantas. O padrão de nichos escolhido pelas arquitetas funciona por si só como um item decorativo, incrementando ainda mais o apelo estético das combinações feitas aqui. Detalhe ainda para a poltrona bege e para o tapete azul, outros dois itens que dão um descanso do branco e se destacam na decoração.

Copa compacta

Foto: Reprodução / SP Estudio


Além de ganhar uma copa no terraço, o apartamento de 225 metros quadrados também passou a contar com uma outra copa, mais compacta, ideal para refeições rápidas da família. O quadro aplicado à parede colabora para maior sensação de amplitude, enquanto o piso cria um padrão clássico sensacional. Mais uma vez, o branco predomina, mas os tons caramelo dos móveis e vermelho dos eletrodomésticos roubam a cena.

Há espaço para um bar

Foto: Reprodução / SP Estudio


O bar da casa é outro canto com alto apelo estético. O fundo espelhado dá ainda mais destaque às belíssimas garrafas que ficam ali expostas. O espaço fica junto da copa do terraço, no lado oposto ao da churrasqueira, servindo de convite para momentos relaxantes da família e de seus convidados.

Banheiro clean

Foto: Reprodução / SP Estudio


O banheiro social é clean e discreto como um banheiro social deve ser. Mais uma vez puxando para o branco, o destaque aqui fica pela “cascata” formada pelas pastilhas azuis, tudo combinando perfeitamente com o restante do ambiente. O espelho amplo e a iluminação embutida complementam o aspecto sofisticado da peça.

Cozinha moderna e equipada

Foto: Reprodução / SP Estudio


A cozinha é outro show à parte da decoração. Ela repete o mesmo branco que predomina em toda a casa, mas ganha o belíssimo contraste de uma bancada com granito escuro. O cooktop, também preto, passa quase despercebido, enquanto os eletrodomésticos em aço inox ganham ainda mais destaque em meio à calmaria do branco.

Espaço de sobra para receber os amigos

Foto: Reprodução / SP Estudio


Se tem algo que fica evidente neste apartamento, é que ele foi desenhado para receber pessoas. Além da sala espaçosa, apesar de compacta, o terraço conta com uma mesa imensa para até 10 pessoas, além de uma bancada e de outras poltronas nas quais vários convidados podem se sentir em casa. Detalhe para a belíssima luminosidade do ambiente e para os detalhes charmosos, como os pendentes em branco e dourado.

Quarto de menino com decoração versátil

Foto: Reprodução / SP Estudio


A adolescência é uma fase de transição, assim, nada mais justo do que uma decoração versátil, que pode ser facilmente adaptada posteriormente. A escolha pelo branco aqui trabalha com a ideia de amplitude, algo que se complementa com prateleiras e uma bancada que se estende a partir da cama. A decoração na parede de fundo dá contraste e modernidade ao ambiente.

Suíte do casal

Foto: Reprodução / SP Estudio


O quarto do casal é, obviamente, uma peça charmosa e elegante como o restante do apartamento. Aqui, a novidade fica pelo tom bege aplicado à parede, um contraste ao branco do painel que fica atrás da cama. A combinação ganha ainda mais vida com os quadros escolhidos para decorar a parede.

Banheiro da suíte

Foto: Reprodução / SP Estudio


A elegância do imóvel é complementada pelo luxuoso banheiro da suíte. Aqui, a bancada e o espelho amplos garantem espaço de sobra para o casal se preparar para um novo dia. O mármore do piso e das paredes dão o tom sofisticado que este espaço merece, resultando em um ambiente moderno, calmo e discreto.

Enfim, eis aqui um trabalho preciso e requintado, que criou ambientes amplos e bastante confortáveis. Com áreas comuns que conversam entre si e servem como principal apelo da decoração, este apartamento é aconchegante e foge do tradicional quando se pensa em espaços modernos.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS