Apartamento pequeno decorado com cores claras que você vai amar

Escrito por

Foto: Reprodução / BY ARQ

Continua após o anúncio



Não é de agora que as cores claras trazem uma enorme significância na hora de decorar. Antigamente, incluir o branco e outras cores neutras era sinônimo de sofisticação e requinte, mas hoje, com a construção de apartamentos cada vez mais compactados, esta cartela se fez necessária para criar a sensação de amplitude que estes pequenos espaços precisam. E foi aí que uniram o útil ao agradável: passaram a criar ambientes com tal sensação, e ao mesmo tempo elegantes e conceituais.

A ideia da equipe BYARQ foi usar e abusar do branco neste projeto, para rebater a iluminação natural, e outras cores leves, porém expressivas, serviram para aquecer o ambiente. O temperinho de alegria foi adicionado com alguns detalhes coloridos, que apesar de singelos, fizeram uma enorme diferença para quebrar a sobriedade do ambiente.

Embora as cores tenham sido usadas para favorecer o espaço, alguns outros recursos também contribuíram para deixar o apartamento mais leve e espaçoso, e você irá conferir a seguir cada um deles:

A neutralidade de cores na sala de TV

Foto: Reprodução / BY ARQ

É na sala que recebemos nossos convidados e relaxamos enquanto assistimos alguma coisa na TV. Logo, ela deve ser bonita e bastante confortável. A enorme porta da varanda é a responsável por permitir a entrada de luz natural, e o piso de porcelanato branco super favoreceu na hora de rebater a iluminação pelo cômodo. A cor também foi utilizada no rack minimalista e na mesa lateral de design clássico, que adicionaram requinte à decoração. Este ambiente cheio de energia é um verdadeiro convite para socializar com nossa família e amigos.

E para o branco não tornar a decoração fria e sóbria demais, o bege e suas nuances foram devidamente utilizados para “aquecer” o espaço, e introduzidos em texturas únicas e elegantes, como o papel de parede, o tapete e o confortável sofá. Já os pontos de cores marcantes ficou por conta da poltrona acetinada, o grande centro das atenções do recinto, e também das almofadas, que tiraram a seriedade e simetria do sofá.

Foto: Reprodução / BY ARQ

A prateleira instalada de ponta a ponta serviu para acomodar os quadros de forma despretensiosa, disposição essa que vem sendo cada vez mais usada na decoração de interiores, independentemente do estilo. E falando em quadros, são eles os responsáveis por adicionar a personalidade de seus moradores, e aqui fica claro que eles adoram viajar!

Continua após o anúncio



Todas as imagens seguiram o mesmo tom sépia do papel de parede, e foram destacadas pela luz direta de LED, instalada pontualmente seguindo a linha do móvel. A luminária de chão ao lado do sofá deu ainda mais luz aconchego ao ambiente, sem ocupar muito espaço.

Varanda gourmet

Foto: Reprodução / BY ARQ

Por ser um ambiente de descontração, a varanda recebeu uma decoração mais despojada e divertida, utilizando cores alegres nas plantinhas do jardim vertical e também com as cadeiras com acento de vime, que não perderam o destaque mesmo com a mesa seguindo o padrão sóbrio dos móveis da área interna. Para aumentar a sensação de amplitude, o espaço se transformou em um anexo da sala com a nivelação dos pisos.

A porta camarão de vidro foi instalada junto a grade, seguindo o padrão exigido pelo condomínio, sem bloquear a luminosidade natural do dia. Este recurso é comumente usado para proteger a decoração da ação do tempo, principalmente em dias frios e chuvosos.

E para destacar a churrasqueira, um ponto de luz foi instalado acima da pia, que também deixou mais em evidência o detalhe interno feito de tijolinhos aparente. Apesar de pequena, a área foi muito bem aproveitada com poucas, mais essenciais peças que irão suprir as necessidades dos moradores enquanto preparam um bom churrasco.

Cozinha marrom e branca

Foto: Reprodução / BY ARQ

Para um ambiente pequeno, é fundamental a adição de móveis planejados, para otimizar o máximo possível o pouco espaço disponível. O mesmo material utilizado na mobília da varanda também foi usado na cozinha, combinado à algumas portas brancas para contrapor a cor escura da madeira.

O acesso à lavanderia ficou mais privativo com a instalação da porta de vidro fosco, e a coifa ao lado, o único ponto de inox da área, não atrapalha em nada o acesso. No projeto também foi incluído a bancada, que não só serve para adicionar alguns utensílios a mostra, como também é um local a mais para trabalhar na hora de cozinhar.

Integração garantida

Foto: Reprodução / BY ARQ

Continua após o anúncio



Quanto mais ambientes puderem ser integrados, melhor e maior será a sensação de amplitude do apartamento. O mesmo piso utilizado na sala também foi aplicado na cozinha, dando a impressão que tudo faz parte de uma coisa só, e o único divisor de ambientes é o balcão, que pode ser usado tanto para uma refeição rápida, já que duas banquetas foram disponibilizadas ao lado da cozinha, como também de aparador, em refeições com um número grande de convidados.

Sala de jantar com espelhão

Foto: Reprodução / BY ARQ

Apartamentos pequenos pedem por móveis multiuso, e pensando nisso, o mesmo balcão que divide os ambientes também comportou o pequeno bar da casa.

Seguindo o estilo contemporâneo do ambiente, a mesa de vidro com o suporte central de madeira branca é uma adição de delicadeza ao projeto, e contemplando esta ideia, cadeiras super confortáveis compuseram com perfeição o espaço, e uma única poltrona em consonância com as outras peças serve não só como um lugar a mais à mesa, mas também como um confortável assento a mais disponível para assistir televisão.

Foto: Reprodução / BY ARQ

Outro recurso muito utilizado há tempos para ampliar ambientes é o uso de grandes espelhos no cômodo. Aqui, ele foi instalado de ponta a ponta na sala de jantar, e somado ao conceito aberto da cozinha integrada, deixou a área de circulação muito mais espaçosa.

E para cortar um pouco da seriedade do ambiente formado pelas linhas retas dos móveis e a neutralidade de suas cores, foi instalado o clássico lustre de cristal, que apesar de ser uma proposta diferente da que foi utilizada, não destoa de forma alguma da composição.

Quarto de casal clean

Foto: Reprodução / BY ARQ

Um enorme espelho também foi implantado no projeto da suíte, e a peça do teto ao chão valorizou ainda mais o espaço do dormitório. As paredes brancas, assim como a cabeceira e os criados-mudos suspensos, deram continuidade ao estilo clean e moderno da decoração, e as cores leves da roupa de cama reforçaram esta identidade. Para aquecer este ambiente, o laminado de madeira trouxe o conforto que todo quarto precisa.

Continua após o anúncio



Cores no quarto de visitas

Foto: Reprodução / BY ARQ

Diferenciando-se da proposta da suíte do casal, o quarto de visitas recebeu muito mais adição de cores e móveis planejados que preencheram confortavelmente a exigência dos moradores: um local que também comportasse uma área de trabalho.

A quase imperceptível bicama possibilita receber mais de uma pessoa para dormir em casa, e os nichos e gavetas abaixo da escrivaninha são excelentes para armazenar livros e materiais de escritório. E para otimizar espaço, a televisão foi instalada na parede com a ajuda de um suporte específico, e as prateleiras são aparatos perfeitos para abrigar livros e objetos decorativos.

Uma prova que este projeto apresenta é que um ambiente claro não precisa ser sem graça quando a personalidade de seus moradores é incluída à decoração com muito estilo e bom gosto. Tenha sempre em mente que um pequeno lar precisa ser decorado com peças pontuais e essenciais, pensando sempre na otimização dos espaços. Assim você garantirá o conforto e a praticidade que toda casa precisa.