Apartamento na praia valoriza integração e aposta no sereismo

Escrito por Priscila Horvat

Foto: Reprodução / Estúdio Pantarolli Miranda

O sereismo não precisa ser kitsch. Essa é a maior lição de um apê de Praia Brava, em Itajaí (SC), decorado pelo Estúdio Pantarolli Miranda. O apartamento de aproximadamente 500 m² ganhou jeito de casa de praia com brilho de pérolas, tons azulados e esverdeados e padrões de escamas. Os responsáveis pelo projeto, o arquiteto Zeh Pantarolli e designer Diego Miranda, não pouparam criatividade. A principal inspiração da dupla foi baseada em uma paleta a partir da cor de uma fotografia do mar da Praia Brava, aliada ao conceito de sereismo e elementos que remetem ao oceano.

Foi desenvolvida então uma combinação de cores em tons azulados, esverdeados e areia, também com brilho das pérolas e padrões de escamas. Isto ajudou na escolha dos objetos decorativos. Entre contratação e execução, o projeto levou um ano para ser concluído, dada a riqueza de detalhes.

O conforto e a praticidade podem ser reconhecidos nos tecidos que revestem as poltronas, que por serem outdoor, facilitam a limpeza a qualquer hora do dia. As cadeiras e sofás, por exemplo, conversam com a paleta de cores e com a linguagem do revestimento da cozinha.

Área social espaçosa

Foto: Reprodução / Estúdio Pantarolli Miranda


Uma delícia é receber amigos ou familiares para passar momentos animados na praia. Nesse apartamento, o que não falta é espaço para um bom bate-papo. A sala de estar ganhou um sofá grande, poltronas e pufe, tudo seguindo a paleta de cores que domina toda a residência.

Sala de TV

Foto: Reprodução / Estúdio Pantarolli Miranda


Na praia, uma sala de TV é o refúgio perfeito para um dia cinzento ou mesmo chuvoso. Então, o que não pode faltar no ambiente é conforto. Por isso, largas poltronas dividem o espaço com um sofá com chaise recheado de almofadas.

Sala de jantar com madeira de demoliçã

Foto: Reprodução / Estúdio Pantarolli Miranda


Uma decoração com estilo náutico caminha de mãos dadas com madeira de demolição. Para decorar a sala de jantar, um buffet que pega quase toda a extensão da parede, nesse material, serve também como apoio para os quadros temáticos. A mesa, que comporta até oito pessoas, não fica exatamente em frente ao móvel. Como o cômodo é grande, ela faz as vezes de divisória de espaços.

Um cantinho para o bar

Foto: Reprodução / Estúdio Pantarolli Miranda


De frente para o mar, com uma vista paradisíaca, o apartamento ainda tem uma varanda com piscina. Para aproveitar melhor a área de lazer, uma pequena mesa e bar são móveis perfeitos para um petisco e um suco ou cerveja bem gelada. Lugar melhor para relaxar não tem, o paraíso é aqui!

Móvel que divide o ambiente

Foto: Reprodução / Estúdio Pantarolli Miranda


Uma parede que divide a cozinha da sala de jantar foi adaptada e recebeu uma cristaleira embutida. O branco da parte externa combina perfeitamente com as bordas das portas em madeira, e o vidro permite a visão de todo o aparelho de jantar e da coleção de taças, além de todos os itens necessários para uma mesa posta.

Cozinha com ilha

Foto: Reprodução / Estúdio Pantarolli Miranda


Toda branca, a cozinha, que já é espaçosa, parece ser ainda maior. Os detalhes em madeira em cor natural fazem um ótimo casamento, tanto na combinação de cores como no estilo náutico. A ilha central é perfeita para o preparo de belisquetes que podem ir para a piscina, e ainda recebeu um espaço para refeições rápidas.

Azul da cor do mar

Foto: Reprodução / Estúdio Pantarolli Miranda


O toque de cor aparece no revestimento, um azulejo sextavado azul clarinho, que aparece em diversos outros pontos no apartamento. Muito bem equipada, essa cozinha ganhou ainda uma torre de eletrodomésticos.

Descanso merecido

Foto: Reprodução / Estúdio Pantarolli Miranda


Depois de encarar o mar e sentir as ondas quebrando no corpo, ou de vários mergulhos na piscina, nada melhor do que uma boa noite de sono. Nesse quarto, que também segue a mesma paleta de cores de todo o apartamento, há espaço suficiente tanto para o casal como para visitas, já que tem poltronas que podem servir como apoio para roupas ou para uma rápida leitura antes da soneca. No chão, o tapete combina com o estilo náutico novamente.

As áreas que ganharam destaque no projeto foram a social (que integra cozinha, estar íntimo, sala de jantar, living, espaço gourmet, sacada e piscina), ambientes onde a família passa a maior parte do tempo. As partes de circulação foram valorizadas e conferem fluidez aos ambientes. A aplicação de LED embutido valoriza cada cantinho de forma agradável. Cada detalhe somado forma esse apartamento que é perfeito como beach style.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS