Soluções práticas e estilosas decoram um apê de 56m²

Escrito por Andressa Oliveira
Em 02.12.20

O apartamento foi a conquista de um sonho antigo para Mady e Felipe. Empolgada com a nova aquisição, ela começou a procurar inspirações pela internet e logo já tinha tudo planejado em sua cabeça (e no papel), para que os espaços ficassem do jeitinho que queria. O tamanho do apê de 56m² não intimidou o casal, que adotou soluções práticas e funcionais para aproveitar cada cantinho, confira:

Continua após o anúncio



Tipo de residência: apartamento

Área: 56 m2

Cidade: Porto Alegre, RS

Moradores: no apartamento moram apenas Mady, que é gerente financeira, e Felipe, músico militar. Desde a aquisição do apartamento, ela iniciou um perfil social, “o @apê904a nasceu da vontade de dividir essa alegria e ajudar quem está começando na sua reforma”.

Diferencial: Mady conta que foi por meio de buscas no Pinterest e Instagram que começou a descobrir diversos gostos e estilos. Ela não se limita e diz “nosso estilo é bem eclético, é uma mistura de vários em único espaço. Gostamos do industrial, escandinavo, boho chic, tudo junto e misturado, assim surgiu a decor do nosso apê”. Por se tratar de um apartamento pequeno, o casal também teve que aproveitar muito bem cada espaço, “esse foi um ponto bem importante levado em consideração na hora de projetar os móveis”.

O apê de Mady e Felipe: 56m² bem aproveitados

Sem dinheiro sobrando para a reforma, logo depois da compra do apartamento, a família do casal ajudou muito “tanto financeiramente como colocando a mão na massa”. Mady também relembra que acabou vendendo o carro para terminar tudo, “foi um desafio, mas era necessário”. Finalmente, após muito esforço e dedicação, o apartamento ficou exatamente como ela queria e destaca sua cozinha, totalmente aberta e integrada, e a parede de tijolinhos, que era muito sonhada.

Armários e fita de LED

Ape 904a

Continua após o anúncio



“Na cozinha, fizemos uma bancada com armário embutido e um armário extra para guardar vassouras e produtos de limpeza” explica Mady. Ela também revela que a coifa fica embutida. Além disso, uma fita de LED sob os armários colabora para a decoração e ajuda a deixar o espaço bem iluminado.

Cozinha integrada com lavanderia

Para otimizar o ambiente, Mady optou pela integração total da cozinha com a lavanderia e fez uma bancada só, sem divisões. Ela também dispensou o varal na área de serviço e, diz “funcionou supercerto, pois a maioria das roupas seco na secadora, assim não fica roupa pendurada e consigo manter sempre organizado”.

Parede de tijolinhos na decoração

O revestimento escolhido por Mady para a sala foi o Tijolinho Terracota Carvão, da Passeio Revestimentos. Sobre essa parede, ela afirma “é a minha favorita e traz um pouquinho do estilo rústico-industrial para o apartamento, combinando com a cor do piso.”

Revestimentos cheios de personalidade

“Sem dúvidas, a parede de tijolinhos e o porcelanato do piso deram personalidade para o apartamento, pois estes revestimentos decoram o ambiente por si só”, acrescenta Mady.

Conceito aberto entre sala e cozinha

Para trazer a sensação de amplitude para a área social, o casal quis uma cozinha toda aberta e usou o piso amadeirado em todo o espaço. A bancada foi feita em Silestone e traz banquetas altas para as refeições rápidas.

Continua após o anúncio



Móveis com design industrial

O pendente e a mesa seguem a linha industrial e são acompanhados do charmoso espelho Adnet que reflete a parede de tijolinhos. As cadeiras são do modelo Eames.

Assentos extras e aconchego na sala de estar

Puffs garantem lugares extras na sala e são guardados estrategicamente no espaço abaixo do rack. A persiana romana traz privacidade e controla a iluminação natural quando necessário. Mady acrescentou plantas para um toque de frescor e colocou almofadas e um cesto para garantir o ar de aconchego.

Efeito cimento queimado

A TV foi instalada direto na parede, sem painel, e Mady diz que os fios passam por dentro da parede. A textura é de cimento queimado.

Espelho para amplitude

No banheiro social, Mady escolheu uma cuba esculpida com armário basculante e uma prateleira. Para garantir um espaço bem decorado, ela utiliza quadrinhos, plantas e pendentes com lâmpadas de filamentos. O espelho em toda a parede é um truque simples e que traz uma sensação de espaço maior para o pequeno ambiente.

Banheiro para o casal

Ape 904a

Continua após o anúncio



No banheiro do casal, as boas soluções se repetem com a combinação de pia esculpida e armário, assim como o espelho por toda a parede. O diferencial nesse espaço fica por conta da fita de LED na parte inferior do espelho.

Quarto neutro e cama posta

O quarto do casal traz uma proposta bem clean e que aproveita muito bem o espaço, “os roupeiros dos quartos foram feitos para aproveitar os cantos”, diz Mady. Ela também revela que adora brincar com as cores nas roupas de cama e monta toda semana uma cama posta diferente.

Closet e cantinho da leitura

O outro quarto é utilizado apenas como closet e tem roupeiros em toda a parede. Nesse ambiente, Mady colocou também uma poltrona e mesa de apoio “para descansar e ler um livro.”

Um lar organizado e cheio de amor

Na foto, Mady posa no quarto, ao lado de uma das coisas que mais gosta de organizar na casa: a cama. Sobre compartilhar sua jornada de reforma, os ambientes de seu lar e sua rotina, ela afirma “aqui não só dividimos experiências, sonhos e muitas inspirações, aqui compartilhamos amor”.

Com soluções simples, Mady e Felipe driblaram a metragem reduzida do apartamento e decoraram ambientes com muito estilo. Para otimizar a decoração em espaços reduzidos, confira também ideias de sala de estar pequena.