Armário para banheiro: 60 modelos para organizar e decorar com elegância

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Leonardo Muller

Ambiente com a função de facilitar os hábitos de higiene pessoal dos moradores, o banheiro muitas vezes é deixado de lado no momento da decoração do lar, perdendo espaço para ambientes maiores. Com tamanhos variados, acomoda o vaso sanitário, a pia, a área do chuveiro e muitas vezes uma banheira. O gabinete ou armário do banheiro é um item que auxilia na organização do cômodo, armazenando itens de higiene e tendo a função de apoiar a cuba.

Segundo a arquiteta Patrícia Lopes, os armários são muito úteis no dia a dia, pois “ajudam a organizar o espaço da bancada e também a ampliar o espaço quando ela é relativamente pequena”, revela. Para a profissional, é necessário cuidado ao escolher o armário ideal para este ambiente, pois existem opões confeccionadas em materiais inapropriados à resistência da água, diminuindo a vida útil do móvel. Conforme Patrícia explica, o material mais utilizado para a confecção de gabinetes é o mdf ultra de cor verde, pois tem maior resistência à água.

“Dentre os acabamentos mais comuns estão os revestimentos melamínicos. Nesse material, especificamente, é possível encontrar uma grande variedade de cores e padrões, mas ainda existe a possibilidade de fazer as frentes das portas, gavetas e gavetões com vidros coloridos ou espelhos”, conta a profissional.

Na altura certa

Os modelos podem variar de acordo com o gosto pessoal dos moradores, podendo ter cores suaves ou vibrantes, além de formatos tradicionais ou linhas curvas, conferindo mais personalidade ao ambiente.

Se o visual pode ser variado, para maior funcionalidade, a instalação do armário deve ser padrão. Conforme ilustração acima, o ideal é que a superfície da cuba fique a 90cm do chão, independentemente do modelo de cuba escolhido. A arquiteta ainda sugere que o gabinete seja instalado cerca de 15 a 20cm acima do chão, facilitando desta forma a limpeza do piso.

Manutenção e cuidados

Como é um ambiente em contato constante com a umidade, são necessários alguns cuidados para aumentar a longevidade deste móvel. “A manutenção é simples, basta fazer a limpeza regularmente com produtos neutros e evitar jogar água sobre o corpo e as frentes do armário”, ensina a profissional.

Independente do material em que o armário foi confeccionado, sua limpeza deverá ser feita com produtos não abrasivos, como detergentes neutros, verificando a melhor opção de acordo com o material utilizado. No caso de vidros, o uso de um produto de limpeza específico é o mais indicado.

60 banheiros com armários cheios de estilo

Para demostrar como um belo armário faz a diferença neste ambiente, confira a seguir uma seleção de banheiros com variados estilos e tamanhos e comprove a funcionalidade do móvel:

1. Com modelo simples

Foto: Reprodução / Anyela Corrêa

O visual não poderia ser mais minimalista: apenas duas portas. A cor branca é ideal para combinar com qualquer tipo de decoração, e para garantir que não junte poeira ou sujeira abaixo do armário, a instalação foi feita sobre uma estrutura de alvenaria com o mesmo revestimento do piso.

2. Móveis planejados são uma boa opção

Foto: Reprodução / Patrícia Lopes

Com um bom projeto de marcenaria é possível executar um armário cheio de funções e belo. Neste exemplo é possível observar os diversos compartimentos destinados ao armazenamento de itens de higiene, como gavetas, portas e nichos.

3. Espaço de armazenamento de sobra

Foto: Reprodução / Beto Galvez e Nória de Vitto

Aqueles que possuem um banheiro com medidas mais abrangentes podem se beneficiar de gabinetes de tamanhos avantajados. Aqui a opção conta com amplas gavetas de tamanhos variados, garantindo espaço suficiente para todos os itens pessoais.

4. Uma ampla bancada

Foto: Reprodução / Jamile Lima

Apesar da cuba ter um tamanho considerável, ainda sobra espaço suficiente para que a bancada sirva de apoio para os itens pessoais. Aqui o tamanho do armário é a medida exata da parede lateral ao box de vidro.

5. Leve em consideração o tipo de cuba

Foto: Reprodução / Pascali Semerdjian Arquitetos

Se a cuba eleita para o banheiro é do modelo embutido, é importante levar em consideração seu tamanho na hora de projetar o gabinete para acompanhá-la. Se ela for muito funda, acaba roubando espaço interno do armário, limitando sua capacidade de armazenamento.

6. A beleza está nos detalhes

Foto: Reprodução / Vitral Arquitetura

Mesmo ao optar por modelos mais tradicionais, é possível deixar o visual do banheiro mais interessante ao adicionar pequenos detalhes ao gabinete. Podem ser puxadores de modelos diferenciados ou, como nesta ideia, utilizando madeira em seu tom natural com frisos.

7. Ouse no projeto

Foto: Reprodução / Cláudia Breias

Aqui a bancada foi instalada um nível acima do armário, não estando apoiado no móvel e resultando em um espaço negativo, ideal para auxiliar no armazenamento de itens. Com duas portas e três gavetas, possui espaço suficiente para as necessidades dos moradores.

8. Aposte em contrastes para um efeito mais belo

Foto: Reprodução / Serra Vaz Arquitetura

O duo de preto e branco é um clássico em todos os cômodos da casa, incluindo o banheiro. Neste projeto, enquanto a ampla bancada foi confeccionada em pedra preta, o armário elegeu a madeira pintada de branco com acabamento fosco como seu material.

9. Estilo, mesmo em tamanhos menores

Foto: Reprodução / Patrícia Lopes

Aqui o lavabo possui medidas reduzidas, mas nada impede que ele também seja um banheiro cheio de funcionalidade. Para isso, o mais indicado é contar com um profissional capacitado para planejar um móvel de tamanho reduzido, mas funcional.

10. Com nichos e gavetões

Foto: Reprodução / Georgia Suassuna

Outro móvel com visual diferenciado, aqui o armário é amplo, abrangendo toda a parede lateral do cômodo, dando espaço apenas à banheira ao fundo. Os gavetões de tamanhos variados garantem espaço de sobra para armazenamento de produtos de higiene.

11. Utilize materiais diferenciados

Foto: Reprodução / Érica Salguero

Apesar de o modelo tradicional utilizar o mdf como material principal de sua confecção, é possível variar os materiais utilizados, conforme o desejo ou necessidade dos moradores. Aqui a estrutura foi feita com a própria pedra utilizada para a bancada.

12. Com porta diferenciada

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

O tamanho é reduzido, porém o estilo é de sobra. Aqui o modelo da porta é basculante. Como o armário foi instalado com um espaço embaixo da bancada, é possível que os rolos de papeis higiênicos fiquem com fácil acesso.

13. Beleza em estilos variados

Foto: Reprodução / Natalia Ribas

Este modelo de armário segue o estilo clássico, com molduras trabalhadas para as portas. O puxador escolhido na cor branca adicionou certo contraste ao móvel, e ao optar por portas de vidro jateado, o móvel ganhou mais beleza e requinte.

14. As portas são o seu diferencial

Foto: Reprodução / Patricia Kolanian Pasquini

Outro modelo que deixa o destaque do móvel para as portas, neste armário, as portas de correr foram produzidas em vidro fosco, garantindo que o conteúdo armazenado em seu interior não seja visualizado do lado de fora e ainda adicionando charme ao móvel.

15. Formatos diferentes garantem visual único

Foto: Reprodução / Eliane Mesquita

A possibilidade de variação de formatos e tamanhos é uma boa opção para quem não dispõe de muito espaço no banheiro, necessitando que o móvel se adapte conforme o local em que será instalado. Aqui a parte maior conta com duas espaçosas portas, acomodando a cuba.

16. Elimine a necessidade de puxadores

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte Interiores

Para quem busca um móvel sem muitos detalhes, de visual minimalista, uma boa opção é planejar uma peça que não tenha a necessidade de implementação de puxadores, contando com recortes na própria madeira que facilitam a abertura de portas e gavetas.

17. Cheio de pompa e elegância

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

Móvel amplo, ideal para decorar este espaçoso quarto de banho. Possui detalhes em madeira idênticos aos visualizados na estrutura da banheira, e conta ainda com puxadores diferenciados, assim como amplas gavetas e inúmeras portas.

18. Diferentes níveis, com nichos e prateleiras

Foto: Reprodução / Deborah Basso

Como a cuba demandava um pouco mais de profundidade do móvel, esta peça foi planejada em dois níveis diferentes. Na parte maior, conta com três gavetas e duas portas de nicho duplo, enquanto sua porção menor ganhou prateleiras para armazenar toalhas de banho e objetos decorativos.

19. Acabamento brilhante e instalação suspensa

Foto: Reprodução / Deborah Basso

Para um banheiro com decoração na cor branca, nada melhor do que um armário de mesmo tom. Aqui o acabamento brilhante garante ainda mais destaque ao móvel. Seus puxadores em formato quadrado com aplicação de pedras adicionam elegância ao ambiente.

20. Um toque de caramelo no ambiente

Foto: Reprodução / MeyerCortez

Apesar de ser mais comum a utilização de mdf pintado na confecção deste tipo de armário, já que o material recebe tratamento que evita danos à peça, também é possível utilizar madeira em seu estado natural, desde que ela seja tratada com produtos específicos para ambiente úmidos.

21. Toda a elegância do espelho

Foto: Reprodução / Semíramis Alice

Outro material passível de ser utilizado na confecção deste tipo de armário, o espelho garante um visual mais glamoroso, trazendo requinte e sofisticação ao cômodo. Aqui ele foi utilizado para revestir toda a parte externa do gabinete, refletindo o restante do ambiente.

22. Design minimalista e medidas amplas

Foto: Reprodução / Escala Arquitetura

Neste projeto, o planejamento do armário foi realizado de modo que ele não necessitasse do uso de puxadores para a abertura de suas gavetas e portas. O recorte na própria madeira se encarrega deste feito. Vale destacar a haste de metal instalada na bancada para pendurar a toalha de mão.

23. Com recortes diferenciados e puxadores de metal

Foto: Reprodução / Marcelo Rosset

Os puxadores de metal garantem destaque ao móvel, já que adiciona brilho e personalidade ao armário. Este ainda necessitou de um recorte diferenciado, já que sua parte esquerda foi posicionada próxima ao vaso sanitário, necessitando de espaço na área.

24. Com dois níveis diferentes

Foto: Reprodução / Leonardo Ciotta

Podendo ter uma ligação entre eles ou não, é possível ter um armário diferenciado ao adicioná-lo em duas partes diferentes: a superior é responsável por acomodar a bancada e a cuba do banheiro, enquanto a inferior armazena os itens correspondes ao ambiente.

25. Sem portas, com visual ousado

Foto: Reprodução / Cadi Arquitetura

Aqui o armário na realidade é representado por uma espécie de estante que foi confeccionada na própria pedra da bancada. A cor preta deixa o visual ainda mais interessante, contrastando-se com a cuba em cerâmica branca. Com seu formato inusitado, permite o armazenamento de objetos de diversos tamanhos.

26. Para um ambiente em tons sóbrios

Foto: Reprodução / Leonardo Ciotta

Outra opção utilizando a cor preta para o armário, aqui com acabamento fosco, que confere ares de seriedade ao ambiente. Ideal para harmonizar com a bancada em pedra marrom, conta ainda com gavetas e portas, porém sem a adição de puxadores.

27. Acompanhando o armário com espelho

Foto: Reprodução / Cadi Arquitetura

Assim como o gabinete, o armário com espelho também é um móvel útil para organizar o ambiente. Enquanto este móvel conta com amplo espelho e nicho lateral, o gabinete instalado dentre duas paredes possui gavetas variadas e três portas na cor branca.

28. Tons escuros e iluminação embutida

Foto: Reprodução / Claudio Remini

Com disposição semelhante ao projeto anterior, instalado em meio a duas paredes, o armário suspenso foi confeccionado na cor preta, com acabamento fosco. Buscando dar uma sensação de continuidade, a bancada e a parede posterior optaram por uma pedra no mesmo tom.

29. Este formato não é somente para cozinhas

Foto: Reprodução / Cadi Arquitetura

Buscando aproveitar ao máximo o espaço disponível no banheiro, aqui tanto a bancada quanto o armário ganharam disposição em “L”, muito comumente visualizada em cozinhas. Neste modelo não há gavetas, apenas portas, com prateleiras internas.

30. Modelo embutido e suspenso ao mesmo tempo

Foto: Reprodução / Romero Duarte & Arquitetos

Outro projeto apresentando o modelo em “L” como uma opção, aqui cada parte possui uma instalação diferenciada. Enquanto uma delas possui disposição suspensa, onde ficam as cubas, a outra conta com o auxílio de uma estrutura com o mesmo revestimento do piso, resultando em um modelo embutido.

Confira mais ambientes onde este móvel faz a diferença

Ainda têm dúvidas? Então veja esta nova seleção de ambientes e tente descobrir qual o estilo que combina mais com a decoração do seu lar, ou ainda, que exprima mais a personalidade dos moradores:

31. Que tal uma parte em cor diferente?

Foto: Reprodução / Cadi Arquitetura

32. Tons claros para um ambiente que utiliza pastilhas douradas

Foto: Reprodução / AL11 Arquitetura

33. Com o trabalho natural da madeira

Foto: Reprodução / Flávia Gerab

34. Design contemporâneo e bancada azul marinho

Foto: Reprodução / Boá Arquitetura

35. Mesclando espelhos e madeira na cor branca

Foto: Reprodução / Cypriana Pinheiro

36. Demonstrando a funcionalidade da porta basculante

Foto: Reprodução / Lore Arquitetura

37. Acompanhando a extensão da banheira

38. De formato e portas diferenciadas

Foto: Reprodução / Ana Yoshida

39. A plantinha ganhou um espaço todo especial

Foto: Reprodução / Condecorar

40. Em madeira escura, harmonizando com a cuba preta

Foto: Reprodução / Eduardo Raimondi

41. Um armário negro para uma bancada branca

Foto: Reprodução / Anna Maya & Anderson Schussler

42. Aqui a bancada sobressai um pouco sobre o armário

Foto: Reprodução / Laura Santos

43. Com frisos metálicos enquadrando as portas

Foto: Reprodução / Maurício Arruda Design

44. Os organizadores em fibra conferem um charme a mais

Foto: Reprodução / Laura Santos

45. Portas com design super estiloso

Foto: Reprodução / Condecorar

46. Aqui os puxadores são recortes na própria madeira

Foto: Reprodução / Felipe Hess

47. De tamanho reduzido, com apenas uma porta

Foto: Reprodução / Condecorar

48. Para um ambiente branco total

49. Nicho com visual diferenciado

Foto: Reprodução / Enzo Sobocinski

50. Acompanhado de amplos puxadores

Foto: Reprodução / Vinicius Santini

51. Beleza até nos menores espaços

Foto: Reprodução / Tríade Arquitetura

52. Tom escuro com bancada branca

Foto: Reprodução / Kosh

53. Com detalhes em preto, que destacam-se em meio ao branco

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

54. Nichos e espelhos em abundância

Foto: Reprodução / MeyerCortez

55. E que tal um móvel multicolorido?

Foto: Reprodução / Projeto Bem Bolado

56. Com nichos, gavetas e portas

Foto: Reprodução / Samara Barbosa

57. Os espelhos ajudam a ampliar o ambiente

Foto: Reprodução / Carolina Kist

58. Com cuba dupla e bancada em formato “L”

Foto: Reprodução / Andréa Buratto

59. Aqui os tons de marrom imperam

Foto: Reprodução / Aclaene de Mello

60. Dois tons em um único móvel

Foto: Reprodução / Danielle Valente Arquitetura

Seja em banheiros menores ou naqueles que tenham espaço de sobra, um bom armário pode fazer a diferença tanto no momento de organizar os itens de higiene pessoal quanto ao complementar a decoração do ambiente. Escolha já o modelo que melhor se encaixa no seu lar.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS