Artesanato com caixa de leite: libere a criatividade e faça belos projetos

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

Apostar em projetos manuais para aliviar o estresse e garantir bons momentos colocando a criatividade em prática é uma boa opção para ajudar a quebrar a rotina corrida dos dias atuais. Separar um tempo para criar e reinventar objetos decorativos, além de tirar o foco dos problemas pessoais, ainda pode resultar em belas peças para o seu lar ou, ainda, presentear alguém querido.

Com o conceito de sustentabilidade cada vez mais presente, uma boa ideia é dar novos usos a materiais que seriam descartados, devido a já terem cumprido sua função inicial. Porém, a maioria dos objetos pode ganhar um novo papel, seja com um uso específico ou mesmo como acessório decorativo.

Dentre as inúmeras possibilidades de reaproveitar um item que seria jogado fora, é possível citar a caixa de leite, um belo exemplo de material que pode ser transformado, além de possibilitar diversas novas funções para este item. Confira algumas ideias:

10 tutoriais para você fazer artesanato com caixa de leite

Não sabe por onde começar? Então confira a seguir uma seleção de vários tutoriais em vídeo, que explicam o passo-a-passo de 10 projetos para reaproveitar uma caixa de leite vazia:

1. Bolsa carteira

Utilizando apenas caixa de leite, cola branca e tecido estampado, é possível fazer uma linda bolsa que pode ser também utilizada como carteira, basta seguir o passo-a-passo e adicionar os adereços de sua preferência.

2. Necessarie com zíper

Outro projeto que recobre a caixa com tecido e cola, aqui é possível criar uma necessarie para guardar pequenos pertences ao adicionar um zíper em sua extremidade superior. Capriche na combinação de cores e faça já a sua!

3. Puxa-saco

Visando maior organização para os sacos plásticos utilizados na residência, este puxa-saco pode ser pendurado na cozinha, encantando com sua aparência cheia de pompa e elegância. Aposte em aplicação de flores para um visual mais encantador.

4. Porta-absorvente bauzinho

Outro projeto que possui a organização como objetivo principal, este tutorial ensina a criar um pequeno baú com separador interno, ideal para acomodar os absorventes, em vez de deixá-los jogados pelo banheiro.

5. Carteira

Este tutorial ensina a elaborar uma carteira completa, com espaço reservado para cartões, para as notas de dinheiro e com fecho em velcro. Escolha tecidos que combinem entre si, mas que criem um contraste entre a parte interna e externa da carteira.

6. Capinha para celular

Uma capinha rígida para proteger o celular de possíveis quedas ou arranhões. Com o modelo estilo carteira, conta com fecho com imã para facilitar o manuseio. Ninguém vai acreditar que esse é um produto com material reciclável!

7. Porta-joias

Ideal para quem gosta de um ambiente bem organizado, mas busca ter os acessórios como joias e bijuterias sempre à mão, este tutorial te ensina a fazer um lindo porta-joias, ótimo para manter tudo no lugar, além de embelezar qualquer cantinho.

8. Kit higiene

Perfeito para quem tem um bebê em casa, ou mesmo gosta de ter um lugar reservado no banheiro para algodão, cotonetes ou gazes, este passo-a-passo ensina como fazer um conjunto com três potes para cumprir esta função.

9. Estojo

Contando com espaço de sobra para acomodar objetos escolares, este estojo em formato retangular ainda possui espaço especial feito com elásticos em sua tampa, facilitando o acesso aos itens mais utilizados.

10. Vaso decorativo

Simples e fácil de fazer, este projeto não precisa de muitas etapas, basta cortar a caixa de leite na altura desejada e embrulhá-la com um papel decorativo de sua escolha, se tornando uma boa opção para acomodar aquelas belas flores naturais ou artificiais.

35 projetos criativos para dar uma nova função à caixa de leite

Com possibilidades infinitas, basta soltar a criatividade e criar novas peças para decorar ou organizar o lar, ou ainda confeccionar peças para uso pessoal com este item curinga. Confira mais alguns projetos e inspire-se:

1. Que tal uma carteira cheia de cor?

Foto: Reprodução / O luxo do lixo

Utilizando chita como tecido que reveste a caixa de leite, a carteira ainda conta com pompons e um elástico, facilitando sua abertura e fechamento. As estampas floridas são uma ótima pedida para climas mais quentes.

2. Marcando presença também no home office

Foto: Reprodução / Artmanha reciclados

Esta opção utiliza a caixa de leite como capa organizadora para os blocos de notas autocolantes. Assim, eles não pegam poeira, além de garantirem um visual todo especial na mesa de trabalho.

3. Para carregar o que desejar

Foto: Reprodução / Maria Bolsa e artesanato

Utilizando mais de uma unidade de caixas de leite, este material reciclado garante toda a estrutura da bolsa, fazendo que que ela se torne mais rígida e resistindo mais firmemente, podendo carregar objetos mais pesados.

4. Deixando o jardim mais charmoso

Foto: Reprodução / Colore Artesanato

Usado puramente como peça decorativa, aqui a caixa de leite foi reutilizada em formato de casinha de passarinho, sendo revestida com tecido estampado e ganhando um pássaro ornamental feito com feltro.

5. Um porta-lápis cheio de estilo

Foto: Reprodução / Lu Ferreira

Utilizando apenas uma caixa de leite cortada ao meio na diagonal, este porta lápis possui espaços separados para armazenar os mais diversos itens de papelaria. Detalhe especial para o bolsinho na lateral, puro charme.

6. Com espaço de sobra para os mais variados objetos

Foto: Reprodução / Rosane

Contendo espaço reservado para os itens que precisam de um cantinho especial para manter a organização do lar, este porta-treco mostra toda a sua versatilidade ao ser feito com caixa de leite e muitos elásticos.

7. Mostrando um pouco do material

Foto: Reprodução / XprintBH

Apesar destes porta-lápis serem revestidos com tecidos para trazer mais cor ao objeto, eles ainda deixam o interior da caixa de leite aparente, ao contar com suas bordas superiores dobradas. Encantando com a reciclagem.

8. Uma ótima opção de lembrancinha

Foto: Reprodução / Fernanda Cesar Couto

Vai dar uma festa e não deseja gastar muito com as lembrancinhas? Então aposte em caixas encapadas com o tema da festa. Basta enchê-las de doces ou mimos para os convidados.

9. Deixando a mesa de doces mais bela

Foto: Reprodução / Wáyna Rocha

Ainda como opção para ajudar a decorar uma festa de aniversário, as caixas de leite podem ser aproveitadas como estandes de doces, basta montá-las no formato desejado e decorá-las no tema da festa.

10. Nem parece que foram feitas com este material

Foto: Reprodução / Nayara Martins

Utilizando as caixas como estrutura da bolsa, estas opções não perdem em nada para as versões tradicionais do acessório. Tudo depende do material que irá revestí-las e dos adereços adicionados à bolsa.

11. Um delicado porta-joias

Foto: Reprodução / Irene Sarranheira

Além de garantir organização, uma peça tão delicada como esta ainda deixará o visual de qualquer penteadeira ainda mais belo. A aplicação de rosas e cordão de pérolas é um diferencial.

12. Um porta-controles em clima natalino

Foto: Reprodução / Dedê Bijous

Para evitar aqueles momentos de busca incessante pelo controle da TV na hora de mudar de canal, um belo porta-controles revestido em tecido. Para usá-lo em qualquer época do ano, aposte em tecidos com estampas neutras, ou use tecidos temáticos para decorar sua casa em um período festivo.

13. Um baú para um pequeno príncipe

Foto: Reprodução / Ateliê da Transformação

Ideal para decorar e organizar o quarto do pequeno, este baú também é feito com caixa de leite. Neste caso, o material foi desmontado, tomando o formato circular do baú, além de ser utilizado também na confecção da coroa.

14. Um porta-absorventes vertical

Foto: Reprodução / Dedê Bijous

Seguindo a mesma ideia do porta-absorventes no estilo baú, esta opção possui disposição vertical, contando com um recorte na lateral, garantindo fácil acesso ao seu conteúdo. Solte a imaginação ao utilizar adereços para enfeitar seu organizador.

15. Para os amantes da saga Star Wars

Foto: Reprodução / Ateliê Guisa

Se o número de itens de papelaria de um bom fã desta saga for muito grande, nada melhor do que um porta-lápis multifuncional como este. Contando com tecido no tema, possui nichos variados para ajudar na organização.

16. Um organizador de maquiagem para embelezar-se à vontade

Foto: Reprodução / Dedê Bijous

Se a penteadeira não possui muitas gavetas, se faz necessário um amplo porta-maquiagem para organizar e deixar os itens de beleza sempre à mão. Este conta com espaço reservado para pincéis, batons e o que mais desejar.

17. Os amantes de chá irão aprovar

Foto: Reprodução / Semiramis

Este belo porta-sachês de chá facilita o acesso no momento do preparo da bebida, podendo acomodar tanto pequenas caixas de chá quanto os sachês avulsos. Contando com uma repartição, ainda possui visual charmoso, decorando a cozinha.

18. Organização é a palavra de lei

Foto: Reprodução / Ateliê Guisa

Nada mais chato do que buscar na bolsa os fones de ouvido e encontrá-los completamente emaranhados em seu próprio fio. Para evitar esta dor de cabeça, que tal um belo organizador de fios com fecho de imã?

19. Para anotar todos os compromissos

Foto: Reprodução / Artmanha Reciclados

Já pensou em utilizar a caixa de leite como capa para uma bela agenda? Como o material é rígido, basta encapá-lo com um tecido bem bonito e encadernar juntamente com as folhas do miolo da agenda.

20. Deixando a mesa de jantar mais bonita

Foto: Reprodução / Coisas da Zuzu

Este porta-talheres tem tudo para deixar a mesa de refeição mais bela e organizada. Facilitando o transporte com o auxílio de uma alça, ainda deixa os talheres com fácil acesso.

21. Elegância em forma de carteira

Foto: Reprodução / Artmanha Reciclados

Ideal para quem deseja uma carteira que não ocupa muito espaço na bolsa, apesar de possuir design alongado, esta carteira é fina, contanto com um elástico para manter tudo bem guardado em seu interior.

22. Para decorar o local que desejar

Foto: Reprodução / Nayandra Natasha

Podendo ser fixada à parede em qualquer cômodo da casa, ou ainda enriquecer o visual do jardim, seja ele interno ou externo, esta casinha de pássaro traz charme a qualquer ambiente.

23. De design e beleza funcional

Foto: Reprodução / Artmanha Reciclados

Uma caixa com a finalidade de guardar objetos variados, contendo dois andares para manter tudo em ordem. Destaque para o efeito causado pela escolha de dois tecidos contrastantes.

24. Uma bolsa de mão que vai da praia à festa

Foto: Reprodução / EcoV

Utilizando a caixa de leite com recortes arredondados, esta bolsinha de mão ganhou o revestimento com tecido em zig-zag e fecho em ímã, para manter tudo bem guardado em seu interior. Fashionista, pode ser usada em qualquer ocasião, nos mais variados ambientes.

25. Um porta-retratos com grafismos

Foto: Reprodução / Artmanha Reciclados

Podendo acomodar até duas fotos ao mesmo tempo, a peça ainda possui a opção de ser posicionada tanto na vertical quanto na horizontal. Com cores vibrantes, é capaz de alegrar qualquer estante.

26. Que tal um brinquedo para estimular a criatividade dos pequenos?

Foto: Reprodução / Janaína Carneiro

Com possibilidades infinitas quando se fala em transformar caixas de leite em brinquedos, este projeto é um ótimo exemplo de como fazer algo com amor pode garantir diversão e alegria para as crianças.

27. Um revisteiro para colocar ordem na casa

Foto: Reprodução / Artmanha Reciclados

Para quem consome revistas impressas, nada mais difícil do que manter vários exemplares organizados. Por isso, um revisteiro cheio de charme como este se torna peça fundamental para a organização do lar.

28. Duas funções em um só objeto

Foto: Reprodução / Ateliê Guisa

Seguindo a linha da capinha de celular estilo carteira, este projeto utiliza este mesmo item e adiciona espaço especial para carregar cartões em seu interior. Para isso, basta fazer pequenos bolsos com o tecido que irá encapar a caixa de leite.

29. Uma pasta para guardar documentos importantes

Foto: Reprodução / Atmanha Reciclados

Utilizando caixas de leite para fazer a capa rígida da pasta e contando com divisórias variadas para manter a ordem nos documentos e papéis importantes, esta pasta é item indispensável em qualquer home office.

30. Uma embalagem de presente cheia de carinho

Foto: Reprodução / Ateliê da Tranformação

É inegável que tudo o que é feito à mão agrega valor ao presente. Pensando nisso, porque não confeccionar uma embalagem personalizada feita com caixa de leite? Basta encapá-la com o material desejado e adicionar um belo laço. E até esse segundo material pode ser reciclado, como nesse caso, que utilizou filtro de café.

31. Que tal um kit viagem personalizado?

Foto: Reprodução / Artmanha Reciclados

Aqui, tanto o porta-passaporte quanto a tag de viagem são confeccionadas com caixa de leite e encapados com o mesmo tecido utilizado na confecção do tapa-olho, almofada de pescoço e necessarie.

32. Deixando a pipoca ainda mais saborosa

Foto: Reprodução / Marrispe Artesanato

Fazendo as vezes de um porta-pipocas, aqui a caixinha de leite foi cortada na altura ideal para uma porção do aperitivo. Se desejar é possível encapá-la no tema junino ou qualquer outro que a imaginação permitir.

33. Ideal para proteger os óculos

Foto: Reprodução / Artmanha Reciclados

Podendo acomodar os óculos de Sol ou de grau, a caixinha de leite pode se tornar um belo porta-óculos. Basta escolher o tecido com sua estampa favorita e adicionar um fecho com imã para que ele não abra com facilidade.

34. Para levar o cartão de crédito aonde for

Foto: Reprodução / Vanessa Fonseca

Este porta-cartões, além de lindo, ainda conta com bolsos internos, possibilitando levar tanto o cartão de crédito quanto notas de dinheiro, permitindo deixar a carteira tradicional em casa.

35. O kit que todo profissional precisa ter

Foto: Reprodução / Artmanha Reciclados

Um porta-cartões de visita com espaço reservado para acomodar dois pen-drives é o kit essencial de todo profissional que precisa levar seus arquivos digitais para onde for. O elástico ajuda a manter tudo em ordem.

Contando com possibilidade variadas de seu reaproveitamento, a caixinha de leite se mostra um material ideal para se transformar em objetos decorativos ou de organização pessoal e para o lar. Escolha seu projeto favorito e deixe sua imaginação fluir!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS