Artesanato em madeira: 50 ideias para criar peças incríveis

Escrito por Mariana Keller

Foto: iStock

A madeira é um dos materiais preferidos de quem gosta de artesanato. Além de versátil, ela costuma ter boa durabilidade e resistência. Com ela, é possível trabalhar através da pintura, da marcenaria e da carpintaria para criar diversos tipos de objetos.

Existem muitas possibilidades de artesanato que podem ser feitos com madeira. Você pode fazer itens para organizar a casa, facilitar a sua rotina e, claro, também pode criar lindas peças decorativas, que dão aquele toque rústico para a decoração.

A madeira mais utilizada para este tipo de artesanato é a MDF, que apesar de ser um compensado, é mais leve, mais barata e mais fácil de manusear. Mas, também é possível utilizar as madeiras mais nobres, tudo depende do projeto que você deseja fazer.

Hobby para muitas pessoas e profissão para outras, as peças de madeira ganharam muito espaço na decoração das casas. Confira a seguir referências criativas e vídeos com passo a passo de artesanato em madeira, que vão desde acessórios decorativos a móveis funcionais, para você se inspirar e começar a fazer já:

1. Que tal um pássaro de madeira?

Foto: Reprodução /CASA PORÃ

Olha que graça esse passarinho de madeira! É um ótimo adereço para enfeitar a cozinha e até mesmo a sala. Ao lado da cesta de frutas, a composição ficou especialmente bonita.

2. Borboletas na parede

Foto: Reprodução / Lilia Vaz Decorações

Essa linda composição de borboletas de madeira deixou a parede muito charmosa e delicada. São peças super simples de fazer e que fazem toda a diferença na decoração.

3. Passo a passo: Caneca de madeira

Canecas são objetos que muitas pessoas adoram colecionar. Se você é um desses colecionadores, que tal criar a sua própria caneca de madeira e ter uma peça única e autêntica na sua coleção? É só acompanhar o passo a passo no vídeo acima.

4. Um presépio especial

Foto: Reprodução /Castelinho Do Artesanato

Uma boa dica para o Natal ou para pessoas que gostam de artigos religiosos é montar um presépio. Esse foi feito de MDF e pintado com as cores azul, dourado e branco.

5. Plaquinhas com palavras e frases inspiradoras

Foto: Reprodução /Ciart Brasil

Letras de madeira também estão cada vez mais em alta. Você pode montar a palavra que quiser e pintar da cor de sua preferência. Nesse caso, podemos ver 2 palavras e uma frase em uma só peça. Uma ideia muito criativa e inspiradora – além de ser uma dica para a vida: “Inspira, Respira, Não pira”.

6. Tigela de frutas rústica

Foto: Reprodução /Muyraquitã Artesanato Madeira

Olha que incrível essa ideia! Uma linda e rústica tigela de madeira para frutas para deixar sua cozinha ainda mais bonita. Essa peça é interessante, pois você pode usá-la tanto para colocar frutas de verdade ou qualquer outro alimento que quiser, como pode fazer também as próprias frutas com a madeira e usar apenas como item decorativo.

7. Lindo enfeite para quartos de criança

Foto: Reprodução /Socorro Artesanato

Olha que fofas essas plaquinhas decorativas! Elas ficam especialmente bonitas em quartos temáticos de crianças e adolescentes. Nesse caso, o tema foi o espaço sideral, mas você pode criar com diversos outros temas.

8. Faça quadros criativos

Foto: Reprodução /Estúdio Casa 03

Quadros de madeira são lindos e super fáceis de fazer. Para deixá-los ainda mais autênticos, você também pode usar técnicas de pátina e raspagem ou até mesmo valorizar as marcas da própria madeira para dar uma cara mais envelhecida para as peças.

9. Para iluminar com estilo

Foto: Reprodução /Muyraquitã Artesanato Madeira

Luminárias são itens essenciais para se ter em casa e também podem ser feitas artesanalmente. Veja que lindo esse modelo feito com diferentes tipos de madeira.

10. Passo a passo: Prateleira rústica

A decoração rústica é um conceito que segue linhas mais naturalistas, com materiais mais trabalhados e com acabamento bruto, dando charme e destaque para qualquer ambiente. Se você gosta desse estilo, acompanhe no vídeo acima como é feita uma linda prateleira rústica.

11. As gavetas viraram tela de pintura

Foto: Reprodução /Adriani Dutra

Já pensou em transformar suas gavetas velhas em incríveis obras de arte? Pois é, você pode dar aquela renovada em  móveis de madeira velhos que você não usa mais. Essas gavetas receberam uma linda pintura e podem ser usadas tanto para sua função original, ou apenas como objetos decorativos. Dá pra usar também como vaso de flor, porta-livros, bibelôs, etc.

12. Castiçais especiais para as velas

Foto: Reprodução /Muyraquitã Artesanato Madeira

Para quem gosta de velas, uma boa opção é fazer lindos castiçais de madeira como esses. Nesse trabalho, o tipo de madeira utilizado foi a Angelim-pedra, que é bem dura, mas muito fácil de se trabalhar, além de ser resistente a fungos e cupins. Você pode aproveitar e inovar no formato das velas para deixar a decoração ainda mais autêntica. Aqui, foram usadas velas em formato de cactos. Não ficou uma graça?

13. Organize seus esmaltes

Foto: Reprodução /Angelica Martins

Olha aí mais uma ideia super útil para se fazer com madeira: uma caixinha para organizar esmaltes! Assim, você terá um cantinho só para eles e ficará muito mais fácil para guardar e usar quando for preciso. Você ainda pode fazer um compartimento especial para outros acessórios de manicure, como acetona, alicate, cortador de unha, etc.

14. Abençoe sua casa

Foto: Reprodução / Bichinho Bacana

Esse tipo de artesanato é uma dica excelente para abençoar sua casa ou até presentear devotos de Nossa Senhora ou qualquer outro santinho de sua preferência. Destaque especial para as cores usadas e as flores abaixo da santa, fazendo uma composição alegre e harmoniosa.

15. Passo a passo: Porta-chaves de madeira

Mais uma peça super útil para sua casa. Porta-chaves são um adianto para você nunca mais perder suas chaves jogadas por aí. Confira o passo a passo para fazer um igual a esse!

16. Pirografia: arte em madeira

Foto: Reprodução /Thiago Dias Pirografia

Você já ouviu falar em pirografia? É a arte de escrever ou desenhar queimando a madeira. É uma forma de arte primitiva e ancestral. Estudos dizem que é possível que a pirografia tenha sido uma das primeiras manifestações artísticas humanas, já que o fogo foi descoberto há mais ou menos 10 mil anos. Aí está mais uma opção de artesanato em madeira para você aprender.

17. Um carinho para receber seus convidados

Plaquinhas de boas vindas são lindas e transmitem um carinho imenso para quem chega na sua casa. Essas foram feitas com pedaços de caixotes de feira e corda. Existem muitos modelos que podem ser feitos com madeira, se inspire no seu preferido e faça você mesmo a sua.

18. Faça você mesmo seu pé de banana

Foto: Reprodução / Bichinho Bacana

Olha que enfeite criativo, uma bananeira de madeira bem recheada! Para quem adora o clima tropical e cores vivas na decoração, essa é uma excelente ideia de artesanato decorativo.

19. Um ótimo presente para músicos

Foto: Reprodução /Umbelino Arte em Madeira

Olha que charme essas plaquinhas de clave de sol! São ótimas para presentear músicos ou pessoas que adoram o universo musical! Podem ser usadas de diversas formas, como enfeites, troféus, aparadores, para compor com instrumentos musicais, em escolas de música ou até mesmo como cartão de visita.

20. Adega e armário em um só móvel

Foto: Reprodução /Mimosa Mobilia

Esse móvel multifuncional também é uma ideia muito legal para fazer com madeira! Sua função principal é de adega, mas o compartimento com portinhas pode ser aproveitado para guardar taças, copos e outros objetos que desejar. Na parte de cima, ainda é possível colocar itens decorativos.

21. Um unicórnio diferente

Foto: Reprodução /Andreia Alves

Esses banquinhos baixinhos também são uma ótima ideia de presente para crianças, e para quem já está acostumado a fazer artesanato de madeira, é super fácil. Esse modelo é em forma de unicórnio, figura que está super em alta atualmente, mas você pode fazer nos mais diversos formatos, de acordo com o gosto do pequeno.

22. Linda floreira de parede

Foto: Reprodução /Jardinzim

Para os amantes das plantas e flores, está aí mais uma opção de peça de madeira para fazer. As floreiras de madeira são lindas e rústicas e você pode criar diversos modelos diferentes. Essas suculentas não ficaram um charme nesse suporte?

23. Para quem é louco por animais

Foto: Reprodução /Caburearte&design

Nesse ambiente podemos ver diferentes peças de madeira em formato de animais: quadrinhos de cachorros, enfeites de corujas e pássaros e até um relógio com borboletinhas. Se você é louco por animais, pode se inspirar nesses modelos para a sua casa.

24. Um enfeite rústico e autêntico para a cozinha

Foto: Reprodução /Marocarte

Não tem nada mais charmoso do que cozinhas decoradas! Enfeites característicos desse cômodo são lindos e deixam o ambiente muito mais convidativo para as tarefas do dia a dia. Então, que tal esse belo quadrinho para te inspirar a decorar sua cozinha?

25. Oratórios são peças especiais

Foto: Reprodução /Umbelino Arte em Madeira

Oratórios também são muito produzidos nesse tipo de artesanato, assim como artigos e imagens religiosas em geral. Mesmo na madeira pura, sem pintar, eles ficam lindos. Esse foi feito com madeira de demolição.

26. Transforme os pallets em um quadro

Foto: Reprodução /Minha caixa decorada

Aposto que você nunca pensou que pallets poderiam receber uma pintura artística e se transformar num belo quadro, não é mesmo? Pois é, com criatividade você pode dar asas à sua imaginação e criar peças incríveis e originais como essa.

27. Um enfeite de porta que encanta

Foto: Reprodução /Amanda Attilio

Que tal colocar essa nuvenzinha graciosa na porta da sua casa para receber seus amigos e familiares? Ela também pode ser usada para portas de maternidade ou quartinhos de bebê. Não é uma graça?

28. Arte em banquinhos

Foto: Reprodução /Casa Do Artesão De Ubatuba

Aqui temos mais uma opção de mini banquinhos. Esses são bem coloridos e com lindos desenhos de bichinhos. O mais bacana, é que eles também podem ser usados para enfeitar casas de praia ou jardins.

29. Guarde seus pertences com estilo

Foto: Reprodução /Kako Artesanato

Caixas como essas nunca são demais! É sempre bom tê-las por perto para organizar a bagunça. Essas lindas caixinhas de MDF da foto foram pintadas a mão e ganharam um estilo todo especial.

30. Se inspire em histórias clássicas

Foto: Reprodução / Socorro Artesanato

Olha que ideia mais fofa, esses aviõezinhos de madeira com rodinhas e hélices funcionais foram inspirados na história do Pequeno Príncipe. Quem é fã do livro com certeza vai se apaixonar!

31. Madeira, linha e prego: uma ótima combinação

Foto: Reprodução /Nosso Quintal

Você acredita que esse lindo vasinho de cactos foi feito apenas com prego e linha? Pois é, uma simples base de madeira virou um quadro super original com essa técnica incrível de artesanato. O resultado é absolutamente encantador!

32. Com a madeira é possível criar peças encantadoras

Foto: Reprodução / Ateliê Girassol

Essa peça, que mais parece uma escultura, pode ser usada de várias maneiras: como prateleira, enfeite de parede, ou até mesmo como um andor, para colocar imagens religiosas. Mas uma opção diferente de artesanato em madeira para você se inspirar!

33. Para os quartinhos infantis ficarem ainda mais graciosos

Foto: Reprodução /Mimos da Zil

Quando bebês chegam ao mundo, todo mundo gosta de presentear suas mamães e famílias com lindos presentes. Essa é uma ideia que você mesmo pode fazer para presentear um bebê recém-chegado ou até mesmo uma criança maiorzinha que queira enfeitar o seu quarto.

34. Peixinhos para decorar casas de veraneio

Foto: Reprodução /Tear Colorido

Que tal esse trio de peixes em madeira para decoração de parede? Eles também são ótimos para decorar casas de praia, pois tem tudo a ver com a temática desses ambientes. A pintura envelhecida deixou as peças ainda mais rústicas.

35. Mais um lindo enfeite para portas

Enfeites para porta são um sucesso! Plaquinhas de boas vindas, então, são uma febre! Ao invés de comprar uma pronta, faça você mesmo a sua e crie um modelo que combine com a sua personalidade e com o clima e a energia da sua casa. Esse exemplo da foto ganhou até um enfeite de flores.

36. Plaquinha especial para os banheiros

Foto: Reprodução / Artes de Ana

Mais uma peça que é pura fofura! Essas plaquinhas específicas de cômodos são ideais para usar em estabelecimentos comerciais ou escritórios e empresas para indicar onde é o banheiro de uma forma fofa e carinhosa.

37. Pendure suas medalhas com estilo

Foto: Reprodução / As Chicas – Artesanato

Aqui, vemos mais uma ideia original de artesanato em madeira: um quadro especial para pendurar medalhas. Se você é atleta ou conhece alguém que seja, que tal fazer um desse? É só colocar o nome do esporte no quadro e depois pendurar as medalhas conquistadas.

38. Que tal uma lembrança artesanal?

Foto: Reprodução /Boutique da Zeituni

Esse lindo e delicado móbile de passarinhos é uma ótima dica de lembrancinha para presentear bebês. O bercinho do pequeno vai ficar muito mais especial.

39. Um cinzeiro personalizado

Foto: Reprodução / Socorro Artesanato

Se você quer um cinzeiro que não tenha aquela cara tradicional, pode disfarçá-lo dando uma nova roupagem para a peça. Que tal esse em forma de carrocinha? Ele ainda vem com uma rodinha funcional. Um trabalho criativo, delicado e claro, feito à mão.

40. Monte o seu próprio bar

Foto: Reprodução /Artesanato Pedaço de Pau

Olha que legal essa ideia: barzinho de parede feito com restos de caibros, ripas e pedaços de caixote. Mais uma ideia super útil de artesanato de madeira e que ainda serve para reaproveitar e reciclar materiais.

41. Conjunto completo

Foto: Reprodução /Marilda Silvestre

Quer deixar sua sala mais charmosa? Faça um lindo conjunto como esse para alegrar o seu ambiente. Ele é composto de porta-cartas/porta-chaves, porta-controle remoto e porta-copos.

42. Diferentes tipos de madeira em uma peça só

Foto: Reprodução /Alex Galdino

Canivetes também são ótimas opções de presente artesanal. Esse foi feito com diferentes tipos de madeira. O canivete em si foi feito com jacarandá, e a caixa com roxinho e peroba rosa. Não ficou lindo?

43. Mais uma ideia para caixinhas

Foto: Reprodução /Minha caixa decorada

Caixas de madeira são muito versáteis e podem ser decoradas de diferentes formas: com pintura, forrada com tecidos, com a técnica da decoupage, etc. Você pode, inclusive, fazer caixas temáticas para guardar objetos específicos.

44. Organizar os remédios é fundamental

Toda casa precisa ter sua própria farmacinha para emergências. Então, se você ainda não tem onde organizar seus remédios, faça uma caixa especial para eles. Essa foi confeccionada com a técnica de scrapdecor, e ainda tem puxadores e 4 pés de resina.

45. Artesanato com madeira e sementes

Foto: Reprodução /TQN Artesanatos

Olha que incrível essa bandeja! Além da madeira, também foram usadas sementes de alimentos reais na sua confecção, deixando a peça ainda mais rústica.

46. Faça enfeites de Natal

Foto: Reprodução /Leonise Tavares

Você pode fazer também lindos enfeites para decorar a casa em datas especiais, como Natal, Páscoa, e outras ocasiões comemorativas.

47. Os itens de costura também merecem uma caixa apropriada

Quem gosta de costurar sabe como é importante ter o material de trabalho todo organizadinho. Para isso, essa caixa de costura é perfeita! Ela também foi confeccionada na técnica de scrapdecor e  possui pés de resina.

48. Mais um modelo de oratório personalizado

Foto: Reprodução /Marcia Esteves Arts and Crafts

Está aí mais um modelo de oratório para você se inspirar! Você pode misturar estampas, cores, pinturas, objetos decorativos, etc. Essa peça também é uma ótima opção de artesanato para vender, pois tem muita procura no mercado.

49. Dê uma cara nova para o caixote de feira

Foto: Reprodução /Cris Amaral

Reaproveite caixotes de feira, eles podem ganhar muitas funções novas na sua casa. Esse, por exemplo, virou um suporte para guardar cerveja. Também é uma ideia bacana pra presentear junto com as garrafas dentro.

50. Os documentos ganharam uma pasta especial

Quem disse que pastas só podem ser feitas de plástico? Esse modelo foi feito com madeira e decorada na técnica de scrapdecor. É super fácil de fazer, o ponto-chave é usar os mesmos elásticos das pastas tradicionais e prender na madeira.

O que achou das nossas dicas e inspirações? Se você está querendo ingressar no mundo do artesanato e não sabe por onde começar, tente a madeira como primeira opção. É um material fácil de encontrar e muito versátil, pois permite utilizar diversas técnicas, desde as mais simples, até outras mais complexas. E para você que já domina esse tipo de artesanato, é só colocar a mão na massa e fazer lindas peças criativas como essas.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS