Artesanato em tecido: 75 ideias para colocar em prática

Escrito por Sheila Almendros

Foto: iStock

O artesanato já faz parte da nossa cultura há muitos anos, se não séculos, e é passado de geração para geração não só como uma maneira prática e barata para decorar uma casa, como também para organizar nossos pertences e deixar tudo muito mais eficiente e ajeitadinho. É comum conhecer casos de bisavós que ensinaram avós, que ensinaram pais, que ensinaram filhos a confeccionar diversos itens, principalmente com tecido, material este super fácil de encontrar e manusear. E o número de coisas que podem ser feitas é impressionante!

Com a ajuda da internet é fácil encontrar diversos tutoriais e moldes, desde caixinhas, porta-trecos, almofadas, entre outros itens. Para quem não tem muita prática com costura, vale investir em cola de tecido, envelopamentos, e outros artigos de armarinho. Além de ser uma forma barata de decoração, o artesanato também é uma excelente terapia, e pode se tornar um prazeroso hobby, além de uma forma de aumentar o orçamento mensal, quando produzido para ser comercializado.

Confira abaixo alguns itens artesanais confeccionados em tecido para você se inspirar a colocar em prática os seus dotes artísticos:

1. Caixinha com forro interno, para armazenar coisinhas pequenas

Foto: Reprodução / Mariposa Ateliê

O processo de encapamento pode ser feito tanto em caixas de papelão como de madeira (mdf) – é só utilizar a cola específica para cada material. É importante cortar o tecido bem retinho para ter um bom acabamento.

2. Reaproveitando as embalagens de vidro

Foto: Reprodução / Companhia do lar

Reutilizar embalagens de vidro sempre foi uma atitude sustentável, e para dar uma repaginada no item, nada melhor que usar retalhos e deixar o potinho super personalizado e os vidros decorados.

3. Tecido estampado e feltro para o quadro de boas-vindas do bebê

Foto: Reprodução / Marceli Lima

Quem tem facilidade com trabalhos manuais pode se aventurar em fazer a decoração do quartinho do bebê. Nada que uma cola especial, linha e agulha não resolvam. Quanto maior for o seu bom gosto, melhor será o resultado.

4. Jogo americano cheio de estilo

Foto: Reprodução / Amoreelinha

Pode apostar que ninguém mais terá um jogo super personalizado como o seu! E a sensação é melhor ainda quando nós mesmos colocamos a mão na massa – assim dá para ter certeza que cada detalhe será mais do que exclusivo!

5. Toalhas de mesa nunca podem faltar!

Foto: Reprodução / Zinha Arte & Costura

Elas são essenciais para uma mesa de jantar bem montada, e para incluir mais personalidade, usar e abusar de estampas que tragam a identidade dos moradores é fundamental.

6. Protetor/capa para livros

Foto: Reprodução / Simples Assim

Sabe aquele companheiro que você carrega para cima e para baixo? Que tal dar uma repaginada nele e, ainda de quebra, protegê-lo de qualquer acidente de percurso? Esta capa, além de cumprir bem esta função, ainda ganhou uma alça para facilitar o transporte.

7. Capa para cadernos e cadernetas

Foto: Reprodução / A Ju Que Faz

Nada de gastar horrores com cadernos e cadernetas mais elaborados! Comprar um baratinho, vale, e vale usar também mesmo que seja aquele brinde de algum evento. Basta encapá-lo com um tecido bem bonito, que já vai dar outra cara às suas anotações.

8. Um singelo pêndulo para colorir a casa

Foto: Reprodução / Tecido de Amora

Muitas vezes pequenos detalhes é que fazem uma enorme diferença na decoração, principalmente se for aquele detalhe colorido em meio à neutralidade. Este pêndulo feito com tecido, enchimento, cordão e algumas poucas miçangas é uma simpática prova.

9. Medalhões da paz coloridos

Foto: Reprodução / Costurices das Ze’s

Os delicados medalhões da paz feitos de plástico ficaram muito mais bonitos com a aplicação de fuxicos em sua parte traseira. Ah, e reparou no formato? Esse fuxico gigante, na verdade, está encapando um CD, assim a forma redondinha fica perfeita. Foi só escolher estampas e acabamentos caprichados para que o resultado ficasse essa fofura!

10. Versão maximizada

Foto: Reprodução / Carol Arouca

E se é a casa que pede proteção, porque não aumentar esse amuleto? Nesta imagem, a peça que simboliza o Espírito Santo foi fixada no interior de uma caixa (que pode ser uma também uma gaveta ou um pequeno caixote de madeira) encapada com tecido. Depois é só pendurar no melhor canto do seu lar.

11. Porta-jóias para a viagem

Foto: Reprodução / Confeti Acessórios

Sabe como levar seus acessórios na viagem sem embolá-los dentro da mala? É só armazená-los nesta necessaire super prática e funcional, com divisórias para anéis e brincos. Encontrar uma peça específica agora não será mais um problema!

12. Aquela caixinha que merece ser o destaque da sala

Foto: Reprodução / Ateliê Viva!!! A Arte

Olha como encapar peças simples pode fazer milagre! O pequeno cesto recebeu uma aplicação de tecido tanto na parte de interna como na externa, e o mix de estampas fez tudo ficar mais divertido e despojado.

13. É na cozinha que encontramos facilmente estes mimos

Foto: Reprodução / Mimo Patchwork

Paninhos de prato são mais do que necessários na cozinha, e quanto mais fofinhos eles forem, melhor, para embelezar a cozinha. Esta peça por exemplo fica uma graça exposta ao lado do fogão, e é o maior quebra-galho enquanto cozinhamos.

14. Cadernetinha que não ocupa espaço na bolsa

Foto: Reprodução / A Ju Que Faz

Aqui a estampa do tecido utilizado foi usada como destaque de maneira proposital, para garantir uma capa bem divertida e personalizada. A cor escolhida combina perfeitamente com o elastiquinho original da peça.

15. O jogo perfeito para a bancada da cozinha

Foto: Reprodução / Zinha Arte & Costura

O mix de estampas deste jogo mesa ficou super charmoso, já que as cores de ambos os tecidos são idênticas. Isso pode ser feito com a toalha + guardanapos ou o jogo americano + guardanapos.

16. Lixeira para automóveis ou porta-trecos

Foto: Reprodução / Costurices das Ze’s

Às vezes alguma peça é confeccionada de maneira tão versátil que pode servir para uma infinidade de funções diferentes. Veja o exemplo desta lixeirinha de carro, que pode ser usada facilmente para armazenar qualquer coisinha miúda, como fones de ouvido, agenda, lápis de cor etc.

17. Proteção nunca é demais

Foto: Reprodução / Carol Arouca

Uma simples tampa de caixinha envelopada com um tecido bem bonito virou um ornamento irreverente e sem precisar de grandes investimentos. Algumas florzinhas e fitas de cetim foram usadas para a decoração simples, porém colorida e alegre.

18. Adornos para o vaso de plantas

Foto: Reprodução / Tecido de Amora

Este tipo de enfeite, também chamado de pick, pode ser usado não só em plantinhas, como também para decorar uma mesa de doces da festinha das crianças, ou em qualquer outro projeto no qual você deseja incluir um visual mais divertido e fofo.

19. Livro para colorir? Não! Toalha para colorir!

Foto: Reprodução / Ana Clara Marques

Uma ideia muito prática para distrair as crianças ou para os adultos relaxarem nas horas vagas é deixar à postos um tecido com estampas para colorir. É só providenciar as canetinhas específicas e soltar a criatividade!

20. Delicado e feminino

Foto: Reprodução / Ateliê Mimos e Cia

Para deixar a sua arte mais caprichada, aposte em alguns acessórios como contas, rendas, fitas acetinadas, etc. Pode apostar que quanto mais bonito for o acabamento, melhor o resultado. O mimo pode ser para você, para sua casa, ou até para presentear.

21. Bichinhos artesanais são os queridos das crianças

Foto: Reprodução / Mimo Patchwork

Você mesma pode confeccionar toda a peça com tecido, botões e enchimento, ou comprar as cabeças já prontas em lojas especializadas e montar a estrutura do bichinho – que, no fim das contas, vira uma famosa “naninha”. É só deixar a imaginação fluir para criar a finalidade que quiser!

22. Almofadas que mais ninguém terá

Foto: Reprodução / Tecido de Amora

A vantagem de fazer a sua própria almofada é que você garante uma peça exclusiva! Existem milhares de tutoriais disponíveis na internet que comprovam que este trabalho nem é difícil de executar.

23. Pipas coloridas para alegrar o ambiente

Foto: Reprodução / Artesanato como Negócio

Elas são tão lindas que vale mais a pena deixá-las de decoração! Sua base é feita com o mesmo material de uma pipa comum, mas a folha foi substituída por tecidos bem bonitos e resistentes. Para deixar tudo mais divertido, as fitas de cetim coloridas foram adicionadas na parte inferior da pipa.

24. Amarrilho para a cortina

artesanato-em-tecido-5

Esta é uma arte que pode ser feita com sobrinhas de outras produções e ainda por cima em grandes quantidades, já que é necessário usar poucos materiais para sua confecção. É só procurar por alguns moldes na internet e colocar a mão na massa.

25. Para alegrar a páscoa da família

Foto: Reprodução / Simples Assim

Tecidos rústicos misturados a materiais mais delicados criam um efeito bem especial. E quanto mais minimalista for a sua execução, mais simpático e versátil ele será. Crie uma guirlanda com tecido!

26. Uma cama estilosa para o seu pet

Foto: Reprodução / Fatima Patelli

Pode parecer um tanto quanto difícil de fazer, mas há tutoriais que ensinam a confeccionar uma cama para pet até com uma blusa de moletom comum, acredite! Neste modelo, as estampas diversas utilizadas se combinam perfeitamente, e criaram uma cartela de cores delicada.

27. Porta-controles e porta-chaves

Foto: Reprodução / Priscilla Marques

Mais uma vez, diversos retalhos foram utilizados para encapar os materiais feitos de madeira. Depois é só pensar em um acabamento caprichado e baratinho para estilizar ainda mais as peças.

28. Para não perder as miudezas na bolsa

Foto: Reprodução / Samia Baltazar

Veja que fofo este porta-trecos para bolsas! Com apenas um pequeno pedaço de tecido, zíper e fitas de acabamento, foi possível criar uma peça para lá de útil. Nunca mais você perderá moedas, chaves e fones na bolsa!

29. Pombinhas do amor

Foto: Reprodução / Ateliê Juliana Palacio

Elas não só deixam o quartinho dos bebês mais fofos, como podem se tornar um brinquedo simples (e delicado), e também uma bela e baratinha lembrança de aniversário ou maternidade.

30. Pinturas e aplicações no pano de prato

Foto: Reprodução / Neide Artes

Aquele pano de prato não precisa mais ficar sem graça, depois de receber uma aplicação na barra com um tecido bem bonito. Se quiser incrementar ainda mais a sua arte, faça uma pintura bacana logo acima da barra.

31. Para o dia mundial da preguiça

Foto: Reprodução / Ateliê Art’s Fofes

Às vezes a gente só quer comer uma pipoquinha e assistir a um filme jogados na cama ou no sofá, não é? E olha que solução eficiente para um dia de preguiça como este: um suporte feito com tecido e enchimento para prender o pote de pipoca e os copos de refri. Agora as maratonas de séries ganharam mais sentido!

32. Guirlandinha dos sonhos

Foto: Reprodução / Tecido de Amora

Todas as florzinhas (e também o passarinho) foram confeccionados separadamente e depois fixados em uma base circular (chamado de bastidor) com cola de silicone. Os miolinhos feitos com botões deram um toque charmoso a mais para a peça.

33. Cantando de galo

Foto: Reprodução / Retalho de Amor

Com certeza a criançada vai querer brincar o tempo todo com o seu galo decorativo, e será impossível dizer não a elas, principalmente se ele for tão charmoso e simpático como este!

34. O kit que qualquer costureira precisa

Foto: Reprodução / Artes de Mainha

Armazenar direitinho tesouras delicadas e alfinetes é imprescindível para evitar qualquer tipo de acidente em casa, principalmente quando se tem crianças e pets. E opções para fazer isso de maneira bonita não faltam.

35. Protetor de celular

Foto: Reprodução / Samia Baltazar

Se está faltando um bolsinho interno na sua bolsa ou mochila, é hora de providenciar um protetor bem bonito e seguro para o seu celular. E, de quebra, ainda dá para colocar também o fone de ouvido dentro dele.

36. Kit manicure portátil

Foto: Reprodução / Ateliê Regina Pires

Aquele kit S.O.S das mais vaidosas para dar um jeitinho na unha quebrada por acidente, ou transportar o básico para fazer as unhas durante uma viagem. Perfeito, compacto e funcional.

37. Um lugar muito mais bonito para os pães

Foto: Reprodução / Telma Lúcia

Nada de sacos de papel para armazenar os pães fresquinhos do café da manhã quando se pode ter um lugar muito mais bonito para deixá-los, especialmente se eles forem para a mesa todos os dias.

38. Tapetinho de refeições

Foto: Reprodução / Zinha Arte & Costura

Para evitar sujeira com ração e água, o ideal é providenciar um tapetinho antiderrapante para os potinhos de seu pet. Mas capriche no modelo! Nossos filhos de quatro patas também merecem um carinho especial.

39. Wingardium Lavealouça

Foto: Reprodução / Trickane

Seus filhos precisam de um incentivo para ajudar com a louça da casa? Arranje um pano de prato que garanta “toda a magia” que eles precisam para tomar a iniciativa!

40. Carteira mil e uma utilidades

Foto: Reprodução / Inês Carvalho Melo

Além de guardar os cartões, dinheiro, identidade e fones de ouvido, claro que sobra um bolsinho a mais para deixar o celular, né? Tudo armazenadinho em um só lugar.

Confira mais imagens de artesanato com tecido

Mais algumas ideias inspiradoras para a sua decoração e organização:

41. Uma mesa posta de respeito

Foto: Reprodução / Zinha Arte & Costura

42. Lixeirinha para carro feita de retalhos

Foto: Reprodução / Mimo Patchwork

43. Kit de café da manhã para levar para o trabalho

Foto: Reprodução / Mercearia Criativa

44. Uma Tilda charmosa para embelezar um cantinho da sua casa

Foto: Reprodução / Santa Ideia

45. Móbile de feltro para o quartinho do bebê

Foto: Reprodução / Marceli Lima

46. Modelos simples e fofos de porta celular

Foto: Reprodução / Artes de Mainha

47. Um charminho a mais para a toalha de rosto

Foto: Reprodução / Zinha Arte & Costura

48. Os pequenos vão adorar levar esta bolsinha para tudo que é canto

Foto: Reprodução / Ni Arteira

49. Pano de prato dos três porquinhos

Foto: Reprodução / Amoreelinha

50. Kit bebê todo delicadinho

Foto: Reprodução / Art Lu Artesanatos

51. Caixinha envelopada e decorada

Foto: Reprodução / Arte Mania By Taize Figueiredo

52. Uma santinha para o seu altar personalizado

Foto: Reprodução / Studio Dolls

53. O personagem preferido estampado no porta-tablet

Foto: Reprodução / Ateliê Regina Pires

54. Toalha de mesa combinando com os guardanapos

Foto: Reprodução / Zinha Arte & Costura

55. Puxa-saco de girafinha e mamãe girafa

Foto: Reprodução / Criar e Decorar

56. Sua pequena vai amar se fantasiar de Minnie de maneira mais confortável

Foto: Reprodução / Menina Arteira

57. Chaveiro em forma de amor

Foto: Reprodução / Pris Lopes

58. Para a sua chegada em casa ser mais divertida

Foto: Reprodução / Criar e Decorar

59. Você pode fazer uma boneca de pano para guardar o pijama da pequena

Foto: Reprodução / Arte Mania By Taize Figueiredo

60. … ou adicionar mais amor no seu lugar preferido da casa

Foto: Reprodução / Tecido de Amora

61. Florzinhas de tecido são uma delicadeza só

Foto: Reprodução / Lembrança da Festa

62. Itens infantis ficam mais fofos ainda quando feitos com tecido

Foto: Reprodução / Ateliê Pequeno Príncipe

63. Que tal segurar a porta de uma maneira mais divertida?

Foto: Reprodução / Melancia Craft

64. Nem parece que já foi um pote de sorvete!

Foto: Reprodução / Tudo Flores Artesanatos

65. Fazer o dever de casa nunca foi tão legal!

Foto: Reprodução / Inês Carvalho Melo

66. O diário do bebê ficou muito mais estilizado com as aplicações de feltro

Foto: Reprodução / Doces Sonhos Artesanatos

67. Capriche na mesa posta para os seus convidados mais especiais

Foto: Reprodução / Zinha Arte & Costura

68. Dê a sua carinha para a sala ou quarto

Foto: Reprodução / Ateliê Ediane Hagn

69. … e aquele cheirinho gostoso para suas roupas no armário

Foto: Reprodução / Paninhos e Afins

70. O bichinho preferido pode se tornar um item indispensável no quartinho das crianças

Foto: Reprodução / Criar e Decorar

71. Kit soneca garantido!

Foto: Reprodução / Carolina Alves

72. Clima de picnic em cima da mesa!

Foto: Reprodução / Estação Art Multiserviços

73. Aquela embalagem de presente que guardamos para sempre

Foto: Reprodução / Dilene Henrique de Carvalho

74. Organizando os itens de costura com capricho

Foto: Reprodução / A Ju Que Faz

75. Toda a família Peppa Pig presente na decoração!

Foto: Reprodução / Zinha Arte & Costura

Viu só quantas coisas legais podem ser feitas com tecido? Na internet há centenas de moldes e tutoriais disponíveis para criar ou repaginar artigos incríveis, sem precisar fazer grandes investimentos. É só escolher qual mais lhe agrada e colocar a mão na massa.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS