Bancada de banheiro: ideias, materiais e medidas para planejar a sua

Escrito por Andressa Oliveira

A bancada de banheiro é uma peça importante na funcionalidade do ambiente ao acomodar cuba, torneira e gabinete. Além disso, é um elemento essencial para a organização dos itens de limpeza pessoal e beleza.

Para te ajudar a escolher o tipo ideal para sua casa, confira lindas inspirações com diversos modelos para a decoração do banheiro. Veja também dicas sobre os materiais mais comuns para a composição da bancada e descubra as medidas certas para planejar seu espaço.

30 inspirações de bancada de banheiro

Para quem planeja um espaço novo ou deseja fazer uma reforma em casa, contemple, a seguir, várias ideias de bancadas de banheiro em diferentes estilos para te inspirar:

1. Contraste de tons claros e escuros

2. Mistura de texturas com mármore e madeira

3. Elegância com uma bancada de banheiro em porcelanato

4. Metais dourados acrescentam muito charme

5. Um toque de delicadeza com um vaso sobre a bancada

6. Um ar moderno e industrial com o cimento queimado

7. Para acertar em cheio, invista na combinação do branco com a madeira

8. Agregue sofisticação com uma bancada de banheiro em mármore

9. Personalidade e ousadia com a cor preta

10. Praticidade com uma bancada com gabinete de banheiro

Compre no Submarino

11. Aposte em tons neutros e sóbrios

12. Beleza atemporal com uma bancada de banheiro em madeira

13. Tudo em dobro para o banheiro do casal

14. Decoração clean com cores claras para o banheiro

15. Incremente o visual com um cor escura

16. Um toque de azul para o ambiente

17. Impressione com uma bancada de banheiro com cuba esculpida

18. Imprima uma aparência sofisticada com armários espelhados

19. Economia e beleza com uma bancada de banheiro em granito

20. Uma opção que combina com qualquer estilo

Compre na Idea Store

21. Um banheiro dos sonhos com mármore carrara

22. Use a cor cinza para sair do comum

23. Um modelo compacto e discreto para um banheiro pequeno

24. Os detalhes fazem a diferença na decoração do espaço

25. Cimento queimado para um ambiente moderno

26. Complemente a composição da bancada com uma luminária pendente

27. Um ar rústico com o uso da madeira

28. Um visual moderno com gabinete colorido e espelho redondo

29. Tons claros para um banheiro requintado

30. Elegância para a organização e decoração do espaço

Compre na TOK & STOK

A bancada de banheiro deve ser planejada de acordo com as necessidades de cada um e o espaço disponível. Além disso, a peça deve combinar com a decoração e o revestimento escolhido para o ambiente.

Materiais mais indicados para bancada de banheiro

Existem diversas opções de materiais para a composição desse item e, se você está indeciso sobre qual escolher, preparamos uma lista com os tipos mais comuns com as dicas da designer de interiores Juliana Pires para te auxiliar na escolha, confira:

Madeira

De acordo com a profissional, a madeira é “resistente, atemporal e combina com todos os estilos”. Para Juliana, “a vantagem da madeira é o preço, porém ela precisa ser tratada e impermeabilizada para não ter manchas, já que o material é sensível à umidade, calor e água”. E recomenda manter sempre limpa para não acumular sujeira.

Porcelanato

É um material resistente, leve e higiênico. Para a designer, “a vantagem do porcelanato é a variedade de cores e a facilidade de se adaptar a diversas medidas, o que ajuda em pequenos ambientes, como lavabos”. Ela também aconselha a escolher sempre porcelanatos de ótima qualidade e mão de obra qualificada.

Granito

O granito se destaca com sua dureza e durabilidade e, por isso, é a opção mais popular para bancadas. A profissional afirma que “ele é resistente à água, ao calor, arranhões, manchas e ao desgaste natural” e diz que é uma boa escolha por ter um custo-benefício excelente. Além disso, oferece diversas opções de cores e texturas.

Mármore

Com sua aparência natural e elegante, ele é indicado para ambientes luxuosos. Juliana diz que “é uma pedra fácil de trabalhar, resistente ao calor, durável e de fácil manutenção.” Entretanto, ela afirma que “o seu alto custo faz com que muitos clientes optem por materiais alternativos na hora de planejar seus espaços”.

Vidro

Para a designer, a bancada de vidro é uma opção que aceita diversos formatos e espessuras, além disso, é um material durável e de fácil limpeza. Entretanto, ela ressalta que as manchas de água ficam evidentes quando o vidro é utilizado em banheiros.

Cimento queimado

É indicado para banheiros em estilo rústico, moderno ou industrial. De acordo com a profissional, é um material resistente e bem fácil de limpar. É também uma opção econômica, ideal para não fugir muito do orçamento na hora de inovar seu ambiente.

Marmoglass e Nanoglass

Ambos são produzidos a partir de pó de mármore e vidro. Juliana explica que a diferença entre eles está na composição e acabamento, e complementa: “diferente do marmoglass, o nanoglass utiliza em sua fabricação a nanotecnologia, tornando o material mais uniforme e homogêneo”. Apesar de serem materiais resistentes e duráveis, a profissional destaca o preço elevado como desvantagem.

Silestone

Com relação ao silestone, Juliana afirma que é uma pedra feita de quartzo natural e, por isso possui uma dureza e resistência extraordinária. Ela também ressalta que é uma superfície excelente para bancadas, já que é altamente resistente a manchas. Pode ter diversas cores e texturas.

Conforme as dicas de Juliana Pires, cada material tem seus pontos fortes, por isso, ela recomenda avaliar qual deles atende melhor sua necessidade e combina esteticamente com o seu projeto. E indica sempre consultar um profissional para esclarecer dúvidas e te ajudar.

Qual o tamanho ideal de uma bancada de banheiro?

Para ter uma bancada de banheiro funcional e confortável é preciso acertar nas medidas, por isso, fique atento!

Para a profundidade, a designer de interiores recomenda 50 cm. Com relação a largura, é importante reservar de 60 a 75 cm para comportar a cuba e ter espaço suficiente para apoio nas laterais. Já a altura deve ser de no mínimo 90 cm.

Existem diversos modelos de bancada de banheiro feito com os mais variados materiais para você escolher. É só decidir por qual se encaixa melhor no seu gosto, espaço e orçamento. Por fim, lembre-se das medidas ideais para transformar a decoração e a organização da sua casa!

PARA VOCÊ