Como usar blocos de concreto na decoração da sua casa

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Remobília

Não é de agora que materiais de construção e jardinagem são utilizados de forma criativa na decoração, mas ultimamente este recurso está ganhando cada vez mais destaque. O mais interessante é que se antes estes materiais de baixo orçamento eram usados provisoriamente até que um móvel finalmente pudesse ser comprado, hoje eles fazem parte da decoração como um projeto permanente, principalmente quando utilizados de forma criativa.

Os blocos de concreto são os mais utilizados para cumprir bem esta função. Seus diversos tamanhos e modelos disponíveis no mercado oferecem um ar brutalista à composição, além de versatilidade e praticidade na hora da montagem, já que eles podem se tornar facilmente uma mesa de centro, um criado-mudo, um rack estiloso ou uma estante para livros. O único trabalho que você terá é definir qual o formato e tamanho adequado ao seu projeto, porque de resto, é só tratá-lo ou pintá-lo, e fixar uma peça à outra com um produto específico. E isso, até quem se julga incapaz de executar trabalhos manuais consegue fazer!

Como usar os blocos

Foto: Reprodução / Sérgio Veras

Se a ideia é usar os blocos de concreto em sua cor natural, é necessário fazer um tratamento simples com cada peça, aplicando uma camada de hidrofugante. Assim é garantido que os blocos não vão se esfarelar com o tempo. Caso queira pintá-los, esta etapa de tratamento pode ser pulada, basta escolher uma tinta comum de parede que a preservação será garantida.
Para fixar uma peça à outra ou em outros tipos de materiais com mais delicadeza, como madeira, por exemplo, utilize um multifixador de alta adesão. Há no mercado um produto específico para esse fim chamado “Multifix – Fixa sem Prego”, uma cola com elevado poder de adesão que garante fixação rápida e sem sujeira.

Confira as mais diversas maneiras de se usar blocos de concreto em sua decoração na lista de imagens abaixo:

1. Base para estante de livros

Foto: Reprodução / Virginia Mazurek Zequinão

Esta estante com duas alturas diferentes entre suas prateleiras foi montada com um único modelo de bloco de concreto. A diferença é que a parte mais alta possui dois blocos empilhados um sobre o outro, e a parte menor somente uma peça.

2. O local ideal para aconchegar suas plantinhas

Foto: Reprodução / Capi

Você pode aproveitar os vãos de cada bloco para incluir objetos decorativos ao seu gosto. Nesta imagem, o morador aproveitou a prateleira de plantas para incluir em cada nicho novos pequenos vasinhos.

3. Uma escrivaninha com a cara da sustentabilidade

Foto: Reprodução / Augusto Ferreira

Para garantir a durabilidade das peças utilizadas para a construção de seus móveis, utilize alguns produtos que ofereçam vedação ao material, tanto para os blocos de concreto como para as ripas e tábuas de madeira.

4. Banquinhos para o chá da tarde

Foto: Reprodução / Andressa Priscila

Impossível não se apaixonar por este cantinho tão delicado, construído com materiais de baixo orçamento. Os banquinhos de concreto receberam uma pintura especial e pequenos futons fixados com cordas de barbante.

5. Você pode pintá-los da cor que preferir

Foto: Reprodução / Bárbara Vargas

A tinta utilizada para colorir os blocos é a mesma utilizada para pintar parede. Aí vai do gosto pessoal escolher a cor e o tipo de acabamento que deseja ter na produção da peça. Nesta imagem, a cor utilizada para a estante foi a preta fosca.

6. … mas na sua cor natural também fica bem legal

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Neste projeto, o móvel foi instalado por toda a parede, garantindo a sensação de amplitude do espaço, e também servindo como apoiador para objetos decorativos. O segredo é incluir peças que correspondam à personalidade do morador.

7. O vaso perfeito para cultivar uma pequena horta

Foto: Reprodução / Sérgio Veras

Com apenas um pouco de terra e algumas sementes, é possível montar uma hortinha super organizada em um ou vários blocos. E se quiser caprichar ainda mais na decoração, não esqueça de aplicar uma camada de tinta de sua cor preferida.

8. Decorando de forma despojada

Foto: Reprodução / Sérgio Veras

E falando em decorar com cores, os blocos retangulares utilizados para decorar este cantinho verde foi pintado com duas cores harmoniosas, formando algumas figuras geométricas quando dispostos um ao lado do outro.

9. Aquele centro de mesa que você respeita

Foto: Reprodução / Olhar do Max

Empilhar alguns blocos lado a lado pode oferecer um resultado tão surpreendente quanto versátil. Aqui eles foram dispostos no centro da sala, e as mesas de madeira acomodadas ao lado da grande peça de concreto deram um toque moderno à decoração.

10. A casa das suculentas

Foto: Reprodução / Simbiose

Para cada bloco quadrado de concreto pintado de preto, uma suculenta diferente foi plantada, e as menores espécies podem receber pedras de cascalho brancas em toda a borda, para deixar a superfície mais bonita.

11. Rústico e aconchegante

Foto: Reprodução / Joia de Casa

Neste ambiente, a simplicidade e o aconchego não tiraram o charme da decoração: a extensa bancada recebeu 3 pontos de base com blocos quadrados, e diversos objetos e plantas foram espalhados pelo móvel. O espelho redondo deu aquele toque final caprichado, como uma cereja no topo do bolo.

12. Um longo aparador para o ateliê

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Você poderá encontrar diversos modelos diferentes de bloco, que podem ser escolhidos de acordo com a proposta que deseja. Peças incomuns dão mais destaque a qualquer projeto, principalmente os que deixam os tijolos mais em evidência.

13. Muro totalmente feito com tijolos

Foto: Reprodução / George Beckwith

O muro de tijolos vazados ganhou um efeito diferenciado com as peças instaladas lado a lado com uma ligeira inclinação vertical. Arbustos e árvores adicionados por toda a sua extensão garantiram um resultado ainda mais caprichado.

14. Um jeito prático de armazenar os calçados

Foto: Reprodução / Daniela Dantas

Perceba que, mesmo com a utilização de materiais simples e rústicos, a composição deste pequeno móvel ficou bem despojada e delicada. Para um melhor acabamento, garanta que a madeira e os blocos sejam devidamente tratados.

15. Concreto + madeira

Foto: Reprodução / Zena + Me

O melhor amigo de um móvel feito com blocos de concreto, sem dúvidas, é a madeira. Independentemente do tom que o material for escolhido, o casamento entre ambos terá um resultado muito funcional e harmonioso.

16. Aparador x bar

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Perceba que é possível executar a confecção de um móvel com blocos de concreto mesmo para quem não tem muita habilidade com trabalhos manuais. Nesta imagem, o morador contou apenas com uma pilha de peças dispostas rente a parede.

17. Decoração rudimentar para a festa no jardim

Foto: Reprodução / Sam Zandi Designs

As plantinhas secas adicionadas em todas as frestas do conjunto de blocos trouxeram mais delicadeza para as peças pintadas de preto, assim como as velinhas acomodadas em cada nicho.

18. Criando divisórias criativas

Foto: Reprodução / Marcelle Langaro

Para dar este efeito brutalista à decoração, você não gastará mais que R$2,40 por cada unidade de bloco de concreto. Uma solução barata que garantirá muita personalidade e uma enorme economia… do tipo que todo mundo gosta: no bolso!

19. Porta-canetas industrial

Foto: Reprodução / Kiran Nagraj

Para fazer este porta-canetas super descolado, o bloco de concreto foi feito de uma maneira um pouco diferente dos tijolos comuns que costumamos encontrar. Uma forma específica foi utilizada para obter o formato desejado para cada encaixe e tamanho da peça.

20. A sobriedade do móvel é garantida

Foto: Reprodução / Jossu

O tom neutro dos blocos de concreto permite que você tenha uma decoração mais discreta, se desejar, e ainda te dá a liberdade de incluir mais cores com objetos decorativos e outros apetrechos na composição.

21. Base para os assentos da varanda

Foto: Reprodução / Goods Home Design

Estes bancos para a área externa da casa foram construídos com vigas de madeira lixadas, pintadas e encaixadas nos nichos de cada bloco dispostos nas laterais. Para maior conforto, almofadas confeccionadas sob medida foram incluídas como assentos.

22. Destaque perfeito para as plantinhas

Foto: Reprodução / Studio Vladi Rapaport

Esta ideia totalmente diferente foi executada para dar mais destaque à planta, utilizando luz direta: o vaso foi instalado dentro do bloco de concreto, dando um contraste bacana entre os dois materiais, e uma luminária comumente usada em jardins foi implantada junto a base.

23. O escritório ficou bem mais despojado e funcional

Foto: Reprodução / Anima

Antes de executar o seu projeto, é importante escolher o tipo de bloco ideal que suporte o peso de sua estrutura, mais o que ele terá em cima. Algumas peças podem ser frágeis demais para aguentar uma televisão, por exemplo.

24. Recursos simples que oferecem modernidade

Foto: Reprodução / Nexxon Construtora

Utilizar tal material na decoração pode até parecer uma saída improvisada e provisória, mas quando o projeto é bem executado, o efeito pode ser inverso. Veja neste exemplo que os blocos utilizados para a confecção da parede foram os mesmos implantados no rack da sala, que deu um efeito super moderno e jovial ao móvel.

25. Jardim vertical

Foto: Reprodução / Estúdio Ventana

Áreas externas são os lugares onde mais se usam blocos de concreto, principalmente para a criação de jardins verticais ou hortinhas. As peças intertravadas deixam a composição mais criativa, e os vãos devem ser aproveitados para plantar suas espécies prediletas.

26. Tijolos e vasinhos em um muro só

Foto: Reprodução / Studio RE

Este poderia ser mais um muro comum de concreto se não fosse pela adição de vasos de algumas peças com vão para plantas. Existe alguma maneira mais funcional para incluir plantas na área externa?

27. Como criar um sofá para a área externa sem gastar muito?

Foto: Reprodução / Icon Home Design

Junte alguns blocos retangulares e fixe-os uns aos outros. Adicione alguns futons e almofadas e pronto! Não esqueça de vedar bem cada peça para garantir sua durabilidade. Não existe tutorial mais fácil que esse!

28. Um cantinho repleto de personalidade

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Este pequeno bar mostra o quanto este tipo de produção pode ter a estrutura que o executor quiser sem nenhum trabalho. Com apenas quatro blocos, uma mesa baixa foi montada e a sua superfície ficou por conta de uma tábua de madeira envernizada.

29. Banco de apoio do closet

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Além de suportar muito bem o peso, os blocos ainda servem como uma luva para armazenar alguns calçados. Escolha uma madeira bem bonita para servir como assento, e preferencialmente, que sejam reforçadas.

30. Um criado-mudo com várias funções

Foto: Reprodução / Montando Meu Apê

Este móvel da imagem serviu não só como criado-mudo, mas também como suporte para luminária, porta-revistas e livros e até recebeu algumas plantinhas em seu vão e superfície. Não ficou uma graça?

31. Aproveitando cada fresta dos blocos

Foto: Reprodução / Joia de Casa

Se a ideia é colocar um banco feito com blocos e tapeçaria em um ambiente aberto, como em um jardim, quintal e varanda descoberta, não esqueça de impermeabilizar não só as peças sólidas, como também o tecido o assento.

32. Uma senhora adega

Foto: Reprodução / Laura Queiroz

Toda a parede do cômodo foi revestida com blocos vazados, e cada um de seus nichos serviu como um perfeito encaixe para garrafas de vinhos e frisantes desta adega brutalista e sofisticada.

33. Discrição para o quarto de adulto…

Foto: Reprodução / Cyntia Sabat

Há quem acredite que utilizar blocos no quarto não é legal por ser rudimental demais, mas este projeto faz esta teoria cair por terra, não é mesmo? A decoração contemporânea do dormitório não foi nem sequer influenciada pela base da cama.

34. … e descontração para o quarto infantil

Foto: Reprodução / Francielle Pardinho

Pintados de branco, os blocos não só serviram como base de apoio para a cama deste quarto de menina, como também atua como um verdadeiro expositor de calçados fofos. Com tantas escolhas coloridas na decoração, o resultado ficou perfeito!

35. Decorando os nichos

Foto: Reprodução / Studio Feijo

Adicionar a sua personalidade à um ambiente requer incluir no espaço alguns objetos que representem a identidade pessoal. Sabe aquele objeto que você olha e já pensa: “é a cara de fulano”? É essa a ideia. E foi exatamente isso que a dona deste cantinho especial fez, como pode ser visto em cada vão destas peças.

Confira mais imagens inspiradoras de decoração com blocos de concreto

Saiba como decorar com criatividade e sem precisar gastar muito:

36. Luminária para um ambiente descolado

Foto: Reprodução / Thales Pimenta

37. A estante perfeita para armazenar os objetos dos meninos

Foto: Reprodução / Tudo no Lugar

38. O santuário da inspiração

Foto: Reprodução / Niina’S Finland

39. Nichos desproporcionais para a moderna adega

Foto: Reprodução / Galpão Design

40. Empilhados com maestria para se tornar um perfeito jardim vertical

Foto: Reprodução / Ariane Bayona

41. Alguns blocos e tábuas e já temos um sofá para o jardim

Foto: Reprodução / Kathryn Thompson

42. O abrigo dos 7 anões

Foto: Reprodução / Mais que Amélias e Amélios

43. Um charminho a mais no hall de entrada

Foto: Reprodução / Jéssica Lima

44. Uma outra proposta de disposição de blocos na adega

Foto: Reprodução / Adriana Perez Yamashita

45. O canteiro organizado

Foto: Reprodução / Eu Faço Sozinha

46. Os pés da cama também servem como sapateira

Foto: Reprodução / Design Sponge

47. Dividindo os ambientes sem grandes reformas

Foto: Reprodução / Claudia Simioni

48. Aquele detalhe caprichado no canto da casa

Foto: Reprodução / Zena + Me

49. Servindo como floreira

Foto: Reprodução / Concrete Block Homes

50. Distribuindo bem as espécies

Foto: Reprodução / YB São Paulo\

51. A coluna discreta e perfeita

Foto: Reprodução / Up na Casa

52. Garantindo a sustentação da mesa de trabalho

Foto: Reprodução / Eu, você e nosso apê

53. A estante de livros ficou maravilhosa!

Foto: Reprodução / Ana Camila Vieira

54. Você pode criar a estrutura que quiser com os blocos

Foto: Reprodução / XBox Hut

55. Sofá em L na sala de estar

Foto: Reprodução / Claudia Simioni

56. Este sofá ficou super aconchegante!

Foto: Reprodução / Be Happy be me

57. Recursos que se adaptam a qualquer espaço

Foto: Reprodução / Home BNC

58. Cantinho gourmet personalizado

Foto: Reprodução / Hágalo Usted Mismo

59. Um jeito econômico de organizar os livros

Foto: Reprodução / Baú das Dicas

60. Clima Hygge na decoração do quarto

Foto: Reprodução / Last Home Decor

61. O pendente destacou ainda mais a peça ao lado da cama

Foto: Reprodução / Burguina

62. Um detalhe peculiar atrás do sofá

Foto: Reprodução / Easy Home and Garden

63. Três pequenos blocos que fizeram uma grande diferença

Foto: Reprodução / Narah Teixeira

64. Um cantinho para relaxar ao ar livre

Foto: Reprodução / Amadeirado EcoDesign

65. Um simples aparador para o escritório

Foto: Reprodução / Capi

66. Esta mesa central ficou um espetáculo

Foto: Reprodução / Yamagata Arquitetura

67. Você pode escolher a forma que quiser para deixar sua decoração mais pessoal

Foto: Reprodução / Pilots

68. Somente os nichos dos blocos deram conta do recado

Foto: Reprodução / Olhar do Max

69. A base perfeita para a cama

Foto: Reprodução / Apartamento 58

70. Um expositor de bebidas perfeito

Foto: Reprodução / Franciele Zirbes

2 tutoriais práticos para fazer em sua casa

Aprenda como criar dois móveis versáteis para a decoração de um ambiente:

1. Como fazer um banco com bloco de concreto

Veja como é fácil produzir um banco com carinha de sofá com apenas algumas vigas, blocos de concreto e tinta da sua cor preferida.

2. Como fazer um rack para a sala com bloco de concreto

Neste tutorial, aprenda a construir um rack utilizando tábuas e blocos. O interessante é que você pode fazer o móvel na altura que quiser e precisar, basta adicionar mais algumas peças na composição.

Agora que você já viu como é fácil criar uma decoração com blocos de concreto, é só escolher que tipo de peça deseja criar com este material tão barato e funcional. Não há limites para quem tem criatividade! Mãos à obra!

PARA VOCÊ