Bordado com fita: tutoriais práticos e 30 ideias delicadas

Escrito por Katharina Barkmeyer

Cada vez mais popular, esta técnica é caracterizada por sua extensa variedade de pontos através do uso de fitas, seja de cetim ou seda, que proporcionam um incrível visual para panos de prato, toalhas entre outros itens. Além disso, o bordado com fita não é tão complicado de fazer, ainda mais se você já possui mais habilidade com o tradicional bordado.

Conheça mais sobre este método de artesanato que está cada vez mais forte por aqui e confira alguns vídeos com passo a passo dedicados para os iniciantes. Veja também algumas fotos para você se inspirar ainda mais! Vamos lá?

Índice do conteúdo:

Bordado com fita passo a passo

Confira 8 vídeos com passo a passo para você aprender a fazer o bordado com fita. E, aos que já conhecem esta técnica de artesanato, que tal se inspirar com novas e criativas ideias?

Bordado com fita para iniciantes

O vídeo explica direitinho como deve ser feito o bordado com fita, sendo assim, um tutorial para quem está começando a praticar este tipo de artesanato. Como foi visto, devem ser feitas aberturas maiores, com ajuda de uma tesoura, para poder passar a fita sem que ela fique amassada.

Bordado com fita em toalha

Antes de começar a bordar com fita, é preciso desmanchar a barra da toalha dos dois lados para o acabamento ficar mais bonito. Além disso, como no vídeo anterior, é preciso desfiar algumas tramas para a fita passar pelo tecido, ainda mais se for uma fita mais larga.

Bordado com fita com flores

Que tal proporcionar mais beleza e cor para aquela sua toalha branca ou pano de prato? Assista ao vídeo com passo a passo e aprenda como fazer lindas flores com esta técnica de artesanato que é incrível! Apesar de parecer um pouco complexo de fazer, o esforço valerá a pena!

Bordado com fita de cetim

É indicado usar fita de cetim ou de seda para fazer o bordado, pois, outras fitas que apresentam uma qualidade menor, tendem a desgastar mais rápido, fazendo com que a peça não fique tão bonita. Sempre ajeite a fita quando for puxar para não ficar tão enrolada ou amassada.

Bordado vagonite com fita

Vagonite é um tipo de bordado marcado por desenhos geométricos que ficam incríveis fazendo uso de fitas de cetim ou seda. O vídeo com passo a passo ensina como fazer este ponto que deixará a sua toalha de banho ou rosto, ou até mesmo o seu pano de prato com um visual mais moderninho!

Folha de bordado com fita

Aprenda a fazer lindas folhas de bordado com uma fita de sua preferência para finalizar as suas flores e frutas com primor. O vídeo com passo a passo, que apresenta o vagonite, explica de forma bem simples e prática como fazer esta parte.

Bordado trançado com fita de cetim

O bordado trançado deixa a peça ainda mais graciosa e delicada. Se ele for feito com fitas de cetim ou de seda, o acabamento ficará impecável. O tutorial explica direitinho todos os passos de como fazer este bordado trançado.

Bordado com duas fitas

Tecido, fitas (seda ou cetim) com as cores de sua preferência, agulha para bordado sem ponta, alfinetes e tesoura com ponta são os materiais necessários para criar uma linda peça bordada com fita. Fique bem atento na hora de desfiar as tramas para não cortar demais.

Não é tão difícil assim, não é mesmo? Basta criatividade e um pouco de paciência! Agora que você já aprendeu algumas técnicas de como fazer bordado com fita, veja dezenas de ideias para te inspirar ainda mais!

30 ideias de bordado com fita para dar um novo visual às suas peças

Confira a seguir diversas ideias lindas e criativas de bordado com fita para você se inspirar e começar o seu! Aposte em composições bem coloridas e faça uso somente de materiais de qualidade para um resultado perfeito!

1. O bordado com fita pode ser simples

2. Ou mais elaborado

3. Com diversos e diferentes pontos

4. E cheio de detalhes

5. Que concedem muita beleza

6. E charme ao modelo

7. Opte por fitas de cetim

8. Seda ou outra fita de boa qualidade

9. E fuja daquelas que têm qualidade inferior

10. Pois, além de não terem um textura tão bonita

11. Elas desgastam facilmente quando usadas

12. E deixam a peça com um aspecto feio

13. Apesar de exigir um pouco de habilidade

14. E paciência

15. Este tipo de bordado valerá a pena todo o esforço!

16. Você pode criar bordado com fitas em panos de prato

17. Ou em tolhas

18. Seja de rosto

19. Ou de banho

20. Além de outras peças

21. Para tecidos brancos, opte por fitas coloridas

22. Sempre harmonizando a cor do tecido e as fitas

23. Crie composições autênticas

24. E muito criativas!

25. Faça uso somente de materiais de qualidade

26. Desde as fitas

27. Até os tecidos e as agulhas

28. Falando nelas, opte por agulhas com uma abertura grande

29. Para a fita de cetim passar sem ser amassada

30. E sempre desenrole a fita quando puxar

Além de fazer para você mesmo, que tal presentear alguém com uma bela toalha bordada com fita? Ou até mesmo vender panos de prato para amigas e vizinhas com esta delicada técnica artesanal e ganhar uma renda extra no final do mês? Crie lindas e incríveis peças com este método de artesanato e dê um novo e colorido visual para os seus panos e toalhas!

PARA VOCÊ