Bordado livre: o que é e 30 modelos incríveis para fazer em casa

Escrito por Mariana Tocci
Em 26.06.20

O bordado livre é ótimo para quem deseja abusar da criatividade na hora de bordar. Delicado e supercharmoso, ele também é versátil e excelente para ser usado na decoração de ambientes. Pensando nisso, mostraremos o que é e como fazer, além de lindas inspirações para que você faça o seu em casa! Confira:

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

O que é bordado livre?

É uma técnica mais livre, que permite que o bordado seja feito em diferentes tecidos, como camisetas, jeans, ecobags e bastidores, sem a necessidade de seguir grandes regras. Por isso, é possível abusar da criatividade e trazer versatilidade para a processo. Para fazê-lo, basta desenhar sua ideia no tecido escolhido e começar a bordar.

Materiais que você vai precisar

  • Linha: a linha meada (ou moliné) costuma ser a mais utilizada no bordado livre, pois ela dá um acabamento incrível para a criação, além de ser fácil encontrá-la em diversas cores. Contudo, se você não tem esse tipo de linha, é possível fazer o bordado livre com outros tipos, como a linha perlé ou de costura.
  • Agulha: existem diversos modelos de agulha no mercado, como as indicadas para bordar em tecidos grossos, planos ou leves. Então, pense em qual tecido o bordado será feito e utilize a agulha que é mais indicada para ele.
  • Tesoura: deve ser de ponta fina e utilizada somente para cortar as linhas.
  • Bastidor: não é obrigatório, mas é muito útil, pois impede que o tecido fique enrugado. Você pode comprar um de madeira ou plástico: o primeiro é bastante usado para decoração, e o segundo danifica menos o tecido. Além disso, analise se você quer um bastidor com ou sem tarraxa. O primeiro modelo permite regular o bastidor conforme a grossura do tecido, mas o segundo fica mais bonito na decoração.
  • Algodão cru: esse é considerado o melhor tecido para fazer o bordado livre, pois não possui elastano e é resistente. Por ser mais fácil de lidar, o algodão cru é indicado para iniciantes. Contudo, se você não tiver esse tecido em casa, também são indicados linho, tricoline e cambraia para o bordado livre.
  • Gráficos: os gráficos são riscos de frases, desenhos e imagens prontos feitos para serem bordados no tecido. Esse item não é obrigatório, mas pode ajudar bastante quem está começando.

Caso você ainda não tenha todos esses materiais, compre-os para poder começar a praticar! É importante lembrar também que, apesar de ser uma técnica mais solta, o bordado livre possui pontos que podem e devem ser utilizados em suas criações.

5 pontos de bordado livre para criar lindas peças

O bordado livre tem vários tipos de pontos, sendo uns mais fáceis e outros mais complexos. O bacana dessa técnica é que você pode misturá-los, ou seja, usar mais de um ponto em uma mesma criação. Conheça os pontos que vão embelezar seu bordado:

1. Ponto corrente

Esse é um dos pontos básicos e mais simples do bordado livre. Ele é muito charmoso e pode ser usado tanto em contornos quanto em preenchimentos. Para fazê-lo, você deve iniciar as correntes dentro do centro do ponto anterior. Dessa forma, todo o bordado fica com um acabamento de corrente, assim como no casaco do urso da imagem.

2. Ponto atrás

APÊ 206

Continua após o anúncio



O ponto atrás é outro ponto simples do bordado livre, indicado para iniciantes. Ele é bastante usado para fazer contornos e letras, mas também pode ser utilizado para preenchimentos específicos. O nome se deve ao fato de que o ponto é feito, literalmente, para trás.

3. Ponto matiz

DANNI RIBEIRO

É um ponto formado por linhas retas bem próximas umas das outras. Ele é usado para fazer preenchimentos, assim como na imagem acima. O ponto matiz é indicado para grandes preenchimentos e trabalhos com efeito sombreado.

4. Ponto cheio

Assim como o matiz, o ponto cheio é formado por linhas retas próximas e é usado para preenchimentos. Contudo, ele é indicado para preenchimentos menores, como o das flores da imagem.

5. Ponto haste

Ele forma uma espécie de trança no bordado e é ótimo para quem deseja dar efeito de relevo ao trabalho. Apesar de ser mais indicado para fazer contornos, também pode ser usado em preenchimentos, como aconteceu na imagem acima. Porém, para ter um resultado bacana, os pontos precisam ser feitos próximos uns dos outros.

Continua após o anúncio



Depois de aprender esses pontos do bordado livre, você vai ser capaz de fazer lindos contornos e preenchimentos em suas criações! Teste-os em diferentes bordados até pegar prática e veja quais te agradam mais.

Como fazer bordado livre passo a passo

Se você é iniciante no bordado livre, não precisa se preocupar! Separamos vídeos para que você possa aprender pontos importantes dessa técnica, além de um lindo desenho para bordar. Confira!

Como fazer o ponto atrás

Nesse vídeo, você vai aprender o passo a passo do ponto atrás, um dos mais fáceis do bordado livre. Apesar de ser simples, você precisa ter cuidado para que ele saia certinho. Então, veja o vídeo e aprenda como fazê-lo!

Como fazer ponto corrente no bordado livre

O ponto corrente é outro ponto simples e ótimo para quem é iniciante no bordado livre. Nesse vídeo, você vai aprender o passo a passo desse ponto charmoso para poder usá-lo em suas criações!

Aprenda a fazer o ponto cheio

O ponto cheio é muito utilizado para fazer preenchimentos em bordados livres. Se você quer usá-lo com essa função em seus trabalhos, precisa ver esse vídeo! Ele ensina o passo a passo do ponto cheio em alto-relevo e plano.

Como fazer lavanda em bordado livre

Continua após o anúncio



Quer fazer um lindo bordado livre com flores para decorar sua casa? Aprenda, nesse vídeo, o passo a passo para bordar uma lavanda utilizando ponto haste e margarida! Você vai precisar de linha verde, roxa e lilás.

Existem outros pontos e desenhos que podem ser utilizados no bordado livre, mas saber o passo a passo desses é um ótimo começo. Agora, é só colocar em prática o que você aprendeu aqui para criar lindos bordados livres!

30 fotos de bordado livre para se apaixonar por essa técnica

Você pode bordar diversas imagens e frases para decorar sua casa, uma peça de roupa e até uma peça para presentear um amigo querido. Veja ideias para se apaixonar pela técnica e criar um maravilhoso bordado livre:

1. O bordado livre é uma arte

2. Que pode ser feita em roupas

3. Toalhas

4. Relicários

5. Marcadores de livros

6. E quadros

7. Mas, atualmente, ele faz muito sucesso no bastidor

8. Esse modelo é lindo

9. E ótimo para decorar sua casa

10. Ou até para presentear alguém

11. Você pode bordar uma foto

12. Um local

13. Um amigo

14. Ou uma citação especial

15. Mas o bordado livre de letras

16. É um dos que mais fazem sucesso

17. Assim como o de flores

18. Eles são bordados delicados

19. Que encantam

20. Por isso, uni-los é uma ótima ideia

21. E que tal bordar flores com um gnomo?

22. Outra ideia bacana é bordar frases divertidas

23. Ou românticas

24. E o que acha de unir aquarela e bordado livre?

25. O resultado costuma ficar incrível

26. Fazer bordados para decorar quartos de criança

27. Também é uma ótima ideia

28. Independente do tema escolhido

29. E sua complexidade

30. O importante é se divertir e praticar o bordado livre!

Essa técnica versátil explora sua criatividade e ainda permite que você aprimore a decoração da sua casa, de uma roupa ou presenteie um amigo. Agora que você já sabe mais sobre ela, é só organizar os materiais, escolher um desenho e começar o seu trabalho! E que tal conhecer também outros tipos de bordados?