Branco e madeira: combinação que dá certo na decoração

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Gisele Taranto

Quem não gosta de ter uma casa aconchegante, vibrante e estilosa? Há quem acredite que para isso é necessário investir em materiais nobres e muitas vezes fora do orçamento do projeto de decoração, quando na verdade este resultado pode ser alcançado facilmente com poucas e simples escolhas certeiras, harmonizadas de maneira acolhedora e encaixadas na personalidade dos moradores.

E quando se trata de materiais e cores, há uma escolha infalível que dá certo, independentemente do estilo a ser seguido: o casamento entre o branco e a madeira. Seja a cor nas paredes e o material no piso, ou encontrados na mobília e objetos decorativos do ambiente, a verdade é que esta combinação é o contraponto certeiro para qualquer tipo de decoração – se você deseja um ambiente sóbrio, ambos garantirão a neutralidade certa. Se a ideia é colorir, os dois também oferecem liberdade para tal.

E diante de tamanha versatilidade é possível enxergar inúmeras propostas para todos os tipos de bolsos, as quais podem ser conferidas a seguir:

1. Um minimalismo aconchegante

Foto: Reprodução / Studio Arthur Casas

O espaçoso dormitório, tendo como fundo principal a cor branca, recebeu móveis volumosos com texturas diferentes para garantir mais aconchego, além da incrível bancada de madeira que ofereceu mais calor à cartela de cores neutras.

2. Aquecendo o ambiente frio

Foto: Reprodução / Rocco Arquitetos

E falando em aquecer o ambiente, esta proposta é garantida não só com a inclusão de materiais naturais ao projeto, como também uma boa iluminação escolhida a dedo. Aqui a estante ganhou uma fita de led de ponta a ponta, destacando ainda mais os objetos.

3. A beleza pode ser encontrada na simplicidade

Foto: Reprodução / Cinco Cinco Arquitetura

Incrível como o branco e madeira podem atender diversas propostas, das mais requintadas até as mais simples. O uso das cores certas e poucos elementos decorativos provaram que o menos sempre é mais.

4. Todo conforto que uma suíte precisa

Foto: Reprodução / Gisele Taranto

Para esta suíte, o mesmo tom de madeira foi usado no forro, no piso e também no detalhe a mais atrás da cabeceira, e um segundo material de tom mais claro foi utilizado na mobília, para criar este efeito tom sobre tom natural.

5. Pequenos detalhes para quebrar a neutralidade do ambiente

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

O painel de madeira da televisão em meio às colunas de armários brancos deu uma profundidade maior ao espaço, e seu tom contrastou perfeitamente com a cor do laminado do chão, sem perder a harmonia de suas cores.

6. Espaço garantido para o home office

O tampo de madeira em formato T garantiu um espaço a mais, otimizando a área de trabalho da casa. Assim o ambiente ganhou armários para guardar os materiais de escritório e ainda uma ampla área para o computador.

7. A cozinha também contou com outros tons sóbrios

Foto: Reprodução / Carolina Vilela

Com o balcão de pedra preta, a cozinha precisava valorizar mais a entrada da luz natural, portanto, tanto o piso quanto as portas dos armários ganharam tons claros, harmonizando-se perfeitamente com os detalhes em madeira da marcenaria.

8. A predominância do branco garantiu a sensação de amplitude…

Foto: Reprodução / CR2 Arquitetura

Ambientes claros ganham aquela sensação de que o espaço é muito maior do que sua metragem, além de parecerem muito mais arejados. E se a ideia é realmente essa, escolha móveis certeiros, que ocupem pouco espaço e que deixem livre uma ampla área para circulação.

9. … e também de tranquilidade!

Foto: Reprodução / Studio Arthur Casas

O banheiro de pia e bancada dupla frente a frente recebeu o aquecimento necessário pela madeira em seu piso e marcenaria. Isso quebrou um pouco o total white do espaço, mas sem tirar a amplitude e tranquilidade que o branco proporcionou ao projeto.

10. Estampas e texturas para alegrar o ambiente

Se a ideia é adicionar mais personalidade ao ambiente sem fugir da sobriedade, invista em estampas e texturas com cores básicas, como um tapete étnico, almofadas com tons frios ou tecidos “fofos” ao toque e objetos em tons claros.

11. Não esqueça de incluir a sua identidade no projeto

Foto: Reprodução / Christine Yoon

É o seu toque pessoal que vai ditar o tom do ambiente: se você gosta de plantinhas, materiais naturais além da madeira, como o vime, por exemplo, referências da natureza, entre outras peculiaridades, a sua decoração pode ganhar uma atmosfera Hygge

12. O piso amadeirado deixa o quarto mais aconchegante

Foto: Reprodução / Eduarda Corrêa

Mas se o seu objetivo é incluir móveis com linhas retas, misturados com elementos mais clássicos, talvez a sua proposta seja um tom mais moderno e contemporâneo. Nota-se que independentemente do estilo, a madeira e o branco sempre combinarão com tudo!

13. Nichos e armários otimizam espaço…

… e garantem a organização. Para esta decoração, o branco e a madeira foram utilizados por toda a mobília, e instalados em paredes contrapostas, deixando uma boa área livre para circulação. E para ampliar o espaço, o piso e as paredes receberam a mesma cor.

14. E seus diferentes tons podem oferecer versatilidade à decoração

Foto: Reprodução / Da Casa da Pati

Madeira em tons claros são mais fáceis de utilizar em uma decoração porque combinam com tudo que você possa imaginar, seja com cores quentes, fortes, vibrantes e marcantes, ou com tons metalizados, como prata, cobre e ouro.

15. Branco e madeira para a varanda: um charme a mais garantido

Foto: Reprodução / Apartamento 203

O espaço criado como sala de estar na varanda do apartamento ficou bem jovial com a decoração em tons neutros, mas contando com estampas geométricas, alinhadas por seus tons em branco e preto.

16. Decoração com atmosfera nórdica

Foto: Reprodução / Apartamento 33

A combinação de branco com madeira se faz muito presente também nos estilos nórdicos, que deixaram de ser exclusividade dos países escandinavos quando caiu nas graças dos amantes de decoração por todo o mundo.

17. Linhas retas para o banheiro contemporâneo

Foto: Reprodução / Gisele Taranto

A bancada de pedra branca ganhou nichos com portas de madeira, e moldura do espelho no mesmo tom que o piso cerâmico. O contraste das cores utilizadas deu o contraponto ideal para a proposta do projeto.

18. Branco, madeira e cinza

Foto: Reprodução / Apartamento 84

Outra cor perfeita que pode fazer parte desta composição é o cinza. Por ser um tom neutro, ele garante um aconchego especial ao ambiente, e também deixa o projeto livre para receber outras cores.

19. A combinação que atende qualquer estilo decorativo

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

E qualquer cômodo! Seja na cozinha, no banheiro, na sala de estar ou no quarto, tudo ganha um toque especial com branco e madeira. Neste projeto, o ambiente não só garantiu espaço na hora de cozinhar, como também para acomodar confortavelmente a família e amigos durante a atividade.

20. O vime é um grande aliado natural deste casamento

Por ter o mesmo tom natural da madeira, o vime consegue trazer também para a decoração a mesma atmosfera aconchegante. O couro também é um material que tem esta mesma função, além de dar um toque mais nobre ao estilo.

21. Um painel de madeira para o rack branco

Foto: Reprodução / Sandra Sanches

Se a intenção é decorar utilizando madeira, é importante escolher onde este material receberá o foco. Se é em um painel, como o da imagem, tente criar o restante do ambiente a partir dele, para que as cores e texturas recebam a devida harmonização.

22. Pequenos objetos coloridos para descontrair

Foto: Reprodução / Marília Veiga

Cores sempre são muito bem vindas na decoração, e quando elas são incluídas através de objetos decorativos, o objetivo fica ainda mais fácil de ser executado. Assim não há riscos de enjoar facilmente ou destoar da composição.

23. Aquela mobília perfeita para a área externa

Foto: Reprodução / Jorge Sanchez

Áreas externas também devem ser lembradas! E para esta área de estar ao ar livre, de uma casa de praia bem no estilo “pé na areia”, foi utilizado um jogo de sofá e poltronas com madeira tratada e estofado branco impermeabilizado. Tudo para garantir a durabilidade do produto.

24. Moderninho e estiloso

Foto: Reprodução / Deborah Basso

O toque natural delicadamente adicionado à esta decoração moderna e sofisticada foi incluída na base das poltronas. Aliás, as duas peças comprovam o quanto este casamento de cores e materiais pode ser perfeita e equilibrada.

25. Valorizando o clássico piso de tacos

Foto: Reprodução / Archduo Arquitetura

Eles não só são atemporais como possuem uma durabilidade incrível. Para mantê-los sempre bonitos, encere-os eventualmente, e não se esqueça de criar um ambiente onde ele receberá o devido destaque.

26. Harmonizados com acabamentos nobres

Foto: Reprodução / Gisele Taranto

A mesa com base circunferente de madeira e tampo branco deram um toque especial à decoração moderna, principalmente combinada ao piso com efeito marmorizado. Para garantir o conforto, o tapete branco foi garantido na região do sofá.

27. O quarto do bebê ganhou uma atmosfera atemporal

Foto: Reprodução / Kali Arquitetura

Para montar o quartinho do bebê, a mobília incluída não tirou a delicadeza da decoração, mas também não precisará ser trocada quando o pequeno morador crescer, já que a proposta incluiu elementos que também podem ser usados quando a criança ficar maiorzinha.

28. Um sonho de varanda

Foto: Reprodução / DG Arquitetura + Design

Para equilibrar a dosagem rudimentar da decoração oferecida pelo piso e forro de madeira, toda a mobília foi adicionada em sua versão branca. A modernidade ficou por conta não só do lustre, como também do efeito de cimento queimado da parede.

29. Uma maneira prática de valorizar a iluminação natural

Foto: Reprodução / Sadala & Gomide Arquitetura

Independentemente da tonalidade da madeira que usar, a certeza é que você terá um ambiente natural e charmoso com o branco, já que ela sempre será a responsável por ampliar o espaço e servir de contrapeso visual com outros tons que quiser.

30. Tons claros de madeira garantem uma decoração neutra

Foto: Reprodução / Dado Castello Branco

Deixe que a naturalidade do material se destaque em meio à decoração, para deixar o ambiente acolhedor e agradável. Combine móveis como prateleiras, aparadores, buffets e cadeira com uma parede e cortinas brancas, por exemplo. O efeito é sensacional.

31. Equilibre o uso das cores de acordo com a sua proposta

Foto: Reprodução / Gisele Taranto

O projeto desta sala inclui revestimento de madeira nas paredes, valorizadas com iluminação direta no contorno da sanca, piso de cimento queimado e estofados brancos. Para dar um pouco mais de vida em meio a tanta sobriedade, a grande luminária vermelha foi adicionada ao espaçoso ambiente.

32. Quem disse que a madeira só é usada em decorações rústicas?

Foto: Reprodução / Belisa Corral

Nada disso! Ela também pode ser usada em ambientes clássicos, modernos, românticos, contemporâneos e até mesmo requintados. Como já foi mostrado, a versatilidade deste material atende a todos os tipos de propostas.

33. Materiais naturais oferecem uma atmosfera acolhedora ao espaço

Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura

Quem busca por uma sensação térmica agradável para o cômodo não deve hesitar em escolher piso amadeirado. Ele que deixará tudo mais quentinho e aconchegante, pode apostar. E se você deseja oferecer esta sensação também aos olhos, inclua no projeto algum móvel do mesmo material.

34. Ambientes integrados na cor, estilo e espaço

Foto: Reprodução / AG Arquitetas

Para integrar ainda mais cada cantinho das áreas de estar e jantar, a integração se deu também pelo uso das mesmas cores, neutras, e madeira branca, tudo para deixar o ambiente mais aconchegante.

35. Sofisticado sem perder o conforto

Foto: Reprodução / Gisele Taranto

Para o quarto de paredes brancas com papel de parede clean, foi incluída a cama com cabeceira e criados-mudos do mesmo tom de madeira utilizado no piso do cômodo. E para controlar a iluminação natural necessária para o dormitório, a cortina em um tom terroso seguiu a cartela de cores com solidez.

36. Faça o bom uso de seus tons naturais

Foto: Reprodução / Samira Jarouche

Eles serão responsáveis por oferecer mais vida ao espaço, já que a proposta do branco é oferecer neutralidade. Combinados a estampas coloridas de almofadas, por exemplo, você ainda garantirá um toque jovial ao seu projeto.

37. A soma do revestimento com a pintura resulta em uma liberdade incrível

E falando na neutralidade do branco, é neste corredor que você pode perceber a liberdade criativa que o seu ambiente terá para adicionar a sua personalidade ao espaço, como incluir um papel de parede bem bonito em um ponto de destaque.

38. Crie uma proposta única para o seu espaço

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

Este era um ambiente que tinha de tudo para ter uma decoração séria, mas a personalidade de seu morador foi incluída, deixando o tom sóbrio de suas combinações bem mais despojado, na medida certa.

39. A paz invadiu este dormitório

Foto: Reprodução / CR2 Arquitetura

Um quarto confortável é aquele que transmite sensações relaxantes, como paz, equilíbrio, neutralidade e principalmente aconchego. Tudo isso foi garantido neste espaço, com iluminação natural intensa balanceada por seus móveis.

40. A sala de estar de uma perfeita diva

Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura

Mesmo com bastante informações na decoração, esta feminina sala não ficou sobrecarregada, pois todos os elementos possui o mesmo tom e proposta delicada, tendo como ponto de destaque somente a madeira presente em alguns móveis, e claro, os lindos quadros de Marilyn Monroe.

Confira mais combinações de branco com madeira

Alguns ambientes inspiradores decorados com este incrível casamento:

41. A colcha garantiu a alegria do ambiente

Foto: Reprodução / Gisele Taranto

42. Móveis contemporâneos para a charmosa sala

Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura

43. Incluindo mais profundidade ao balcão da cozinha

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

44. Materiais escolhidos a dedo para este closet

45. Como não amar composições montessorianas?

Foto: Reprodução / Projeto de Gente

46. A sofisticada cozinha de dois ambientes

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

47. Pia dupla para o casal inseparável

Foto: Reprodução / Lamego Mancini Arquitetura

48. As ripas de madeira ofereceram mais modernidade ao banheiro

Foto: Reprodução / Leila Bittencourt

49. Aquela mesa que vai durar para sempre!

Foto: Reprodução / Braccini + Lima Arquitetura

50. Um mero detalhe que faz toda a diferença

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

51. Uma decoração compatível com a bela vista

Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura

52. Área gourmet com diversos estilos misturados

Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista

53. Como não dar certo com madeira, branco e tijolinhos?

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte

54. O encontro de materiais nobres e rústicos no mesmo ambiente

Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura

55. Chique é pouco para definir esta sala

Foto: Reprodução / Monise Rosa

56. Aquele planejado dos sonhos como protagonista do espaço

Foto: Reprodução / Equipe Lamas

57. Leve, moderno e aconchegante

Foto: Reprodução / CR2 Arquitetura

58. Elementos escolhidos a dedo para o quartinho do pequeno

Foto: Reprodução / Projeto de Gente

59. Aproveitando cada espaço da cozinha

Foto: Reprodução / Infinity Spaces

60. Amplitude e conforto para contemplar a vista do terreno

Foto: Reprodução / Studio MK27

61. A longa cabeceira ofereceu um visual mais alinhado ao quarto

Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura

62. Espelhos para ampliar o que já existia de belo

Foto: Reprodução / Eduarda Corrêa

63. A porta de correr deixa qualquer decoração mais elegante

Foto: Reprodução / AG Arquitetas

64. Revestimentos nas paredes tiram qualquer projeto do óbvio

Foto: Reprodução / Tomasi Arquitetura

65. Quando a persiana oferece outra proposta além do clima de escritório

Foto: Reprodução / Sadala & Gomide Arquitetura

66. Uma mini cozinha para a criançada se divertir

Foto: Reprodução / Projeto de Gente

67. As madeiras imitando containers deixaram o quartinho mais divertido

Foto: Reprodução / Sub Estúdio

68. Uma pitada de estilo industrial

Foto: Reprodução / D+Arq

69. A penteadeira, sem dúvida, é o grande destaque deste espaçoso banheiro clean

Foto: Reprodução / Consuelo Jorge

70. Bancada reforçada para o lavabo super atual

Foto: Reprodução / Tripper Arquitetura

São tantos projetos criativos que difícil mesmo será escolher um único estilo a seguir. Estude as possibilidades de acordo com o espaço e orçamento de seu projeto e boa reforma!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS