Como montar um delicioso brunch para compartilhar

Thais Felippu


Em 13.11.23

Brunch é uma junção de duas palavras em inglês: “breakfast” (café da manhã) e “lunch” (almoço). Essa refeição combina pratos tradicionais servidos no café da manhã, entre eles, ovos, bacon, cereais e panquecas, e pratos de almoço, como sanduíches, saladas e sopas. A celebração é muito realizada em ambientes externos, com decoração alegre, incentivando a interação entre os participantes.

Visto como uma refeição mais informal, o brunch é perfeito para juntar os amigos e familiares em um feriado ou no final de semana. Também é uma ótima opção para confraternizações. A duração do evento pode variar, dependendo das preferências dos anfitriões e dos convidados. Geralmente, começa entre as 10h e 12h, estendendo-se até o início da tarde. Confira curiosidades, o que não pode faltar no cardápio e uma seleção de referências para inspirar sua celebração.

Índice do conteúdo:

O que servir em um brunch?

O brunch combina pratos quentes e frios, oferecendo uma rica variedade de opções para os convidados desfrutarem. Abaixo, confira o que incluir no cardápio:

Publicidade

  • Salgados: tábuas de frios, cereais, empadas, canapés, quiches, sanduíches, ovos (de todas as formas – mexidos, fritos ou os famosos ovos Benedict), pastas para passar no pão, croissants, panquecas e saladas são alguns exemplos para montar uma mesa mais prática e diversificada. Você pode acrescentar hambúrgueres, caldos, sopas, carnes e salmão.
  • Doces: para quem não dispensa um doce, sobremesas leves, como pavê e tiramisù, são ótimas alternativas. Outras opções são cupcakes, muffins, donuts, waffles ou croissants recheados com chocolate ou outro creme de sua preferência. Taças com frutas e chantilly ou fondue de chocolate também são bem-vindos e vão deixar a sua mesa um verdadeiro paraíso gastronômico.
  • Bebidas: você pode incluir bebidas alcoólicas e não alcoólicas. É interessante oferecer chás (quentes ou gelados) e cafés (expresso, gelado ou cappuccino), assim como sucos naturais. Mimosas e coquetéis à base de gin também podem entrar para o cardápio. Harmonize as bebidas com os pratos.
  • Frutas: aposte nas frutas da estação! Sirva uma variedade de opções frescas e suculentas, como morangos, kiwis, uvas, rodelas de abacaxi ou laranja. Separe uma bandeja de frutas já cortadas em pedaços pequenos para facilitar na hora de servir ou petiscar.

Lembre-se de oferecer um cardápio que atenda às preferências de seus convidados. É interessante certificar se eles têm alguma restrição alimentar, já que o brunch conta com uma ampla variedade de pratos.

Qual a diferença entre brunch e café da manhã?

Embora estejam relacionados, brunch e café da manhã são refeições diferentes. As principais diferenças estão no horário e no cardápio. O brunch ocorre no final da manhã, com pratos de café da manhã e almoço, como saladas e quiches.

Outra questão é o propósito de cada refeição. Em uma mesa de café da manhã, você encontrará pratos essenciais para quebrar o jejum e garantir energia durante a manhã. Já o brunch é uma refeição mais social, frequentemente realizada nos finais de semana ou feriados.

30 fotos de brunch de dar água na boca

Nada como bons pratos e bebidas para celebrar a vida e a amizade, não é mesmo? Abaixo, confira diversas ideias de brunch para montar a sua mesa com estilo e recepcionar com muito sabor!

1. Organize uma tábua de frios

Foto de brunch 2 - 2

Bossa Panier Gastronomia

Publicidade

2. Escolha as frutas da estação

3. Inclua cafés e bebidas quentes no cardápio

4. Coquetéis refrescantes alcóolicos e não alcóolicos

5. É interessante buscar opções que harmonize com os pratos

6. Separe suas louças bonitas para servir

7. Estes mini-hambúrgueres ficaram uma graça

8. O importante é a mesa ser atrativa e organizada

Foto de brunch 17 - 9

Zenith

Publicidade

9. Brunch é uma ótima opção para piqueniques

10. Une os melhores pratos do café da manhã e do almoço

11. Bolos e doces são bem-vindos

12. Os ovos não podem ficar de fora

13. Você pode fazê-los fritos ou mexidos

14. Ou ovos Benedict que são um clássico!

15. Waffles e panquecas agradam até os paladares mais exigentes

16. Inclua potes de mel, creme de leite e de avelã

17. Uma composição deliciosa e colorida!

18. Sanduíches e quiches são ótimos pratos quentes

19. A louça faz toda a diferença!

20. Escolha receitas práticas

21. Capriche na montagem dos pratos

22. Surpreenda seus convidados!

23. Um paraíso de sabores e texturas!

24. Brunch pode ser feito no final da manhã

25. Ou no comecinho da tarde

26. Aproveite os ambientes externos

27. E o contato com a natureza

28. Para planejar um bruch acolhedor

29. Prepare desde opções vegetarianas

30. Até pratos cheios de calorias

O brunch se tornou bastante popular nos últimos anos. O conceito possibilita compartilhar pratos, uma prática que proporciona trocas, ótimas conversas, além de refeições deliciosas. Aproveite para aprender como preparar uma linda mesa posta, assim, seu evento será impecável.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments