Cabeceira de capitonê: 60 inspirações para você se apaixonar

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução /Deborah Basso

Decorar um quarto requer muito mais do que escolher mobílias bonitas e cores originais: é necessário, em primeiro lugar, pensar no conforto de seus moradores. É no dormitório que precisamos criar um ambiente aconchegante, por motivos óbvios. Para garantir uma boa noite de sono e momentos de descanso com qualidade, é imprescindível adicionar elementos que proporcionem tais sensações. E pode apostar, uma bela cabeceira dará conta deste recado.

Projetadas especialmente para proteger o usuário da temperatura ambiente, as cabeceiras podem ser fixadas na estrutura da cama ou diretamente na parede, criando também um efeito bastante sofisticado ao ambiente. E para quem deseja investir em uma peça atemporal e versátil, os modelos em capitonê é a opção mais favorável.

A principal característica do capitonê são os pontos criados por pequenos botões, que formam despretensiosas figuras geométricas no estofado. Por serem acolchoadas, esta é uma tendência que garante 100% de conforto, independentemente se o seu revestimento for de tecido ou sintético. A seguir você confere 60 inspirações lindíssimas de dormitórios de diferentes estilos com esta charmosa mobília:

1. Uma cabeceira cobrindo a parede e o teto

Foto: Reprodução /Samira Jarouche

Para este charmoso quarto de menina, a enorme cabeceira criou uma limitação elegante à área da cama. Para isso, a peça foi produzida sob medida para cobrir toda a parede, e também uma parte do teto.

2. Uma decoração em estilo colonial repleta de charme e bom gosto

Foto: Reprodução /Rodrigo Maia

Para criar uma decoração no estilo colonial, é necessário incluir peças que remetam à nobreza, sem abrir mão do conforto. Neste projeto, a cabeceira de capitonê em formato irregular e moldura dourada se encaixaram bem à esta característica.

3. Passo a passo: como fazer cabeceira de capitonê

Neste vídeo, você aprenderá a produzir uma cabeceira de capitonê com materiais simples, como compensado, espuma, tecido e botões. O projeto exige muito mais paciência e capricho do que habilidade, portanto, mesmo que você não tenha experiência em tapeçaria, é possível criar uma peça de qualidade e bom gosto.

4. Capitonê x madeira

Foto: Reprodução /Ofício da Arte

Neste dormitório, a cabeceira de capitonê recebeu uma moldura de compensado laqueado, criando um efeito bastante moderno. Para completar, a fita de LED instalada atrás da peça criou um efeito de profundidade bem elegante.

5. Caprichando no tom sobre tom

Foto: Reprodução /Daniela Landsberg

Para quem não abre mão de uma decoração sóbria, a dica infalível na hora de decorar é: escolha uma cabeceira que acompanhe os mesmos tons da cartela de cores utilizada em todo o ambiente. Assim é possível criar um efeito tom sobre tom bem refinado.

6. Sem limites para a medida perfeita

Foto: Reprodução /Rawi Arquitetura

Quando o projeto inclui uma cabeceira que acompanha toda a largura da parede, é importante incluir também mobílias que ocupem boa parte de sua extensão, como este dormitório da imagem, que usou como apoio para a cama um amplo rack branco com tampo espelhado.

7. Cinquenta tons de cinza

Foto: Reprodução /BG Arquitetura

Se tem uma cor que jamais sairá de moda é o cinza. Ela e suas vertentes são perfeitas para combinar com qualquer outra cor, e também para projetar ambientes sóbrios. Neste ambiente, diversas tonalidades foram usadas na decoração, inclusive na cabeceira. E para quebrar um pouco da seriedade do espaço, uma pequena mesa vermelha serviu de apoio para a cama.

8. Um minimalismo cheio de conforto

A cabeceira ideal é aquela que oferece um bom apoio para a cabeça e costas, assim o morador terá muito conforto não só durante o sono, mas também ao sentar na cama, para ler um livro ou assistir televisão.

9. Cores claras para o ambiente clean

Foto: Reprodução /Samira Jarouche

Uma coisa é certa: o capitonê é tão charmoso que incluir uma cabeceira deste modelo em um projeto é garantia de que a decoração terá uma pitada de requinte na medida certa. Este dormitório todo clarinho é a comprovação desta teoria!

10. Passo a passo: cabeceira capitonê super fácil

Neste tutorial bem curtinho, você aprenderá a fazer uma cabeceira de capitonê com tábua, espuma, grampeador e tachinhas. O modelo ainda inclui uma “moldura” de pompons, ideal para dormitórios femininos e cheios de estilo.

11. Um capitonê de couro branco para a mobília de madeira

Foto: Reprodução /Leticia Araújo

Enquanto o branco oferece leveza para o quarto, a madeira é responsável por aquecer o ambiente. Casar essas duas ideias em uma decoração adiciona as duas características fundamentais a um dormitório, além de oferecer um resultado visual bastante encantador!

12. Fazendo parceria com o papel de parede

Foto: Reprodução /Sthel Fontenelle Arquitetura

Para destacar ainda mais a sua cabeceira de capitonê, que tal incluir um papel de parede na decoração? As cores de ambos os elementos devem se harmonizar para que o resultado desta combinação seja arrasador.

13. Adicionando charme ao quartinho do bebê

Foto: Reprodução /Andrea Bento

Independentemente da idade do morador, o capitonê sempre será uma boa pedida para a decoração, até mesmo para quartinhos de bebês, que ficam ainda mais delicados com a presença desta tendência. Veja como este quartinho da pequena princesa ficou encantador!

14. Cabeceira para cama dupla em formato L

Foto: Reprodução /Maria Laura Coelho

Uma solução prática e confortável para camas que precisam ficar encostadas na parede devido ao espaço limitado, é incluir ao projeto uma cabeceira estofada no formato de L. Para o quarto das duas irmãs, este modelo foi utilizado para garantir o conforto, e ainda ganhou um nicho para servir de apoio entre os leitos.

15. Passo a passo: como fazer cabeceira muito barata

Se você tem aquela cabeceira antiga que precisa de uma repaginada, este vídeo é para você! No tutorial acima, você vai ver que apenas um tecido acetinado e um rolo de espuma já serviu para revestir a peça usada, mas o projeto também pode ser feito em um compensado sob medida.

16. Não deixe de incluir uma roupa de cama legal e almofadas estilosas

Foto: Reprodução /PhD

É claro que a cabeceira de capitonê dará um efeito super elegante ao seu quarto, mas escolher roupas de cama e almofadas que combinem com a cor da peça fará uma grande diferença! Essa é uma forma de incluir mais personalidade à decoração.

17. E também acessórios que combinem com a composição

Foto: Reprodução /Sandra Pompermayer

Os elementos que encorparão a decoração do dormitório também precisam ornar com as escolhas principais do ambiente: a cabeceira e a cartela de cores utilizada. Pense qual estilo deseja seguir e pesquise quais adornos poderão enriquecer o espaço.

18. De ponta a ponta na parede

Foto: Reprodução /Manoela Lustosa

Para compor a parede onde a cabeceira foi instalada, dois quadros com a mesma gravura foram instalados logo acima da peça, precisamente na mesma linha onde os respectivos moradores repousam sobre a cama. Bem estiloso, não é?

19. Adicionar cores é uma forma simples de deixar a decoração mais criativa

Foto: Reprodução /Jean Felix

Não nos cansamos de dizer (e comprovar) o tamanho da influência das cores na hora de decorar. Seja para oferecer sensações desejadas ou representar a personalidade do dono do quarto. E para um ambiente colorido, a melhor escolha é incluir uma cabeceira neutra, para balancear a composição.

20. Um quartinho infantil ao estilo colonial

Foto: Reprodução /Saulma Freitas

Quando o berço e a cama recebem o mesmo modelo de cabeceira capitonê, é paixão na certa! Principalmente se os pequenos detalhes denunciam que ali a decoração clássica também garantiu bastante delicadeza ao quarto infantil.

21. A tranquilidade de um quarto todo branco

Foto: Reprodução /Espaço do Traço Arquitetura

Para demarcar os ambientes neste espaçoso dormitório, uma cortina de voal serviu como divisor entre um espaço e outro, e a larga cabeceira posta logo à frente garantiu ainda mais privacidade e conforto à dona deste luxuoso quarto.

22. Detalhes que fazem toda a diferença

Foto: Reprodução /RSRG Arquitetos

Os tons bege da cabeceira e branco das paredes deram uma leveza incrível para o quarto de piso laminado, mas o toque especial da decoração é o azul do guarda-roupas. A paleta remeteu a mesma magnitude e relaxamento de uma casa do litoral, não acha?

23. As cabeceiras incluem muito mais conforto no dormitório

Foto: Reprodução /SuperLimão Studio

Quadrinhos são sempre bem-vindos em qualquer ambiente da casa, e em um quarto não seria diferente. A decoração fica muito mais caprichada e pessoal se você compor um conjunto bem especial para instalar acima da sua cabeceira.

24. … e também bastante elegância

Foto: Reprodução /GhiorziTavares Arquitetura

Quando a cabeceira ocupa toda a largura da parede, algumas soluções são fundamentais, como incluir tomadas e/ou saídas de luz na própria peça. Para este projeto, as arandelas foram fixadas no estofado de forma bem discreta.

25. O capitonê se enquadra perfeitamente à decoração sofisticada

Foto: Reprodução /Gislene Lopes

Como mencionado anteriormente, não existe idade ou estilo certo para incluir o capitonê na decoração – basta seguir o gosto pessoal do morador. Perceba como o modelo se encaixa incrivelmente na decoração deste espaçoso e sofisticado quarto.

26. E também ao quarto de uma jovem garota

Foto: Reprodução /Sartori Design

Já para um quarto de menina, as cores vão influenciar bastante o estilo da decoração. Branco, azul Tiffany, rosa, entre outras cores mais leves, juntamente com tecidos acetinados, são os preferidos das moças que não dispensam um bom visual decorativo.

27. Encontre o tecido ideal para o revestimento de sua peça

Foto: Reprodução /Melissa Bulla Baron

Falando em tecidos, a escolha do material que revestirá a sua cabeceira é muito importante. Se você deseja praticidade, a melhor opção são peças em couro ou sintético, pois a limpeza é muito mais prática.

28. E as cores ideais vão depender da proposta que você deseja compor a decoração

Se você busca por uma decoração que tenha durabilidade, acompanhando o crescimento e fases do morador, pense em cores sóbrias para a sua cabeceira e outros elementos que não precisariam de uma grande reforma ou investimento para serem modificados, e deixe para colorir o espaço com detalhes que podem ser facilmente trocados.

29. Uma iluminação adequada sempre ajuda a destacar os detalhes mais especiais

Foto: Reprodução /Mauricio Arruda

A decoração deste charmoso quarto de casal contou com uma cabeceira de capitonê azul, se destacando de todos os outros elementos incluídos no ambiente. E para ajudar neste destaque, as arandelas foram instaladas logo ao lado da peça.

30. Dividindo as atenções com o espelho

Foto: Reprodução /Sandra Moura

Para dar a sensação de amplitude ao cômodo, inclua um espelho por toda a extensão da parede. Veja como este recurso, acompanhando o mesmo tamanho da elegante cabeceira, fez uma enorme diferença na decoração.

Veja mais cabeceiras capitonê super charmosas

Além de adicionar mais conforto, a cabeceira também é responsável por dar mais personalidade à decoração do dormitório. Confira mais algumas inspirações a seguir:

31. A peça vai super bem em decorações com um toque escandinavo

Foto: Reprodução /Apartamento 1504

32. … e no estilo industrial também

Foto: Reprodução /RSRG Arquitetos

33. A verdade é que a cabeceira de capitonê é super versátil

Foto: Reprodução /Evolution Design

34. E se aplica a diversos tamanhos de dormitórios

Foto: Reprodução / Vida de Apartamento

35. Seja ele de um sofisticado quarto de casal…

Foto: Reprodução /Joana & Manoela

36. Ou um divertido e jovial quarto conjugado

Foto: Reprodução /Fabricio Roncca

37. As cabeceiras também podem ser divididas por módulos

Foto: Reprodução /Condecorar

38. E instaladas tanto na horizontal como na vertical

Foto: Reprodução /Kali Arquitetura

39. Seus diversos formatos atendem diferentes propostas

Foto: Reprodução /Gabriela Herde

40. Modelos revestidos de couro sintético são super fáceis de limpar

Foto: Reprodução /GhiorziTavares Arquitetura

41. E por isso são perfeitas para quem busca praticidade

Foto: Reprodução /Marilia Veiga

42. O capitonê também pode ser combinado com outros tipos de materiais

Foto: Reprodução /SA Engenharia e Arquitetura

43. E também há diferentes texturas

Foto: Reprodução /Rharis & Donzelli Arquitetas

44. O resultado final sempre será chiquérrimo

Foto: Reprodução /D Arquitetura e Urbanismo

45. Principalmente se a sua cabeceira for o grande destaque da decoração

Foto: Reprodução /Andrea Murao

46. Ela também pode ser a responsável por dar equilíbrio a cartela de cores

Foto: Reprodução /Carla Sampaio

47. A cabeceira de capitonê é um clássico e super atemporal

Foto: Reprodução /All Decor

48. E acredite, ela sempre será uma opção incrível para incluir no dormitório

Foto: Reprodução /M Sanches Interiores

49. Independentemente do tamanho e idade do morador

Foto: Reprodução /Janaina Macedo

50. Não se engane em pensar que este modelo é feminino demais para compor um quarto de casal

Foto: Reprodução /Atelier di Spera

51. Pois isso depende mais da escolha das cores do que do modelo da cabeceira

Foto: Reprodução /Alexandre Milhomem

52. Pense em peças decorativas que, junto com sua cabeceira, criarão uma identidade única

Foto: Reprodução /Marcia Arcaro

53. E isso inclui quadros, cortinas, adornos e até a roupa de cama

Foto: Reprodução /Andrea Murao

54. Tecidos acetinados e cores metalizadas são opções bastante requintadas

Foto: Reprodução /Silvia Heringer

55. Enquanto o linho remete a modernidade e aconchego

Foto: Reprodução /All Decor

56. Já o veludo deixa a decoração com uma carinha mais vintage

Foto: Reprodução /Andrea Murao

57. Com as almofadas de pelinhos, o quarto ficou mais feminino e delicado

Foto: Reprodução /Arqadia Home

58. Se pretende escolher uma cor que combine com tudo, vá de bege

Foto: Reprodução /MK Cabeceiras

59. A cabeceira vermelha deixou o quarto branco mais divertido

Foto: Reprodução /Mantovani e Rita

60. Assim como o tom turquesa deste projeto encantador

Foto: Reprodução /Cecilia Delavy

E aí? Já sabe qual o formato e cor mais indicados para a decoração do seu dormitório? Aposte em texturas diferentes para deixar o capitonê ainda mais em evidência!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS