Cabeceira de casal: 60 modelos para incrementar o visual da sua cama

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Renata Romeiro

Unindo funcionalidade e beleza, a cabeceira é uma ótima opção para incrementar a decoração do quarto. Esta atua na proteção da parede, evitando possíveis arranhões ou sujeiras, além de proteger o leito em noites mais frias. Podendo ser fixas na estrutura da cama ou presas à parede, podem acompanhar os mais diversos estilos decorativos.

Com as opções para a cama de casal, não é diferente. Possuindo tamanho considerável, este elemento ajuda a emoldurar a cama, mudando o visual da parede em que está apoiada, além de garantir conforto para quem a utiliza como apoio. Confira a seguir uma seleção de cabeceiras de casal com modelos variados e inspire-se:

1. Em um modelo amplo, englobando os criados-mudos

Foto: Reprodução / Espaço do Traço

Uma boa dica para quem deseja que a cabeceira seja o destaque do quarto é optar por modelos amplos, que abriguem móveis além da cama, como os criados-mudos, cômodas ou mesinhas laterais.

2. Brincando com contrastes

Foto: Reprodução / Renata Cáfaro

Um modelo escuro fica ainda mais belo ao ser utilizado em uma parede com cores claras. Aqui, a cabeceira na cor preta ganha ainda a companhia de uma prateleira branca, ideal para acomodar os quadros.

3. Em harmonia com o restante da decoração

Foto: Reprodução / Meet Arquitetura

Como a cama foi posicionada junto a uma parede que utiliza revestimentos no estilo marmorizado em tons de cinza, nada melhor do que garantir que a cabeceira siga a paleta de cores.

4. Cabeceira ou painel?

Foto: Reprodução / A1 Arquitetura

Aqui a cabeceira, na realidade, consiste em um painel de madeira que cobre toda a parede, agrupando os diferentes móveis utilizados para compor o visual ao redor da cama.

5. Com recortes especiais

Foto: Reprodução / Bianka Mugnatto

Se o modelo de cabeceira escolhido for elaborado com o auxílio de marcenaria personalizada, é possível incluir recortes estratégicos para valorizar o móvel e garantir lugar para elementos decorativos.

6. Como um móvel único

Foto: Reprodução / Katia Llaneli

Nesta opção, o painel de madeira utilizado para compor a cabeceira e abrigar a cama ainda é composto por dois criados-mudos, sendo fixado na parede.

7. Como uma opção multifuncional

Foto: Reprodução / SP Estudio

Além de incrementar o visual do quarto e garantir um belo contraste com a parede branca, esta cabeceira cinza ainda recebe a companhia de criados-mudos embutidos e ganha a função de prateleira para quadros.

8. Confortável e com visual requintado

Foto: Reprodução / Roberta Devisate

Modelo clássico de cabeceira, essa peça possui presença imponente no quarto. Com estofamento, garante mais conforto para os longos momentos recostado na cama, perfeito para uma leitura antes do sono.

9. Seguindo a paleta escolhida para a decoração

Foto: Reprodução / Espaço do Traço

A decoração do quarto deve ser bela e reconfortante, propiciando bons momentos de relaxamento. Para isso, uma paleta de cores e tons de bege pode ser a escolha certeira para este espaço.

10. Conforto em primeiro lugar

Foto: Reprodução / Semerene Arquitetura

Quem busca uma opção confortável para este elemento deve apostar nos modelos estofados. Juntamente com travesseiros e almofadas, a cabeceira estofada é capaz de garantir bons momentos de relaxamento.

11. Que tal um modelo retrô?

Foto: Reprodução / Leiza Veiga

Muito utilizadas nas décadas passadas, as opções em ferro ornamentado estão se popularizando novamente. Ideal para um visual retrô ou mais romântico.

12. Contando com iluminação embutida

Foto: Reprodução / Conseil Arquitetura

Não é segredo que um bom projeto de iluminação é capaz de deixar qualquer decoração ainda mais bela. Quando utilizado em conjunto a móveis, garante maior destaque, além de garantir um visual mais intimista.

13. Visual sóbrio com prateleira em madeira

Foto: Reprodução / Maurício Karam

Para um quarto sóbrio, a boa pedida é investir em cores escuras e elementos elegantes, como a cabeceira em madeira com tom caramelo e a cadeira com design diferenciado.

14. Muito bem acompanhada

Foto: Reprodução / Juliana Lahóz

Enquanto a cabeceira possui tamanho discreto, em madeira pintada de preto, um lindo e elegante painel com figura de flor acompanha, formando um conjunto cheio de estilo.

15. Formando um conjunto com a cama

Foto: Reprodução / Consuelo Jorge

Aqui, tanto a estrutura da cama quanto a cabeceira foram elaboradas na mesma cor e material, garantindo um conjunto de muito charme para receber o leito.

16. Simulando madeira trabalhada

Foto: Reprodução / Infinity Spaces

Apesar de ser composto por estofamento, a padronagem escolhida garante um visual semelhante ao encontrado em vigas de madeira, com seus desenhos naturais e encaixe perfeito.

17. Com tamanho discreto, fixa na parede

Foto: Reprodução / Pascali Semerdjian Arquitetos

Com tamanho reduzido, esta cabeceira possui as medidas ideais para receber a cama de casal. Fixada na parede, garante a facilidade na hora da limpeza ao redor do leito.

18. Uma decoração em preto e branco

Foto: Reprodução / Filipe Ramos

Novamente a opção de cabeceira escolhida é fixa na parede. Na cor preta, mantém o tom da decoração do quarto, contando poucos toques de cor.

19. Modelo simples, em madeira

Foto: Reprodução / Tikkanen Arquitetura

Opção sem muitos detalhes, esta cabeceira consiste em uma folha de madeira com recorte estratégico. Fixa na cama, garante a sensação de unidade ao leito.

20. Com estofamento em tecido cinza

Foto: Reprodução / LUSW

Tom popular, esta cabeceira fixa garante um visual ainda mais belo por possuir extensão generosa, recobrindo metade da parede em que foi posicionada.

21. Visual minimalista para um quarto contemporâneo

Foto: Reprodução / SP Estudio

Englobando os criados-mudos dos dois lados da cama, esta cabeceira possui visual discreto, mas muito estilo para compor a decoração do quarto.

22. Um ambiente cheio de requinte

Foto: Reprodução / Anna Parisi

Fabricada no tamanho ideal para receber a cama e recobrir a parede, esta cabeceira com estofamento em azul marinho ainda ganha a companhia de um amplo espelho em tom champanhe.

23. Exaltando toda a beleza da madeira em seu tom natural

Foto: Reprodução / Sp Estudio

Elaborada com uma placa de madeira do tamanho exato para recobrir a parede que receberá a cama, esta opção se destaca pelo visual de madeira natural, com os veios originais do material.

24. Um clássico atemporal

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

Cheia de estilo, esta cabeceira com formato clássico demonstra que é capaz de incrementar o visual de qualquer quarto, se tornando um item atemporal de decoração. Destaque para a combinação de tons claros e dourado.

25. Opção estofada, com visual renovado

Foto: Reprodução / Karen Pisacane

Ao adicionar curvas suaves em sua extremidade, esta cabeceira ganha visual mais delicado, fugindo dos padrões retangulares.

26. Vale combiná-la com outros itens do ambiente

Foto: Reprodução / Quattrino Arquitetura

Para garantir um visual harmônico, a dica é utilizar objetos decorativos como quadros ou almofadas com o mesmo tom da cabeceira, deixando a decoração impecável.

27. Opte por um tom vibrante

Foto: Reprodução / Bianchi e Lima Arquitetura

Visando dar destaque à peça, vale escolher um tom cheio de charme e vivacidade para decorar a cabeceira. A opção pode estar de acordo com a paleta escolhida ou destacar-se em meio às outras cores.

28. Para os mais ousados, estampas marcantes

Foto: Reprodução / Daniel Kalil

Uma boa opção para quem deseja uma cabeceira com visual arrasador é apostar em padronagens extravagantes e cheias de estilo. Aqui a cabeceira vai do chão ao teto, incrementando a decoração.

29. Que tal um formato cheio de curvas?

Foto: Reproduçãao / Angela Chinasso

Se feita sob medida, é possível contar com uma cabeceira com formato diferenciado e cheia de estilo. Com curvas, esta opção ganhou estofamento em couro.

30. Cobrindo toda a parede

Foto: Reprodução / Brunete Fraccaroli

Elaborada em forma de painel com quadrados em tons de cinza, esta cabeceira abriga a cama com muito requinte e sofisticação.

31. Um dos modelos mais populares

Foto: Reprodução / Sandra Moura

Feita em capitonê, este modelo de cabeceira possui fãs em todo o mundo. Em harmonia com a decoração, ainda divide a parede com amplo espelho.

32. Possuindo recortes e espelhos

Foto: Reprodução / Greice Albuquerque

Elaborada em madeira, esta cabeceira possui recortes geométricos e espelhos em sua composição, ajudando a refletir e ampliar o quarto do casal.

33. Qualquer detalhe faz a diferença

Foto: Reprodução / Cilene Monteiro Lupi

Mais uma opção estofada, esta opção ganha ainda mais charme ao receber pequenas taxas em toda sua extensão, formando uma espécie de moldura para a cabeceira.

34. Em madeira e tons neutros

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte

Utilizando marcenaria personalizada, foi possível elaborar um cabeceira e criados-mudos com as mesmas cores e o mesmo material, garantindo um conjunto cheio de estilo.

35. Seriedade e descontração em uma só peça

Composta por pequenos pufes quadrados com cores diversas e dispostos por toda a parede, esta cabeceira consegue equilibrar as doses ideais de seriedade e descontração.

36. O marrom como cor em destaque

Foto: Reprodução / Zaav Arquitetura

Tom ideal para um ambiente acolhedor, o marrom figura diversos lugares neste quarto: na cabeceira, na roupa de cama eleita, no revestimento do piso e no painel fixado na parede.

37. Um modelo simples, sem muitos detalhes

Foto: Reprodução / Renato Teles Arquitetura

Opção ideal para quem deseja uma cabeceira discreta, aqui o design minimalista deste elemento garante que a obra de arte fixada na parede ganhe todo o destaque.

38. Um pouco de brilho para a decoração

Foto: Reprodução / Fernanda Mancini

Possuindo tons sóbrios, a decoração do quarto ganha vivacidade ao receber uma cabeceira com acabamento brilhoso.

39. Mais simples, impossível

Foto: Reprodução / Marília Veiga

Uma ótima alternativa para improvisar uma cabeceira de última hora, esta opção cheia de estilo consiste em uma placa de madeira fixada à parede.

40. Destacando-se sobre a parede em madeira

Foto: Reprodução / GF Projetos

Aqui, a parede que recebe a cama ganha um painel em madeira clara que garante charme especial ao quarto. Encostado à ele, a cabeceira em tom cinza claro ganha destaque.

41. Cabeceira ou criado-mudo?

Foto: Reprodução / Oliveira Arquitetura

Possuindo design diferenciado, esta cabeceira conta com uma mini prateleira retrátil, conferindo papel de criado-mudo ao móvel.

42. Branco sempre é uma boa pedida

Foto: Reprodução / Serra Vaz Arquitetura

Opção ideal para um quarto com elementos decorativos de destaque, a cabeceira em cor branca mostra-se um curinga na decoração. Neste ambiente, garante o destaque para a parede de tijolos aparentes.

43. Modelo clássico, “abraçando” a cama

Foto: Reprodução / InHouse

Possuindo estrutura também em suas laterais, este modelo de cabeceira simula o efeito de um abraço no leito, deixando-o ainda mais aconchegante.

44. Tons escuros para um ambiente reconfortante

Foto: Reprodução / Carolina Ouro

A madeira escura confere sobriedade e beleza ao quarto, garantindo um clima acolhedor. Ideal para o descanso após um longo dia de trabalho.

45. A cabeceira como objeto decorativo

Foto: Reprodução / Condecorar

Neste espaço, além de acomodar a cama, a cabeceira estende-se por toda a parede, recebendo o criado-mudo e conferindo mais charme à decoração do ambiente.

46. Estofamento por todos os cantos

Foto: Reprodução / Patricia Bergantin

Aqui, o modelo em placas estofadas forra a parede que recebe a cama. Distribuídas pelo ambiente, garantem uma cabeceira com visual marcante.

47. Modelo simples, pré-fabricado

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

Possuindo fácil acesso, esta opção de cabeceira estofada possui versões conforme os tamanhos padronizados de colchões, se tornando escolha fácil na hora de decorar o quarto.

48. Que tal uma cor ousada?

Foto: Reprodução / Urbano Studio

Tons vivos, como o vermelho ou o laranja, fogem do esperado quando se fala em cabeceiras. Adicionar uma cabeceira em tom vibrante garante personalidade e estilo ao quarto.

49. Em capitonê, com luzes dedicadas

Foto: Reprodução / Marcia Arcaro

Como a cabeceira possui extensão generosa, nada melhor do que adicionar foco de luz dedicado para destacar seus diferentes níveis e padronagem.

50. Feito um quebra-cabeças

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Outra opção em que a cabeceira preenche por completo a área que irá receber a cama, cobrindo a parede do chão ao teto, aqui o modelo escolhido se assemelha a um quebra-cabeças, com peças encaixadas.

51. Utilizando retroiluminação

Foto: Reprodução / Paula Müller

Outro belo exemplo de como a iluminação pode ser um coadjuvante da cabeceira na hora em decorar o quarto. Contando com fita de LED, garante a ambientação ideal para momentos de paz e tranquilidade.

52. Duo de cinza e preto

Foto: Reprodução / Marcelo Rosset

Enquanto sua parte central recebe a cama suspensa e conta com estofamento na cor cinza, suas extremidades foram confeccionadas em acabamento preto brilhante, acomodando os criados-mudos.

53. Que tal uma opção em veludo?

Foto: Reprodução / Karen Pisacane

Além de lindas, as cabeceiras de veludo ainda garantem conforto, ajudando a proteger de temperaturas mais baixas e conferindo mais charme à decoração.

54. Ganhando iluminação especial

Foto: Reprodução / Renata Cáfaro

Nesta opção, as arandelas em tom de cobre foram fixadas na própria cabeceira, garantindo a iluminação ideal para os ocupantes da cama.

55. Tom sobre tom

Foto: Reprodução / Anna Paula Moraes

Enquanto a roupa de cama escolhida aparece em cinza escuro, a cabeceira foi elaborada na cor cinza claro, ideal para ser um elemento de transição junto à parede branca.

56. Dupla de estilo: branco e cinza

Foto: Reprodução / Maíra Marchió

Novamente a paleta de cores que inclui a cor branca e a cor cinza entra em ação. Aqui, a parte central em contato direto com a cama ganha estofamento cinza, enquanto o restante permanece em madeira branca.

57. Que tal um visual rústico?

Aqui, tanto a cabeceira quanto os criados-mudos foram confeccionados em madeira reutilizada, garantindo mais personalidade e estilo ao quarto.

58. Vale apostar na sua cor favorita

Foto: Reprodução / Studio Elen Saravalli

Adicionar uma cabeceira colorida é uma ótima pedida para sair do comum e garantir que o quarto consiga transmitir a personalidade de seus donos.

59. Como uma extensão da prateleira

Foto: Reprodução / Infinity Spaces

Elaborada no mesmo material que a prateleira vazada, aqui a cabeceira aparece como um elemento de continuidade, garantindo um visual diferenciado ao móvel.

60. Acompanhada de molduras de filetes de madeira

Foto: Reprodução / Marcelo Rosset

Estendendo-se do chão ao teto, enquanto a parte central da cabeceira é elaborada com placas de madeira na cor branca, a peça ainda ganha a companhia de “molduras” feitas com filetes em madeira natural.

Elemento de destaque no quarto, a cabeceira pode ser a alternativa ideal para incrementar a decoração do quarto. Seja com um modelo diferenciado, em madeira, estofado ou em capitonê, escolher a cabeceira ideal pode garantir mais charme e personalidade ao ambiente.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS