Cabeceira estofada: aprenda a criar a sua própria peça

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Tiago Rocha Interiores

“Eu não consigo imaginar uma cama sem cabeceira”. É assim que o designer de interiores Jean de Just define a importância da peça em um dormitório. Além de definir o estilo da decoração, a cabeceira também é responsável principalmente por oferecer conforto ao morador, e quando este móvel é de material estofado, melhor ainda!

Segundo o profissional, a cabeceira além de dar direção à cama, apresenta uma sensação de aconchego e “veste” a parede ao leito. Ela é quem faz toda a diferença em um quarto. Há diversos modelos incríveis e variados que também ajudam a compor a decoração de forma harmoniosa, que vão desde propostas exclusivas, com formatos diferenciados e feitos sob medida, até mesmo os mais populares, como o famoso capitonê, que por ser um modelo versátil, atende bem todos os estilos, como o retrô, clássico, moderno, industrial e até o contemporâneo.

E se você gosta de ousar, o ideal é escolher uma peça que adicione mais cor à decoração. Na verdade, a combinação da cabeceira com a roupa de cama será o grande destaque do ambiente. Afinal de contas, a principal estrela de um dormitório, sem dúvidas, é a cama e seus componentes.

Como escolher a cabeceira ideal

De acordo com Jean, antes de adquirir uma cabeceira, é necessário estudar o tamanho da parede em que a cama ficará encostada. “A cabeceira deve se adaptar ao quarto, portanto, é importante checar o tamanho do pé direito, para que assim a peça não crie uma sensação de que o teto é mais baixo”.

A ilustração acima explica direitinho esta simples regra: uma parede estreita com o pé direito alto precisa de uma peça para destacar a sua largura, enquanto a parede larga com o pé direito baixo, algo que destaque a sua altura. Para paredes com largura e altura proporcional, vale instalar uma cabeceira que harmonize essas medidas.

Quais os revestimentos mais adequados

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

O tipo de estofado a ser escolhido depende muito da proposta que o morador deseja incluir na sua decoração. Quem busca mais praticidade, principalmente para manter a cabeceira limpa, deve apostar em materiais sintéticos, como o couro. Já quem deseja “aquecer” mais o ambiente, deve optar por um tecido suave ao toque. “Eu gosto muito de fazer cabeceiras com capitonê, revestidas com tecido liso e simples. Também gosto de desenhar cabeceiras com formas diferentes, brincar com os tecidos e criar peças gráficas. Eu sempre digo que a cabeceira é um espaço que você pode ousar na criatividade”, explica o designer.

Qual a forma certa de limpar

Foto: Reprodução / Andréa Buratto

O couro e o couro sintético são os mais fáceis de limpar, pois somente um pano úmido já é suficiente para higienizar a superfície. Cabeceiras revestidas com tecido devem ter uma manutenção mais delicada, como utilizar aspirador de pó ou uma escova de cerda macia no dia a dia, e pelo menos uma vez ao ano, realizar uma higienização mais profunda, com produtos específicos ou contratando empresas especializadas.

Adotar alguns cuidados específicos também é fundamental para manter a durabilidade da peça: “use travesseiros firmes, que evitem que você apoie a cabeça diretamente na cabeceira, evitando que assim o tecido suje com mais facilidade”, acrescenta o profissional. E claro, nunca use produtos que não são apropriados para a higienização de sua cabeceira.

135 projetos com cabeceiras estofadas para você se inspirar

Conheça algumas opções variadas de decoração com cabeceiras estofadas, para todos os tipos de tamanhos, ambientes e personalidades:

1. A cabeceira cria uma moldura na cama

Foto: Reprodução / Espaço do Traço Arquitetura

A peça estofada com acabamento de tachas (que, de longe, parecem pérolas) ficou ainda mais valorizada com a moldura branca de suas bordas, além de casar perfeitamente com a parede da mesma cor do tecido.

2. E valoriza ainda mais o ambiente

Foto: Reprodução / Leo Ciotta

Os espelhos que emolduraram esta cabeceira valorizou ainda mais a decoração do ambiente, aproveitando o reflexo da estampa da parede oposta para criar um efeito ainda mais elegante e sofisticado.

3. Além de adicionar muito mais conforto

Foto: Reprodução / Sandra Moura

O quarto ganhou maior amplitude com os espelhos dividindo a parede na mesma proporção que a cabeceira. E para não tirar a leveza da decoração, o estofado branco seguiu a mesma proposta da cartela de cores clean do ambiente.

4. A cabeceira também é responsável por dar mais personalidade à decoração

Foto: Reprodução / RSRG Arquitetos

A decoração rústica deste quarto recebeu um contraponto interessante da cabeceira de capitonê branca, que ficou ainda mais evidenciada pela cor vermelha da parede onde a peça foi instalada.

5. E você pode usar e abusar da criatividade quando escolher o seu modelo preferido

Foto: Reprodução / Roberta Devisate

A cabeceira alta com laterais fez jus à toda a magnitude da cama king size, um conjunto que recebeu grande destaque com a adição do papel de parede de arabescos adamascados. Uma composição clássica e aconchegante.

6. Como esta cabeceira estampada, que preencheu toda a linha da parede

Tecidos estampados deixam a decoração muito mais divertida e jovial, podendo ser combinada não só a paleta de cores escolhidas para o quarto, como também com a roupa de cama habitualmente utilizada.

7. Se preferir algo mais clean, escolha uma cor lisa e sóbria

Foto: Reprodução / RBP Arquitetura e Interiores

Para este quarto masculino, a cabeceira cinza foi instalada em toda a largura da parede, acompanhando as cores predominantes cinza, branco e preto, com nuances de marrom presente na madeira e couro das almofadas.

8. O espelho ajudou a criar um efeito de amplitude e profundidade

Foto: Reprodução / Marel – Grupo Factory

Se o espaço é pequeno, nada como utilizar velhos e bons truques a seu favor para criar uma sensação de amplitude: aqui o uso de espelhos na parede não pareceu aumentar a altura da parede, como também rebateu o lado oposto do ambiente, criando uma certa profundidade.

9. O capitonê é o modelo mais popular

Foto: Reprodução / Evolution Design

E pode ser encontrado em diversos formatos, cores e materiais. Este, por exemplo, tem a sua forma vertical, ocupando toda a altura da parede na linha da cama, e ainda ganhou dois painéis em cada lado, deixando a decoração totalmente personalizada.

10. Não é à toa, já que ele deixa o dormitório muito elegante

Foto: Reprodução / Espaço do Traço Arquitetura

As cortinas instaladas não só na lateral do quarto, como também atrás da cama, ofereceram leveza e claridade ao quarto. E por ocupar toda a largura da parede, os interruptores foram devidamente instalados na cabeceira, logo ao lado da cama.

11. O casamento perfeito entre a longa cabeceira e o papel de parede provençal

Foto: Reprodução / Cristiane Mansur Wiazowski

E para contemplar ainda mais esta composição, as arandelas instaladas acima da cabeceira destacaram a estampa do papel de parede, e ainda ofereceu a luz direta necessária para os moradores poderem ler e relaxar sem grandes esforços.

12. Combinada à marcenaria sob medida

Foto: Reprodução / Serra Vaz Arquitetura

O dormitório com metragem limitada teve o seu espaço otimizado com a adição de móveis planejados por toda a extensão das paredes. Perceba que os espelhos nas laterais foram feitos sob medida para acomodar a cabeceira com perfeição.

13. Para camas no canto do quarto, a peça em formato L é primordial

Foto: Reprodução / Raduan Arquitetura

Este é o efeito ideal para quem deseja também criar um ambiente de estar no dormitório, como neste quarto infantil, onde a pequena moradora recebe suas amiguinhas para brincar, e mesmo sendo pequeno, consegue acomodar todo mundo com conforto.

14. Muito amor por estofados de couro castanho

Foto: Reprodução / RSRG Arquitetos

A cabeceira de couro certamente é o grande destaque deste quarto de casal, que além de ser instalada em toda a largura da parede, ainda acomodou os criados-mudos suspensos com muita classe.

15. Tecidos acetinados deixam o ambiente mais refinado

Foto: Reprodução / Joana & Manoela

Para este projeto, a cabeceira de capitonê acetinada seguiu a largura total da parede, acompanhando a linha dos nichos e também a parte inferior do armário suspenso, logo ali na lateral.

16. Duas camas para uma única cabeceira

Foto: Reprodução / Alegrías y Jabones de Coco

O quarto dividido por dois irmãos ganhou uma cabeceira única para os dois leitos. Seu tamanho permitiu que as duas camas ficassem dispostas uma ao lado da outra e separada por uma pequena prateleira suspensa.

17. Ou duas cabeceiras para um único quarto

Foto: Reprodução / Fabricio Roncca

Quando um único quarto é dividido em dois ambientes para garantir a privacidade de suas moradoras, o ideal é executar um projeto que ofereça conforto à ambas: apesar de serem diferentes, as cabeceiras de cada uma atenderam bem esta proposta.

18. A extensa peça emoldurou também os criados-mudos

Este dormitório ganhou três cabeceiras de tamanhos iguais para ocupar toda a largura da parede, valorizando não só o grande espaço do ambiente, como também o papel de parede de listras suaves.

19. Do teto ao chão

Foto: Reprodução / Kali Arquitetura

A base de madeira da cabeceira preencheu a altura da parede, e ainda seguiu rente ao teto, parecendo uma sanca rebaixada. Já a linha da cama foi delimitada pela parte estofada da peça.

20. Apostas requintadas deixaram o dormitório mais majestoso

Foto: Reprodução / Gabriela Herde

Cabeceiras com formatos diferenciados quebram toda a simplicidade e criam composições com muito mais personalidade, como neste projeto, que ficou super charmoso com este toque retrô colonial na decoração.

21. Cores sóbrias para o estilo contemporâneo

Foto: Reprodução / GF Projetos

Quem não curte muito ousar, ou que enjoa facilmente de cores marcantes, pode e deve adotar soluções mais práticas para mudanças sutis, como adotar uma cartela de tons sóbrios em destaque, e deixar para colorir com adornos pequenos, como as almofadas.

22. Se deseja deixar o quarto mais aquecido, aposte em um estofado aveludado

Foto: Reprodução / BY Arq&Design

Além de muito elegante, a sua textura permite uma maior proteção em dias mais frios, e também inclui um certo volume à composição. Neste quarto, o tecido marrom combinou perfeitamente com a roupa de cama azul marinho.

23. Aqui os tons da cabeceira e do papel de parede foram devidamente combinados

Foto: Reprodução / RSRG Arquitetos

… e as cores foram incluídas nos objetos decorativos, como quadros, almofadas e adornos. Um quarto super feminino que contou com estampas delicadas e tons que passeiam entre o suave e impactante.

24. O grande ponto de destaque do cômodo

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

Discorrendo ainda sobre as cores, o quartinho branco deixou de ser minimalista e passou a ser divertido e inspirador com a adição de tons impactantes. A poltrona amarela produziu um casamento perfeito com o azul royal da cabeceira.

25. Duas soluções em um só projeto

Foto: Reprodução / Máira Ritter

Além do painel de tecido cinza disposto em toda a altura da parede, seguindo a linha da cama, uma cabeceira mais baixa e em um tom mais claro foi incluída no projeto, seguindo o estilo moderno da decoração.

26. Aqui, a arandela foi instalada na própria peça

Foto: Reprodução / GhiorziTavares Arquitetura

Arandelas podem ser devidamente instaladas na superfície da cabeceira, assim como tomadas e interruptores, principalmente se elas ocupam toda a extensão da parede. Uma solução bem prática e funcional.

27. Em outros casos, ela pode criar uma limitação entre os móveis

Foto: Reprodução / Érica Salguero

Para o quarto com pé direito baixo e parede larga, a peça instalada até o teto permitiu que o espaço fosse mais valorizado, assim como a dica profissional dada no início do post. Perceba como o efeito desta proposta fica incrível!

28. Veja como uma cabeceira estofada dá um efeito super aconchegante ao espaço

Foto: Reprodução / Raduan Arquitetura

Um quarto deve sempre ser aconchegante, independentemente do estilo da decoração proposta. E é justamente essa sensação que a cabeceira estofada inclui no ambiente, com muita sutileza.

29. Para o quarto do casal, foram usadas peças avulsas que se encaixam, formando uma só

Foto: Reprodução / Marilia Veiga

… e feitas sob medida para o espaço em que elas foram instaladas. E para criar uma leveza maior ao espaço, a cabeceira seguiu a mesma cor clara do criado-mudo, para contrapor ao azul escuro da parede.

30. Neste também, porém as peças dividiram espaço com um espelho

Foto: Reprodução / Luciana Holanda

Um quarto com cama box pede por uma cabeceira bem estilosa, pois é ela que incluirá uma identidade específica ao ambiente. Além do mais, não é nada confortável dormir com a cabeça próxima à parede fria, né?

31. Cores clarinhas para o dormitório minimalista

Mesmo com a cama baixa, a cabeceira estofada se fez necessária neste dormitório simples: o casal encontrou o conforto merecido por seu material suave e também pela iluminação baixa incluída com a instalação dos pendentes.

32. Dividindo as atenções com o painel de madeira

Foto: Reprodução / SA Engenharia e Arquitetura

Para o quarto tradicional, a cabeceira quadrada contrapôs a altura do painel de madeira baixo, instalado para receber as arandelas acima do criado-mudo, e também os interruptores e tomadas.

33. Cômodos espaçosos oferecem grandes possibilidades

Foto: Reprodução / RSRG Arquitetos

Como esta cabeceira gigantesca, que ocupou praticamente toda a extensão da parede, do teto ao chão, até alcançar a janela. Perceba que a escolha de uma cor clara não escureceu o ambiente, e colaborou para rebater a iluminação natural.

34. Papel de parede listrado para harmonizar com a cartela de cores

Foto: Reprodução / Clarice Semerene

Nesta composição, a mesma cor foi utilizada na parede e também na cabeceira, que foram acompanhadas pelo mesmo tom no cimento queimado aplicado na parede da janela. Uma homogeneidade estilosa e super conceitual.

35. Rente ao gesso rebaixado

Foto: Reprodução / Raduan Arquitetura

O legal de ter uma cama box é exatamente esta liberdade que você terá para procurar a cabeceira dos seus sonhos, ou mandar confeccionar na medida certa para o seu espaço, deixando o seu projeto de decoração ainda mais personalizado.

36. Um toque turquesa para um ambiente todo branco

Foto: Reprodução / Elen Saravalli

Outra solução infalível para adicionar mais cor à um ambiente clean é apostar em uma cor marcante para a sua cabeceira estofada. Veja como o azul Tiffany deu um toque feminino e delicado à este quarto!

37. Uma linha estofada na altura dos travesseiros

Foto: Reprodução / Ofício da Arte

A cabeceira incluída na marcenaria do dormitório permitiu que os criados-mudos suspensos fossem confeccionados com o mesmo material da moldura da peça, e ainda ganhou um maior destaque com a fita de led instalada rente a borda.

38. A estampa escolhida deixou a decoração muito mais feminina

Foto: Reprodução / Fernanda Duarte

E por ser o grande destaque do ambiente, não precisou de mais nada para compor a decoração do quarto. Dessa forma, a estampa não fez com que o quarto pequeno parecesse menor.

39. Painel x papel de parede x cabeceira

Foto: Reprodução / Deborah Basso

Use a sua criatividade para compor uma decoração carregada de personalidade, sempre pensando em soluções que favoreçam o ambiente, tanto em relação ao seu espaço, como também um resultado agradável aos olhos.

40. Um verdadeiro aposento de rainha!

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

Os detalhes dourados da cabeceira capitonê e também do gaveteiro entraram em perfeita harmonia com as cores cleans utilizadas nesta decoração clássica e com um toque retrô.

41. Uma fita de led instalada atrás dos móveis faz toda a diferença

Foto: Reprodução / Albert Arquitetura

E aqui elas foram utilizadas não só atrás da cabeceira, como também logo abaixo do nicho. Dessa forma, a estampa do papel de parede até pareceu estar em alto relevo, e o contorno dos móveis foram delicadamente ressaltados.

42. … e uma bela luz focada, instalada na sanca, também!

Foto: Reprodução / Fazendo de Coração

A luz direta oferece ainda mais conforto ao espaço, além de destacar a decoração com mais personalidade. Neste projeto, este recurso deixou a cabeceira e os painéis laterais ainda mais em evidência.

43. Peças de cores sortidas, encaixadas como Tetris

Foto: Reprodução / Round Square Arquitetura

Esta opção além de ser diferenciada, ainda é uma ótima inspiração para quem gosta de botar a mão na massa e produzir a sua própria decoração, pois precisaria somente de algumas placas de madeira, espuma e tecidos de cores sortidas para confeccioná-la.

44. Na dúvida entre uma cabeceira grande ou pequena?

Foto: Reprodução / David Guerra

… fique com as duas! Para a grande metragem, o projeto recebeu um grande painel estofado do teto ao chão, seguindo a mesma cor predominante da decoração, enquanto a cabeceira menor branca quebrou a homogeneidade dos tons terrosos.

45. Tudo branquinho, com um leve toque de lilás

Foto: Reprodução / Sala de Arquitetura

Para que a decoração do quarto de menina acompanhe o crescimento da pequena moradora, sem exigir grandes reformas futuras, invista em uma mobília neutra, que possa agradá-la em qualquer fase da vida. A escolha de uma cabeceira branca, por exemplo, é infalível!

46. A cabeceira suspensa é uma adição de modernidade ao projeto

Foto: Reprodução / Claudia Albertini

Esta decoração contemporânea contou não só com uma cabeceira estilizada, feita sob medida e com nichos laterais, como também algumas outras propostas incluíndo texturas macias, como as almofadas e o pelego.

47. Preenchendo toda a largura da parede

Foto: Reprodução / Tamara Vieira

Para seguir o conceito tradicional deste ambiente, a cabeceira casada ao espelho na mesma parede novamente foi utilizada, mas desta vez para aconchegar uma cama modelo baixo. A marcenaria ainda conta com uma espécie de prateleira na parte inferior do móvel, valorizando ainda mais o pé direito do cômodo.

48. As luzes evidenciaram também a texturização da parede

Foto: Reprodução / Evviva

E o efeito 3D criado por este truque é fantástico! Tudo isso ajudou a adicionar mais vida à cartela de cores homogênea, e ainda criou mais volume à cabeceira bege.

49. O couro escuro é um charme a mais na composição

Foto: Reprodução / Jordana Fraga

E perfeito para uma composição unissex do quarto de casal. O couro além de ser um material super fácil de limpar e com boa durabilidade, ainda deixa a decoração com um ar mais maduro e formal.

50. Uma escolha delicada para o quarto feminino

Foto: Reprodução / Cris Renaux

Veja como a cabeceira deste quarto de solteira deixou a decoração muito mais nobre e delicada, por conta do seu acabamento feito de tachinhas. A colcha de tricô e a parede pintada de salmão completaram a feminilidade do cômodo.

Veja mais inspirações de projetos com cabeceiras estofadas

Os projetos a seguir apresentam peças super versáteis e atemporais, que cabem em qualquer estilo de decoração:

51. O preto e o cinza são as cores de destaque neste ambiente

Foto: Reprodução / Ronaldo Rizzutti

52. Cabeceira dupla para o espaço das meninas

Foto: Reprodução / D Arquitetura e Urbanismo

53. Texturas sofisticadas e elegantes para compor a decoração

Foto: Reprodução / Gustavo Martins

54. A cama king size ganhou uma moldura a sua altura

Foto: Reprodução / Tiago Rocha Interiores

55. Um toque industrial para o quarto do casal

Foto: Reprodução / Tiago Rocha Interiores

56. Para tons neutros, uma textura vai bem

Foto: Reprodução / Carmen Romanillos

57. Cabeceira vermelha na parede de tijolinhos brancos

Foto: Reprodução / Andrea Murao

58. O estofado branco trouxe equilíbrio às estampas e volumes

Foto: Reprodução / Carla Sampaio

59. Estampa floral combinada ao couro marrom

Foto: Reprodução / All Decor

60. Delicada como a cor turquesa

Foto: Reprodução / Viviane Fortes

61. Um projeto literalmente gigantesco!

Foto: Reprodução / Paquito Franco Lopes

62. Formato diferenciado e divertido

Foto: Reprodução / Idealiza Arquitetura

63. Quando as escolhas são tão aconchegantes que fica difícil levantar da cama

Foto: Reprodução / MSanches Interiores

64. Cabeceira suspensa estofada em couro

Foto: Reprodução / Claudia Albertini

65. O modelo preso à parede seguiu a mesma linha do quadro

Foto: Reprodução / Deborah Basso

66. Para dar ainda mais conforto, o tapete da mesma cor foi adicionado

Foto: Reprodução / Samara Barbosa

67. Quem disse que o berço também não pode ganhar uma cabeceira?

Foto: Reprodução / Janaina Macedo Interiores

68. Para opções mais altas, dá até para abusar da altura do abajur

Foto: Reprodução / Renata Favero

69. A predominância do preto cria uma atmosfera mais elegante ao ambiente

Foto: Reprodução / Atelier di Spera

70. As colunas laterais contornando a cabeceira deixaram tudo mais moderno

Foto: Reprodução / Luciana Valladares

71. A peça com detalhes dourados é clássico e dá um ar colonial a decoração

Foto: Reprodução / Alexandre Milhomem

72. E se os móveis seguirem o mesmo estilo, melhor ainda!

Foto: Reprodução / Silvia Heringer

73. Combinando com as almofadinhas e com a cortina

Foto: Reprodução / Ana Luisa Previde

74. Modelos quadrados e de tons neutros são perfeitos para decorações tradicionais

Foto: Reprodução / Braccini + Lima Arquitetura

75. O couro branco esbanjando charme no dormitório clássico

Foto: Reprodução / Roberta Devisate

76. Você já viu como uma cabeceira com moldura fica um arraso?

Foto: Reprodução / Mauricio Karam

77. O capitonê temperando o espaço com romantismo

Foto: Reprodução / Marcia Arcaro

78. Adicionando mais cor no ambiente composto por referências góticas

Foto: Reprodução / All Decor

79. Cabeceira suspensa com iluminação de led

Foto: Reprodução / Claudia Albertini

80. Modelo em formato L acompanhando a linha do criado-mudo

Foto: Reprodução / Samira Jarouche

81. A textura macia do estofado deixou a composição muito mais leve

Foto: Reprodução / Zark Studio Lab

82. Cartela de cores tom sobre tom

Foto: Reprodução / Deborah Basso

83. Cabeceira estofada com armação de madeira

Foto: Reprodução / Alexandre Milhomem

84. Projeto com dois níveis diferentes, destacados pela iluminação planejada

Foto: Reprodução / Samara Barbosa

85. Escolhas simples, mas sem deixar o conforto de lado

Foto: Reprodução / Fabricio Cardoso

86. Acoplada à marcenaria da cama

Foto: Reprodução / Fernando Piva

87. Para camas que são instaladas abaixo da janela, o ideal é escolher uma opção baixa

Foto: Reprodução / Bianchi & Lima Arquitetura

88. Estampas e texturas harmoniosas e modernas

Foto: Reprodução / Iara Kilaris

89. Estendendo-se ao longo da parede e também no teto

Foto: Reprodução / Ana Luisa {Previde

90. Somente a linha da cama ganhou um acabamento estofado colorido

Foto: Reprodução / Elen Saravalli

91. Cartela de tons de cinza com nuances de bege

Foto: Reprodução / Manoela Lustosa

92. Um projeto de marcenaria cheio de estilo

Foto: Reprodução / Studio Novak

93. A ampla cabeceira contornou toda a região do leito

Foto: Reprodução / Gigi Guzzo

94. O painel marmorizado deu mais personalidade à composição

Foto: Reprodução / Manarelli Guimarães Arquitetos

95. Delicada como todos os itens deste quarto de menina

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

96. No perfeito estilo parisiense

Foto: Reprodução / Samira Jarouche

97. Estofado rosa quartzo para acompanhar toda a graciosidade da decoração

Foto: Reprodução / Patricia Martinez

98. Para dar um toque refinado, um estofado perolado

Foto: Reprodução / Lorrayne Zucolotto

99. E para um resultado ousado, aposte no vermelho

Foto: Reprodução / Mantovani e Rita

100. Alguns modelos com capitonê são perfeitos para quem busca o estilo retrô

Foto: Reprodução / Alexandre Milhoem

101. Ou temperar com um charminho aquela decoração moderna

Foto: Reprodução / Paulinho Peres

102. E também deixar o quarto da menina com cara de recanto da princesa

Foto: Reprodução / Willian Matias

103. Ou a suíte principal ainda mais requintada

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

104. Marrom e bege para não ter erro

Foto: Reprodução / Vanja Maia

105. As cores claras trazem uma leveza maior à decoração

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

106. Como neste projeto, em que o branco deu um contraste incrível ao piso escuro

Foto: Reprodução / Antônio & Mário

107. A cabeceira marrom ornou com a marcenaria dos espelhos

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

108. O estilo colonial do capitonê combinado às cortinas de voil

Foto: Reprodução / Samara Barbosa

109. Cabeceira suspensa com efeito geométrico

Foto: Reprodução / Claudia Albertini

110. Os dois blocos instalados na cama de casal também servem individualmente para a cama de solteiro

Foto: Reprodução / Sandro Clemes

111. O painel de madeira branca criou um vão entre a cortina e a cabeceira baixa

Foto: Reprodução / Sartori Design

112. Inclua uma roupa de cama que combine com o estofado

Foto: Reprodução / Ila Rosete

113. Uma estampa rústica para quebrar o minimalismo

Foto: Reprodução / Priscila Koch

114. Quadros acima da cabeceira vão deixar o quarto um luxo!

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

115. A cor branca é ideal para quem busca um toque delicado na decoração

Foto: Reprodução / Sartori Design

116. Tecidos acetinados e lisos são super modernos e estilosos

Foto: Reprodução / Érica Salguero

117. O painel não precisa ser necessariamente do mesmo tamanho da cabeceira

Foto: Reprodução / SA Engenharia e Arquitetura

118. Um acabamento mais caprichado deixa tudo mais refinado

Foto: Reprodução / Zize Zink Arquitetura

119. Não tem como errar com a cabeceira de couro

Foto: Reprodução / Decore Planejados Idélli

120. Capriche na mobília em volta da cama

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

121. E também nas cores, para representar bem a sua personalidade

Foto: Reprodução / Manarelli Guimarães Arquitetos

122. … e também o seu estilo e gosto pessoal

Foto: Reprodução / Paula Magnani

123. A cabeceira ganhou uma prateleira para o cantinho do bebê

Foto: Reprodução / Luciana Holanda

124. Parede revestida com madeira, espelho e, claro, a cabeceira estofada

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

125. Uma cor sóbria para o papel de parede listrado

Foto: Reprodução / Samara Barbosa

126. Contornada com madeira

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

127. A combinação do branco com o painel atendeu a proposta contemporânea do ambiente

Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris

128. Capitonê x estampa animal print

Foto: Reprodução / Daniana Capuci

129. Cores neutras para o quarto feminino

Foto: Reprodução / Deborah Basso

130. As listras verticais colaboraram para alongar o pé direito do quarto

Foto: Reprodução / Rodrigo Fonseca

131. Luminárias instaladas em cada ponta da cabeceira

Foto: Reprodução / Krakowiak & Tavares Arquitetura

133. Quando até o lustre combina com a cabeceira

Foto: Reprodução / Alexandre Milhomem

134. Aquele dormitório estilizado com um toque de glamour

Foto: Reprodução / Silvia Heringer

135. Um verde para harmonizar com a parede estampada

Foto: Reprodução / Tiago Rocha Interiores

Aprenda a fazer a sua própria cabeceira

Se a ideia é economizar e produzir a sua própria cabeceira, abaixo você encontrará tutoriais que ensinam de modo prático a execução de alguns modelos super bacanas, e o melhor, sem precisar investir muito:

Cabeceira de capitonê

Com este tutorial você vai aprender a fazer uma cabeceira de capitonê utilizando materiais simples, como chapa de madeira, tecido tipo suede, acrilon e tachinhas.

Cabeceira em placas

Sabe aquelas cabeceiras incríveis que você viu ocupando toda a largura da parede em alguns projetos da lista acima? Neste vídeo, você aprenderá a fazer uma peça igualzinha, utilizando várias placas, espuma e tecido.

Cabeceira emoldurada

Neste projeto, tampinhas de garrafa aparecem como os botons da cabeceira. Assista e veja a facilidade de produzir a peça sem muito custo e nem sujeira!

Do teto ao chão

Com papelão Paraná, espuma, cola de contato e tecido você pode fazer a maior cabeceira dessa lista. E é bem simples e barato. Uma cabeceira bem bonita, que muda completamente o quarto e que cabe no bolso!

Depois de conhecer projetos inspiradores e tutoriais que comprovam que não precisa gastar muito para ter uma peça linda e confortável, só fica sem cabeceira quem quiser!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS