Dicas profissionais para cultivar o cacto-amendoim no seu jardim

Márcia


Atualizado em 29.09.23

O cacto-amendoim, ou Echinopsis chamaecereus, é um cacto pendente com grande valor ornamental. A espécie possui flores vermelhas e seus ramos podem chegar a até 30 cm de comprimento. A variedade também é de fácil cultivo, ideal para decorar jardins. Ficou curioso? Então, confira os principais cuidados para ter a espécie em casa, de acordo com a Youtuber e especialista em plantas Ana Paula Lino.

Índice do conteúdo:

Como cuidar do cacto-amendoim

Nativo da Argentina, o cacto-amendoim é um dos poucos tipos de cactos pendentes da natureza. Devido a essa característica, ele é ideal para o cultivo em vasos suspensos e está cada vez mais presente na decoração de jardins. A seguir, confira curiosidades e dicas para cultivá-lo, segundo a especialista em plantas Ana Paula Lino.

1. Irrigação

Foto de cacto amendoim 2 - 1

Juraci Suassuna

Publicidade

Os cactos são nativos de regiões áridas e por isso não toleram o excesso de água. Faça a irrigação somente quando o substrato estiver seco. Durante os meses do inverno, Lino ressalta que as regas também devem diminuir.

2. Solo ideal

A espécie gosta de solos bem drenáveis para evitar o encharcamento de suas raízes. Segundo a especialista, o substrato ideal para a planta deve conter uma parte de terra vegetal, uma parte de areia grossa de construção, e uma parte de esterco de gado curtido.

3. Adubação

Por ser resistente, o cacto-amendoim não necessita de adubações frequentes. Segundo Ana Paula, os fertilizantes são bem-vindos no momento do plantio. Após esse período, a aplicação pode ser feita 2 vezes por ano.

4. Luminosidade

O cacto-amendoim aprecia ambientes de sol pleno, mas também suporta a meia-sombra. De acordo com a especialista, em locais de iluminação direta, o seu caule apresenta uma coloração mais avermelhada, enquanto que sob a sombra, ele exibe uma tonalidade mais verde.

Publicidade

5. Como fazer mudas

As mudas podem ser feitas pelo método da estaquia, ou seja, a partir do caule da planta. O enraizamento ocorre com facilidade, já nos primeiros dias depois do plantio. Para ter sucesso no cultivo, coloque as novas mudas em um substrato de boa qualidade e regule a frequência da irrigação.

6. Floração

O cacto-amendoim precisa do sol para crescer e, principalmente, florescer. Segundo Ana Paula, para ter flores grandes e vistosas, ele necessita de 6h de sol direto por dia, e também atingir a fase adulta. As suas flores costumam surgir nos meses da primavera e verão, entre novembro e fevereiro.

7. Como evitar que o cacto-amendoim fique murcho

Em alguns casos, o cacto-amendoim apresenta caules mais murchos. De acordo com a especialista, a causa pode ser o excesso ou a falta de irrigação. Para evitar o problema, basta reduzir a umidade do solo e fazer a irrigação de forma espaçada, apenas quando o substrato estiver completamente seco.

Por fim, uma curiosidade é que o cacto-amendoim leva esse nome devido ao formato de seu caule, que é robusto a se assemelha a pequenos amendoins. A característica é ainda mais marcante quando a planta é jovem, e possui uma grande quantidade de ramificações.

Saiba mais sobre o cacto-amendoim

Além das dicas da especialista, veja também mais orientações certeiras para você cultivar o seu cacto-amendoim. Nos vídeos a seguir, você vai acompanhar mais curiosidades sobre ele e como deixá-lo ainda mais bonito em seu jardim:

Publicidade

Mais dicas de como cuidar do cacto-amendoim

Neste vídeo, a bióloga Valesca traz mais dicas e cuidados que irão te ajudar no cultivo do cacto-amendoim. No vlog, ela fala sobre a irrigação, local de plantio ideal e adubação. Vale a pena assistir, pois ela também compartilha informações para estimular a floração do cacto.

Como plantar o cacto-amendoim

Aqui, a youtuber Marisol ensina o passo a passo de como plantar o cacto-amendoim corretamente. No vídeo, ela ensina como fazer o sistema ideal de drenagem para o vaso, e também escolher o melhor substrato para a planta. O ponto alto do vídeo são as dicas de cultivo após o plantio, que também são essenciais para a nova muda crescer saudável.

Como fazer o cacto florescer mais rápido

As flores do cacto-amendoim são o principal charme da espécie, então nada melhor do que saber como estimulá-las, não é? Aqui, o engenheiro-agrônomo Gaspar Yamasaki compartilha orientações práticas para garantir a floração dos cactos em geral. No vlog, o especialista fala sobre a importância do sol no cultivo, e todos os cuidados adequados.

O cacto-amendoim certamente não passará despercebido em sua decoração. Para deixar a sua casa ainda mais alegre e bonita, cultive também a suculenta cacto-estrela. Afinal, ela também tem flores exóticas e é ideal para o cultivo em vasos suspensos!

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments