Cadeiras de acrílico trazem charme e modernidade para sua casa

Escrito por Priscila Horvat

Foto: Reprodução / Dablio Festas

Continua após o anúncio



A cadeira de acrílico é uma peça entre as queridinhas dos arquitetos e decoradores. Sua transparência ajuda a criar a sensação de espaço livre, traz leveza e fluidez – o que faz com que elas sejam muito adequadas a espaços pequenos. Entretanto, isso não impede seu uso em grandes espaços. De acordo com as arquitetas Camila Musette e Graziela Naldi, nesse caso, elas podem ser aliadas a outros móveis para compor a decoração, como aqueles mais pesados, com texturas diferentes e cores fortes.

Independente do tamanho do espaço em que elas vão ficar, o fato é que as cadeiras de acrílico são um curinga na decoração. “Dependendo do projeto e do ambiente, também é possível utilizar almofadas nas cadeiras de acrílico. Elas podem ser coloridas, peludas, de tricô, dependendo do estilo do morador”, conta Camila.

O acrílico é um material que veio para substituir o vidro em determinados usos, já que é bem mais leve, muito resistente e durável. As cadeiras de acrílico conferem um charme especial à decoração, trazendo modernidade e sofisticação aos projetos.

De acordo com Graziela, a única desvantagem da cadeira de acrílico é o custo, que é relativamente alto. E esse valor pode ficar ainda mais pesado para o bolso se a ideia for utilizar várias unidades, como em sala de jantar, por exemplo. “É preciso estar atento se o material é acrílico de verdade. Muitas das cadeiras têm versões em policarbonato que é um material bem menos resistente. Portanto, se encontrar diferenças muito grandes de preço é melhor averiguar”, aconselha a profissional.

Modelos de cadeiras transparentes de acrílico

Foto: Reprodução / Starck

Existem vários modelos de cadeiras de acrílico, desde as mais simples e outras com design mais requintado. O mercado também oferece uma vasta opção de cores, então são fáceis para combinar com a decoração do restante do cômodo.

Cadeiras Tramontina

A cadeira Tramontina Belle Époque lembra o design clássico de uma cadeira estofada, mas o acrílico traz modernidade e é uma peça de muita personalidade.

Continua após o anúncio



Segundo Camila, elas podem ser utilizadas em projetos de estilo retrô, dando assim um ar um pouco mais contemporâneo. “Também ficam muito bem em uma decoração clean, neste caso tornam-se facilmente um ponto de destaque”.

Cadeira Ghost Louis XV

Foto: Reprodução / Casa Conceito

O modelo Ghost Louis XV foi inspirado no estilo barroco e, assim como na opção Tramontina, o acrílico traz modernidade a peça.

“Esse modelo pode ser encontrado com ou sem braços, e é uma das versões mais conhecidas entre os modelos de cadeiras em acrílico. É muito versátil e fica bem em qualquer ambiente da casa. A versão mais conhecida é a transparente, mas também existem as coloridas e a preta, muito elegante e sofisticada. Uma sala de jantar com cadeiras Ghost pretas fica muito interessante. É possível mesclar o modelo sem braços com a de braços nas cabeceiras, o resultado é muito bom”, conta Camila.

Charles Eames Eiffel

O modelo foi desenhado pelos designers Charles e Ray Eames. A base metálica da cadeira foi inspirada na famosa Torre Eiffel em Paris. A peça tem um design clean e valoriza muito os ambientes. São encontradas também versões com pés em madeira e versões coloridas. O produto se tornou um marco na história do design por ser uma das primeiras cadeiras de plástico fabricadas em escala industrial.

Poltronas de acrílico

Foto: Reprodução / Rodrigo Fonseca Arquitetura

“Alguns modelos dos clássicos do design também podem ser usados como poltronas, como a Ghost e a Eiffel com braços, a Eiffel de balanço e outras”, explica Graziela.

Existem também outros modelos de poltronas de acrílico, alguns com partes estofadas, coloridos, pés de madeira, etc. “As opções são diversas, o importante é adequar ao projeto e ao estilo do cliente. Geralmente são muito fáceis de combinar, podendo ser utilizadas em salas de estar, áreas externas e dormitórios”.

Continua após o anúncio



Acrílico transparente colorido

O acrílico colorido certamente é um item que trará vida ao ambiente. Pode ser utilizada uma cor que já esteja presente no ambiente, uma cor completar à cor do espaço (para criar um destaque) e até mesmo em ambientes monocromáticos, tornando-se o centro das atenções.

De acordo com as arquitetas, as cadeiras de acrílico coloridas são muito utilizadas em cozinhas, pois ficam bem neste espaço. “As brancas e pretas nas salas de jantar também ficam ótimas. Além disso, as cores são muito bem-vindas nos dormitórios infantis e de adolescentes. Neste caso, uma cadeira colorida combinada ao projeto fica excelente”, contam.

Como usar cadeiras de acrílico na decoração de casa

Já se apaixonou pela ideia? Veja na lista a seguir as melhores opções para usar cadeiras de acrílico em cada cômodo.

Cadeira de acrílico na cozinha

Foto: Reprodução / Coleção de Bonitezas

“A cadeira de acrílico pode trazer leveza quando utilizada em um projeto que já possua cores marcantes. Por outro lado, se a cozinha for mais clean, é possível utilizar as versões em acrílico colorido para trazer alegria ao ambiente”, afirma Camila.

Na cozinha, o acrílico também é bastante utilizado na opção de bancos para as mesas ou bancadas. “Neste caso, fazer um mix com cadeiras de acrílico é sempre uma opção certeira”, complementa Graziela.

Cadeira de acrílico na sala

Na sala de estar, as cadeiras de acrílico podem ser utilizadas como uma peça de destaque, sendo o ponto-chave da decoração. De acordo com as arquitetas, pode-se usar apenas uma única cadeira para este objetivo, ou podem ser colocadas também em dupla, como complemento de assentos ao sofá.

Continua após o anúncio



“Já na sala de jantar ficam muito bonitas com mesas rústicas, mesas de laca ou até mesmo de vidro. É possível utilizar todas do mesmo modelo, mesclar modelos diferentes e até mesclar o acrílico transparente ao colorido. Tudo vai depender da proposta do projeto e da personalidade dos clientes”, afirmam as profissionais.

Cadeira de acrílico no quarto

No quarto, a cadeira de acrílico pode ser utilizada nas bancadas de estudo ou escrivaninhas, penteadeiras ou mesmo sozinhas. “Se o espaço permitir, é bastante útil ter uma cadeira no quarto, pois é um auxílio para sentar e calçar um sapato, ler um livro, etc. Também existem as versões mini dos modelos mais conhecidos das cadeiras de acrílico, opção muito interessante para os dormitórios infantis”, explica Graziela.

Cadeira de acrílico no home office e escritórios

Foto: Reprodução / E.L. Interiors

Segundo Camila, no home office e em escritórios as cadeiras de acrílico são muito bem-vindas. “Como são muito versáteis combinam com qualquer estilo de decoração. Elas ficam bem com diversos modelos de mesas e materiais. Além disso, vários modelos são bastante confortáveis, o que é muito importante nesse tipo de ambiente”.

Cadeira de acrílico nas áreas externas

Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista

Para áreas externas, as cadeiras de acrílico ficam ótimas em composição com os móveis de fibra sintética ou natural, muito utilizados nestes espaços. “Também podem ser utilizadas nas mesas de refeição de áreas externas e varanda gourmet. Quando colocadas com uma mesa de madeira de demolição, o resultado não tem erro: fica incrível”, explica Camila.

45 ambientes com cadeiras de acrílico para usar como referência

Confira na lista abaixo algumas ideias de como compor a decor de casa com cadeiras de acrílico.

1. Uma decoração com cores clássicas, invista na opção transparente

Foto: Reprodução / Patricia Kolanian Pasquini

2. A área de estudos ganhou uma dupla vermelha

3. Na área do jantar, com opção revestida de tecido para quebrar o transparente

Foto: Reprodução / Tria Arquitetura

4. O uso do acrílico transparente permite brincar um pouco mais com os azulejos, com um mix bem colorido

5. No cantinho super feminino, com braços, para um charme extra

6. Quase uma peça de design na sala

7. Use o frio a seu favor na decor e coloque mantinhas sobre as cadeiras, para que fiquem mais confortáveis

Foto: Reprodução / Lorena Barros Arquitetura

8. Sala de jantar com tema australiano, com a combinação incrível de banco de madeira e cadeira de acrílico

Foto: Reprodução / Minha Casa Meu Estilo

9. A escrivaninha recebeu uma versão transparente também

Foto: Reprodução / Simone Wai

10. Cozinha integrada com a sala de almoço

11. Transparência impera nesta sala de jantar: o uso do acrílico transparente e do espelho e mesa de vidro dão a ilusão de amplitude

Foto: Reprodução / Cris Rodrigues Arquiteta

12. Se puder, use um espelho perto das cadeiras. A combinação faz o ambiente parecer maior

Foto: Reprodução / Patricia Kolanian Pasquini

13. A sala de jantar com mix de cadeiras

Foto: Reprodução / Sandra Pompermayer

14. Para manter o estilo de decoração com tudo clarinho, cadeiras transparentes

15. O quarto do menino mais clean com o uso da cadeira e mesa transparentes

16. A bancada do banheiro ganhou uma penteadeira com direito a cadeira de acrílico

Foto: Reprodução / Cristina Reinert

17. No quarto de uma adolescente, é possível usar uma opção transparente ou bem colorida

18. Sala de jantar e estar integradas, com o artificio de parecer maior com o uso de transparência, vidro e espelho

19. Muito linda e refinada a opção fumê

Foto: Reprodução / Design Sponge

20. A combinação de transparência com madeira é certeira

21. Quarto de menino simples e aconchegante

Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista

22. A varanda ganhou uma mesa com um conjunto de cadeiras transparentes

Foto: Reprodução / Mariane e Marilda Baptista

23. Cozinha preta e branca, com destaque para as cadeiras de acrílico verde

24. Cores claras para um ambiente 3 em 1, todo integrado

Foto: Reprodução / Only Interiores

25. Cantinho de estudos clean, com cadeira transparente

Foto: Reprodução / Decorando o Apê

26. Decoração fofa para um apartamento feminino, ou um café charmoso

Foto: Reprodução / Decor Love

27. Combine cadeiras de acrílico com móveis espelhados, a decoração fica incrível

Foto: Reprodução / Enfim Casadinhos

28. Penteadeira com tudo clean: dá para abusar nos acessórios coloridos

Foto: Reprodução / Dicas Show

29. A pequena área de refeições com cadeiras de acrílico

Foto: Reprodução / Royall Decor

30. Para não pesar no ambiente, aposte na combinação de transparência: vidro e acrílico

Foto: Reprodução / Apê do Rico e da Michele

31. Cinza e amarelo, com peças de acrílico para dar o equilíbrio

Foto: Reprodução / Meu Jeito de Morar

32. Cores neutras e linhas retas, combinação certeira!

Foto: Reprodução / Karen Rossa Arquiteta

33. Cozinha simples, pequena e com tudo no lugar

Foto: Reprodução / Qi9 | Design e Arquitetura

34. O tom da cadeira em harmonia com o lustre e a madeira da cozinha

35. Quarto delicado e perfeito para uma adolescente

Foto: Reprodução / Royall Decor

36. O quarto de um adolescente, com cadeira preta

Foto: Reprodução / Sandra Pompermayer

37. Para trazer mais claridade ao ambiente, invista na transparência

Foto: Reprodução / Enfim Casadinhos

38. Roxo (ou outra cor forte) na cozinha? Pode sim! Equilibre com inox e transparência!

Foto: Reprodução / Décor, Etc e Tal

39. Para ambientes e integrados, a cadeira transparente é perfeita para deixar o ambiente mais leve

Foto: Reprodução / Nossa Casa

40. Cantinho perfeito para trabalhar e estudar

Foto: Reprodução / Moderna Casa e Decoração

41. Cozinha integrada com a área de refeições, com o casamento perfeito do branco, inox e acrílico transparente

Foto: Reprodução / Casa.50

42. Use almofadas ou futons para dar um toque de cor

Foto: Reprodução / Enfim Casadinhos

43. A cadeira é de acrílico transparente, que confere leveza ao ambiente

Foto: Reprodução / Daniela Zuffo Design

44. A cadeira camuflada, quase passa despercebida ali no cantinho

45. A combinação de mesa de mármore com cadeiras de acrílico fica incrível

Foto: Reprodução / Natalia Randi

9 cadeiras de acrílico para comprar pela internet

Abaixo, confira algumas opções de cadeiras que você pode comprar agora mesmo!

1. Cadeira acrílico verde transparente

Compre na Americanas por R$289,99.

2. Cadeira Anna Âmbar

Compre no Submarino por R$323,99.

3. Cadeira Eames DSW Fumê

Compre na Elegancy Design por R$400,00.

4. Cadeira Envelope

Compre no Mercado Livre por R$490,00.

5. Cadeira Stella

Compre no Walmart por R$451,99.

6. Cadeira Allegra

Compre na Walmart por R$795,70.

7. Cadeira Senhorita

Compre no Submarino por R$755,90.

8. Cadeira Jacobsen

Compre no Mercado Livre por R$389,00.

9. Cadeira de jantar sem braço

Compre na Shoptime por R$336,00.

Opção é o que não falta. Por mais que as cadeiras de acrílico não sejam tão baratas, é um móvel versátil, que vale o investimento para deixar sua casa ainda mais bonita.