Caixa de MDF decorada é fácil de fazer e tem inúmeras utilidades

Escrito por Alexandre Poletto

foto: reprodução / Arte em Pinturas

A caixa de MDF tem inúmeras utilidades. E o melhor de tudo: você mesmo pode fazer a decoração e personalizar do jeito que quiser. No post de hoje tem algumas dezenas de sugestões de decoração e as possibilidades de usar essas peças no seu cotidiano, em casa ou no trabalho.

Para montar sua caixa de MDF decorada você vai precisar de alguns elementos, como tesoura, cola, tecidos ou papéis. Confira a seguir algumas caixas lindas decoradas e dê seu toque especial, abuse da criatividade e sempre considere antes de decorar qual a finalidade da peça e em qual ambiente ela poderá ser usada.

1. Caixa de MDF decorada no estilo clássico

foto: reprodução / Carla Valeria Vassere

O preto básico com o dourado é sempre um casamento perfeito, ainda mais no artesanato. Além dessa beleza de cores, os elementos de metais usados dão um toque mais especial e elaborado à caixa.

2. Caixa para talheres

foto: reprodução / Ateliê Kênia Guimarães

Algumas caixas de MDF maiores servem até como suporte para receber os talheres. Olhando na tampa da caixa é possível saber exatamente onde pegar ou guardar cada tipo de talher.

3. Decoração de MDF com renda

A renda é um tecido incrível para se decorar uma caixa de madeira. O resultado é magnífico e serve até para decorar festas de casamento, por exemplo. Confira esse vídeo e veja como é fácil fazer!

4. Revestimento com pérolas

foto: reprodução / Uillane Macedo Ateliê Perolane

Quer deixar um artesanato bonito? Pérolas têm esse dom. O resultado do revestimento feito com elas nessa caixa de MDF decorada é surpreendente e se soma com o espelho e metal usados na tampa.

5. Caixas para suas peças favoritas

foto: reprodução / Caixa de Pano Ateliê

O véu da noiva e até outros acessórios do grande dia podem ser guardados em caixas de MDF decoradas. A variedade de tamanhos permite que a peça receba itens dos mais variados tipos, como roupas, papéis, lembranças, entre outros.

6. MDF rústico

foto: reprodução / Flor de Lótus Atelier

A caixa de MDF decorada rústica dá um ar de antiguidade e realça a beleza da própria madeira. É uma opção para quem gosta de tons mais escuros na pintura, no acabamento das peças.

7. Acessórios para um acabamento perfeito

foto: reprodução / Mimos da Vovó Alice

Alguns elementos sempre dão um toque especial no artesanato. Além do revestimento usado no entorno da caixa, o que chama atenção é o laço usado que finaliza a peça com uma pérola.

8. Acabamento colorido

foto: reprodução / Arte em Pinturas

Aqui está uma inspiração para quem gosta de muitas cores em uma decoração. Além da beleza, essa caixa um pouco maior do que as quadradas e tradicionais de MDF pode ser usada em ambientes como sala, escritório ou até banheiro.

9. Caixa de MDF para costureira

foto: reprodução / Ki Mimos

Caixas são sempre sinônimo de organização, e esta daqui é mais um exemplo disso: uma sugestão para quem é profissional na área ou quer presentear uma amiga costureira. Além da caixa, detalhe também para alfineteiro.

10. Caixa de MDF decorada com toalhinhas plásticas

As toalhinhas plásticas ganham um novo destino no artesanato. Aqui, você pode aprender como aplicá-las na caixa de MDF e dar um acabamento lindo e metalizado.

11. Tampa com borda contornada

foto: reprodução / Carla Valeria Vassere

Se você gosta de mais detalhes, além da decoração da caixa, pode ainda pensar no modelo que quer usar. Facilmente você encontra modelos de caixas com bordas contornadas, o que dá um charme especial à decoração.

12. Bordas com técnica metalizada

foto: reprodução / Arte em Pinturas

Um bom artesanato tem técnicas das mais variáveis. Nessa caixa de MDF decorada é possível perceber a delicadeza da borda da tampa. O contorno ganhou um estilo mais metalizado e deu notoriedade aos desenhos e figura no centro da peça.

13. Caixa com organizador removível

foto: reprodução / Marilda Silvestre

Uma opção comum de se encontrar é a caixa de MDF com organizador removível. Essa espécie de “x” pode ser tirado de dentro da caixa, liberando assim mais espaço para guardar objetos maiores.

14. O acabamento exige dedicação e cuidado

foto: reprodução / Smells for Life

A peça decorada fica linda de qualquer jeito, mas é no acabamento que o artesão ou artesã precisa ter todo o cuidado. É a finalização da peça que acaba chamando mais atenção – e fica impossível não reparar nos detalhes!

15. Patchwork na decoração da caixa

O patchwork é um artesanato e tanto sozinho. Mas, acredite: dá para unir facilmente os tecidos com as caixas de MDF. O resultado é inspirador e você pode fazer aí também!

16. Time pode ser inspiração para decorar caixa de MDF

foto: reprodução / marilda silvestre

Aqui está uma boa opção de presente para os homens. A caixa de MDF decorada e inspirada no time do coração é uma ideia legal e pode estimular o seu parceiro ou filho a organizar pequenos objetos do quarto ou até do escritório.

17. Caixas de MDF para bombons

foto: reprodução / Ana Cláudia Leão

A variedade de formatos e tamanhos de caixa em MDF é grande. Essas peças aí de cima foram personalizadas para presentes mais delicados, como chocolates. É uma sugestão bacana para datas especiais!

18. Faça as colagens de acordo com material

foto: reprodução / Jane D’cor

Se você vai usar diferentes materiais para deixar a caixa linda, então busque sempre usar as colas de acordo com cada elemento. Por exemplo, use a substância indicada para dar o elo entre o espelho e o plástico, como na figura acima. Dessa forma, além de linda, a peça não perde sua funcionalidade.

19. Una beleza e praticidade

foto: reprodução / Marilda Silvestre

Uma peça para ser perfeita precisa unir dois pontos: beleza e praticidade. Essa caixa de MDF para chá traz exatamente isso, facilita a vida de quem vai receber uma visita e quer oferecer diferentes opções de chás.

20. Azulejo português na tampa da caixa

Criatividade na hora de criar o artesanato é tudo. Até azulejo serve como inspiração para dar aquele visual charmoso na decoração da caixa de MDF.

21. A peça deve ser impermeabilizada

foto: reproduçao / ArtEMadeira&Pano

Além de caprichar na decoração, você precisa também se preocupar com alguns detalhes que podem proporcionar mais durabilidade à peça. A impermeabilização protege a madeira e o próprio acabamento feito. Dessa forma, a caixa poderá ser usada em diferentes ambientes da casa, secos – como quarto e sala – ou úmidos, como o banheiro.

22.Delicadeza em alto relevo

foto: reprodução / Jane D’cor

A caixa de MDF é um dos poucos objetos que podem ser trabalhados juntamente com técnicas e elementos decorativos diferentes. Aqui, nota-se a decoupagem, o uso do relevo com peças e até a base metal ou plástico.

23. Peça inspirada na marchetaria

foto: reprodução / Arte em Pinturas

Você se lembra dos móveis mais antigos? Essa bela caixa aqui foi trabalhada praticamente na mesma linha de marchetaria, mas só no resultado. A caixa foi toda estilizada à mão, com desenhos e curvas precisas.

24. Escrita na decoração da caixa

foto: reprodução / Carla Valeria Vassere

A escrita também pode ser um elemento decorativo interessante a ser usado. Além do metal e de outras figuras coladas, há alguns escritos no papel utilizado para decoupagem, detalhes sutis que dão um charme e até um certo suspense na caixa.

25. Porta-joias vintage

Organizar as joias é tudo de bom – e as mulheres sabem muito disso: afinal, nada como saber exatamente em qual lugar está seu adereço preferido. Que tal então uma caixa toda decorada no estilo vintage, prontinha para você separar alguns dos seus acessórios mais preciosos?

26. Caixa de MDF retangular

foto: reprodução / Fabrícia Duarte Artesanato

É possível encontrar peças variadas de MDF, caixas de vários tamanhos, como essa que é mais retangular. A sugestão é usar peças assim para guardar cartões de visita no escritório ou mesmo guardar os controles da sala de TV.

27. Formatos diferentes com mais espaço

foto: reprodução / mariarte

Existem algumas caixas em MDF que são de formatos diferentes e até possuem mais espaço do que a quadrada convencional. Esse é o caso da peça usada para fazer o artesanato para guardar jóias.

28. Espelho interno no porta-joias

foto: reprodução / Carla Valeria Vassere

Além do preto e dourado usado na decoração da caixa, o acessório se destaca pelo espelho presente na parte debaixo da tampa, o que facilita muito na hora da pessoa testar com quais joias ou bijuterias vai sair.

29. Decoupagem florida

foto: reprodução / Ricafé Artesanatos

Não existe ambiente em que uma caixa decorada com decoupagem florida não possa deixar alegre. Aliás, essa é uma ótima sugestão de presente também para familiares e amigos.

30. Craquelê na personalização da caixa

Neste vídeo, a principal técnica aplicada é o craquelê. Sabe aquelas rachaduras bonitas na decoração de artesanatos? Pois é, você vai aprender a fazer isso na sua caixa de MDF com esse tutorial.

31. Base para caixa em MDF decorada

foto: reprodução / Enchanté Atelier

Como se não bastasse caprichar na decoração da caixa, existem outros acessórios que somam nesse artesanato, como é o caso da base, com os pés metalizados.

32. Decoração com relevo

foto: reprodução / Carla Valeria Vassere

O relevo é um outro elemento decorativo que fica super bem com a caixa de MDF decorada.  O segredo é combinar o jogo de cores para dar o contraste perfeito, como nessa peça aí de cima.

33. Kit de primeiros socorros em MDF

foto: reprodução / Enchanté Atelier

Ter uma ou mais caixinhas de MDF é sempre bom e sempre também há uma utilidade para elas. Um exemplo bem legal é separar os remédios e organizá-los dentro da caixa, deixando-a bem longe do alcance das crianças.

34. Técnica esfumaçada em MDF

foto: reprodução / Simone Castello

Essa caixa decorada é rica em detalhes. Além da tampa, trabalhada com cores diferentes e um contorno de pérolas, podemos notar o uso da técnica esfumaçada em MDF na parte debaixo da peça.

35. Porta-anéis com caixa de MDF vazada

Organizar os anéis ficou mais fácil com essa super dica. A caixa é simples e o acabamento incrivelmente lindo, trabalhado com tons claros. O detalhe mesmo fica por conta da tampa vazada e também na parte interna, na separação dos anéis.

36. Caixa de chá com divisórias

foto: reprodução / Carla Valeria Vassere

Essa caixa de MDF pode fazer parte da decoração da sua cozinha. Além de deixar o ambiente mais bonito e decorado, essa caixa é super útil para guardar os sachês ou as caixinhas pequenas de chá.

37. Personalização inspirada no cinema

foto: reprodução / Scrap & Artesanato Décor

A decoração dessa caixa foi totalmente inspirada no cinema. As cores usadas dão um charme ainda mais especial, principalmente o tom mais cinzento, que dá um realce ao amarelo dourado usado e às figuras na tampa da caixa.

38. Presente de formatura com caixa de madeira

foto: reprodução / Waldiani Barbosa

A caixa de MDF é levinha e pode fazer parte facilmente de um kit de presente para quem está se formando. Você pode colocar um presente super especial dentro dessa caixa ou preencher todos os espaços com chocolates e doces, para fazer um agrado ao novo formando.

39. Porta-batom vazado

foto: reprodução / Bem-me-quer Artesanato

Outra ideia incrível é fazer uma caixa de MDF para você separar e organizar os seus batons e maquiagens. Além de organizar, você vai deixar sua make em uma caixa linda, como essa aí da foto.

40. Caixa personalizada com decoupagem

Esse vídeo mostra como os detalhes fazem toda a diferença na hora de fazer o artesanato.  Além da tampa da caixa, que é feita com decoupagem, você pode aprender as técnicas de pinturas e o jogo de formas prontas que você pode usar, no caso aqui é stencil.

Opções para fazer sua caixa de MDF decorada não faltam. Então, mãos à obra e não deixe de personalizar sua casa ou até os presentes que você oferece em datas importantes. Lembre-se que seu toque especial é sinônimo de carinho e, dificilmente, alguém esquece o cuidado que você teve de preparar e fazer uma arte incrível. E se você quiser mais algumas outras dicas de artesanato, que tal aprender a reaproveitar a caixa de leite ou criar algo usando feltro

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS