Como cuidar de caladium: dicas profissionais para cultivar a folhagem

Escrito por
Em 19.11.21

iStock

Por                                
Em 19.11.21

O caladium é uma planta fácil de encontrar e de cultivo muito comum no Brasil. Também conhecida popularmente como tinhorão, a folhagem possui inúmeras variações e encanta com folhas de diferentes colorações que parecem pintadas à mão. Descubra mais sobre essa vegetação, confira dicas de cuidados e inspire-se para adicionar suas cores na decoração:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Tipos mais comuns caladium

Existem diversas variações do gênero caladium, com inúmeros registros espécies! A seguir, confira os tipos mais comuns:

Caladium bicolor

Simples Rústico

Publicidade

É o tipo mais popular cultivado em casas e jardins. Como o nome já diz, apresenta uma mistura de cores com tonalidades que variam entre rosa, verde e branco, em folhas pontiagudas em formato de coração.

Caladium Candidum

É também conhecida como asa de anjo ou caladium branco, já que tem suas folhas esbranquiçadas com veios verdes bem marcados.

Caladium Humboldtii

Planto Plant House

Publicidade

Essa espécie traz um visual verde intenso com manchas claras espalhadas pelo centro da folha.

Com cores exuberantes, as diferentes folhagens de caladium se destacam facilmente em composições no jardim ou em vasos na decoração. Escolha a sua!

Como cuidar de caladium

Sophia Louise Karl Queiroz, engenheira agrônoma da Quero Clorofila, explica os detalhes mais importantes para cuidar e cultivar o caladium com sucesso:

  • Luz: Sophia explica que o caladium precisa de luz intensa, e pode ser cultivado à sombra ou meia-sombra, “com horas de sol pela manhã ou fim de tarde”.
  • Regas: a profissional destaca que as regas podem ser frequentes, já que o caladium aprecia solo levemente úmido. Mas alerta: “o caladium pode nos confundir um pouco e murchar quando falta água, e também quando recebe água em excesso. No caso de regas em excesso, o caladium pode “desmaiar” e apodrecer seus bulbos e caules”. Assim, ela reforça a importância de sempre verificar o substrato para garantir hidratação na medida certa.
  • Umidade: é uma planta que aprecia a umidade no ar, por isso, ela também recomenda borrifar suas folhas com água.
  • Substrato: “os caladiums precisam de um substrato leve, bem drenável, rico em matéria orgânica e mantido sempre levemente úmido”, diz Sophia.
  • Ventos: a engenheira agrônoma aconselha manter seu exemplar longe de ventos, “pois possuem folhas delicadas”.
  • Inverno: Sophia explica que durante o inverno a planta geralmente entra em fase de dormência e acaba perdendo todas sua folhas. “Nesta fase, é importante reduzir drasticamente a frequência das regas, para não apodrecer os bulbos. Pode-se também retirar os bulbos e dividi-los para formar novas mudas em novos vasos, como forma de reprodução”, indica a profissional.
  • Toxicidade: “o caladium é uma planta tóxica, pois possui cristais de oxalato de cálcio que agridem mucosas e podem causar diversas reações negativas e perigosas nos organismos”, informa Sophia. Assim, ela recomenda manter essa planta longe do alcance de crianças ou pets para evitar acidentes. Além disso, ela reforça: “é importante sempre ao manusear a planta, usar luvas para evitar o contato direto com a pele”.

Ainda de acordo com Sophia, “o caladium é uma planta nativa brasileira, das florestas tropicais”. Assim, é uma opção fácil de cultivar em diversas regiões do país. Siga as recomendações da profissional e aprecie toda a beleza das cores dessa planta.

Saiba mais sobre o caladium

E para descobrir ainda mais sobre essa incrível folhagem, confira vídeos cheios de informações:

Como plantar caladium

Aprenda como preparar um substrato para plantar o caladium. Confira proporções para deixar o solo adequado e opções para garantir uma boa drenagem. Acompanhe o passo a passo no vídeo com dicas para cuidar bem do seu exemplar.

Melhor época para o plantio

Descubra como plantar bulbos de caladium, a melhor época para fazer isso e o local ideal para cultivar sua planta em casa. A sugestão é aproveitar o começo da primavera, logo após o período de dormência da planta e cultiva-la próxima a uma janela, sem sol direto.

Publicidade

Caladium em dormência

Entenda melhor sobre o período de dormência do caladium e sua importância no ciclo de vida da planta. Veja as principais alterações que acontecem e como cuidar melhor da sua folhagem nesse período para garantir um visual exuberante na primavera.

Como cultivar caladium na água

Veja dicas para cultivar seu caladium na água. Uma forma diferente para inserir a planta na sua decoração. Você também pode usar essa técnica para ajudar na propagação de mudas.

Com todas essas dicas, você já pode ter um lindo exemplar de caladium na sua coleção!

15 fotos de caladium para admirar a beleza da planta

Veja ideias para usar o caladium na decoração e exibir folhagens com um colorido admirável na sua casa:

1. Há uma grande diversidade de cores de caladium

2. A variação bicolor é a mais comum no Brasil

3. As folhas apresentam mistura de tons incríveis

Plant it

Publicidade

4. Ficam lindas em arranjos sobre móveis

5. E perfeitas para colorir qualquer cantinho

6. Você pode cultivar diferentes tipos de caladium

7. Ou mesclar a folhagem com outras plantas

8. Pode facilmente ser cultivada dentro de casa

9. Isolado, o caladium fica exuberante

10. Mas, se destaca mesmo junto com outras espécies

11. Há versões clara e delicadas

12. E folhagens com cores bem intensas

13. Alegre o seu jardim com essa planta

14. Faça uma coleção de caladium

15. E se deslumbre com sua riqueza de cores

O caladium chama a atenção com suas folhas cheias de cores! Aproveite e veja também como cuidar da maranta, outra folhagem incrível para ter no seu urban jungle.