Cama montessoriana: 80 modelos para ajudar na autonomia das crianças

Escrito por Mariana Keller

Foto: Reprodução /Andrea Bento

Você já ouviu falar no Método Montessori? É um estudo científico desenvolvido pela médica e pedagoga italiana Maria Montessori, que reúne informações e orientações para um melhor desenvolvimento infantil. Esse método tem agradado muitas pessoas e, atualmente, seu conjunto de teorias é usado, inclusive, na montagem do quarto infantil. E a cama montessoriana é o principal item nesta proposta.

A ideia é que as crianças tenham uma série de estímulos para um melhor desenvolvimento físico, social e psicológico. Assim, elas crescem com mais autonomia e liberdade para aprendizados e descobertas. Dessa forma, os pais podem trabalhar a independência e o conhecimento de seus filhos logo nos primeiros anos de vida, simplesmente, através dos mobiliários e de outros elementos presentes no quarto.

Normalmente, a cama montessoriana é posicionada rente ao chão, ou seja, com uma base mais baixa para facilitar a locomoção da criança. Além disso, ela possui outras características como: dimensões menores, que se adequam ao tamanho infantil; formatos divertidos, remetendo a casinhas e cabanas, por exemplo; enfeites e brinquedos lúdicos, que estimulam a curiosidade da criança; e também complementos como livros e brinquedos acoplados na cama.

A cama montessoriana possui muitas vantagens, principalmente no que diz respeito a independência da criança, que pode subir e descer da cama sem a ajuda dos pais e, assim, explorar o quarto com mais facilidade e autonomia. Isso proporciona um melhor autoconhecimento e desenvolvimento, além de também garantir mais segurança para os pequenos. Quer saber mais sobre este tipo de cama? Então, confira a seguir 80 modelos para você se inspirar e usar esse móvel super útil e apaixonante no quarto do seu filho.

1. A cama em forma de casinha é linda e lúdica

Foto: Reprodução /PKB Arquitetura

Um dos estilos mais comuns de cama montessoriana é a de formato de casinha. Ela pode ter várias cores e desenhos e deixa o quarto dos pequenos mais lúdico e divertido. É um modelo de cama mais baixinha, o que é excelente para estimular a criança a ter mais autonomia para deitar, levantar e explorar o ambiente de forma geral. Nesse exemplo da foto, a cama é de madeira e combina tanto com uma decoração mais clean, quanto com um ambiente mais colorido. Além disso, os quadrinhos em forma de nuvem nas paredes deixaram o ambiente ainda mais encantador.

2. Um quarto alegre e divertido

Foto: Reprodução /Érica Salguero

Além da cama, o método Montessori também se tornou um queridinho na decoração de forma geral. Aqui, vemos um quarto que é um convite à brincadeira! Tem móveis baixos, prateleiras cheias de livros, brinquedos ao alcance das mãos e lousa para desenho. Nesse caso, a cama montessoriana também tem o formato de casinha e com a cor rosa escuro, combinando com as cores dos itens decorativos.

3. Enfeite a cama com luzes

Foto: Reprodução /Nayara Macedo

Utilizar luzinhas na parte de cima da cama também é muito comum em quartos inspirados no método montessoriano. Neste lindo exemplo, o projeto foi inspirado na ideia de uma casa da árvore, onde as lamparinas penduradas imitam um céu estrelado. Repare que o papel de parede também representa um céu com nuvens, estrelas e até balões e aviões; e a cama ficou posicionada bem próximo ao desenho da árvore. A cor verde deu ainda mais proximidade com a natureza. Já pensou seu filho dormir olhando para um lindo céu estrelado como esse?

4. Quanto mais baixinha, melhor

Foto: Reprodução /Ana Branco

Também é possível usar camas bem baixinhas como essa, com pouca distância entre o colchão e o chão. A proposta é deixar tudo ao alcance da criança, compondo um ambiente especialmente pensado para os pequenos. Ao longo do tempo, é possível sentir a diferença de um berço ou uma cama tradicional com esta substituição. Aos poucos a criança vai explorando o seu quarto montessoriano com as coisas que ficam ao seu alcance, como sair da cama sem a ajuda dos pais ou pegar algum acessório no momento que desejar.

5. Um cantinho especial e cheio de conforto

Foto: Reprodução / Lara Alves e Tatiana Maia

Esse lindo quarto foi pensado para crianças ainda na fase bebê. Repare que a cama montessoriana, nesse caso, funciona como uma espécie de berço, devido ao cercadinho e ao quarto ter até uma poltrona de amamentação super confortável e estilosa. Além disso, o papel de parede e o tapete colorido de formas geométricas deixaram a decoração ainda mais especial.

6. Tudo azul

Foto: Reprodução /Andrea Bento

Esse quartinho apostou na decoração com o tema do mar e do surf. A cor azul, além de linda, é excelente para ser usada em quartos, pois transmite paz e tranquilidade, o que ajuda a acalmar a criança na hora de dormir. A cama montessoriana, nesse caso, também tem formato de casinha e foi utilizada na madeira pura, combinando com o piso do ambiente.

7. Aposte nas cabaninhas em conjunto com a cama

Foto: Reprodução /Oca de Pano

Além da cama montessoriana, um outro item muito usado em quartos infantis que seguem esse método é a cabaninha. Elas são muito queridas pelas crianças e permitem que elas façam muitas brincadeiras e estimulem a imaginação. Inclusive, também é comum optar apenas pela cabana como cama em si. Nesse exemplo, tanto a cama como a cabana foram utilizadas no quarto e fizeram uma linda composição com os quadrinhos na parede, o tapete e o puff de crochê.

8. Para dormir e sonhar com um mundo mágico

Foto: Reprodução /Gabi Marques

Olha que graça esse quartinho! A cama montessoriana rosa combinou com as cores dos itens decorativos e também tem o cercadinho, que é ideal para proteger crianças muito pequenas. Essa composição teve direito até mesmo a uma cabeça de ursinho de pelúcia pendurada na parede e uma luminária em formato de olhinhos, sem contar a mesinha de cabeceira em formato de peças de Lego. Repare que todos os móveis usados no quarto são baixinhos e acessíveis à criança.

9. Um quarto que é cheio de amor

Foto: Reprodução /Nas Nuvens Design

Além de todo o toque lúdico que a cama montessoriana já traz para o quartinho dos pequenos, nesse exemplo, também tem incentivo através de palavras de carinho e amor. Não ficou lindo esse tricotim na parede? Com certeza seu filhinho vai se sentir ainda mais amado com essa declaração! A composição de cores desse ambiente também ficou muito legal, sendo a caminha de nuvem na cor cinza e branco e a roupa de cama, os rolos e a almofada nas cores pink e azul tiffany.

10. As cabanas também podem ser camas

Foto: Reprodução /Apto100Number

Nesse exemplo, o projeto apostou na cabana como caminha e esse formato também é considerado um estilo de cama montessoriana. É uma ideia muito bacana e criativa e pode ser a solução ideal para quartos mais compactos e sem espaço para camas muito grandes. É ideal para crianças a partir de 1 ano. Você ainda pode complementar a decoração e o  conforto com almofadas e luzinhas como essas da foto. Não ficou uma gracinha?

11. Uma cama com direito a telhado e tudo

Foto: Reprodução /Juliana Moraes

Esse modelo de cama montessoriana tem até um telhadinho muito fofo, se aproximando ainda mais do design de uma casinha de bonecas. Lembrando que esse tipo de cama serve tanto para recém nascidos como para crianças de até uns 7 anos, mais ou menos. Claro que para recém nascido, os cuidados devem ser redobrados com esses rolinhos, por exemplo, para que o bebê não caia no chão.

12. A cama montessoriana vai muito além do design

Foto: Reprodução /Madeireira São Judas Tadeu

A cama montessoriana não é considerada um móvel diferenciado devido ao seu design exclusivo, mas sim uma cama que dá independência à criança. Mesmo que ela seja linda e encantadora devido ao seu formato de casinha ou cabaninha, o objetivo principal é sempre proporcionar mais autonomia e estimular o desenvolvimento dos pequenos.

13. Camas mais simples também fazem parte do método montessoriano

Foto: Reprodução /PiLuLiTo

Não são só as camas em formato de casinha e cabaninha que fazem parte do método montessoriano. Existem camas mais simples que cumprem a mesma função que essas caminhas. Nessa foto, por exemplo, a cama não é muito extravagante, mas, mesmo assim, é baixinha e super acessível à criança. Além disso, o quarto todo segue o estilo montessoriano, com móveis baixinhos e decoração lúdica.

14. O quarto infantil também pode ser rústico

Foto: Reprodução /My Sweet Kids

O que dizer desse quartinho encantador? A decoração apostou no estilo rústico, que apesar de não ser muito comum em quartos infantis, também é uma ótima forma de deixar o ambiente mais lúdico para a criança. Assim, você pode usar pelúcias e brinquedos de diferentes espécies de animais e também materiais recicláveis e artesanais para ensinar o seu pequeno sobre a importância da fauna e da utilização desses tipos de materiais. Nesse exemplo, até a cama montessoriana ficou na madeira pura, sem muitos acabamentos, e ganhou uma linda tendinha marrom, remetendo a ocas e tendas indígenas. Oa tons terrosos fizeram uma linda composição!

15. Dois tipos de caminha para o quarto

Foto: Reprodução /Gabriela Maltez

Olha só que lindo esse quartinho! Nesse caso, foram usados dois tipos de cama, a montessoriana, para a fase infantil e uma cama mais tradicional, ou seja, mais alta, para quando a criança já tiver entrando na fase da adolescência. Essa solução também pode ser usada para dividir o quarto com um irmão mais velho ou, até mesmo, para os pais descansarem enquanto observam a criança.

16. Cantinho divertido, confortável e original

Foto: Reprodução /Ateliê Montessori

Esse gracioso quartinho também apostou em um estilo mais rústico para a decoração. A cama montessoriana em madeira faz parte do modelo de meia casinha, onde o formato de casa fica apenas na parte da cabeceira da cama. Além disso, nesse caso, o colchão foi colocado diretamente no chão. Os outros móveis também são todos de madeira e fizeram uma linda composição com a parede de tijolos de concreto.

17. Quartos mais compactos também não ficam de fora

Foto: Reprodução /Elementar Arquitetura

Nesse exemplo, a cama montessoriana também segue o estilo de meia casinha. Esse quarto prova que até em um ambiente com dimensões reduzidas pode ser planejado de acordo com os conceitos montessori.  Basta otimizar todos os espaços para que cada coisa tenha o seu lugar. A Alice, dona desse quartinho, como conta o letreiro, ganhou até uma linda e moderna cadeira de balanço, que também pode ser usada como poltrona de amamentação.

18. Aposte no preto e branco para a decoração do quarto dos pequenos

Essa cama tem o formato de cabana, também muito usado em quartos montessorianos. Aqui, a decoração optou pela linda e certeira combinação do preto e branco. Destaque especial para os quadrinhos super fofos na parede, os diferentes desenhos das almofadas, também super fofas, e para os tassels pendurados no alto da cama.

19. Telas de mosquiteiro enfeitam e protegem

Foto: Reprodução /Enxovais Bebê Canguru

Essa caminha é outro exemplo mais baixinho e mais perto do chão. Nesse caso, o diferencial é o uso de um item muito importante, que é a tela de mosquiteiro. As camas montessorianas permitem utilizar esse item mais facilmente, pois são colocados sobre a casinha. Além de proteger dos mosquitos, essa tela ainda proporciona um lindo efeito decorativo.

20. Formatos diferentes de cabeceiras são ótimas soluções

Foto: Reprodução /Emporium Box

Olha aí mais um exemplo de cama montessoriana sem o formato clássico da casinha. Nesse caso, o toque lúdico e divertido está presente na cabeceira em forma de nuvem. Além disso, o tema da decoração foi inspirado em elementos indígenas com um traço mais feminino e romântico.

21. Quartinho pronto para os irmãos

Foto: Reprodução /Ateliê Montessori

Essa é uma ótima ideia para quartos de irmãos. Foram usadas duas camas montessorianas, uma de frente para outra. A decoração seguiu o mesmo tema, da Turma da Mônica, sendo uma cama com a almofada da Magali e a outra com a do Cascão. Ambas também ganharam luzinhas no teto da casinha. Ficou uma fofura, não é?

22. Faça você mesmo a caminha do seu filho

Foto: Reprodução /Monalisa Passos

Além de todas as vantagens da cama montessoriana que já mencionamos, ela ainda tem mais uma, que é a possibilidade de os próprios pais montarem a caminha para seus filhos. Para quem tem talentos manuais, esse modelo de casinha é super fácil de fazer com madeira. Não ficou uma graça essa caminha toda decorada com estampa de raposinhas, cordão de luzes e bandeirinhas? Teve espaço até para uma redinha! Sem contar o ninho ao lado, que também é uma graça e super útil para as crianças.

23. Uma ideia para crianças mais grandinhas

Foto: Reprodução /KTA Arquitetura

Neste quarto, para dois irmãos, o projeto é muito interessante. Apesar da cama não ser baixinha, também faz parte do método montessori, só que é voltado para crianças um pouco maiores, que já conseguem se locomover sozinhas e com firmeza. Gavetões guardam brinquedos e formam uma escada que leva às camas que, para a segurança dos pequenos moradores, recebeu uma rede de proteção com enfeites de macaquinhos. O escorregador deixa o ambiente ainda mais lúdico e divertido.

24. A decoração lúdica é tudo de bom para os pequenos

Foto: Reprodução /Doob Arquitetura

O método montessoriano visa a autonomia, a liberdade com limites, o desenvolvimento natural das habilidades físicas e psicológicas e a independência da criança. Esse quarto, além da cama, tem todos os elementos para isso acontecer da maneira mais divertida e cheia de brincadeiras. Destaque especial para o espelho baixinho, o móbile de balõezinhos combinando com a estampa das almofadas de rolo e também para o nicho na parede com livros e pelúcias.

25. Um verdadeiro quarto de princesa

Foto: Reprodução /Emporium Box

Vai dizer que esse quarto não foi feito para uma linda princesinha repousar? Aqui, cada cantinho foi pensado com o maior capricho, deixando a decoração bem delicada e romântica, devido as cores predominantes em tons pastéis, como o charmoso rosa chá. Tem papel de parede marcante com estampa floral, pôster de unicórnio, almofadas de cisne, unicórnio e estrelas, luminária de coração, tapete felpudo e, na cama, uma linda cortininha e pompons pendurados.

26. Para dormir, brincar e sonhar

Foto: Reprodução /My Sweet Kids

Esse quarto é quase um parquinho de diversão para as crianças! Além da linda cama montessoriana em forma de casinha, também teve espaço para uma piscina de bolinhas e um escorregador. Além de um cantinho super fofo e lúdico para dormir, também dá para chamar os coleguinhas e brincar sem sair do quarto. Destaque também para a bela combinação de cores neutras que variam entre o cinza, branco e preto.

27. Espelho bem pertinho da cama

Foto: Reprodução /Vino Tinto

Esse é mais um exemplo de cama montessoriana em formato de cabana. Um detalhe muito interessante neste projeto é o uso de espelho na parede, que também é um ótimo elemento de aprendizagem para as crianças, fazendo com que ela possa reconhecer sua imagem e seus movimentos. Mas atenção para uma dica importante: prefira sempre o acrílico ao vidro para quartos infantis, pois são muito mais seguros. Também opte sempre por colocar uma moldura para proteger ainda mais o espelho.

28. Escolha o modelo de cama que mais se adeque às necessidades do seu filho

Foto: Reprodução /Bododo Design

Como falamos anteriormente, existem modelos de cama montessoriana para todos os gostos. Aqui, vemos mais um exemplo de cama mais simples, sem o formato de casinha. Veja que ela cumpre a mesma função que os outros modelos, pois continua sendo acessível às crianças, tanto na altura, quanto no tamanho. Neste caso, também foi usado um lindo tapetinho no chão, que além de deixar a decoração mais divertida, também é super funcional. A combinação das cores rosa e branco com detalhes em verde deixou o ambiente mais charmoso e alegre.

29. Camas e cabaninhas são sempre ótimas combinações

Foto: Reprodução /Carla Debona

Olha aí mais um exemplo de quarto com cama montessoriana e cabaninha. O uso desses dois elementos enfatiza a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo para as crianças. Destaque também para o quadrinho com uma linda mensagem inspiradora, que é um ótimo artifício para estimular e agradar os pequenos.

30. Um quarto moderno e estiloso

Foto: Reprodução /The Mammy’s Market

A cama casinha dá um charme incrível ao quartinho, além de dar muito mais autonomia aos pequenos. E olha que graça essa composição com os adesivos de bolas pretas! Tons de rosa em conjunto com o preto deixam a decoração com um ar mais moderno e autêntico. Também foi usado uma espécie de balanço e os móveis bem baixinhos para facilitar o acesso da criança.

31. Jeitinho todo especial de dormir

Foto: Reprodução /Juliana Rodrigues

Nada melhor para uma tarde de domingo do que um soninho nesse quarto lindinho, não é mesmo? A cama casinha ganhou uma tela de mosquiteiro e sobre ela foram colocadas luzinhas, fazendo um belo efeito decorativo. Outro detalhe interessante é o espelho redondo pendurado, que é um item super moderno e estiloso e que também ficou uma graça no quarto infantil.

32. Use as cores preferidas dos seus pequenos

Foto: Reprodução /Karen Messenger Interiores

Para deixar o quartinho do seu filho ou filha bem de acordo com a personalidade deles, opte por usar as cores que eles mais gostam na decoração. Até mesmo a cama montessoriana pode ser colorida. Neste exemplo, foi escolhida a linda combinação das cores cinza e rosa.

33. Aproveite todos os espaços

Foto: Reprodução /Sleeper Floripa

Como vimos, a cama montessoriana pode ser rente ao chão ou um pouquinho mais alta, dependendo da preferência dos pais e das necessidades das crianças. Esse modelo da foto tem uma particularidade bem interessante, que é o uso de gavetas embaixo da cama, que servem para armazenamento de roupas, objetos e brinquedos.

34. Um ninho para o quarto

Foto: Reprodução /Expomad Mobiliário

Uma outra composição muito legal para o quartinho dos pequenos é usar um ninho como esse da foto em frente a cama montessoriana, especialmente para bebês. Assim, a cama pode ficar reservada para as horas de sono e o tapetinho pode servir para brincadeiras e momentos de aprendizado. Nesse exemplo, o conforto ficou ainda maior com a adição do tapete felpudo. Tudo rosa e lindo!

35. Um verdadeiro sonho para compor o quartinho dos pequenos

Foto: Reprodução /Mopa Arquitetura

Esse lindo quartinho é todo especial! A cama é mais alta do que as camas montessorianas tradicionais, mas, em compensação, ela foi acoplada a uma linda casinha de bonecas, feita especialmente para a dona deste quartinho. Assim, ela continua tendo uma cama lúdica, inspiradora e divertida, que serve tanto para descansar, quanto para brincar e descobrir novos estímulos. Inclusive, as janelas permitem brincar, como também apoiar alguns brinquedos e livros. Também pode ser montada uma outra caminha dentro da casinha.

36. A cama montessoriana serve para várias fases da infância

Foto: Reprodução /Cama Montessori

Ter uma cama montessoriana em um quarto infantil estimula a autonomia e desperta a criatividade do seu maior amor! Essa criação deixa o quarto de bebê mais lúdico e acompanha o crescimento do recém-nascido até a primeira infância. Olha que lindo este exemplo de cama toda decorada nas cores rosa e branca!

37. Para quem gosta de mudar, redecorar e reaproveitar

Foto: Reprodução /Bododo Design

Olha que bacana essa ideia! O telhado desta cama montessoriana estilo meia casinha é reajustável e pode virar uma mesa quando os pais e a criança cansarem de usá-lo sobre a cama. Essa é uma ótima solução para quem gosta de mudar o estilo da decoração sem gastar muito dinheiro e reaproveitando ao máximo os materiais que já tem em casa. Criativo e sustentável!

38. A cama de madeira é neutra e combina com todos os estilos

Foto: Reprodução /Coisas da Doris

A cama em madeira pura, além de linda e de dar um toque mais rústico para o ambiente, também é perfeita para não destoar na decoração, combinando com todos os estilos e cores. Nesse caso, por exemplo, foram usados dois papéis de parede fofos e que combinam entre si, um com estampa de poá e o outro de ondas. O quarto ficou divertido e criativo e a cama não deixou o ambiente sobrecarregado.

39. A cama montessoriana pode substituir o berço

Foto: Reprodução /Nana Blanco

Se você está na dúvida de substituir o berço pela cama montessoriana, pode ficar tranquilo! Este tipo de cama pode substituir o berço sem problema algum, mas é necessário tomar algumas medidas de precaução. O ideal é colocar uma superfície isolante embaixo, como o EVA, ou até mesmo um tapetinho bem grosso e fofinho; além de usar travesseiros de rolo para delimitar as extremidades do colchão e, assim, reforçar a segurança.

40. Use e abuse das almofadas

Foto: Reprodução /Decora Berço

Além do objetivo principal da cama montessoriana, que é dar mais autonomia e liberdade para criança, é fundamental que ela também seja o mais confortável possível, afinal é lá que o seu filho vai passar a maior parte do tempo e recarregar as energias. Então, use e abuse de travesseiros fofinhos, roupa de cama confortável e quentinha e claro, das almofadas bem macias, que podem ter formatos divertidos para estimular ainda mais os pequenos.

41. Aconchego gostoso nas noites de sono

Foto: Reprodução /Alê Ateliê

Aqui vemos mais um modelo de cama montessoriana com cercadinho e luzinhas penduradas no teto. A ideia é que as crianças tenham mais autonomia e liberdade, sempre respeitando o desenvolvimento natural das suas habilidades físicas, sociais e psicológicas. Não fica uma graça as luzinhas acesas?

42. Um quarto cheio de poderes

Foto: Reprodução / Nó do Boró

Tem coisa mais fofa que quartinho de criança? O quarto do Antonio foi inspirado no tema de super heróis. Eles estão presentes nos quadros e em forma de bonecos. O Thor e o Homem de Ferro já foram posicionados sobre a cama para proteger o pequeno nas noites de sono. Destaque especial também para esse rolo super aconchegante, combinando com as cores alegres da decoração, para delimitar a área da cama e evitar acidentes.

43. Conjunto completo para se divertir e se exercitar

Foto: Reprodução /DiCasa

Para essa caminha montessoriana super fofa, algumas ripas de madeira foram suficientes para fazer o formato de casinha só em um dos lados. Mas o que mais chama a atenção nesse projeto de quarto infantil é a parede de escalada, que é uma ótima maneira da criança se exercitar sem sair de casa, dentro do seu próprio mundinho particular. Muito interessante, não é?

44. Para criança nenhuma botar defeito

Foto: Reprodução /Lilibee

No quarto com conceito Montessori, a cama fica próxima ao chão e, neste exemplo, o cantinho da leitura com futon também. Inclusive, ainda foram usadas prateleiras ao alcance da criança e a mesinha de centro baixa para estimular seu desenvolvimento. Além disso, o enxoval e o papel de parede de ursos, tudo em p&b, acabaram por compor um ambiente ainda mais divertido e moderno.

45. Decoração clean e delicada

Foto: Reprodução /Kraft Wrk

A cama montessoriana branquinha é um sucesso; linda, delicada e neutra, é passível de todo o tipo de combinação. Neste exemplo, o branco foi usado em conjunto com tons bem clarinhos de rosa, cinza e verde. Além disso, ela ainda possui grades laterais para maior segurança da pequena moradora.

46. Pendure redes nas caminhas

Foto: Reprodução / Enxovais Bebê Canguru

Essa é outra ideia fantástica e muito querida pelas crianças: utilizar redes penduradas nas caminhas. Normalmente, crianças adoram se balançar, é uma ótima opção de divertimento para elas. Porém, além disso, as redes também servem para ninar os pequenos e como mais um método de aprendizado dos movimentos.

47. Cama e sofá ao mesmo tempo

Foto: Reprodução /PKB Arquitetura

Essa caminha montessoriana foi colocada sobre uma base de madeira, onde sua extensão pode ser usada como um sofá. Almofadas com estampa de corujinhas e flores foram usadas para que esse cantinho fique ainda mais confortável e divertido. Além disso, a parede de bolinhas, as luminárias em forma de nuvem e o painel de desenho preso na parede numa altura acessível à criança contribuíram ainda mais para deixar o quarto de acordo com a metodologia Montessori.

48. Mais uma opção para quarto compartilhado

Foto: Reprodução /Ateliê Colorir

Olha que coisa mais fofa esse quartinho de irmãos de sexos diferentes! As camas montessorianas foram usadas nas duas extremidades do quarto e foram decoradas de acordo com os gostos de cada um dos pequenos. O armário ficou entre as camas e super acessível para eles escolherem e manusearem as próprias roupas. O tapetinho com pompons também ficou uma graça no meio do quarto.

49. Cama e guarda-roupa combinando

Foto: Reprodução /Expomad Mobiliário

Essa opção é para quem gosta de combinar os móveis. Não é só a cama que pode ser em formato de casinha, o guarda roupa também pode! Uma outra ideia bacana é colocar rodinhas na base do armário, para que a criança possa movimentá-lo pelo quarto. Não ficou linda essa combinação?

50. Na dúvida, aposte no neutro

Foto: Reprodução /Oba Arquitetura

Ir para o caminho neutro é o mais simples para quem deseja decorar um quarto infantil, principalmente se os pais preferirem não rotular cores para cada gênero. Neste caso, vale investir em itens decorativos coloridos para quebrar um pouco a monotonia. Neste exemplo, a madeira foi a grande protagonista e o quarto ganhou até uma árvore decorativa. O toque de cor ficou com o papel de parede e as almofadas. Inclusive, repare que essa cama não tem formato de casinha e também pode ser usada como sofá. Esse estilo de cama é muito interessante, pois a base de madeira vertical serve para guardar e expor livros e revistas. Além disso, a parte de baixo pode ser usada como bicama ou como um grande gavetão de armazenamento.

51. Um quarto perfeito para uma mini ciclista

Foto: Reprodução /Lili’s Montessori

Olha que gracinha o quartinho da Camile! Pela foto, podemos perceber que ela adora andar de bicicleta, por isso foi usada uma cortina com desenhos de bicicletinha super fofa. A cama montessoriana faz o estilo de meia casinha e ganhou uma tela de mosquiteiro com luzinhas e bandeirinhas com o seu nome.

52. Cada detalhe é importante

Foto: Reprodução /Renata Gaia

O quarto montessoriano deve ser planejado de forma que permita a circulação e a exploração da criança, sem abrir mão da segurança. Além da cama mais baixinha, que é o elemento principal, também são usados tapetes, que ajudam a criar experiências sensoriais ao caminhar e tatear e também delimitam o espaço de brincadeira para as crianças maiores. Nesse exemplo, além da cama e do tapetinho, foram usados nichos decorativos, prateleiras para os livros e um cantinho de estudos para complementar a ambientação. Um dos destaques do quarto é o espelho com barra, perfeito para treinar balé e também funcional para a ampliação do espaço.

53. Perfeita para as crianças e para os pais

Foto: Reprodução /Roteiro das Grávidas

A cama montessoriana ganhou o coração dos papais e mamães que podem dormir tranquilos sem se preocupar com a segurança dos filhos ao longo da noite. Além disso, tudo é planejado para dar o máximo possível de autonomia para a criança se desenvolver, explorar e descobrir o mundo por si só. Afinal, que pais não sonham com a independência do filho, não é mesmo?

54. Componha um cenário lúdico e cheio de imaginação

Foto: Reprodução /Oba Arquitetura

A cama montessoriana tem a vantagem de poder ser usada por muitos anos, sendo bem aproveitada pela fase infantil. Ela acompanha alguns anos do crescimento e auxilia no desenvolvimento da criança. Além disso, ela deixa o ambiente mais lúdico, como mostra esse projeto. Aqui, a cama foi posicionada no chão: um futton vermelho e uma tendinha estampada criam o cantinho especialmente convidativo para o pequeno. Um detalhe bacana é a árvore adesivada com a fita washi tape, uma ideia simples e divertida. Os enfeites com cabeças de bichos na parede servem como cabideiros, e o lindo carrinho de madeira como porta-livros; ambos ajudam a compor ainda mais o cenário de fantasia. É muita criatividade!

55. Para quem gosta do estilo minimalista

Foto: Reprodução /Alumax Móveis

A cama montessoriana também pode ser usada em quartos com um estilo mais minimalista, como mostra este exemplo. Aqui, a cama foi pintada de preto e fica bem próxima ao chão. Alguns poucos brinquedos e pelúcias foram usados como itens decorativo, sem sobrecarregar o ambiente. Lembrando que essas camas podem ser feitas tanto de ferro como de madeira.

56. Uma casinha charmosa e convidativa

Foto: Reprodução /Ateliê Montessori

Aqui vemos mais um exemplo de quartinho infantil com estilo mais rústico. A parede é de tijolos de concreto e a cama de casinha ficou em madeira pura e utilizou almofadas e móbiles nas cores branco e dourado. Simples e encantador ao mesmo tempo!

57. Aquele cantinho mais lindo da casa

Foto: Reprodução /ArqExpress

Existem várias formas de decorar uma cama montessoriana. Você pode usar móbiles, bandeirinhas e luminárias, pode usar tecidos que funcionam como tendas ou optar pelas telas de mosquiteiro, pode também compor com quadros e papéis de parede e ainda com almofadas, pelúcias e belas roupas de cama. Esse quartinho apostou nas cores rosa, branco e cinza e caprichou na decoração. Vai dizer que esse não deve ser o cantinho mais lindo e foto da casa?

58. Cama bonita e protegida

Foto: Reprodução /Encanto Arte em Tecidos

Essa cama montessoriana foi toda coberta. Na parte de cima, foi usado um tecido de bolinha com bandeirinhas coloridas e, na parte de baixo, uma tela de mosquiteiro com fitinhas amarelas de acabamento. Essas telas são muito úteis, especialmente quando a criança ainda é muito pequena e o ambiente costuma ter muitos mosquitos. Além da proteção que elas oferecem, elas também são muito charmosas e deixam a cama ainda mais graciosa e cheia de charme.

59. Pense sempre na funcionalidade dos itens presentes no quarto

Foto: Reprodução /Monteiro Kids Ateliê

Esse modelo de cama montessoriana é de meio cercadinho e pode ser usado para crianças já um pouco maiores, que não precisam mais da cerca em volta da cama toda. Nesse caso ainda foi usado um tapete do tamanho da cama bem em frente a ela, para que a criança possa descer com mais conforto e segurança – e que também é ótimo para brincar.

60. Garanta mais segurança para seus filhos

Foto: Reprodução /Berta Gonçalez

Olha que lindo esse modelo de cama montessoriana toda moderninha! Se além da cama você quer garantir ainda mais segurança para seus filhos, a dica de muitos arquitetos para o quarto dos pequenos é escolher móveis com cantos arredondados, evitar pregos aparentes, ter cuidado com a altura das tomadas e não usar móveis que podem tombar ou derrubar a criança.

61. Bicama montessoriana

Foto: Reprodução / SQUARE Marcenaria & Design

As camas montessorianas também podem ser bicama. É a solução ideal para quartos com pouco espaço e que precisam ser compartilhados. Além disso, a bicama ainda é uma solução melhor do que a beliche, já que mantém a mesma proposta do método, que é de camas mais baixinhas e acessíveis à criança.

62. Um quarto para criança pensado para criança

Foto: Reprodução /Meu Bebê Joinville

Mais uma caminha fofa para deixar o quartinho do seu pequeno ainda mais lindo. Esse tom de rosa claro fica lindo em quartos infantis e combina com várias outras cores. Aqui, ele foi usado em conjunto com o branco e o cinza e misturou várias estampas, como bolinhas, listras e triângulos. E o que dizer dessa pelúcia de elefante? Ficou tudo perfeito!

63. Acessórios fazem toda a diferença na composição

Foto: Reprodução /Vicenzo Baby

O modelo de quarto montessoriano se mostra mais eficiente na primeira infância, quando se fundamentam rotinas que desenvolvem hábitos de autonomia e organização nas crianças. Portanto, é fundamental apostar em acessórios para estimular ainda mais o desenvolvimento dos pequenos, sem contar que eles deixam a decoração ainda mais bonita e graciosa. Os espelhos também são ótimos itens para serem usados, pois são elementos que estimulam as experiências sensoriais.

64. Luzinhas coloridas para alegrar o quarto neutro

Foto: Reprodução /Monteiro Kids Ateliê

Neste quarto com cama montessoriana cinza e decoração mais neutra foram usadas luzinhas coloridas no teto da cama casinha para alegrar o quarto e trazer um toque colorido para o ambiente. Assim, o quarto fica colorido tanto com as luzes acesas, quanto com elas apagadas.

65. Torne o quarto um ambiente positivo e feliz

Foto: Reprodução /Juliana Menezes

Quadrinhos e enfeites na parede são sempre bem-vindos para compor com a cama montessoriana, principalmente quando passam mensagens bonitas e positivas para a criança. Além disso, as almofadas sobre a cama também deixam o visual muito mais divertido para a proposta infantil.

66. Um quartinho sustentável

Foto: Reprodução /Atelie Serenando

Esse quartinho resolveu apostar na decoração sustentável. A cama montessoriana em forma de casinha ficou na madeira pura e ainda combinou com o cesto para guardar brinquedos, também feito de madeira. Ainda tem uma prateleira no mesmo material para guardar livros e revistas junto à cama. Essa ideia também é possível fazer com pallets e caixotes de feira. Assim, você já ensina aos seus pequenos a importância da reciclagem e da sustentabilidade.

67. Enfeite a cama montessoriana de acordo com a personalidade do seu filho

Foto: Reprodução /Tutti Bebe

Uma das coisas mais legais de montar um quarto infantil é colocar um pouco da personalidade da criança no local. Isso é muito importante, até mesmo para que ela se identifique com aquele ambiente e se sinta confortável e à vontade nele. Esse lindo quartinho montessoriano tem cama casinha, prateleira de nichos – também em forma de casinha, e um livreiro no chão super acessível. De enfeites, percebemos a preferência para a cor rosa e para temas ligados a balé.

68. Pandas são fofos e dóceis, assim como as crianças

Foto: Reprodução /Donna Nenem

A decoração desta cama montessoriana branquinha apostou nos desenhos de pandas. Esses animais são ótimas opções para decorar quartos infantis, pois eles são criaturas dóceis e super fofas, assim como as crianças. Essa estampa foi usada nos rolinhos em volta da cama e também nas bandeirinhas no teto da casinha, fazendo um lindo conjunto nas cores branca, preta e vermelha.

69. Azul e madeira, uma excelente combinação

Foto: Reprodução /Baby Romeo

Além de estimular a independência dos pequenos, o fato da cama montessoriana ficar próxima ao chão também garante mais segurança, pois evita que a criança escale o berço, o que pode causar acidentes. Essa cama casinha também ficou na madeira pura e apostou em diferentes tons de azul para a decoração. Muito fofa, né?

70. Quem disse que quarto de criança precisa ser clichê?

Foto: Reprodução /Blog da Arquitetura

Cada vez mais os quartos infantis vão deixando de lado o tradicional para dar boas-vindas a um estilo mais autêntico, cheio de personalidade e educativo. Este projeto é um ótimo exemplo disso, já que que une o rústico da parede de tijolinhos com a ludicidade da cama montessoriana. Lembrando que este tipo de cama não precisa ser necessariamente no chão, mas sim acessível à criança. Nesse caso, inclusive, a parte de baixo da cama tem gavetas para ajudar a organizar os brinquedos. Destaque especial também para o enfeite de cabeça de cisne na parede.

71. Decoração inspirada na floresta e nos animais

Foto: Reprodução /Planeta Bebê

Nesse projeto, o quarto infantil ganhou uma decoração temática de floresta e bichinhos. Esse é um ótimo tema para ensinar as crianças sobre a diversidade de espécies de animais e seus habitats. Não ficou linda essa parede com pinturas de cactos em conjunto com a cama de madeira?

72. Atenção a todos os detalhes

Foto: Reprodução /Via Baby

Olha aí mais um exemplo de caminha super fofa que contribui para independência e autonomia dos pequenos. Repare que os acabamentos do cercadinho da cama são arredondados, para proporcionar maior segurança para as crianças. Os móveis com ponta são muito perigosos para quartos infantis.

73. Tons neutros nunca erram

Foto: Reprodução /Pallet Maceió

A escolha por tons suaves pela simplicidade e minimalismo também é comum à filosofia Montessori e acaba se traduzindo também na cama montessoriana e no ambiente do quarto como um todo. Aqui foram usados tons neutros como base e um rosa mais forte para dar mais vividez para o ambiente, como esses lindos pompons pendurados no teto da cama.

74. Uma decoração tropical

Foto: Reprodução /Atelie Serenando

Esse é mais um exemplo de bicama montessoriana. Mas, o destaque principal deste quartinho é a decoração tropical, com luminárias de abacaxi super fofas. Essa também é uma ótima forma de educar as crianças a respeito da importância de se comer frutas.

75. Uma caminha mais do que aconchegante

Foto: Reprodução /Quartinho Meu

Essa caminha é super fofa e aconchegante. Os tons neutros e mais clarinhos são excelentes para quartos infantis, pois transmitem mais tranquilidade e menos agitação para as horas de sono.

76. Dê mais destaque para os acessórios da cama

Foto: Reprodução /Bododo Design

A cama branca dá mais destaque para os brinquedos, acessórios e penduricalhos. Aqui vemos mais um exemplo de luzinhas coloridas que deixam o ambiente mais alegre e divertido. O uso dessas luzinhas tem também sido cada vez mais comum em quartos montessorianos.

77. Um quartinho encantador e super bem decorado

Foto: Reprodução /Oba Arquitetura

A cama casinha caiu mesmo nas graças das mamães e papais modernos e antenados, que querem dar um toque lúdico para o quarto de seus pequenos. E para complementar, que tal essa ideia de papel de parede com mapa mundi? É ideal para pais que amam viajar e desejam ensinar a diversidade cultural para seus filhos. Nesse caso, eles ainda complementaram o mapa com fotos dos lugares que já visitaram. Muito autêntico e criativo!

78. Rolinhos são fundamentais para os bebês

Foto: Reprodução /Ateliê Ana Leal

Como já alertamos anteriormente, para bebês menores, o recomendado é sempre usar protetores ao redor da cama montessoriana, pois isso irá evitar que eles caiam ou rolem para fora dela enquanto dormem. Mesmo que a distância do chão seja pequena, esse tipo de situação deve ser evitada.

79. O futon pode ser o complemento da cama

Foto: Reprodução /Andrea Bento

Outra dúvida muito comum dos pais em relação a cama montessoriana é quanto à friagem do chão. Para evitar que isso afete a saúde da criança, basta usar uma base de madeira, tapetes de EVA ou até mesmo almofadas de futon como essas da foto. Isso pode facilitar a locomoção da criança para subir e descer da cama.

80. Para brincar e descansar

Foto: Reprodução /Emporium Box

O quartinho montessoriano é ideal tanto para o momento de brincar, quanto para o momento de descansar. Por isso, a cama é tão importante e deve atender todas as necessidades da criança. Usar tapetes no quarto também é uma ótima forma de aumentar o estilo e o conforto desses ambientes.

Esse tipo de caminha é encantador, não é mesmo? Além de lindo e lúdico, esse móvel faz toda a diferença no desenvolvimento infantil. Afinal, estimular a autonomia desde bem pequenininho é fundamental para a educação das crianças! Escolha o modelo que melhor se adeque ao estilo do seu filho e invista na cama montessoriana para ajudar na independência e criatividade do pequeno!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS