50 inspirações de cama sem cabeceira para você adotar já esta tendência

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Apesar de estar presente desde os tempos antigos, cada vez mais a cabeceira da cama está se tornando item opcional na decoração de um quarto. Com papel de emoldurar a cama e oferecer a função encosto para seu ocupante, ela vem sendo substituída com muita criatividade.

Com as mais variadas possibilidades, basta soltar a imaginação e adicionar mais personalidade ao ambiente, utilizando recursos de decoração como papéis de parede e adesivos personalizados ou ainda travesseiros de tamanhos diferentes para garantir conforto e beleza ao dormitório.

A composição pode ficar ainda mais interessante se forem utilizados materiais não convencionais no lugar da cabeceira, como quadros e luzes, ou deixar o quarto ainda mais iluminado ao posicionar a cama sob a janela. Opções é que não faltam, basta identificar qual lhe agrade mais. Confira a seguir uma seleção de lindos ambientes com cama sem cabeceira e inspire-se:

1. Que tal uma pintura diferenciada?

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Buscando deixar o visual ainda mais interessante, a parede recebeu dois tons diferentes de tinta, sendo que o mais escuro ganha formato geométrico para ajudar a delimitar o espaço da cama.

2. A persiana faz as vezes de cabeceira

Foto: Reprodução / TriaArquitetura

Como a cama foi posicionada em um espaço de medidas reduzidas, a persiana pintada em tom laranja ganha ares de cabeceira, estendendo-se do chão ao teto e conferindo um lindo contraste com os tons de cinza utilizados nas paredes laterais.

3. Tons claros dividindo a parede

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Esta técnica de pintura é uma boa opção para quem gosta do visual promovido pela cabeceira, já que a parede em dois tons repartidos horizontalmente, que simula exatamente o efeito causado pelo item.

4. Confortáveis almofadas e uma pequena estante

Foto: Reprodução / Tria Arquitetura

Como a cama ocupa o espaço total da parede lateral, não sobraria lugar para a cabeceira. Por isso, confortáveis almofadas ocupam uma extremidade do móvel, enquanto a outra recebe uma prateleira para acomodar os livros favoritos.

5. Uma composição cheia de estilo

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Ideal para quem não tem medo de ousar e que goste de bastante informação visual, esta sugestão adiciona personalidade ao ambiente ao apostar em uma composição de quadros com tamanhos, formatos e cores variadas.

6. Para os amantes do minimalismo

Foto: Reprodução / TriaArquitetura

Um belo modo de dizer que não é necessário nenhum item para substituir a tradicional cabeceira, sendo que esta pode simplesmente não ser utilizada na decoração do quarto, sem que o ambiente perca estilo ou beleza.

7. Almofadas e bichos de pelúcia

Foto: Reprodução / Juliana Pippi

O modelo desta cama, por si só, já surpreende. Mais baixa que o normal, o colchão é posicionado sobre um móvel confeccionado sob medida, abrangendo toda a parede lateral do cômodo. Para maior conforto, almofadas e bichos de pelúcia ainda ajudam na decoração.

8. Design diferenciado e parede branca

Foto: Reprodução / Caroline Elkis Arquitetura

Com visual inusitado, esta cama conta com amplos cabos de aço para manter sua estrutura suspensa. Como este detalhe chama a atenção, a cabeceira foi dispensada, contando com uma parede branca para equilibrar o visual.

9. Cama para o adolescente

Foto: Reprodução / MeyerCortez

Uma boa forma de aproveitar melhor o espaço do quarto e fazer com que a cama de solteiro também sirva de sofá é acomodá-la na lateral da parede. Para garantir o conforto de um encosto, travesseiros cumprem bem este papel.

10. Visual branco total

Foto: Reprodução / Renata Romeiro

Em um cômodo de medidas reduzidas, nada melhor do que apostar em paredes brancas e iluminação natural para garantir a sensação de ambiente mais amplo. O criado-mudo no mesmo material da estrutura da cama traz a impressão de continuidade.

11. Aposte em um papel de parede vibrante

Foto: Reprodução / Brunete Fraccaroli

Como o quarto é de uma jovem e sua cama é delimitada por móveis planejados, nada melhor do que apostar em um papel de parede com listras em cores vibrantes para deixar a cama ainda mais destacada e estilosa.

12. Quarto cheio de personalidade e estilo

Foto: Reprodução / ZARK Studio/Lab

Com a parede da cabeceira pintada em tinta lousa, o item tradicional foi substituído por desenhos feitos à mão, reproduzindo os gostos pessoais do morador. A vantagem deste tipo de pintura é que a arte pode ser renovada sempre que desejar.

13. Um papel de parede de tons claros também fica lindo

Foto: Reprodução / Verônica Torres Gomes

Com a cama sendo utilizada como sofá, as almofadas são posicionadas em toda a sua extensão, fazendo as vezes de encosto. Na parece adjacente à cama, papel de parede listrado com tons de bege.

14. Móvel personalizado para os donos do quarto

Foto: Reprodução / RBP Arquitetura e Interiores

Como este quarto possui mais de um ocupante, se fez necessário um móvel com marcenaria personalizada para unir duas camas de solteiro e aproveitar ao máximo o espaço disponível. No lugar da cabeceira, quadros apoiados na estrutura lateral da cama.

15. Quadros pequenos também têm vez

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Com o intuito de não deixar a parede em banco, porém sem abusar de cores ou objetos muito grandes, esta decoração aposta em uma composição com pequenos quadros e um lindo balão decorativo.

16. Sem muitos detalhes, apenas conforto

Foto: Reprodução / Affonso Risi

Em um quarto onde conforto e tranquilidade são palavras de lei, nada melhor do que abrir mão do supérfluo, eliminando excessos e focar somente no item mais importante do ambiente: a cama.

17. Quadros perfeitamente alinhados

Foto: Reprodução / Roberto Ruiz

Posicionados imediatamente acima da cama, em uma parede completamente branca, estes pequenos quadros com cores claras e visual discreto trazem alegria ao ambiente, ocupando o espaço reservado para a cabeceira.

18. Passe sua mensagem

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Uma boa opção é apostar em frases para decorar o espaço reservado para a cabeceira. Podendo ser um letreiro, adesivo de parede ou letras penduradas, com certeza trará mais personalidade ao dormitório.

19. Aposte em quadros que conversem entre si

Foto: Reprodução / Yamagata Arquitetura

Buscando uma maior harmonia no ambiente, embora haja variação de cores e traços, a temática foi mantida, o que garante um visual mais harmônico apesar dos formatos e tamanhos variados.

20. Abuse de travesseiros confortáveis

Foto: Reprodução / Ah!Sim

Como a cabeceira possui a função de encosto e isolamento térmico em climas mais frios, se faz necessário utilizar recursos para substituí=la, como confortáveis travesseiros.

21. Objetos semelhantes por todo o quarto

Foto: Reprodução / Zaav Arquitetura

Opte por objetos decorativos como quadros que também estejam presentes no restante do ambiente. Isso irá garantir a harmonia e manterá a temática do quarto, sem sobrecarregar o visual.

22. Uma parede branca e uma janela

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Com a cama posicionada na lateral da parede que não tem nenhum detalhe, apenas a pintura clara é vista por todo o ambiente. A janela garante que o verde da natureza invada o local, trazendo mais charme ao dormitório.

23. Com a janela trazendo graça ao ambiente

Foto: Reprodução / Plural Ideias

Posicionada ligeiramente à direita da cama, a janela garante comunicação do ambiente interno com o externo, permitindo que a luz do Sol deixe o ambiente ainda mais encantador e iluminado.

24. Acima da cama, somente o ar condicionado

Foto: Reprodução / Nistche Arquitetos

Para um quarto com amplas janelas e uma vista tão incrível como esta, não há a necessidade de muitos itens decorativos. Buscando destacar a natureza presente no exterior, os poucos móveis não possuem muitos detalhes.

25. Que tal brincar com o conceito?

Foto: Reprodução / M&M Arquitetura

Buscando brincar com o conceito de cabeceira e garantir um visual descontraído, porém discreto ao quarto, é válido apostar em adesivos de parede que simulem o efeito causado pelo uso do móvel.

26. Tons claros para maior tranquilidade

Foto: Reprodução / SuperLimão Studio

Abusando de tons de azul claro e acinzentados, este ambiente possui ainda ares industriais, com canos metálicos aparentes e chão com piso que simula cimento queimado. Para equilibrar o visual, parede branca junto à cama.

27. Ambiente diferenciado e cheio de charme

Foto: Reprodução / Baumann Arquitetura

Este quarto possui teto rebaixado, estilo catedral, garantindo mais personalidade ao cômodo. A cama foi posicionada junto a uma parede de tijolos aparentes pintada de branco, e uma linda janela foi posicionada logo acima.

28. Beliche com visual de personalidade

Foto: Reprodução / Bloco Arquitetos

Em um ambiente com design inusitado, este beliche conta ainda com estrutura metálica pintada de branco e redes de segurança, não permitindo espaço para uma cabeceira.

29. Uma parede com poucos detalhes

Foto: Reprodução / David Guerra

Como o restante do ambiente possui bastante informação visual devido às inúmeras prateleiras e livros, a parede que a cama está acomodada não possui detalhes, evitando sobrecarregar o visual do quarto.

30. Apenas uma cor diferente

Foto: Reprodução / LCAC Arquitetura

Para dar maior destaque ao cantinho reservado para a cama, a parede em que está encostada foi pintada em um tom de azul escuro, ideal para contrastar com as outras paredes brancas. Os pendentes de luz ajudam a delimitar as laterais dormitório.

31. Um vasinho para alegrar o ambiente

Foto: Reprodução / Edson Maruyama

Reproduzindo o exemplo anterior, aqui a parede da cama foi pintada de cinza escuro, enquanto as paredes laterais receberam pintura branca. Os pendentes de luz ajudam a destacar os simpáticos vasos de plantas sobre os criados-mudos.

32. Quarto de visual rústico com madeira reaproveitada

Foto: Reprodução / Sub Estúdio

Seguindo a temática de viagens marítimas, este quarto possui móveis confeccionados com madeira reaproveitada, simulando as cargas de navio. Acima da cama, um discreto quadro enfeita o local da cabeceira.

33. Cama térrea e ambiente sem móveis

Foto: Reprodução / Baumann Arquitetura

Inovando na hora de decorar e simulando um improviso, este quarto possui cama térrea, com bloco de concreto fazendo as vezes de criado-mudo. Para destacar ainda mais a cama, parede de tijolos rústica.

34. Teto rebaixado e tons sóbrios

Foto: Reprodução / Alvorada Arquitetos

Como o teto deste ambiente é rebaixado, o espaço disponível entre a cama e o pé direito é pequeno, sendo preenchido por um amplo quadro e pelo ar condicionado. Para garantir maior destaque para a cama, a parede recebe um tom de azul vibrante.

35. Destaque para o closet aberto

Foto: Reprodução / 0E1 Arquitetos

Como as prateleiras laterais fazem as vezes de closet, buscando equilibrar o ambiente e não sobrecarregar o visual, aqui o local da cabeceira recebe um quadro de medidas amplas, porém com tons claros e pouca informação.

36. Brincando com contrastes

Foto: Reprodução / 3.4 Arquitetura

Enquanto este quarto possui abertura dos dois lados, sendo inundado pela natureza e utilizando madeira em abundância, a parede da cama ganha acabamento que imita cimento queimado, brincando com contrastes.

37. Estilo industrial sem excessos

Foto: Reprodução / Illa Arquitetura

Utilizando tendências da decoração industrial como a parede de tijolos cimentícios, o uso de madeira e canos metálicos aparentes, este ambiente aposta em uma parede branca sem detalhes para acomodar a cama.

38. Três quadros para decorar

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Esta composição com três quadros utilizando a mesma moldura e estilo de pintura é ideal para quem não deseja deixar simplesmente a parede em branco. É possível ainda variar tamanhos ou posições do item, resultando em um visual totalmente novo.

39. Um quarto sem muitos detalhes

Foto: Reprodução / Go Up Arquitetura

Contando com um carrinho de bebidas no corredor que leva ao dormitório, este quarto aposta em móveis e tons claros para garantir tranquilidade e conforto. Aqui a parede da cama não recebe nenhum item decorativo.

40. Brincando com tamanhos e posições

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Ideal para quem deseja fugir de composições tradicionais de quadros que primam pela simetria e temática, este é um belo exemplo de como sair do padrão também pode resultar em um visual interessante.

41. Com detalhes somente nas laterais

Foto: Reprodução / Cristina Bozian

Apesar de não possuir nenhum item acima da cama, o espaço de descanso é delimitado com a ajuda dos criados-mudos, das luminárias pendentes e dos pequenos quadros pendurados imediatamente sobre elas, conferindo charme ao ambiente.

42. Travesseiros de todos os tamanhos

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Sem ter nada fixo acima da cama, porém contando com móveis decorativos nas laterais, para deixar a falta de cabeceira mais confortável, foram adicionados travesseiros de diferentes cores, tamanhos e estilos sobre a cama.

43. Com móveis em tons de branco

Foto: Reprodução / Buji Decoração Reuso

Acima da cama uma bela foto é emoldurada e fixada em uma parede pintada com tom marcante. Sua moldura é do mesmo tom utilizado nos móveis do restante do ambiente, conferindo harmonia e sensação de unidade.

44. Sem cabeceira, mas com painel

Foto: Reprodução / Kali Arquitetura

Aqui, em vez de utilizar uma cabeceira, toda a parede recebeu um painel de madeira, emoldurando a janela e garantindo espaço de sobra para os criados-mudos e lindas prateleiras laterais.

45. Apenas encostada na parede

Foto: Reprodução / Cabana Arquitetos

Como a parede que recebe a cama e a parede lateral possuem acabamento trabalhado, não se faz necessário o uso de cabeceira para decorar o quarto. Além deste fator, as amplas janelas permitem que o verde invada o dormitório, trazendo mais charme e beleza para o espaço.

46. Parede de tijolos: uma das favoritas

Foto: Reprodução / Maristella Fischer

Como este estilo de parede com tijolos aparentes possui, por si só, estilo de sobra, qualquer outro elemento torna-se descartável no momento de decorar o quarto. Os móveis em branco ajudam a destacar ainda mais a parede.

47. Um oásis de relaxamento

Foto: Reprodução / Denise Barretto

Com o design do ambiente todo voltado para facilitar os momentos de relaxamento e tranquilidade, apesar de possuir dossel, esta cama conta com a janela para emoldurar seu espaço e substituir a cabeceira.

48. Recordações e almofadas

Foto: Reprodução / GW Arquitetura

Para incrementar a decoração deste quarto, acima da cama foram pendurados dois quadros com fotografias em preto e branco dos familiares, deixando a decoração ainda mais pessoal. As almofadas estampadas trazem mais alegria ao ambiente.

49. Estampas e tons suaves

Foto: Reprodução / Kali Arquitetura

Para a parede da cama, um lindo papel de parede estampado em branco e azul conferem mais destaque ao cantinho. O restante do ambiente brinca com tons variados de azul, proporcionando uma sensação maior de tranquilidade ao dormitório.

50. Acabamento diferenciados

Foto: Reprodução / GW Arquitetura

Aqui, em vez da cabeceira, a parede recebeu um painel de vigas horizontais de madeira pintadas de branco, delimitando o espaço da cama juntamente com os criados-mudos. Os focos de luzes são uma boa opção para destacar ainda mais a cama.

Apesar de ter seu papel na decoração e funcionalidade do quarto, cada vez mais a cabeceira vem sendo substituída ou tendo seu uso eliminado, ao utilizar formas criativas e cheias de estilo para destacar o espaço reservado para a cama. Escolha sua opção favorita e mude o visual do seu dormitório! E a melhor parte: sem gastar quase nada!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS