Caminho de mesa de crochê: 51 ideias para decorar sua casa

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Foto: Reprodução / Atelier Vanessa Carolina

Quando o assunto é decoração, é muito importante que você tenha cuidado e atenção, afinal a casa deve estar sempre bonita e agradável tanto para você e os outros moradores, quanto para os familiares, amigos e outras visitas.

A mesa, por exemplo, que é um item presente em praticamente todos os cômodos da casa e considerado um dos principais componentes de qualquer ambiente, merece estar sempre arrumadinha e enfeitada, tanto as da cozinha e copa, quanto das salas e quartos. Por esse motivo, existem diversas opções de itens decorativos que ajudam a deixar o móvel ainda mais bonito.

Um dos mais utilizados no mundo inteiro é o caminho de mesa de crochê, que pode ser encontrado nas casas mais simples até nas mais requintadas. Além de deixar o ambiente muito mais charmoso, romântico e aconchegante, ele costuma ser considerado o ponto alto da decoração da maioria das mesas, acompanhado de outros itens como velas, porta-retratos ou vasos de flores.

Para ter um caminho de mesa de crochê, você pode comprar em lojas específicas, ou então aprender a fazer manualmente em casa, já que hoje existem diversos tutoriais que ensinam o passo a passo de modelos variados. Você pode optar por versões mais românticas e delicadas, mais rústicas e pesadas, linhas finas, linhas grossas, cores claras e sutis, cores vibrantes para deixar o ambiente mais alegre, entre outras diferentes opções, tudo dependerá do seu gosto pessoal e do restante da decoração da sua casa.

Além disso, você pode também decidir entre um caminho de mesa mais comprido e tradicional (ideal para mesa longa) ou então por outros mais inovadores, feitos em formatos diferenciados.

51 caminhos de mesa para copiar a ideia já!

Para você se inspirar no tipo de caminho de crochê que deseja para decorar a sua casa, listamos abaixo mais de 50 opções. Confira!

1. Uma linda simulação de rosas vemelhas

Foto: Reprodução / Ilze Fitipaldi

Para uma mesa com tampo de vidro simples, esse caminho de mesa de crochê que simula rosas vermelhas com detalhes em verde é uma opção perfeita, romântica e delicada, capaz de transformar qualquer ambiente da sua casa, principalmente a mesa de jantar.

2. Flores rosas que trazem cor para a mesa

Foto: Reprodução / The Green Rose

Para contrastar com uma mesa marrom em tom mais escuro, a alternativa é apostar em caminhos de mesa mais alegres e coloridos, como esse modelo que conta com flores rosas, detalhes verdes que simulam plantas e bordas bem clarinhas, seguindo um tom off white.

3. Crochê delicado com flores coloridas

Foto: Reprodução / Com Amor Crochê

Esse caminho de mesa de crochê foi feito com uma base totalmente branquinha, para deixar a mesa mais clean, porém com detalhes super charmosos, como os furinhos pequenos e as flores coloridas em cada uma das laterais arredondadas, que deixam o tecido ainda mais bonito.

4. Crochê rosa com desenhos geométricos

Foto: Reprodução / Ceará Handcraft

Aqui a decoração segue um estilo mais rústico. O caminho de crochê rosa com desenhos geométricos é bem simples, porém moderno e capaz de deixar a mesinha de madeira muito mais charmosa, principalmente quando combinada com um vasinho de flores amarelas.

5. Cores neutras e claras

Foto: Reprodução / Galeria dos Fios

Lindo e extremamente delicado, esse caminho de mesa vai fazer toda a diferença como apoio a seus objetos preferidos em cima da mesa. Ele é feito de algodão e segue um tom rosa bem clarinho, que é neutro e combina perfeitamente com a maioria dos móveis, desde os de vidro até os de madeira.

6. Copo de Leite em crochê

Foto: Reprodução / Ana Claudia Souza

Que tal incrementar a decoração da mesa da sala com um lindo caminho de crochê com flores Copo de Leite? A base segue um tom rosinha claro e laranja, e as flores fazem toda a diferença com suas cores originais (amarelo, branco e verde do cabinho).

7. Flores coloridas e alegres para ambiente clean

Foto: Reprodução / Lullis Crochê

Esse caminho de crochê personalizado foge dos modelos tradicionais, pois conta com diversos formatos de flores ligados entre si. Como a mesa é totalmente branca e clean, as florzinhas coloridas ajudam a alegrar o ambiente e garantem uma decoração muito mais apaixonante.

8. Caminho de mesa elegante para mesa de jantar

Foto: Reprodução / Arte Criando e Pintando

Para fazer bonito na decoração da mesa de jantar em uma ocasião especial, esse caminho de crochê pode ser a aposta certa, pois apesar de simples, é elegante e extremamente charmoso. O centro do tecido é todo off white, o que ajuda a ressaltar os detalhes principais, que são as bordas verdes e as flores avermelhadas.

Arranjos de flores: traga alegria e charme para sua casa

9. Pequenos detalhes que fazem a diferença

Foto: Reprodução / Crochet Kingdom

Ideal para um chá de bebê, aniversário ou até mesmo uma festa de casamento, esse caminho de crochê branco e delicado conta com detalhes incríveis que fazem toda a diferença na decoração de uma mesa, principalmente quando combinado com itens como velas e vasos de flores.

10. Crochê branco e vazado para uma mesa de madeira

Foto: Reprodução / Valentina

Quando a mesa é de madeira, um dos caminhos de mesa de crochê mais utilizados sem dúvidas são os feitos na cor branca, pois eles ajudam a dar uma quebrada nos tons mais escuros e garantem um ambiente mais leve. Além disso, esse modelo com detalhes vazados e desenhos de flores fica bem em qualquer ocasião.

11. Lindo enfeite para mesa da cozinha

Foto: Reprodução / Rita Nunes

Esse caminho de mesa de crochê pode ser um perfeito enfeite para decorar a mesa da cozinha. Ele conta com um formato mais estreito, suas laterais são arredondadas, as bordinhas vermelhas combinadas com a flor do centro dão todo o charme, e as cores verde e branco complementam o tecido.

12. Crochê dourado e delicado

Foto: Reprodução / Galeria dos Fios

Essa toalhinha dourada é super versátil e alegre, feita para completar a decoração de qualquer ambiente da sua casa ou para se tornar um presente super especial. Feito de algodão, o crochê simula desenhos de ladrilhos pequenos e delicados.

13. Decoração rústica com flores charmosas

Foto: Reprodução / Michele Marques

Ideal para uma decoração em estilo rústico e mais simples, esse caminho de mesa de crochê combina perfeitamente com a mesa de madeira. Além do centro off white com bordados delicados, ele conta também com florzinhas amarelas super charmosas na borda.

14. Caminho de mesa com detalhes em lilás

Foto: Reprodução / Mary Craft

Se você gosta de enfeites de mesa com detalhes em lilás, vai se apaixonar por esse caminho de mesa de crochê, pois ele é todo feito com bege, uma cor neutra e elegante, e seu charme fica por conta das bordas e flores do centro, feitas com um roxo encantador e que contam também com folhinhas em verde.

15. Para uma cozinha muito mais alegre

Foto: Reprodução / Michelle Messiano

Super alegre, charmoso e colorido, esse é um caminho de mesa de crochê feito com fio de malha, ideal para decorar sua mesa da cozinha, pois são diversas florzinhas interligadas uma na outra e feitas em cores diversas, como vermelho, roxo, azul, amarelo, off white e cinza. Ótimo presente para uma pessoa querida!

16. Crochê de barbante bonito e versátil

Foto: Reprodução / Galeria dos Fios

Neste lindo caminho de mesa, a versatilidade do barbante e o desenho original se unem na medida certa para deixar qualquer mesa da sua casa ainda mais especial. Com tamanho pequeno, ele deve ser usado no centro da mesa e pode servir para apoiar objetos diversos.

17. Enfeite de crochê colorido para mesas neutras

Foto: Reprodução / Sandra Darelli

Que tal esse caminho de mesa de crochê super moderno, divertido, colorido e perfeito para deixar qualquer ambiente mais alegre e iluminado? Para evitar muito excesso de cor, o ideal é que esse tipo de enfeite seja utilizado em mesas mais neutras e simples, como uma de madeira.

18. Caminho de mesa com detalhes apaixonantes

Foto: Reprodução / The Green Rose

Existe um caminho de mesa de crochê mais charmoso do que esse? Ele é feito com fio barroco e conta com detalhes incríveis, como as uvas azuladas que saem para fora da base off white, e seus cabinhos verdes, que dão uma sensação de movimento. Os furinhos delicados do centro também são puro charme!

19. Caminho de crochê para mesas longas

Foto: Reprodução / Que Arte

Esse é um caminho de mesa comprido, ideal para decorar mesas mais extensas, como as de jardim ou de jantar. Super delicado, ele é todo colorido em formato de flores e combina tons bem alegres como vermelho, rosa, azul, verde, amarelo, laranja e lilás.

20. Enfeite simples para incrementar uma mesa de vidro

Foto: Reprodução / Simone Rocha

Quando o objetivo é deixar uma mesa simples de vidro mais chamativa, nada melhor do que apostar em enfeites como esse caminho de mesa de crochê básico, que é todo feito em uma cor clarinha, seus bordados formam delicados desenhos de coração e, para completar, em cada um dos lados foram feitas lindas flores azuis com folhinhas verdes.

Peça útil e atemporal, os biombos adicionam beleza e funcionalidade ao ambiente

21. Bordado de flores para uma decoração romântica

Foto: Reprodução / Casa Mineira Decorações

Esse delicado caminho de mesa branco é ideal para mesas menores, pois assim consegue enfeitar toda a sua superfície. O bordado forma duas flores com quatro pétalas cada uma, e as florzinhas amarelas junto às folhas verdes dão um toque especial ao crochê.

22. Toque especial com bordados elegantes

Foto: Reprodução / Nara Franco

Para enfeitar sua mesa branca da cozinha de uma forma bem sutil, que tal esse caminho de mesa de crochê marrom comprido e super delicado? Além de remeter a ladrilhos, o bordado forma desenhos de flores e deixa o ambiente muito mais elegante.

23. Crochê com toque retrô em renda branca

Foto: Reprodução / Galeria dos Fios

Com um toque retrô em renda branca feita com algodão, este caminho de mesa de crochê cheio de detalhes incríveis é uma peça essencial para ambientes clássicos e românticos, que com certeza vai deixar sua mesa ainda mais atrativa.

24. Caminho de mesa simples com cor elegante

Foto: Reprodução / Galeria dos Fios

Esse é um charmoso caminho de mesa de crochê avermelhado inspirado no colorido da primavera. Vai encantar todos os seus convidados, já que ele fará toda a diferença na decoração da mesa da sua casa. Simples, porém essencial!

25. Caminho de mesa em formato de espiral

Foto: Reprodução / Delma Crochê

Se a ideia é fugir dos caminhos de mesa tradicionais, conheça essa versão feita de barbante em espiral, que conta com um design inovador e enfeita os mais variados tipos de ambientes. Devido à cor clara, ele consegue deixar a mesa com uma sensação maior de luminosidade.

26. Vermelho e branco são cores predominantes

Foto: Reprodução / S&L Bellas Artes

Essa é outra ideia muito bacana para enfeitar a sua mesa de almoço. O caminho de crochê predomina nas cores vermelho e branco, conta com um formato que foge dos modelos comuns e ainda forma pequenas florzinhas delicadas com detalhes no centro em amarelo.

27. Caminho de mesa tradicional e marcante

Foto: Reprodução / Galeria dos Fios

Feito com linha de algodão, esse caminho de mesa de crochê é super marcante com formato e cor tradicionais, criado para apoiar vasos de flores e outros objetos queridos em cômodas, mesas de centro ou de jantar. Como não amar?

28. Detalhes especiais em verde e amarelo

Foto: Reprodução / Luzia Souza

Já pensou em dar um mimo desses de presente para uma pessoa querida? É um caminho de mesa de crochê simples, leve, alegre e muito delicado, ideal para decorar uma mesa de vidro na sala de estar ou na cozinha. Sua base é feita na cor off white, mas o destaque vai para as flores esverdeadas com detalhes em amarelo, tons presentes também nas bordas.

29. Enfeite de mesa com uma pegada vintage

Foto: Reprodução / Galeria dos Fios

Este caminho de mesa vintage feito com linha de algodão pode ajudar você a reinventar e valorizar a decoração da sua casa, pois apesar de simples, é muito bonito, chique e conta com detalhes incríveis, como as miniaturas de buquês artificiais com florzinhas coloridas colocadas nas duas laterais.

30. Bordado feminino com detalhes únicos

Foto: Reprodução / Barbantes com Carinho

Delicado, romântico e super charmoso, esse caminho de mesa feito com um crochê marrom clarinho e com bordados de pequenas flores vermelhas vai deixar a sua sala de jantar muito mais agradável. Além disso, foi usado também um verde bem sutil, para colorir as folhinhas pequenas.

31. Caminho de mesa com formato do símbolo do infinito

Foto: Reprodução / KP. Crochê

Se você é amante de objetos variados com o famoso símbolo do infinito, que tal conhecer esse caminho de mesa de crochê personalizado feito com barbante? O resultado é diferente, moderno, charmoso e perfeito para decorar a sua casa. Para complementar, foram bordadas também florzinhas vermelhas.

32. Uma cozinha mais moderna e elegante

Foto: Reprodução / Juliana Sica

Para deixar a decoração da sua cozinha mais moderna e elegante, aposte em caminhos de mesa simples e discretos, como esse modelo básico que predomina nas cores branco e azul e conta com desenhos mais tradicionais, que combinam perfeitamente com o ambiente.

40 fotos para você aderir já ao piso de cimento queimado

33. Decoração simples e poderosa

Foto: Reprodução / Michelle Tricarico

Esse caminho de mesa de crochê azul marinho é simples, comprido e estreito, porém deixa a mesa super charmosa e muito mais atraente para um almoço em família. O ideal é combinar sempre com outros itens decorativos, como vasos de flores variados.

34. Mesas elegantes para ocasiões especiais

Foto: Reprodução / Decore Enxovais

Elegante e sofisticado, esse caminho de mesa de crochê branquinho é básico mas faz toda a diferença na decoração de uma mesa para qualquer ocasião especial. Apesar de combinar super bem com mesas de vidro, ele pode também ser usado em outros tipos de mesa e com cores variadas.

35. Flores vermelhas são o destaque da decoração

Foto: Reprodução / Andre Luz

Existe mesa mais charmosa e delicada para datas comemorativas, como o Dia das Mães? Além do caminho de mesa de crochê todo bordado com flores vermelhas e detalhes em verde, todo o restante da decoração segue o mesmo estilo e a mesma cor, como o vaso de flores e os sousplats.

Veja mais fotos de caminhos de mesa:

São modelos muito diferentes, charmosos e apaixonantes!

36. Crochê simples para apoiar itens de decoração

Foto: Reprodução / Neide Rodrigues

37. Modelos redondos em off white

Foto: Reprodução / Michelle Tricarico

38. O amarelo é ideal para uma mesa alegre de café da manhã

Foto: Reprodução / Angela Caruso

39. Ideia de crochê para uma mesa muito feminina

Foto: Reprodução / Taise Fabiane Kammler

40. Flores de Lótus coloridas e charmosas

Foto: Reprodução / Lu Marri Crochê

41. Caminho romântico de rosas vermelhas com folhas verdes

Foto: Reprodução / Taise Fabiane Kammler

42. Cor neutra com detalhes brilhantes

Foto: Reprodução / CuteCraft Crochê

43. Caminho de mesa com girassol em destaque

Foto: Reprodução / Daniela Maraldi

44. Caminho de flores com detalhes coloridos

Foto: Reprodução / Lu Marri Crochê

45. Enfeite de mesa feminino e delicado

Foto: Reprodução / Bya Ferreira

46. Detalhes em amarelo trazem mais luz ao crochê

Foto: Reprodução / Cintia Crochê

47. Caminho de mesa com flores, detalhes e texturas

Foto: Reprodução / Flavia N Ribeiro

48. Formatos personalizados para uma cozinha mais atraente

Foto: Reprodução / Lusa Crochê

49. Florzinhas azuis delicadas com detalhes em amarelo

Foto: Reprodução / Lu Marri Crochê

50. Crochê com flores amarelas em relevo

Foto: Reprodução / Cristina Araujo Siqueira

51. Desenhos de ladrilhos coloridos para sala de jantar

Foto: Reprodução / Linda Maria

3 tutoriais para você fazer seu próprio caminho de mesa e dar um up na decoração

Que tal aprender o passo a passo de como fazer em casa um delicado caminho de mesa? Separamos abaixo três tutoriais incríveis para você deixar a decoração da sua casa ainda mais maravilhosa!

1. Caminho de mesa simples de crochê

Se a ideia é aprender a fazer um caminho de mesa bem simples, delicado, prático e rápido, esse vídeo com certeza vai te ajudar. Entre os materiais utilizados, estão apenas um novelo verde, uma agulha de crochê 3,5mm e uma tesoura.

2. Caminho de mesa em crochê aranha

Devido ao ponto e a cor utilizada, esse caminho de mesa fica super delicado e ajuda a enriquecer a decoração de qualquer ambiente, podendo enfeitar mesas, aparadores e cômodas.

3. Caminho de mesa em crochê Zig Zag

Já pensou em aprender a fazer em casa um charmoso caminho de mesa de crochê em zig zag? É um artesanato simples e bonito que pode ser o destaque especial de qualquer mesa na sua casa. Você vai precisar dos seguintes materiais: novelos nas cores roxo, azul e rosa, e uma agulha para crochê 3. E o melhor, para personalizar a decoração das suas mesas com caminhos de crochê, não é fundamental que você escolha uma peça com grandes enfeites e ornamentações, já que os modelos mais simples também são perfeitos e extremamente elegantes, principalmente para o dia a dia.

O que achou das opções listadas? Agora basta você escolher o seu modelo preferido e colocar as agulhas de crochê em ação!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS