Canto alemão: conforto e funcionalidade até em espaços reduzidos

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Obra & Estilo

Móvel de visual irreverente, o canto alemão teve sua origem na Alemanha, trazendo sua proposta de design e funcionalidade inicialmente para estabelecimentos comerciais como pubs, cafés e restaurantes, e posteriormente expandindo seu uso ao interior das residências, conferindo charme ao ambiente.

Segundo Cristiano Marzola, designer de interiores da MID, este móvel foi criado para otimizar o espaço compacto da sala de jantar de uma forma diferenciada, trazendo conforto para quem o utiliza. “Geralmente, ele possui formato em L, justamente para aproveitar todo o espaço disponível. Alguns podem até serem fixos na parede, ou somente encostados, compondo a mesa de jantar, juntamente com as cadeiras (ou até mesmo sem elas)”, explica.

Seu visual se transformou com o tempo, deixando de ser um móvel pesado, adaptando-se às decorações mais contemporâneas. Segundo o profissional, tudo depende da escolha dos móveis e dos objetos a serem utilizados neste espaço.

“Hoje em dia, existem muitas possibilidades: é possível conferir uma pegada mais moderna ao móvel fixando uma espécie de banco flutuante na parede, completando-o com almofadas e futons confortáveis e coloridos, de acordo com a personalidade de cada um”, orienta Cristiano.

O designer ainda revela que é possível encontrar opções do móvel sem o tradicional formato em L, em uma versão linear, apenas com o banco estofado. “Também existem os menos comuns, cantinhos em formato de U, que também são perfeitos para aderir a tendência”, adiciona.

Canto alemão é ótimo para espaços pequenos

Conforme a designer de interiores Ceres Macedo explica, o canto alemão é um recurso muito útil para espaços pequenos por aproveitar os cantos da mesa, reduzindo medidas no sofá utilizado, acomodando um maior número de pessoas do que as cadeiras, “além de não ser necessário deixar um espaço disponível para puxar a cadeira em um ambiente com mesa tradicional”.

Segundo ela, é interessante cuidado para não ultrapassar as medidas do seu espaço, sendo aconselhável associar um móvel pequeno com uma mesa na mesma proporção, e vice-versa.

Um belo exemplo para ilustrar a funcionalidade adquirida pela escolha deste móvel é se pensarmos em uma mesa de 4 lugares. Ao optar pelo uso do canto alemão, é possível aumentar o número de assentos para 6, aproveitando cada canto disponível da mesa. A mesma situação ocorre em mesas com 6 cadeiras, ampliando a possibilidade de acomodar de 7 a oito pessoas, assim como em uma mesa maior, com 8 lugares disponíveis, acomodando até 10 indivíduos.

Outro detalhe interessante deste móvel é que alguns sofás de canto podem vir também com um baú, onde o acento do móvel é uma tampa, a qual se abre para que possam ser guardados objetos em seu interior. “Com a alta dos apartamentos menores, otimizar o espaço virou lei, crescendo a demanda do design inteligente e de alternativas criativas para aliar funcionalidade, sem abrir mão do que é bacana e confortável para a casa. E o canto alemão, com baú, vem ao encontro de tudo isso!”, enfatiza Cristiano.

Dicas para um canto alemão perfeito

Foto: Reprodução / Marcenaria Vida Nova

Gosta do visual diferenciado deste item, mas ainda tem dúvidas de como escolher o canto alemão ideal para o seu lar? Então confira a seguir dicas do designer Cristiano para escolher o canto alemão perfeito:

  • Cuide da distribuição: “se o espaço da sua sala de jantar precisa ser otimizado ou você deseja aderir à esta tendência, observe a melhor distribuição para o seu ambiente”, ensina.
  • Eleja a mesa certa: segundo ele, a escolha da mesa de jantar deve casar perfeitamente com a proposta e com a área disponível. Ela pode ser quadrada, retangular ou até redonda, dispondo de cadeiras dos dois lados, ou em apenas um. “A dica é usar a imaginação para criar o que melhor te atende”, opina.
  • Atente-se à decoração: leve em conta o seu perfil, escolhendo o canto alemão com um design e tecidos que complementem a decoração do restante da casa. É válido ousar nas cadeiras, podendo ser estampadas, e foque na escolha de objetos para compor o espaço.
  • Utilize espelhos: no caso de haver pouco espaço disponível, outra dica é lançar mão de espelhos nas paredes, logo acima do canto alemão, conferindo a sensação de amplitude. “Cores claras nas paredes e toda iluminação natural possível também auxiliam nesse sentido”, diz o profissional.
  • Dê destaque ao móvel: vale utilizar o recurso de iluminação focada na região da mesa, com a ajuda de pendentes com design que harmonize com todo o restante do cômodo.
  • Abuse de elementos bonitos à mesa “o que completa o visual é o charme com que você coloca sua mesa, utilizando utilitários como jogo americano, guardanapos, copos, pratos, talheres e plantas naturais”, sugere o designer.
  • Cuidado para não pesar o ambiente: segundo Cristiano, o segredo está em pensar no ambiente como um todo, sendo necessário que o móvel dialogue com o restante da decoração no espaço, seja no seu formato, cor ou estampa. “Saiba escolher o design do seu canto alemão. Uma boa pedida é utilizar almofadas soltas em um banco, ao invés de um sofá com encosto”, sugere.

55 fotos para se apaixonar por um canto alemão

A partir das dicas do profissional ficou ainda mais fácil escolher a opção ideal para sua sala de jantar. Que tal se inspirar com belos ambientes utilizando o canto alemão de formas e estilos de decoração variados? Confira:

1. Mais conforto aos seus convidados

Foto: Reprodução / Claudia Albertini

Neste móvel linear, além deste ser estofado tanto no encosto quando no assento, almofadas macias são dispostas em sua extensão, decorando e proporcionando aconchego aos seus ocupantes. Destaque ao conjunto de pendentes metálicos, complementando a decoração.

2. Canto alemão e cadeiras com o mesmo estofamento

Foto: Reprodução / Chris Silveira

Utilizar o mesmo material para estofar tanto o móvel quanto as cadeiras junto à mesa garante harmonia e sensação de unidade à sala de estar. Outro recurso muito bem utilizado é a mesa com tampo de vidro, suavizando o visual.

3. Que tal uma cadeira diferente para inovar?

Foto: Reprodução / Mendonça Pinheiro Interiores

Outro exemplo de como a opção pelo mesmo estofamento no canto alemão e nas cadeiras deixa o ambiente mais belo. Aqui uma das cadeiras recebeu um material estampado, alegrando a composição.

Sofá cinza: 50+ fotos para aproveitar a versatilidade da peça

4. Neutralidade em um ambiente sóbrio

Foto: Reprodução / Ap114

Se o objetivo é uma decoração mais séria, troque as cadeiras por pequenos pufes no mesmo material do canto alemão. Aqui a cor escolhida para o tecido do móvel combina perfeitamente com a base da mesa.

5. Quebre as regras

Foto: Reprodução / Camila Klein

Apesar de as opções de canto alemão mais comuns utilizarem a metragem exata para que esse móvel seja acomodado no limite da mesa, este projeto demonstra que quebrar as regras é uma boa pedida. Aqui o móvel linear é maior do que o espaço da mesa, garantindo espaço extra.

6. Espelho e muita madeira para um ambiente requintado

Foto: Reprodução / Claudia Albertini

Aqui o espelho é utilizado como o recurso ideal para ampliar ambiente. A cor do tecido escolhida para as almofadas do móvel fica linda no ambiente repleto de madeira. A base do canto alemão foi confeccionada em laca branca, combinado perfeitamente com as cadeiras na mesma cor.

7. Aposte em modelos diferentes, com marcenaria personalizada

Foto: Reprodução / Santíssima Fé

Uma boa pedida é encomendar um móvel sob medida: além de não correr o risco de adquirir um canto alemão com as proporções incorretas, ainda é possível obter um item personalizado, com curvas ou trabalhados incríveis.

8. Iluminação faz toda a diferença

Foto: Reprodução / Claudia Albertini

Aqui, além dos belos pendentes com um visual rústico, o projeto luminotécnico ainda ganhou um cordão de LED embutido abaixo do móvel, proporcionando um visual todo especial ao item.

9. Canto alemão como um banco em L

Foto: Reprodução / Macedo & Covolo

Aqui o móvel é amplo, no formato tradicional. Em vez de ter seu encosto estofado, o item utiliza almofadas para garantir o conforto dos ocupantes. Ao utilizar cadeiras em tons vibrantes, o canto da sala de jantar ganha destaque no ambiente integrado.

10. Mesas redondas também podem ganhar o item

Foto: Reprodução / Camargo Corrêa

Neste belo projeto, para ampliar o espaço que acomodará os ocupantes da mesa de jantar, o design do móvel é diferenciado, com uma curva que acompanha o formato da mesa. Destaque ao encosto com estofamento em capitonê.

11. A parede toda espelhada garante espaço ao móvel

Foto: Reprodução / Chris Silveira

Como o canto onde é instalado é de tamanho reduzido, as paredes acima do móvel ganham amplos espelhos, criando um feito visual interessante e deixando o canto alemão em evidência. As cadeiras com design diferenciado são um show à parte.

12. Embelezando este cômodo de design futurista

Foto: Reprodução / CAS Imóveis

Este é um ótimo exemplo de como este móvel combina muito bem com qualquer estilo de decoração. Aqui o design contemporâneo proporcionado pelas cadeiras de acrílico ganha charme especial ao serem acompanhadas por um canto alemão estofado.

13. Adicione flores para um resultado mais delicado

Foto: Reprodução / Cavalcante Ferraz

Aqui o banco foi confeccionado em marcenaria branca, recebendo almofadas confortáveis tanto para o assento quanto para o encosto. Para uma mesa de jantar mais bela, orquídeas brancas e um pendente cheio de estilo.

14. Para um ambiente mais funcional

Foto: Reprodução / Apartamento92

Aqui o pouco espaço disponível se amplia, graças ao uso do canto alemão que permite acomodar um número bem maior de pessoas do que as tradicionais cadeiras. O cantinho destinado a este móvel ganha ainda decoração especial, com espelhos e placas de madeira.

15. Posição estratégica e luminária encantadora

Foto: Reprodução / Cent26

Este item de decoração ganhou posicionamento estratégico na sala de jantar: fica ao lado do balcão com acesso à cozinha. Um bom exemplo de como ele cabe em qualquer cantinho da sala, sem precisar de muito espaço.

16. Composição colorida, trazendo vida ao lar

Foto: Reprodução / Abreu Coimbra

Neste amplo móvel em L, o estofamento do seu assento foi feito em um tom de verde vibrante, contrastando com sua marcenaria e a mesa branca. Para mais vida, almofadas com estampas geométricas e uma solitária cadeira na cor amarela.

17. Decoração em estilo clássico para um ambiente charmoso

Foto: Reprodução / Apezinho 103

Aqui a marcenaria do móvel ganha detalha especial ao ser feita com vigas de madeira. Sem um encosto próprio, o recurso utilizado para garantir conforto aos seus ocupantes são lindas almofadas estampadas nas cores amarelo e cinza.

18. Visual minimalista em um ambiente todo em branco

Foto: Reprodução / Meuapê114

Escolher os móveis da sala de jantar na cor branca é um recurso ideal para ajudar a ampliar espaços pequenos. Além de suavizar o visual do cômodo, esse tom ainda traz requinte e elegância para o ambiente.

19. Todo estofado, na cor branca

Foto: Reprodução / Claudia Souza

Aqui, além de lindo, o canto alemão ainda tem a função de integrar sala de jantar à cozinha, ao ser posicionado junto à bancada. As almofadas com estampa chevron branco e preta garantem mais charme ao espaço.

20. Quanto mais conforto, melhor

Foto: Reprodução / Claudia Souza

Nesta versão, o móvel em si é composto somente pelo banco em marcenaria branca. Para garantir o conforto, almofadas soltas e macias são utilizadas tanto no assento quanto no encosto, fator que contribui para a facilidade de limpeza do item.

21. Linda combinação em madeira natural e laqueada

Foto: Reprodução / ap.407

O painel instalado atrás do banco embeleza o cômodo e faz as vezes de encosto para o canto alemão. Este ainda serve de apoio para o quadro decorativo e para o espelho. A mesa possui acabamento branco brilhante, casando com a base do banco, feita em madeira branca.

22. Canto alemão com visual retrô, cheio de graça

Foto: Reprodução / Ap203

Aqui a mesa de quatro lugares é ampliada com a utilização deste item. De visual mais antigo, sua base possui detalhes em canaletas e design diferenciado. O uso das cadeiras estofadas no mesmo tom do móvel garantiu harmonia ao conjunto.

60 salas de jantar pequenas decoradas lindamente

23. Para um visual mais rústico, dispense as almofadas

Foto: Reprodução / Apezinho.103

Se desejar uma decoração mais ousada, é válido utilizar o banco em seu estado natural, apenas na madeira. A mesa em um tom vibrante de laranja contrasta com o tom escuro do móvel, deixando um visual mais interessante.

24. Um visual de tirar o fôlego

Foto: Reprodução / Cris Barban

Móveis de linhas retas e luminárias contemporâneas dão o tema neste ambiente. A escolha por um estofamento na cor cinza para o canto alemão garante destaque às poltronas e à base da mesa.

25. Luxo e requinte com o uso de espelhos

Foto: Reprodução / Ap114

Aqui este material é o curinga na decoração, está presente nas paredes, na base da mesa e nas laterais do canto alemão. Refletindo o belo lustre, ajuda dar a sensação de um cômodo mais amplo. O estafado em capitonê arremata o visual sofisticado.

26. Um toque de cor que faz toda a diferença

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

Para quebrar a frieza proporcionada pelo excesso da cor branca na sala de jantar, o estofado do canto alemão ganhou uma cor suave, mas que faz a diferença na hora de trazer beleza e conforto ao ambiente. O design das cadeiras brancas é algo que vale o olhar.

27. Móvel trabalhado, cheio de detalhes

Foto: Reprodução / Amo Meu Ap

Neste canto alemão, a base do banco é toda trabalhada na madeira branca. Para um visual mais belo no momento da refeição, a escolha por um caminho de mesa no mesmo tom do estofamento do móvel foi essencial para manter a harmonia do ambiente.

28. Adicione ainda mais funcionalidade

Foto: Reprodução / Aliança Móveis

Aqui, seu uso para aumentar a disponibilidade de assentos ganhou nova função especial: além de ligar as duas peças lineares, ainda possui uma pequena prateleira, ideal para acomodar objetos de decoração.

29. Ideal para espaços bastante reduzidos

Foto: Reprodução / Meu Mini Apê

Mesmo com o pequeno espaço disponível para a área de refeições, o canto alemão se fez presente. Com o assento um pouco menor, ele é acompanhado por uma mesa suspensa e dois pufes estofados.

30. Mistura de materiais e lindas luminárias

Foto: Reprodução / Nosso palácio 55m2

A receita deste belo projeto é não ter restrições quanto ao uso de materiais diferentes: aqui podemos perceber o estofamento em tecido branco, a base da mesa em madeira natural e as cadeiras com base de acrílico. E não é que este mix deu certo?

31. Visual rústico, trazendo seriedade ao ambiente

Foto: Reprodução / Massibe Naturmöebel

Para um visual sóbrio, o uso do couro marrom revestindo o estofamento do banco é uma ótima escolha. Esta cor é ótima para contrastar com a madeira em seu estado natural, visualizada tanto na base da mesa quanto na base do canto alemão.

32. Mesas maiores também pedem um canto alemão

Foto: Reprodução / Dream House

Se você é uma daquelas pessoas que adora receber convidados em seu lar, sabe que quanto mais espaço disponível, melhor. Neste projeto, o uso do canto alemão agrega espaço à já avantajada mesa. Afinal, quanto mais pessoas, melhor, não é mesmo?

33. Canto alemão no estilo americano, igual aos filmes

Foto: Reprodução / Franki Durbin

Com certeza você já visualizou um móvel igual a este em algum filme. Muito usado no exterior, vem sendo tendência de decoração aqui no nosso país. O detalhe que não pode passar desapercebido são as gavetas na base do móvel, garantindo função extra.

34. Novamente possuindo uma função dupla

Foto: Reprodução / Diário de construção

Neste ambiente, além de acomodar as pessoas para o momento da refeição, o canto alemão de modelo linear ainda serve como divisória de ambiente, sendo instalado de costas para a cozinha. Aqui é possível visualizar novamente a possibilidade de utilizar sua base como armários.

35. Simplicidade e muito estilo

Foto: Reprodução / Claudia Souza

Por ser um móvel de proporções maiores, não é necessário que este tenha muitos detalhes para ter sua presença notada. Aqui, com base e encosto de madeira, o item ganhou apenas uma ampla e macia almofada na cor laranja.

36. Tons mais escuros garantem um ambiente com ousadia

Foto: Reprodução / Apartamento.102

Para este visual inusitado, o estofamento escolhido para o móvel é na cor preta, com detalhes em capitonê por todo seu encosto. O tom sóbrio combina com a base da mesa de jantar, assim como a decoração eleita para cozinha, a qual fica visível. O canto arredondado deixa o item ainda mais estiloso.

37. Cinza é o tom ideal para um ambiente clean

Foto: Reprodução / Futon e Cia.

Este ambiente abusa do uso de madeira em tons variados, mas ainda claros. Buscando manter a leveza da decoração, o estofamento do canto alemão recebeu a cor cinza. Para não deixar o ambiente monótono, as cadeiras na cor amarelo vibrantes quebram a seriedade.

38. Canto alemão: opção ideal para ambientes integrados

Foto: Reprodução / Claudia Albertini

Como este móvel proporciona momentos de relaxamento e conforto, é, sem sombra de dúvidas, uma boa opção para ser utilizado em ambiente integrados, acomodando um grande número de pessoas, possibilitando bons momentos.

39. A iluminação embutida mais uma vez dá destaque ao móvel

Foto: Reprodução / Claudia Albertini

Outro exemplo de como a fita de LED embutida na base do canto alemão é capaz de deixá-lo mais encantador. A cor do estofamento do item segue a mesma linha de decoração do restante da residência, em tons neutros.

40. A cor verde ajuda a relaxar

Foto: Reprodução / Exclusive Planejados

85 salas de estar decoradas para te inspirar

O tom de verde escolhido para o estofamento do item neste projeto nos remete à tranquilidade, trazendo cor e leveza ao ambiente. Para um toque mais glamoroso, o pendente dourado faz a diferença.

41. Móvel planejado, com medidas perfeitas

Foto: Reprodução / xStone

Este projeto foi feito sob medida, na proporção exata para preencher o espaço disponível entre o armário da cozinha e a parede. As almofadas em tons vivos deixam o móvel branco mais belo e sua funcionalidade é aumentada ao ter gavetas adicionadas em sua base.

42. No estilo de sofá, trazendo conforto também para a sala de jantar

Foto: Reprodução / Meu Apartamento Novo

Aqui o canto alemão foi confeccionado todo em estofamento bege, adicionando posteriormente os pés fabricados em madeira. Por menor que o ambiente seja, este item trouxe mais estilo para a mesa redonda.

43. Muito amor em um móvel azul

Foto: Reprodução / Família Barra Cordeiro

Com o estofamento em tecido azul vibrante, este móvel de desenho retrô ganhou charme e beleza devido ao seu visual arredondado e suas almofadas especialmente confeccionadas para as cadeiras acompanharem todo o estilo do item.

44. E por que não uma iluminação colorida para mais destaque?

Foto: Reprodução / Sweet Place

Neste móvel, o recurso da iluminação embutida é mais uma vez observado, só que desta vez esta é utilizada na parte superior da base em madeira do canto alemão. Para deixar um visual mais descontraído, almofadas divertidas em branco e preto.

45. Para os ousados, quanto mais contraste, melhor

Foto: Reprodução / Vida de apartamento

Quem disse que que uma decoração bonita tem que ser sempre neutra ou com cores suaves? Este canto alemão veio para mostrar que cores vibrantes também embelezam qualquer ambiente. Como o móvel possui base de cor branca, os detalhes em vermelho acabam ganhando ainda mais destaque.

46. Branco é uma boa pedida para uma peça discreta

Foto: Reprodução / Claudia Souza

Apesar de possuir sua base em um tom de madeira mais escuro, o estofamento na cor branca, juntamente com a mesa no mesmo tom e cadeiras em acrílico garantem que o buffet na cor laranja seja a estrela do ambiente.

47. Sala de jantar em um móvel só

Foto: Reprodução / Lily

Coisas que somente a marcenaria personalizada pode fazer: além de ser a base do canto alemão, o painel de madeira na parede ainda integra o móvel à mesa de jantar, fabricada no mesmo material. Como a parede possui um tom mais marcante o estofamento trás nuances suaves, equilibrando o ambiente.

48. Ideal para aproveitar cada canto do lar

Foto: Reprodução / Sheila Rich

Se a planta de sua residência possuir recortes, cantos ou detalhes arredondados, adicionar um canto alemão é uma boa opção para promover funcionalidade a um espaço onde não haveria a possibilidade de se utilizar uma cadeira.

49. Este móvel garante destaque a qualquer ambiente, por menor que seja

Foto: Reprodução / Meyer & Meyer

Em um ambiente amplo, mesmo que o espaço reservado para as refeições seja reduzido, utilizar um canto alemão cheio de curvas e cores irá garantir destaque à sua sala de jantar. Aqui, em vez de um pendente, uma luminária térrea ilumina o ambiente.

50. Opte por materiais semelhantes para um visual mais natural

Foto: Reprodução / Philpots

Nesta mini sala de jantar, ao misturar materiais como a madeira, a cadeira em trama natural, o tecido para o encosto com uma estampa que se assemelha à madeira, criamos um ambiente claro, com conforto e tranquilidade.

51. Sobriedade e estilo em design diferenciado

Foto: Reprodução / Dorado Designs

Quem disse que mesa de jantar tem que ter design tradicional? Esta belezura está aí para mostrar que independente do formato escolhido, o cantinho das refeições permanece funcional e lindo. Para este projeto, muito couro e base do móvel com gaveta, no mesmo tom do armário da bancada.

52. Estilo escandinavo para muito conforto e estilo

Foto: Reprodução / Baden Baden

A decoração desta sala de jantar segue os preceitos do estilo escandinavo, abusando de cores neutras, trazendo requinte e conforto ao cômodo. Para um charme extra, banco com pele falsa deixa o visual mais interessante.

53. Descombine para um visual com mais personalidade

Foto: Reprodução / Two Ellie

Se você gosta de imprimir a sua personalidade em cada canto do seu lar, este exemplo vai te inspirar. Aqui, além do canto alemão, ainda há duas cadeiras simples de madeira escura e uma poltrona aconchegante no canto da mesa. Para ousar ainda mais, adicione almofadas aleatórias com estampas e tamanhos variados.

54. Couros variados e uma luminária diferentona para um visual sem igual

Foto: Reprodução / Kat Alves

Tanto o pendente quando a base da mesa nos remetem à antigas fábricas, algo mais rústico. Acompanhando o visual gerado por ambos, o canto alemão tem sua base em madeira bem escura, além de ser estofado com dois tipos de couro diferentes: um liso no assento e um texturizado no encosto.

55. E que tal improvisar seu próprio canto alemão

Foto: Reprodução / Le Klein

Se você não dispõe de um móvel finalizado ou deseja ir na contramão da movelaria pronta e gosta de criar ou improvisar um item de decoração, que tal utilizar um banco estofado e pufes para criar um belo e único canto alemão?

No momento da compra deste móvel, se optar por um canto alemão pronto em vez de um feito sob medida, o designer orienta ter atenção especial às medidas. “Observe os materiais dos quais ele é feito, para certificar-se quanto à durabilidade. Se o modelo for fixo na parede, cuidado na instalação, para não danificar o produto ou sua parede”, indica.

O profissional ainda orienta o contato com a empresa fornecedora, buscando informações sobre qual a melhor maneira de cuidar do seu produto, especialmente os estofados, para possuam uma duração prolongada.

COMENTÁRIOS