Cantoneiras: 30 ideias de como inserir o móvel na decoração

Escrito por Priscila Horvat

Foto: Reprodução / W4 Arquitetura Criativa

As cantoneiras estão aí para resolver dois grandes problemas atuais: a falta de espaço (já que cada vez as residências estão menores) e o consumismo (cada vez maior). Embora as escalas cresçam para o lado errado, ter uma cantoneira em casa não é exclusivamente para quem mora em um local de medidas reduzidas ou para quem adora fazer comprinhas. As cantoneiras servem também para dar um charme extra em casa e acomodar diversos itens, desde souvernires de viagens, plantinhas, uma coleção de canecas, livros e até os famosos bibelôs.

Independente do que você quer colocar nessas prateleiras, o ideal é, antes de escolher uma para comprar, já pensar em que lugar da casa quer colocar o móvel. Hoje o mercado oferece uma infinidade de tipos, que podem ficar na varanda, quarto, cozinha… praticamente em todos os cômodos! As cantoneiras são tão práticas, que até as empresas de móveis planejados já se renderam a elas.

De ferro, madeira, mdf, plástico, acrílico, e de muitas cores, tamanhos e formatos diferentes, com certeza você vai encontrar a ideal para a sua casa. Para te inspirar, separamos uma lista com 30 ideias de cantoneiras. Confira:

1. No quarto do bebê…. pode!

Foto: Reprodução / Bender Arquitetura

Engana-se quem pensa que a cantoneira é um móvel vintage. Sim, existem modelos desse tipo também. Mas até os móveis mais modernos, como os planejados, podem se render à praticidade da cantoneira. Nesse quarto de bebê, ela abriga perfeitamente os bichinhos de pelúcia.

2. Quadradinha, para receber a família de aves

Foto: Reprodução / Rico Mendonça

Também no estilo planejado, com uma cor um pouco mais rústica, que lembra a cor dos móveis de fazenda, combina perfeitamente com os pequenos arranjos de plantas e a família de galinhas. O galo, lá em cima, fez seu poleiro para observar tudo ao redor.

3. Cantoneira minimalista

Foto: Reprodução / RAP Arquitetura e Interiores

O quarto com design minimalista dinamarquês seguiu a paleta de tons que privilegiou o mix de cinza e rosa antigo da pequena moradora. Uma cantoneira com pintura ombré recebe os brinquedos preferidos da baixinha.

4. Camuflada em um móvel

Foto: Reprodução / CR2 Arquitetura

Esse móvel, feito com marcenaria sob medida, atua como divisória e organizador do espaço. A cantoneira, camuflada pelo estilo em L, é ótima para receber itens maiores, como o vaso de planta. As cores claras ajudaram a ampliar o ambiente.

5. O dourado dá o toque glam

Foto: Reprodução / Bem Decorada

As estampas geométricas se tornaram uma verdadeira paixão de quem aprecia uma decoração charmosa e cheia de personalidade. Ao lado de um móvel em tom dourado, fica fácil de dar charme a um cantinho e ainda realçar o espaço.

6. No canto do guarda-roupas

Foto: Reprodução / Bolda & Bueno Design

Ao abrir a porta desse quarto de casal, a primeira visão será a cantoneira. De vidro, com fundo branco do guarda-roupa, é bem clean, seguindo o estilo de decoração do ambiente.

7. Subtítulo bem criativo relacionado com a imagem

Foto: Reprodução / Cyntia Sabat

O projeto de arquitetura desse quarto infantil foi pensado para aproveitar cada cantinho mesmo, tanto que o dormitório recebeu uma porta de correr na entrada e cantoneira grudada ao armário.

8. Cantoneira planejada

Foto: Reprodução / Beaver Móveis

Essa cantoneira na verdade é um móvel de canto com prateleiras e armário inferior com duas portas, ideal para aproveitar um espaço quase esquecido da casa, como, por exemplo, um hall de entrada.

9. Em ordem de tamanho

Foto: Reprodução / Gambar Rumah Mini

O mercado oferece algumas cantoneiras que são pranchas individuais, e você coloca na altura que achar melhor. Nessa ideia, duas pranchas foram usadas, mais acima. Embaixo, como se fosse uma outra, maior, uma pequena mesa de canto, como uma mini escrivaninha.

10. Home office repaginado

Foto: Reprodução / Midádecor

Esse home office foi reformado e ganhou móveis novos e cheios de estilo. Por exemplo, em vez de uma tradicional mesa, o ambiente ganhou uma cantoneira. A combinação de cores também não deixa a desejar. Repare no efeito criado com o uso de uma tonalidade abaixo da bancada de trabalho e outra completamente diferente acima dela. O azul ainda define o fundo dos nichos organizadores.

11. Na bancada da cozinha

Foto: Reprodução / Casa da Cris

A combinação de branco com madeira clara na cozinha é clássica, e deixa o ambiente com uma sensação de amplitude. A ideia, bem contemporânea, ainda é complementada com o uso da cantoneira abaixo da bancada, uma ótima opção para aproveitamento de todo o espaço.

12. Divisória de ambientes

Foto: Reprodução / Gambar Rumah Mini

A parede que divide a sala de estar da sala de jantar recebeu um trio de cantoneiras, perfeitas para abrigar os livros e pequenos objetos decorativos do espaço. Observe como o acabamento, em laca preta, fez toda a diferença no cantinho.

13. O móvel também é bem-vindo na área externa

Foto: Reprodução / Luana Gaspar Arquitetura

Essa pequena varanda gourmet também recebeu moveis planejados, que aparecem no gabinete da pia e no armário auxiliar. A bancada subiu um degrau para que coubesse a cervejeira. Para completar o projeto, cantoneiras na parte de cima, com fitas de led para uma iluminação mais aconchegante.

14. Refúgio dos heróis

Foto: Reprodução / AC Tampelli

O pequeno dono desse quarto é apaixonado pelo mundo dos super-heróis. Por isso, a coleção de bonecos só aumenta! Para deixar todos os objetos decorativos e temáticos no mesmo lugar, nada melhor que uma cantoneira.

15. Velha infância

Foto: Reprodução / Gambar Rumah Mini


Algumas famílias gostam de resgatar algum brinquedo da infância do pai ou da mãe do bebê para ajudar na decoração do quarto. A ideia é incrível! Por isso, use uma cantoneira para deixar os objetos em destaque no quarto. Aqui, ela foi feita de cimento mesmo, ou seja, foi pensada desde o início do projeto.

16. Cantoneira clean

Foto: Reprodução / Camila Klein Arquitetura

Essa suíte do casal, toda branquinha, passa a sensação de tranquilidade, perfeita para o relaxamento da noite. Para dar personalidade ao espaço, a aposta foi na cor preta para os objetos decorativos na cantoneira, luminárias e até na roupa de cama.

17. No canto do canto

Foto: Reprodução / Vale Arquitetura e Engenharia

Em casas com mais de dois quartos, é comum que as portas dos dormitórios sejam bem próximas. Essa pequena estante aparece na quinta da parede dos dois quartos, provando que cada cantinho, por menor que seja, pode ser aproveitado com uma cantoneira.

18. Uma cantoneira moderna

Foto: Reprodução / Kali Arquitetura

Esqueça o formato redondinho tão tradicional das cantoneiras. Com o passar do tempo, esse móvel também vem sendo repaginado aos poucos e, agora, pode até ficar entre um dente do guarda-roupa, como nessa ideia de armário infantil.

19. Canto decorativo

Foto: Reprodução / Natália Mourão Interiores

Essa cozinha recebeu uma aposta de cores certeira na decoração: branco e preto. A bancada e banquetas em vermelho dão o toque de cor e ousadia que faltava no ambiente. A cantoneira aparece discreta, totalmente decorativa.

20. Cantinho sob medida

Foto: Reprodução / Consuelo Personal

A dona dessa cozinha é apaixonada por plantinhas. Além de espalhá-las pela casa, também resolveu incluir alguns vasinhos na cozinha, e a melhor forma de deixar todas no mesmo ambiente foi com uma cantoneira feita sob medida.

21. Marcenaria personalizada

Foto: Reprodução / Sandra Regina Alves Bernardes

Aqui no Brasil é comum o costume de visitar a família na maternidade, logo que o bebê nasce, ou em casa, assim que a mãe e o bebê têm alta. Esse quarto, de um meninão que acabou de chegar, também tem uma cantoneira, que foi aproveitada para abrigar as lembrancinhas das visitas.

22. Na pequena varanda

Foto: Reprodução / Floricultura Flor & Amor

A pequena varanda desse apartamento ficou ainda mais charmosa com o uso dessa cantoneira de ferro, no estilo ideal para receber vasos de plantas e temperinhos.

23. Para ambientes sóbrios

Foto: Reprodução / Gambar Rumah Mini

Como a cantoneira também pode ser fabricada a gosto do cliente, pode ser feita de materiais mais nobres, como essa aqui, de madeira de lei, perfeita para um escritório bem clássico ou uma biblioteca.

24. Fofurices na cozinha

Foto: Reprodução / Lar & Cia

Essa cozinha tem móveis nas cores preto e branco, dupla imbatível na decoração. Para dar um toque de cor, objetos decorativos, louças e acessórios em rosa. A cantoneira recebe uma coleção de pequenos cupcakes de cerâmica, que assumem toda a fofura do ambiente.

25. Usadas como prateleiras

Esse conjunto de cantoneiras é mais uma opção de prateleiras que aproveitam bem os cantos da casa! Essas ocupam as duas paredes que se encontram. Com uma decoração simples, mas que deixou o cantinho um charme.

26. Cantoneira de ferro com prateleiras de madeira

Foto: Reprodução / Flores e Frutas

Ideal para uma decoração mais rústica, como numa casa de campo ou fazenda, essa cantoneira é perfeita para abrigar objetos decorativos que remetam à esse estilo, como latinhas e bibelôs de pequenos animais.

27. Quando tudo combina

Foto: Reprodução / Ana Luisa Previde

Esse quarto 100% planejado elegeu a cerejeira como ponto alto do quarto. Ela aparece no guarda-roupa, criado-mudo, cama, cabeceira, painel na janela e, claro, também na cantoneira.

28. Cheia de curvas

Foto: Reprodução / NCY Fashion

Toda entalhada, essa cantoneira faz parte de um cantinho indiano e bem zen da casa. O móvel, que recebeu caixinhas com estampa étnica, figura ao lado de um conjunto de móbiles e banquinho dobrável, local perfeito para acender um incenso e meditar, não acha?

29. No cantinho do banheiro

Foto: Reprodução / DMix Tudo para Organizar

Esse tipo de cantoneira é uma ótima opção para lugares com pouco espaço, já que otimiza cada pedacinho. Como é de encaixe, feita de plástico com cromado, é resistente e dá para comprar quantas forem necessárias, e montar uma em cima da outra.

30. E até de vidro

Foto: Reprodução / Floricultura Só Você

E que tal apostar em plantinhas no banheiro masculino? Essa cantoneira recebeu um pequeno bonsai e um vasinho com capim. A composição ficou clean e muito bonita.

Como você pode ver, a cantoneira é um móvel curinga, perfeito para aproveitar cada cantinho da casa. E então, já sabe em qual cômodo vai querer colocar a sua?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS