Por Sheila Almendros
Saindo da decoração clássica para marcar presença em todos os tipos de design, o capitonê tornou-se uma técnica de tapeçaria altamente democrática. Com ela você adiciona um toque de sofisticação ao espaço, de atemporal e elegante. Por isso, veja mais sobre o assunto.
Publicidade
Criado por volta de 1840 pelos ingleses, essa técnica consiste em pontos feitos com cordões, afundando o acolchoado de maneira assimétrica. A distância entre os pontos, tal como a profundidade da perfuração podem variar de acordo com o trabalho manual realizado.
Publicidade
Apesar de serem muito parecidos, é possível afirmar que o botonê é um complemento do capitonê, pois o acabamento desta primeira técnica mencionada conta com a adição de botões em cada perfuração.
Seja em cabeceiras, sofás ou pufes, essa técnica marca presença na decoração de forma única, imprimindo uma pitada clássica e elegante em várias decorações:
Essa técnica é um trabalho manual que se mantem constante na decoração de interiores por várias gerações. A característica é impagável e jamais sairá de moda.
Veja como é possível criar peças lindas com essa técnica, usando poucos materiais e muito capricho:
Neste vídeo você aprenderá a fazer uma cabeceira elegante de capitonê. Além do passo a passo, é possível também saber o preço médio gasto em um projeto manual como este.
Publicidade
O profissional deste vlog ensina de maneira bem didática como fazer a técnica capitonê, os melhores materiais que podem facilitar a produção, e como dar um acabamento caprichado à peça.
Saiba como produzir um layout perfeito para um pufê e toda a técnica usada para a confecção da peça do começo ao fim.
Para finalizar, nada melhor do que cuidar dos detalhes. A almofada parece um item simples, mas faz toda diferença na decoração. Assista ao vídeo e faça sua almofada!
O capitonê é uma característica democrática na decoração, pois combina com todos os estilos possíveis e imagináveis, seja com uma cabeceira, uma almofada ou até um sofá Chesterfield.