Por Andressa Oliveira
Atualizado em 08.06.22
Após 9 anos de namoro, Sabrina e Gabriel Vianna decidiram dar mais um passo no relacionamento e compraram uma casa. Foram muitos planos para esse momento, mas nem tudo saiu como o idealizado e, no início dessa jornada, ele perdeu o emprego.
Publicidade
Foi aí que o casal passou a decorar a casa com itens baratos e que estavam ao alcance dos dois. Colocaram a mão na massa, receberam móveis de herança e improvisaram da melhor forma para decorarem o lar perfeito e cheio de afeto que tanto sonhavam. Veja mais:
Tipo de residência: casa
Área: 187 m²
Publicidade
Cidade: Betim, MG
Moradores: Gabriel é profissional da área jurídica, mas também adora se dedicar a atividades artísticas, como música, design gráfico e decoração. Sua companheira, Sabrina, também era da área de Direito, mas resolveu mudar de carreira e embarcou nos estudos de Design de Ambientes. Os cães, Mike e Luke, são a alegria da casa: “estão sempre grudados, brincando e nos proporcionam momentos de muitas risadas e afeto”, conta o casal. Sobre os planos de aumentar a família, eles afirmam: “os bebês ainda não chegaram, mas já começamos a nos organizar para esse momento”.
Diferencial: “ter uma casa que me fizesse sentir constantemente abraçada sempre foi um sonho, então desde o início pensei em itens que trouxessem essa ideia para o ambiente”, revela Sabrina. Para ela, o desejo era uma decoração fofa e aconchegante – ao contrário de Vianna, que queria seguir o estilo industrial. “O projeto da casa e o contexto que foi se desenvolvendo acabaram me levando a uma decoração mais afetiva”, confessa Gabriel. O maior desafio para eles foi, com certeza, a falta de verba após se mudaram.
Apesar das dificuldades financeiras momentâneas, a dupla transformou os ambientes da casa. Eles adoram fugir do óbvio na decoração: “sempre inserimos algo diferente, que chama a atenção e torna o ambiente único e muito a nossa cara”.
Além dos móveis herdados, há também peças DIY e muitas plantas. “São várias espécies cultivadas na terra, na água e em kokedamas. Tem planta pequena, planta grande e também tem árvore”, comentam. Tudo isso junto é o que identifica o lar do casal e deixa os espaços mais agradáveis, aconchegantes e com a personalidade dos dois.
As salas de jantar e TV são conjugadas: “usamos uma mesa no meio para simular uma divisão”, conta Sabrina. E complementa: “usamos muitas plantas para compor o ambiente, além de uma poltrona Costela e elementos de tecidos, como manta e tapete, para dar mais ar de aconchego”.
É nesse ambiente que estão os móveis que são herança de família e que também foram desenhados pela avó de Vianna. Para eles, essas peças cheias de história são especiais: “fizeram com que nossa casa ganhasse cara de lar”.
É na sala de TV que a família relaxa e aproveita bons momentos: “amo assistir filmes, estar com a família e passar o domingo vendo TV deitada no tapete da sala com o Vianna e os cães”, afirma Sabrina. Para garantir mais conforto e lugar para todo mundo, eles instalaram uma rede suspensa ao lado do sofá. Os nichos foram produzidos pela dupla.
Os dois sempre fizeram muitas pesquisas em perfis de decoração e encontraram muita motivação em vídeos e canais de DIY para colocarem a mão na massa. “Assim temos um produto final não só muito mais barato, mas também muito mais a nossa cara”. Os pegboards na parede da sala de jantar foram executados por eles: “fizemos usando caixas de bacalhau que achamos no lixo de um restaurante em BH”.
O primeiro DIY que o casal resolveu arriscar foi a produção de armários da cozinha e, a partir daí, não pararam mais: “descobrimos um mundo novo de possibilidades”.
As prateleiras na cozinha foram outra criação dos moradores: “embora pareçam, não são suspensas, mas sim presas embaixo com mãos-francesas”, explicam.
As plantas estão por todos os cantinhos, e são muitos exemplares espalhados pela casa. “Sempre nos perguntam se dá muito trabalho cuidar de tudo, e o que costumamos responder é que, com toda a certeza, dá sim”, entrega o casal. Entretanto eles asseguram: “vale a pena cada segundo de cuidado, porque a retribuição que elas nos dão em forma de brotos e flores nos faz felizes demais”.
Outro item feito por eles é o painel de TV no quarto do casal. Os dois criaram um incrível pegboard com pinus que ajuda a organizar e a decorar o espaço. A peça pode ser personalizada e adaptada conforme as necessidades deles.
Publicidade
O móvel abriga diversos livros e várias plantinhas. Diferentes formatos de vasos trazem um ar descontraído e cheio de estilo.
“Usamos alguns elementos coloridos para dar cor ao quarto, tais como o vasinho verde, a escadinha com o pé azul e o frigobar amarelo”, explica o casal.
Os dois também destacam que toda as outras mobílias do quarto foram feita por eles: cama, cabeceira e mesinhas.
Na parede atrás da cama, uma coleção de lambe-lambes cria um visual incrível com uma mistura de cores e desenhos.
O ambiente que é usado como closet e escritório foi o último espaço da casa a ser reformado. Mas Vianna e Sabrina adiantam que o outro quarto e o banheiro já estão na lista para futuras alterações, principalmente quando a família aumentar e os nenéns chegarem.
Todo o espaço foi planejado e executado pelos moradores. Para armazenar as roupas, em vez de utilizaram um armário tradicional, eles optaram por uma arara artesanal, feita com tronco, corda e pinus. “Criamos essa solução para o nosso closet por ser uma opção mais barata e também por fugir do padrão”.
A mesa de trabalho foi feita com cavaletes e folha de porta. Mas nem só o trabalho reina no espaço: para momentos de descontração, eles instalaram um balanço bem no meio do ambiente.
Para personalizar a decoração, Sabrina e Gabriel aplicaram lambe-lambes com tema botânico em uma das paredes. O espelho ajuda na sensação de amplitude e também para conferir os looks no closet.
Sobre as escolhas e a composição dos ambientes, eles concluem: “nossa decoração é a união de herança de móveis impecavelmente desenhados pela avó do Vianna, mais pencas de DIY que fizemos com muito carinho, tudo isso inserido em uma selva, compondo, juntos, esse ambiente tão agradável e aconchegante que é a nossa casa”.
Apesar das dificuldades e planos frustados, o casal encontrou uma forma de transformar os espaços e deixar os ambientes do jeito que tanto desejavam. Aproveite e confira também outras ideias de decoração para personalizar o seu lar de forma simples e fácil.