7 dicas práticas e projetos para ter uma casa sustentável

Escrito por Andressa Oliveira
Em 23.09.20

Cada vez mais, surgem novas tecnologias e alternativas que podem ser facilmente incorporadas em projetos residenciais para diminuir os impactos ambientais e ajudar a preservar os recursos naturais. Ter uma casa sustentável é prezar pela natureza e pelo bem-estar de seus ocupantes. Conheça mais sobre esse tipo de construção e veja soluções que são amigáveis com o meio ambiente:

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

O que é uma casa sustentável

Uma casa sustentável é uma construção que preza pelo mínimo impacto ambiental, através de soluções que visem economias de recursos, reaproveitamento de materiais, economia de energia, reutilização de resíduos e o bem-estar de todos os envolvidos no processo.

Ideias para uma casa sustentável

Pequenas mudanças e novas tecnologias podem ajudar, e muito, a ter uma casa sustentável. Confira:

1. Materiais ecológicos ou recicláveis

Os materiais empregados na construção podem economizar recursos naturais e diminuir o custo de obras. Além de sustentáveis, as opções ecologicamente corretas também podem apresentar bom desempenho e facilidade de execução. Para uma casa sustentável, é possível utilizar materiais como telhas ou tijolos ecológicos, bambus, pisos e revestimentos recicláveis e até mesmo reaproveitar containers.

2. Aproveitamento máximo da iluminação natural

Aproveitar a iluminação natural é uma ótima forma de economizar energia em uma residência. Com certeza, investir em grandes janelas ou aberturas para os ambientes vai possibilitar uma boa economia no uso de luzes artificiais durante o dia.

3. Telhado verde

Ao Cubo Arquitetura

Continua após o anúncio



Esse tipo de telhado permite o crescimento de vegetações de pequeno porte na cobertura. Assim, a solução economiza com telhas e traz mais verde para a cidade. Outras vantagens são diminuição da temperatura interna, isolamento acústico nos edifícios e colaboração para um melhor qualidade do ar.

4. Reaproveitamento de água da chuva

Instalar uma cisterna na residência vai possibilitar a captação e o reaproveitamento da água da chuva. Essa água pode ser utilizada para lavagem de calçadas, descargas e irrigação de plantas ou jardins. Essa solução pode refletir em uma economia de até 50% na conta de água e vai fazer a diferença na preservação dos recursos hídricos.

5. Aquecimento solar

iStock

A luz natural é gratuita, abundante e pode ser aproveitada também para aquecer a água de chuveiros ou torneiras. Esse sistema traz inúmeras vantagens para as residências, como economia de energia e redução nos custos mensais de energia elétrica.

6. Uso de energias alternativas

iStock

Além de aquecer a água, a luz solar também pode ser utilizada como fonte de energia elétrica para toda a casa através da instalação de placas fotovoltaicas. Outra opção de energia alternativa é a eólica, produzida pela força dos ventos. Ambas são energias limpas e não emitem poluentes em sua geração.

7. Iluminação de LED

Altamente eficientes, as lâmpadas de LED oferecem uma iluminação de maior qualidade para as residências. Essa tecnologia apresenta menor custo e maior vida útil, quando comparada a lâmpadas fluorescentes. Além disso, não emite radiação ultravioleta nem calor e não possui mercúrio ou outra substância tóxica em sua composição (que possa poluir o meio ambiente).

Continua após o anúncio



Várias dessas opções são fáceis de adotar e, além de preservar o meio ambiente, também podem fazer a diferença na economia e nas contas da casa.

Experiências e relatos sobre casa sustentável

Ter uma casa sustentável é mais simples do que parece. Veja só estes vídeos:

Casa com materiais ecológicos e sem cimento

Nesse vídeo, você descobre uma casa totalmente construída sem cimento! Além dos materiais ecológicos, a residência também conta com muitas outras soluções sustentáveis, como o aquecimento solar e o reaproveitamento de água da chuva. Um lar totalmente em harmonia com a natureza!

Casa com estilo e sustentabilidade

Uma casa sustentável também pode ser estilosa. Confira, no vídeo, um tour por uma casa moderna, mas cheia de ideias simples, viáveis para diversos orçamentos e ecologicamente corretas que são fáceis de serem aplicadas em qualquer lar.

Custos de uma casa sustentável

Ter uma casa sustentável também requer investimentos. Nesse vídeo, você descobre um pouco mais sobre os custos envolvidos na construção desse tipo de residência e a possibilidade de encaixar diversas soluções ecológicas no seu orçamento.

Investir em uma casa sustentável não vai apenas trazer economias nas contas, mas também vai garantir a preservação de recursos naturais na prática.

Continua após o anúncio



20 fotos de casa sustentável para uma arquitetura mais verde

E para se inspirar ainda mais a adotar soluções sustentáveis na sua casa, veja estas fotos incríveis:

1. O respeito à natureza é essencial

2. Assim como a conexão com o entorno

3. Para favorecer a iluminação e a ventilação natural

4. Utilize materiais naturais na composição

5. O bambu é uma opção versátil e resistente para estruturas

6. A palha pode substituir telhas

7. E o tijolo ecológico pode ser usado nas paredes

8. Invista em energias alternativas, como a solar

9. E em cisternas para a captação de água da chuva

10. Reaproveite containers usados para a construção

11. Reduza o consumo de energia com grandes aberturas

12. E aproveite a cobertura para cultivar uma pequena horta

13. A casa sustentável também pode ser simples

14. E ter uma decoração barata, com móveis reciclados

15. Você pode apostar em um estilo rústico

16. Ou compor um ambiente com um visual moderno

17. O importante é criar um espaço agradável para você

18. E que também seja amigável com o meio ambiente

19. Utilize os recursos da natureza de maneira consciente

20. E leve o conceito de sustentabilidade para o seu dia a dia!

Preservar o meio ambiente e os recursos naturais é de extrema urgência e importância. E para continuar adotando ideias sustentáveis no seu lar, confira também como fazer compostagem!