istock
Por Redação
Em 21.06.21
Se você é do tipo de noiva ou noivo que quer fugir da tradicional cerimônia na igreja, com certeza vai se apaixonar pelo casamento no campo. O cenário é perfeito para os casais que querem mais espaço, contato com a natureza e inovação na hora de ambientar o casório. Por isso, confira dicas preciosas para tornar esse momento ainda mais especial!
Publicidade
Diferente de um casamento na igreja, casar no campo exige um planejamento diferente. A decoração e a preparação da cerimônia e da festa precisam de algumas adequações e cuidados especiais. Por isso, é muito importante pensar em todos os detalhes. Veja a seguir como planejar um casamento no campo inesquecível:
É necessário se atentar ao mês ou época do ano em que o casamento ocorrerá. Afinal, variáveis como o clima, a temperatura e as chuvas podem gerar um grande estresse durante o grande dia. Por exemplo, janeiro e fevereiro são meses bem quentes. Então, caso escolha o comecinho do ano para o evento, aposte em ambientes protegidos do sol e com conforto térmico para os convidados. Já o mês de março apresenta temperaturas mais amenas, mas é o campeão em chuvas. Por isso, talvez não seja o período ideal para um casamento no campo.
Abril é uma ótima opção para cerimônias a céu aberto, pois a temperatura não é quente e nem fria demais, ou seja, é o equilíbrio perfeito! O mês de maio é considerado o mês das noivas, o que torna a demanda por decoração, flores e vestidos mais alta. Então, se econimizar é um ponto importante para você, tente experimentar outras épocas do ano.
Com o inverno presente em junho e julho, um casamento em local aberto pode ser desconfortável. Mas, caso a estrutura do local escolhido tiver com ambientes com climatização, pode dar certo! Outra dica é apostar em comidas quentes para aquecer os convidados. Apesar da superstição que preocupa muitas noivas em agosto (o “mês do desgosto”, como dizem), casar nesse mês pode favorecer um orçamento mais enxuto, mas ainda há a preocupação com as temperaturas baixas.
Setembro, outubro e novembro são meses perfeitos para o casamento no campo, pois é marcado pela primavere e favorece a decoração com flores. Já dezembro, é um mês em que a temperatura começa a subir e a chuva pode marcar presença. Além disso, esse é o mês marcado pelas festas de fim ano e os preços costumam aumentar. Então, é bom pensar se a escolha desse mês faz sentido para você.
Publicidade
Casamentos no campo combinam com uma decoração romântica, aconchegante e leve. Por isso, aposte nas flores sem hesitar! Se o evento for durante a primavera, abuse da variedade de flores. Uma ótima dica de decoração são as paredes ou cortinas de flores que ficam lindas e perfeitas como cenário de fotos.
Escolha também móveis de madeira, objetos decorativos de vidro e tecidos leves para cortinas e toalhas de mesa. Para compor o altar, arcos de flores e folhas são uma ótima opção. Para o período da noite, pode-se incorporar cordões de luz, lâmpadas com luzes mais quentes e até mesmo velas para compor a iluminação.
Após a escolha do mês, o local da cerimônia também merece atenção para garantir a melhor experiência. Se for casar em meses mais frios, pode ser uma boa ideia investir em aquecedores. Já se o clima for de altas temperaturas, investir em uma locação com ar condicionado e ambientes cobertos é essencial. E claro, a estrutura deve acomodar bem o número de convidados, então procure por locais amplos e com grande espaço livre.
Lembre-se: todo evento possui imprevistos. Sendo no campo, possíveis mudanças de última hora no evento podem ser mais frequentes. Por isso, tenha sempre um plano reserva, por exemplo, um local coberto para realizar a cerimônia caso chova. Converse com as empresas ou assessoria do seu casamento para definir as melhores medidas de emergência.
Outro ponto importante é o cuidado com os convidados durante o evento. Por ser no campo, é provável que pernilongos e outros insetos marquem presença no casório. Por isso, certifique-se de disponibilizar repelentes, pomadas para picada e antialérgicos nos banheiros, por exemplo. Se a chuva ameaçar cair no dia ou o sol estiver forte, entregar guarda-chuvas na entrada do evento é uma opção interessante. Além de disponibilizar leques para aliviar o calor.
Diferente de festas em salões, a comida do casamento no campo pode ficar mais exposta à insetos e mudança de temperatura. Certifique-se que a equipe responsável pelo buffet esteja atenta aos cuidados e conservação dos alimentos. Afinal, não é nada agradável algum convidado ficar com intoxicação alimentar!
Para que os convidados entrem no clima campestre, aposte nos convites de casamento temáticos. Papéis com textura, detalhes florais e fitas de palha são ótimos elementos para deixar o convite com o ar do campo.
Que tal um lindo pôr-do-sol pra marcar o momento da união? Optar por realizar a cerimônia durante a golden hour, momento em que o sol começa a se pôr e a iluminação possui um tom dourado, pode ser um truque perfeito para deixar a celebração ainda mais romântica. Além disso, as fotos são favorecidas com a iluminação natural!
Essas dicas vão deixar o planejamento do seu casamento no campo mais fácil e do jeitinho que você sonhou! Mas não se esqueça de se organizar com antecedência, principalmente na escolha do local. Assim, o grande dia será inesquecível e sem perrengues!
Seu casamento no campo pode ter vários estilos diferentes. Simples, luxuoso, noturno ou diurno… É possível adaptar a estrutura e a decoração conforme os detalhes do evento e a personalidade dos noivos. Confira a seguir algumas fotos de casamento no campo e inspire-se em diferentes decorações:
Publicidade
Impossível não se apaixonar, né? Sendo mais simples ou mais elaborada, toda cerimônia de casamento se torna mágica no campo. E se você está na dúvida se planeja o casório dentro de uma igreja ou não, confira estas ideias de casamento ao ar livre vão te dar aquele empurrãozinho!