Cascata para piscina: tudo o que você precisa saber para ter uma

Escrito por

Foto: iStock

Continua após o anúncio



Se ter uma piscina em casa já é sinônimo de alegria e sofisticação, imagine então ter uma cascata para embelezar ainda mais sua piscina! Deu para imaginar? Este item pode compor muito bem a decoração da área externa de sua casa, deixando o ambiente ainda mais moderno e com um visual incrível! Mesmo como elemento decorativo, a cascata ainda proporciona um clima de relaxamento com o barulho da água caindo, além de evidenciar ainda mais o aspecto natural do local.

E dá para melhorar, viu? Atualmente o mercado oferece diversos modelos de cascatas que podem variar de acordo com o estilo da residência, assim como o tamanho e muitos outros detalhes para compor a piscina. São diversos materiais, desde iluminação, modelos luxuosos ou mais simples, de concreto ou até mesmo pedra embutida. Um arraso!

Para entender melhor do assunto, o arquiteto da iGUi, Anderson Macelani, e o diretor da PROGEU, empresa de Acessórios Para Piscinas, Wolmar Padilha, explicam detalhes essenciais para a instalação, já que a escolha do projeto ideal, geralmente, não é uma das tarefas mais fáceis. “A iGUi trabalha com diversos modelos de cascata, desde as infantis, personalizadas, até o hidrojado escocês, que tem um jato concentrado, ideal para massagear as costas e o pescoço”, explica Macelani. Imagine só ter uma dessas em casa! Vale mesmo é investir no paisagismo de todo o local onde será feita a instalação da cascata para deixar a estrutura ainda mais bonita. Então, confira nossas dicas e inspirações!

Tipos de cascata para piscina

Foto: iStock

Existem diversos tipos e modelos de cascatas no mercado. Entre elas, as principais são:

  • – Cascata de inox: Oferecem um ar de modernidade. Sua escolha deve ser cuidadosa, já que precisa de manutenção constante pelo contato com o cloro;
  • – Cascata de pedra: Geralmente são embutidas nas pedras, dando o aspecto ainda mais natural;
  • – Cascata de alvenaria: Podem ser de concreto ou tijolo, além de contar com revestimentos de azulejos ou até mesmo pastilhas;
  • – Cascata de jatos laminares: São instaladas no chão e seus jatos formam arcos. Podem ser iluminadas, criando um efeito ainda mais bonito;
  • – Cascata no deck: Saem diretamente do piso do deck ou do teto, e formam um efeito lindíssimo de queda d’água;
  • – Cascatas com iluminação: Incrível elemento decorativo, os modelos contam com luzes de LED embutidas.

Segundo o arquiteto, existem vários tipos de queda d’água. “O que muda são as propostas de cada cascata, de acordo com o objetivo do consumidor. Uma família com crianças, muitas vezes, prefere as cascatas infantis, mas uma família de adultos pode preferir os outros modelos, que oferecem design mais clean”, comenta.

Como funcionam?

cascata-para-piscina-67

Fonte: Reprodução/iGUi

Para entender o funcionamento das cascatas em piscinas, Anderson explica: a água da piscina é coletada por meio de um filtro pela motobomba. Assim, ao abrir o registro da cascata, a água é conduzida pela tubulação para a peça, dando o efeito desejado, conforme o modelo escolhido.

Continua após o anúncio



“A água que sai pela cascata é coletada pelo filtro e com auxílio de uma motobomba retorna para piscina, através de uma tubulação e registro próprios. A instalação da cascata pode fazer parte do projeto original da piscina ou ser instalada posteriormente. Nesse caso, é necessário ajuste na alvenaria e hidráulica (recorte no piso, tubulação e fixação com concreto). Em ambas as instalações, basta interligar a tubulação da cascata até o filtro”, explica.

O projeto ideal

Foto: iStock

Para um projeto perfeito de cascata para piscina, o ideal é que ele já inclua a instalação da cascata desde o início. Deste modo, os dois elementos são construídos juntos. Caso não haja essa possibilidade, é preciso analisar em conjunto com profissionais especializados a disponibilidade da instalação de uma tubulação. Já com relação aos tamanhos, é possível adaptar de diversas maneiras, utilizando um modelo específico de cascata.

Manutenção e cuidados

Foto: iStock

Verifique o material da cascata antes da compra para saber a manutenção adequada. No caso do inox, há a necessidade de manutenção com regularidade, a fim de prevenir a oxidação. Em tempos mais frios, em que não há o uso das cascatas, recomenda-se cobrir a peça para evitar a exposição e o desgaste do tempo. Para manutenções mais técnicas, acione o fornecedor específico para a realização!

65 projetos de piscina com cascata para se inspirar e aderir de uma vez!

Depois de saber detalhes essenciais para a escolha e a instalação de sua cascata, confira projetos lindos para se inspirar e não pensar duas vezes na hora de aderir. Opte também por uma decoração e paisagismo que combinem com sua opção e desfrute de momentos incríveis em sua piscina!

1. Cachoeira moderna

Foto: Reprodução/Gislene Lopes

Para ambientes externos com espaços, abuse da criatividade e crie espaços modernos como esse. O aspecto de cachoeira com uma cascata elevada é belíssimo para sua piscina, além de oferecer um clima ainda mais natural.

2. Queda d’água em ambiente fechado

Foto: Reprodução/Jayme Bernardo Arquitetura e Design

Continua após o anúncio



É possível também utilizar as cascatas em ambientes fechados, como piscinas cobertas. Crie um visual natural e bonito com a queda d’água que, além de decorar, ainda fornece maior amplitude para o local escolhido.

3. União da borda infinita com cascata

Foto: Reprodução/Renata Matos

Para varandas e decks de madeira, a possibilidade de bordas infinitas e a utilização das cascatas não têm erro. Basta escolher um modelo moderno e adequado ao projeto como nessa lindíssima inspiração.

4. Cascatas de pedra para piscinas pequenas

Foto: Reprodução/Getin

Se seu projeto de piscina é pequeno, não se preocupe. É possível adaptar muito bem as cascatas conforme modelos, tamanhos e materiais. Esta, toda revestida de pedra, ganha ainda mais beleza, mesmo em um local menor.

5. Decoração natural para cascatas

Foto: Reprodução/Elmor Arquitetura

Aproveite o elemento da cascata para inserir uma decoração incrível ao redor do ambiente. O paisagismo é a técnica mais recomendada para criar essa atmosfera natural de relaxamento que uma cascata oferece. Aproveite!

6. Clima de natureza por todos os lados

Foto: Reprodução/Thais Peres

Para um ambiente ainda mais natural, utilize do paisagismo para favorecer sua piscina com cascata. Inserir plantas é uma ótima opção para deixar o espaço ainda mais bonito!

Continua após o anúncio



7. Cascatas altas e modernas

Foto: Reprodução/Aquiles Nicolas Kilaris

Que tal utilizar cascatas altas, instaladas em decks ou em pisos mais altos para criar quedas d’água como essa? Além de modernidade, o clima de relaxamento é ainda maior! Invista nessa linda ideia.

8. Discreta e bonita

Foto: Reprodução/Ofício da Arte

A escolha da queda d’água fica por sua conta. Portanto, se a ideia é não extravasar na decoração da cascata, opte por modelos de pedras, para um aspecto mais rústico e menos chamativo.

9. Aproveite as luzes da piscina

Foto: Reprodução/Isabela Nunes Mayerhofer

Uma boa dica na hora de escolher o modelo da cascata é pensar no ambiente à noite. Veja como as luzes da piscina podem favorecer o local, criando um ar mais aconchegante e tranquilo.

10. Cascatas de jatos

Foto: Reprodução/Jannini Sagarra Arquitetura

Para suavizar ainda mais a queda d’água em cascatas, é possível escolher pelos modelos de jatos. Neste, a água cai como um jato mesmo, criando um efeito diferente e mais “limitado” na piscina. Perfeito para quem não quer exagerar!

11. Design diferenciado

Foto: Reprodução/Aquiles Nicolas Kilaris

Imagine se sentir em uma verdadeira cachoeira… Com este modelo, por exemplo, além da queda d’água, o estilo com pedras também é ideal para trazer natureza e modernidade em um só ambiente. Lindo, não é mesmo?

12. Integrando ambientes

Foto: Reprodução/Daiane Guerreiro

Piscina, churrasqueira, área para a prática de exercícios físicos… Não importa o tamanho do área externa que você tenha disponível, a cascata pode ser, sim, um elemento de decoração bastante útil e bonito para sua casa. Como sempre, a dica é saber escolher o modelo ideal!

13. Dois passos do paraíso

Foto: Reprodução/Renata Matos

Borda infinita, vista perfeita e a cascata ideal para uma área externa incrível. Veja como a madeira combinou perfeitamente com a cascata em inox. Por isso, mescle os materiais para criar ambientes lindíssimos como esse!

14. Cascata pequena

Foto: Reprodução/André Martins

Se você tem dúvidas se em seu ambiente é possível ter piscina com cascata, não se preocupe. Veja como esse espaço foi criado para adaptar bem o modelo ao espaço. Não desista do seu projeto, ok?

15. Discreta e cheia de charme

Foto: Reprodução/Barillari Arquitetura

Esse projeto é extremamente inovador. Além de se integrar com a estrutura do local em pedras, a cascata é discreta e cheia de charme. Sua queda d’água não é intensa e, mesmo assim, é possível observar a beleza do ambiente com esse clima de relaxamento. Incrível, não é?

16. Queda d’água do alto da estrutura!

Foto: Reprodução/Aquiles Nicolas Kilaris

Quem não gostaria de acordar ao som gostoso de água caindo? Neste projeto o efeito é exatamente esse. A cascata foi instalada na beirada da varanda para dar o efeito de cachoeira. Belíssimo!

17. Vazão pelo deck

Foto: Reprodução/Jhennifer Amorim Reis

Criar um deck de maneira em uma espécie de painel para a instalação de uma cascata pode ser uma ótima opção para ambientes que não possuem muito espaço ou possibilidades de ampliar o projeto de uma piscina com este elemento. Por isso, fale com um especialista para obter informações adequadas sobre projetos assim!

18. Luz e relaxamento com cascatas

Foto: Reprodução/Vanja Maia

Se apenas o barulhinho das águas já nos proporcionam um clima de relaxamento, imagine integrar isso a luzes de LED em sua piscina? Este projeto é um belíssimo exemplo de como a iluminação pode melhor ainda mais piscinas com cascatas.

19. Revestimento de pastilhas para cascatas mais bonitas

Foto: Reprodução/Lk Estúdio De Design

Como parte da decoração das piscinas, que tal utilizar das famosas e sempre bem-vindas pastilhas de vidro? Veja como esse elemento ganha ainda mais vida ao utilizar paredes escolhidas estrategicamente para conter as pastilhas em conjunto da cascata. Um arraso!

20. Em clima de SPA

cascata-para-piscina-20

Foto: Reprodução/Andréa Buratto

Criar um real efeito de cascata em ambientes como esse é uma verdadeira obra de arte. Este projeto ganhou ainda um clima perfeito de SPA, com tranquilidade e muitas plantas para a decoração completa do local. Por isso, o paisagismo é perfeito para cascatas e piscinas!

21. Ambientes abertos e integrados causam um incrível efeito

Foto: Reprodução/Castro e Lima Arquitetos

Repare bem nesse incrível projeto. A piscina envolve a casa, enquanto as paredes foram substituídas por vidro e a cascata está no alto da varanda. Além da sensação de amplitude, o ambiente integrado dessa forma é belíssimo para um clima tranquilo.

22. O rústico também é lindo!

Foto: Reprodução/Juliana Pippi

A composição de madeira, pedras e pastilhas mais escuras proporcionou um ambiente mais rústico para todo o espaço. Abuse também de cores mais escuras e escolha o modelo de cascata que combine com um local como esse!

23. Entre em um estado zen

Foto: Reprodução/Eduarda Corrêa

Uma vista como essa, uma piscina coberta, uma pequena cascata de cerâmica e pronto, o clima de paz está instalado em seu ambiente. Não dá aquela sensação de tranquilidade apenas em olhar para esse projeto? Então, inspire-se para criar o seu espaço de paz!

24. Cascatas imponentes para cenários incríveis

Foto: Reprodução/Léo Shehtman

Se seu ambiente possui bastante espaço, não pense duas vezes antes de optar por uma cascata tão imponente quanto essa. Além de maior, ela é feita de pedras e sua queda d’água é belíssima. Na hora de escolher, verifique sempre a intensidade também, ok?

25. Piscinas cobertas com cascatas

Foto: Reprodução/Patricia Anastassiadis

Em locais cobertos e fechados também é possível utilizar cascatas. Basta escolher por modelos mais simples e, ainda assim modernos, como esse, feito em concreto e pintado de branco para ornar com todo o ambiente.

26. Cascatas de teto: visual lindíssimo

Foto: Reprodução/Aquiles Nicolas Kilaris

Para locais grandes, optar por cascatas de teto como essa cria uma belíssimo visual para a piscina, além de deixar o local bastante elegante e relaxante. Além disso, toda a composição do espaço é arredondado, bem como a cascata. Demais, não é?!

27. Cascatas em apartamentos? Sim!

Foto: Reprodução/Léo Shehtman

Esta cobertura no Rio de Janeiro ganhou vida ao contar com uma piscina e uma cascata embutida belíssima. O deck de madeira e toda a decoração oferece modernidade para o apartamento e mostra que é possível integrar esses itens onde menos se espera.

28. Arcos para quedas d’água

Foto: Reprodução/Aquiles Nicolas Kilaris

O céu é o limite quando pensamos em cascatas para piscinas. Nesse projeto incrível, por exemplo, arcos formam uma estrutura para o “suporte” da cascata, criando um efeito ainda mais bonito e uma queda d’água mais intensa. Inspire-se!

29. Estruturas perfeitas para cascatas

Foto: Reprodução/FJ Novaes Light Projects

Use a imaginação e vá além na hora de projetar suas cascatas. O modelo tradicional pode ser incrivelmente bonito, mas os modelos com estruturas mais robustas, como essa, também criam efeitos diferenciados e modernos. Que tal?

30. Jogo de formas e luzes

Foto: Reprodução/Aquiles Nicolas Kilaris

Para favorecer ainda mais seu projeto de piscina com cascata, use e abuse de formatos, curvas e ondas, além de utilizar um jogo de luzes para melhorar o clima de relaxamento proporcionado pela queda d’água. Sensações incríveis em um só espaço!

31. Os espaços pequenos também podem!

Foto: Reprodução/Ana Flavia Teixeira

Piscinas pequenas também podem ganhar cascatas. Escolha as embutidas na parede para ganhar espaço no local e opte por tamanhos também menores. Assim, sua decoração continua bonita apesar do espaço limitado!

32. Cascata em ofurô

Foto: Reprodução/Stanys de Almeida

Cascatas estão diretamente relacionadas a relaxamento. Por isso, se você optar por piscinas pequenas ou ofurôs, a opção ainda é bastante válida, já que fornece clima de tranquilidade e até mesmo massagem! Olha só!

33. Jatos concentrados para piscinas

Foto: Reprodução/Elaine Saraiva

Os efeitos das quedas d’água para cascatas são muitos e, no mercado, existem os mais variados tipos. Os de jatos são bastante comuns e criam efeitos diferentes para a piscina. São bons também para oferecer aquela massagem… Que tal?

34. Inox como elemento principal

Foto: Reprodução/Elen Saravalli

O inox pode ser o protagonista de sua decoração em piscinas com cascatas. Utilize o material na escolha pela cascata e veja como esse item ganha destaque em meio a um ambiente mais neutro. Uma opção incrível para todos os gostos!

35. Efeito transparência

Foto: Reprodução/Paulinho Peres

Efeitos de iluminação podem criar um clima incrível, além de deixar a água com reflexos muito bonitos. Abuse dos efeitos de luzes e veja como é possível decorar bem sua área externa com piscinas e cascatas!

36. Perfeita para se refrescar

Fonte: Reprodução/iGUi

A cascata é perfeita para se refrescar em um dia de calor junto com os amigos, enquanto bebe um suco natural gostoso ou uma cerveja gelada. Que tal organizar aquela festa na piscina agora, heim?

37. Quanto maior a queda… maior o efeito!

Foto: Reprodução/Elaine Saraiva

Deixe tudo ainda mais bonito e intenso com quedas como essa. A cascata está bastante elevada, deixando a queda d’água ainda mais bonita. A decoração com plantas também compõe muito bem o ambiente!

38. Revestimentos que fazem a diferença

Foto: Reprodução/Adriana Sbroggio

Para dar destaque às cascatas, que tal utilizar um revestimento? Com esse item de decoração é possível decorar o ambiente sem gastar muito. Inspire-se com esse projeto em que há o revestimento com pastilhas na cor azul. Opte por cores que combinem com sua área externa e arrase!

39. Itens de decoração por todos os lados

Foto: Reprodução/Adriana Fontana

Você pode utilizar não apenas um, mas vários elementos de decoração para compor sua área externa de piscina com cascata. Pedras, revestimentos em cerâmica e muitas plantas fazem parte de um projeto encantador como esse! Aposte!

40. Elegância na cor branca

Foto: Reprodução/Aquiles Nicolas Kilaris

Cores são sempre peças-chave na hora de decorar. É por meio delas que conseguimos transmitir diversas sensações. Por isso, aposte na cor branca para trazer elegância, mesmo em áreas externas e com piscinas. Veja como a iluminação e a cor criam um clima moderno e bonito!

Confira mais inspirações com diversos modelos piscinas com cascata e suas decorações

Veja como é possível instalar cascatas mesmo em lugares improváveis e criar ambientes de relaxamento e modernidade, sem grandes investimentos e mirabolantes projetos. Inspire-se:

41. De cara com a beleza das cascatas

Foto: Reprodução/FGMF Arquitetura

42. Jatos com LED para piscinas elegantes!

43. Um é pouco, dois é bom!

Foto: Reprodução/Le Goulart Arquitetura

44. Peça-chave para um cenário lindo!

Foto: Reprodução/Renata Matos

45. Modelos diferenciados trazem elegância

Foto: Reprodução/Brunete Fraccaroli

46. Espaços luxuosos com cascatas de teto

Foto: Reprodução/Aquiles Nicolas Kilaris

47. Jatos de água também criam efeitos lindíssimos

Foto: Reprodução/Torres & Bello

48. Cascatas de jato podem alcançar metros de distância

Foto: Reprodução/Paulinho Peres

49. Muitas quedas d’água para seu espaço de relaxamento

Foto: Reprodução/Glicério Weber

50. Inox e Madeira: combinação sempre certeira!

Foto: Reprodução/Jussara Carvalho

51. Instale cascatas onde quiser em sua área externa

Foto: Reprodução/David Guerra

52. Pequenas e luxuosas cascatas

Foto: Reprodução/Andre Ortolan Arquitetura

53. Cascatas que saem dos pisos e criam lindos efeitos

Foto: Reprodução/Expedita Silva

54. Muitas pedras imitam um cenário de cachoeira natural

Foto: Reprodução/Dálber Aguero

55. Cascatas em coberturas também são incríveis

Foto: Reprodução/Carla Almeida Arquitetura

56. Dê um toque de cor ao espaço das cascatas

Foto: Reprodução/Debra Yates

57. Preste atenção à iluminação do ambiente para dar destaque

Foto: Reprodução/Aquiles Nicolas Kilaris

58. As opções em inox são as queridinhas

Foto: Reprodução/Nara Pinheiro

59. O alcance? Você quem define!

Foto: Reprodução/Jannini Sagarra Arquitetura

60. Arcos para instalação de cascatas com modernidade

cascata-para-piscina-73

Foto: Reprodução/Aquiles Nicolas Kilaris

61. Cascatas de concreto criam um ar mais robusto

Foto: Reprodução/Rodrigo Biavarati

62. Piscina infinita com cascata charmosa

Foto: Reprodução/Rodrigo Biavarati

Com tantas dicas e inspirações, o seu projeto de cascata para piscina sai do papel o quanto antes, certo? Afinal, ficou claro que um projeto bem pensado e estratégico pode ser adaptado para qualquer tipo de ambiente. Basta que os elementos e a decoração favoreçam a área externa – ou, até mesmo, a área interna. Imagine ter um ambiente todo seu para relaxar a aproveitar os bons momentos? Essa hora chegou! Aposte na ideia!