Cattleya: dicas profissionais para cultivar a orquídea

Francisco Deusvando


Em 09.11.23

A Cattleya é um dos gêneros de orquídeas mais conhecidos entre os colecionadores e amantes de plantas. Ela possui um perfume adocicado e flores coloridas que chamam a atenção. No paisagismo, é ideal para arranjos florais e fica linda em jardins. A seguir, conheça suas variedades e veja dicas profissionais da youtuber e especialista em plantas Ana Paula Lino, para cultivá-la em casa!

Índice do conteúdo:

Características da Cattleya

A Cattleya é uma orquídea que possui grande valor ornamental, popular entre os orquidófilos e colecionadores. De acordo com a especialista, “a planta tem flores perfumadas e majestosas”. É nativa da América do Sul e Brasil, sendo comum em todas as regiões do país. No mundo, existem cerca de 100 espécies catalogadas, nas cores rosa, branco, vermelho, amarelo, laranja, roxo e em tons mesclados.

Publicidade

Também chamada de catléia e rainha-do-Nordeste, “a Cattleya é uma planta epífita, ou seja, precisa se apoiar nas árvores para se estruturar e crescer”, explica Ana Paula. As espécies híbridas (criadas em laboratório) são as mais comuns e podem ser encontradas em floriculturas e gardens. Já as nativas são raras e podem ser vistas apenas com colecionadores, em exposições de plantas.

Ainda de acordo com a especialista, as orquídeas Cattleyas receberam esse nome para homenagear o orquidófilo William Cattley, em 1821. Atualmente, existem poucas espécies presentes na natureza, e algumas estão na lista de plantas ameaçadas de extinção.

Significado da Cattleya

Muitas pessoas acreditam que a orquídea Cattleya simboliza conceitos positivos. A flor é vista como sinônimo de eternidade, charme, elegância e tranquilidade. Além disso, devido aos seus significados, ela é comum em arranjos de flores. Estes são usados, principalmente, na decoração de casamentos.

Tipos de Cattleya

A Cattleya possui muitas espécies. Sendo assim, suas variações são ideais para quem busca ter a casa ou o jardim mais alegre e cheio de cor. Em floriculturas e mercados de plantas, é fácil encontrar orquídeas exóticas e de todos os tamanhos. A seguir, Ana Paula compartilha curiosidades sobre 4 tipos que você pode cultivar em casa. Acompanhe:

1. Cattleya colombiana

Foto de cattleya 4 - 2

Yuliya

Publicidade

A Cattleya colombiana, ou trianae, é nativa de florestas subtropicais da Colômbia. Segundo Ana Paula, “ela possui floração exuberante e perfumada”, que costuma acontecer entre os meses do outono. Por isso, ela também é conhecida como flor-de-maio. Suas cores variam entre o branco, o rosa, o amarelo e o vermelho.

2. Cattleya leopoldii

De acordo com a especialista, a orquídea Cattleya leopoldii recebe esse nome em tributo ao rei Leopoldo I, da Bélgica, que governou entre os anos de 1831 a 1865. A espécie possui flores exóticas, com o centro rosa e pétalas na cor roxa com pintas marrons. Entre os colecionadores, também é comum o cultivo das variedades Cattleya leopoldii-var-lilacina (com flores brancas, verdes e rosas) e a Cattleya leopoldii-var-alba (nas cores verde e branco).

3. Cattleya walkeriana

A walkeriana é uma das preferidas dos orquidófilos e possui flores nas cores rosa, rosa-choque, lilás, branco, roxo e em tons mesclados. Segundo Ana Paula, “ela é considerada uma orquídea rara e está presente em exposições privadas de plantas”. Ela recebe esse nome para homenagear o assistente de medicina inglês Edward Walker, que descobriu a espécie, em 1839. Por fim, a orquídea walkeriana é natural do estado de Minas Gerais, sendo encontrada também em São Paulo e Mato Grosso.

4. Cattleya amethystoglossa

A Cattleya amethystoglossa tem uma floração abundante, que pode conter mais de 25 flores numa haste floral. Ela é conhecida por sua combinação de cores, com tonalidades entre o rosa, o branco, o rosa-choque e o amarelo. Nativa do Brasil, é comum avistá-la nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e em regiões do extremo Nordeste. De acordo com a especialista, ela pode florescer durante a primavera, porém também é comum o surgimento de flores no outono.

Publicidade

Com essas variedades de Cattleyas, certamente, a sua casa ficará ainda mais florida e cheia de cor! Vale a pena colecionar diferentes espécies, pois, segundo Ana Paula, cada uma floresce em épocas distintas. Ou seja, você terá flores diferentes durante o ano todo!

Como cuidar da orquídea Cattleya

Embora as variedades híbridas sejam as mais resistentes, elas também precisam de cuidado e atenção. Além de um ambiente adequado, as Cattleyas necessitam de um bom substrato e devem receber, por exemplo, adubações frequentes. A seguir, conheça dicas de cultivo que a especialista em plantas também compartilha:

  • Iluminação: assim como grande parte das orquídeas, a Cattleya aprecia locais com grande luminosidade, mas sem a incidência de luz direta. Segundo Ana Paula, “o contato direto do sol é prejudicial e pode queimar suas folhas”.
  • Adubação: “a adubação precisa ser feita quinzenalmente, com adubos próprios para orquídeas”. Após fazer a aplicação, a especialista também recomenda que seja feita a irrigação.
  • Irrigação: a espécie deve receber regas cerca de 1 vez por semana, mas apenas quando o substrato estiver seco. Ana Paula recomenda a irrigação pela manhã, que deve ser realizada com capricho.
  • Solo ideal: “como a Cattleya é uma orquídea epífita, que vive em árvores, o seu substrato deve ser com casca de pinus, chips de coco ou carvão”. Ana também indica o cultivo em pedra brita.
  • Mudas: “a variedade se multiplica por meio da divisão de touceiras. Em cada vaso, pode ser feito o cultivo de até três bulbos”.
  • Melhor ambiente: a flor precisa ficar em um local sombreado, de preferência fixada em árvores e troncos mortos. “Também pode ser cultivada em vasos furados, de material transparente, de plástico ou de barro”.
  • Floração: Ana Paula ressalta que a floração da Cattleya varia de acordo com a sua espécie. Algumas podem florir uma ou duas vezes por ano.

É fácil se apaixonar pela orquídea Cattleya. Com flores delicadas e perfumadas, certamente, elas serão o centro das atenções em seu jardim! Outra espécie linda é a phalaenopsis. Afinal, ela é muito popular e possui uma grande diversidade de cores.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments