Chá bar: como organizar um evento bem original e divertido

ALine Mimos de Flor


Atualizado em 30.05.23

Se você está organizando um chá bar e precisa de algumas dicas de planejamento, não deixe de conferir essa matéria. Além de sugestões de decoração e lembrancinhas, montamos um passo a passo de como deixar todos os detalhes perfeitos para esse dia especial.

Índice do conteúdo:

O que é chá bar

O chá bar é uma versão moderna e divertida do tradicional chá de panela, que envolve a participação não só dos noivos mas também de amigos e familiares. Descontraído e animado, costuma ocorrer com um mês de antecedência ao casamento e é uma forma bem divertida de ganhar os itens de cozinha que faltavam. Para os noivos que procuram uma maneira bem divertida e informal de reunir os amigos para celebrar mais uma etapa da união, esse é o evento ideal!

Como organizar um chá bar

Por se tratar de um evento mais simples, a organização do evento não exige muitos detalhes, até pelos noivos estarem envolvidos com os preparativos do casamento. Confira a seguir como planejar esse evento de forma simples e organizada.

Publicidade

Data e horário

O chá bar costuma acontecer com um mês de antecedência do casório, momento em que o casal está montando a futura casa e sabe exatamente o que vai precisar. Seja em um churrasco durante o dia ou uma festa mais animada durante a noite, o importante é adequar o evento ao gosto dos noivos.

Local

Escolha um local que comporte o número de convidados e o tipo do evento que você for organizar. Lembre-se também de buscar com antecedência o local a fim de conseguir a data desejada.

Lista de convidados

O chá bar é um evento mais pessoal, que costuma ter a participação de familiares e pessoas próximas do casal. Convide pessoas que fizeram parte de momentos importantes e especiais do relacionamento para essa comemoração. Não é necessário chamar todos os convidados do casamento.

O que servir

Por se tratar de um evento mais descontraído, a sugestão é servir um cardápio mais informal. Você pode optar por um churrasco, salgadinhos ou até mesmo um buffet. Caso o evento seja temático, inove servindo petiscos para o tema de boteco ou uma mesa de frutas em temas tropicais.

Bebidas

Como o nome sugere, o chá bar é a escolha de noivos que não dispensam uma cerveja gelada e bons drinks. É sempre importante lembrar que outras bebidas também precisam ser incluídas no planejamento, a fim de agradar quem não consome bebidas alcoólicas. Água, refrigerantes e sucos são boas opções.

Presentes

Os presentes costumam ser itens de baixo a médio custo para contribuição na montagem da casa, como utensílios de cozinha, toalhas e roupas de cama. As formas de presente variam, pois os noivos podem fazer uma lista online em uma loja de preferência ou até mesmo promover uma vaquinha virtual para que os convidados contribuam financeiramente, permitindo que o casal adquira o que desejar.

Publicidade

Brincadeiras

As brincadeiras costumam ser a parte mais divertida do evento e devem envolver o casal. Eleja um padrinho ou amigo próximo para guiar esse momento de forma descontraída e que escolha prendas bem divertidas para os noivos. Tradicionais brincadeiras como acertar o presente, perguntas e respostas sobre o casal e achar a aliança na farinha já vão garantir boas risadas.

Música

Os noivos devem eleger uma playlist com músicas que sejam do gosto de ambos mas também diversificar e incluir músicas bem dançantes e animadas. Do axé ao rock, a criatividade vai direcionar a parte musical.

Decoração

Apesar de muitos optarem por uma mesa simples e tradicional com bolo e docinhos, outros casais optam por eventos temáticos, como o caso do chá bar boteco, onde são usados rótulos de cerveja famosos, garrafas e flores para equilibrar a decoração. Busque algumas inspirações na lista a seguir.

A organização do chá bar deve ser simples e demandar pouco tempo do casal, que já está envolvido nos preparativos do casamento. Por isso não deixe de seguir as nossas dicas para planejar esse evento sem preocupações.

35 fotos de inspiração criativas para decoração de chá bar

Confira algumas lindas decorações com diferentes propostas, desde as mais tradicionais até as temáticas e originais.

1. Invista em flores para mesas mais rústicas

2. E busque incluir elementos coloridos

Foto de cha bar 2 - 6

Decorações da Pam

Publicidade

3. Usando uma mesa que ressalte a ornamentação

4. Ou um conjunto mais divertido

5. O importante é inovar nas combinações

6. Com propostas alegres e originais

7. Como o chá bar com tema boteco

8. Que conta com garrafas e rótulos de cervejas famosas

9. E permite variações bem criativas

10. Painéis decorativos são uma ótima aposta

11. E podem ser customizados com informações do casal

12. Podendo ser usado também em painéis redondos

13. Ficando encantador e moderno

14. A mesa também pode ganhar um toque criativo

15. Com elementos mais rústicos e marcantes

16. Ou mais delicados e alegres

17. O cordão de luzes suaviza a ornamentação

18. Dando um toque delicado à mesa do bolo

19. O painel de kraft fica original e bem diferente

20. E o material pode ser usado também na mesa

21. Capriche na decoração da mesa

22. E seja original nas lembrancinhas

23. Presenteando com alegres minisuculentas

24. Ou criativos tubetes com temperos do amor

25. Que tal caixinhas de doces com embalagens bem divertidas?

26. Ou minitubetes com sal grosso para sucesso no amor

27. O importante é usar a criatividade

28. E surpreender seus convidados

29. Com muitos detalhes originais

30. E combinações encantadoras

31. Apostando em elementos mais naturais

32. E que sejam aderentes ao tema do chá

33. Que deve contar com elementos românticos

34. Para uma decoração incrível

35. Que vai marcar um momento especial do casal

Com tantas opções de ornamentação, você vai poder escolher a que mais agrada ao gosto do casal. Não deixe de usar a criatividade e elaborar uma ornamentação original e personalizada.

Saiba mais sobre chá bar

Para que você entenda melhor como organizar esse evento, trouxemos alguns tutoriais que abordam os principais itens para esse dia ser inesquecível e muito divertido.

Decoração linda e econômica

Aprenda como decorar de forma autoral a mesa do chá bar e sem gastar muito. O vídeo traz dicas de como dispor bandejas, pratos e doces e formas criativas de organizar elementos decorativos, como forminhas, papelaria e até fotos do casal!

Lembrancinhas criativas e originais

Essa noivinha animada mostra como fez por conta própria as lembrancinhas para presentear os convidados. Desde as peças até o resultado final, ela mostra o passo a passo de como elaborar cada lembrancinha de forma simples e econômica.

Brincadeiras divertidas

Confira com detalhes 10 brincadeiras muito divertidas que podem ser utilizadas no evento. As propostas são bem diversificadas e podem ser adequadas ao gosto do casal, que deve estar preparado para as prendas no caso de respostas erradas!

Presentes úteis e bonitos

Nesse vídeo, a noiva mostra alguns presentes que ganhou no chá bar, que ajudam na fase final de montagem da casa, como utensílios de cozinha bem bonitos e funcionais.

Com todas essas dicas e inspirações, você vai organizar um evento divertido e especial para celebrar a prévia do grande dia junto aos seus familiares e amigos. Não deixe de pensar em cada detalhe e garanta que o chá bar fique com a cara dos noivos!

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments