Churrasqueira para apartamento: tipos e ideias que cabem em qualquer espaço

Escrito por Isabela Palma

Chega o final de semana e, com ele, a vontade de reunir a família e amigos. Acender a churrasqueira, colocar as conversas em dia, aproveitar ao máximo os momentos com as pessoas próximas. O hábito de fazer churrasco, para alguns, é passatempo, para outros, é sagrado! Antes um privilégio apenas de quem mora em casas, hoje você pode encontrar modelos de churrasqueira para apartamento que se adequam ao seu espaço e, principalmente, ao seu bolso!

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

Como escolher a churrasqueira

Na hora de procurar a churrasqueira ideal, é possível encontrar várias opções no mercado, mas é importante pesquisar bem antes de comprar a sua. Veja os tipos disponíveis para você acertar na escolha.

A carvão


Esse tipo é a escolha ideal para quem é apaixonado pelo churrasco e pelo gostinho defumado na carne. A principal vantagem é a variedade de modelos disponíveis. O aproveitamento inteligente de calor é mais um bônus e é sempre direcionado ao alimento e não ao ambiente. Para sua utilização, é necessária a instalação de dutos e sua implantação deve ser em sacadas ou áreas externas, o que pode ser uma grande desvantagem. Por isso, é preciso que haja o planejamento com profissionais para adaptá-la ao espaço.

Elétrica

É um dos tipos mais procurados para apartamentos, por serem portáteis e compactas. Assim, o modelo elétrico pode ser utilizado em cima de mesas ou nichos com dimensões reduzidas. Indicado para ambientes internos, quase não gera fumaça e alguns aparelhos incluem espetos e função rotativa. Fácil de manusear, é ideal para o dia a dia e não acumula gordura em suas partes internas. A atenção deve se voltar ao consumo de energia. Se você procura churrasqueiras para utilização frequente, talvez a elétrica não seja a ideal, visto que o seu uso recorrente pode provocar um aumento na conta de luz no final do mês.

A gás

Similar a um pequeno fogão ou assadeira giratória, a churrasqueira a gás é considerada a melhor opção para ambientes fechados, com modelos fixos e móveis. Para ver a mágica acontecer, é só apertar o botão que ela acende e aquece rapidamente. Quase não faz sujeira e sua limpeza é rápida e prática. Mais ecológica que as anteriores, dispensa o uso de carvão ou energia, dependendo apenas do gás como combustível. Isso, porém, gera uma desvantagem: a instalação do modelo pode ser cara, exigindo, também, um pouco mais de espaço, sendo mais indicada para cozinhas maiores ou varandas.

Continua após o anúncio



A bafo

O nome se deve ao fato de possuir uma tampa que “abafa” o alimento, proporcionando o defumado típico do churrasco. Versátil, é possível encontrar modelos que operem com carvão, gás ou sistemas elétricos. Costuma ser menor que as opções anteriores, o que pode ser uma desvantagem para quem pretende servir muitas pessoas. Outro ponto a ser levado em consideração é que os alimentos são grelhados, sem o uso de espetos.

Antes de comprar a sua churrasqueira, é necessário fazer uma avaliação do espaço disponível, prestando atenção na fiação elétrica e nos locais para a instalação de duto para a fumaça, se necessário.

Onde adquirir a sua churrasqueira para apartamento

Para facilitar o seu processo de escolha e compra, confira sugestões de modelos que cabem em todo tipo de orçamento:

Tua Casa

  1. Churrasqueira a gás de embutir, na Dinoxx
  2. Churrasqueira a gás rotativa, na Colombo
  3. Minichurrasqueira a carvão sem fumaça, na Americanas
  4. Churrasqueira elétrica portátil, na Amazon
  5. Churrasqueira elétrica de embutir, na Magazine Luiza
  6. Minichurrasqueira a carvão portátil, na Leroy Merlin

O importante é escolher um modelo que esteja de acordo com as suas preferências. Depois, é só chamar a família e os amigos para preparar um delicioso churrasco.

20 fotos de churrasqueira para apartamento

Após a escolha do modelo, basta saber como encaixá-lo na sua cozinha ou varanda. Seguem abaixo algumas ideias de decoração para você seguir.

1. Churrasqueira a carvão com coifa

2. Um modelo prateado a bafo se destaca no ambiente

Elettromec

Continua após o anúncio



3. Varanda gourmet em tons neutros e atemporais

4. Leveza e despojamento com azulejos

5. Ou como uma parede de tijolos

6. Para os mais descontraídos, churrasqueiras coloridas

7. Quadros decorativos dão um toque especial

8. O mesmo vale para papéis de parede estampados

9. Ornamentos de decoração industrial são bem-vindos

10. É possível aproveitar até espaços pequenos

11. Há diversas opções para o seu espaço

Duda Senna

Continua após o anúncio



12. Usar o vidro é uma boa ideia para controlar a fumaça

13. A mistura de texturas traz um visual interessante

14. Ou ouse com a combinação de cores

15. Uma opção que não ocupa muito espaço

16. A madeira ajuda a criar um ambiente rústico na varanda do apartamento

17. Crie um espaço divertido com uma estampa geométrica!

18. Às vezes, o importante é manter a simplicidade

19. Garanta um local agradável para passar os finais de semana

20. O toque a mais que falta no seu apartamento

As vantagens de se ter uma churrasqueira, mesmo em apartamento, são muitas! Com tanta variedade, basta escolher uma opção que seja adequada para o seu espaço, gosto e orçamento. Aproveite e veja também ideias de varanda gourmet para aproveitar ainda mais a sua área externa.