Dicas para identificar e combater a cochonilha e deixar seu jardim saudável

Escrito por
Atualizado em 07.06.22

Envato

Por
Atualizado em 07.06.22

A cochonilha é um dos pesadelos das plantas para jardim. Embora seja um parasita pequeno, ela é capaz de retirar os nutrientes da vegetação e causar muitos problemas. Por isso, confira dicas valiosas de um engenheiro agrônomo para eliminar o inseto da sua casa.

Publicidade

O que é a cochonilha?

Segundo o engenheiro agrônomo Henrique Figueiredo, a cochonilha “é um pequeno inseto parasita que suga a seiva das plantas e usa o nutriente como fonte de alimentação”.

De acordo com o especialista, elas são originárias do México e possuem os mais variados aspectos e coloração. Assim, elas podem ser encontradas nas cores marrom, verde, vermelho e, às vezes, em tonalidades brancas.

Publicidade

O que causa o surgimento da cochonilha nas plantas?

Envato

Apesar de ser uma praga comum em jardins e em plantinhas dos mais variados tipos, a cochonilha é um parasita que prefere se devolver em vegetações que já apresentam alguns problemas.

De acordo com Henrique, a cochonilha prefere plantas que estão com problemas em alguns aspectos. Segundo o engenheiro, o parasita pode surgir em plantas que apresentam “falta de nutrientes e em plantas que recebem baixa luminosidade, pois isso promove seu enfraquecimento”.

Como identificar a cochonilha?

De acordo com o especialista, a melhor forma de identificar a cochonilha é observando a planta no seu dia a dia. A dica é ficar atento a “pequenos pontos de coloração diferentes em suas folhas e caules”. Além disso, Henrique afirma que a planta também pode apresentar outros sintomas, como “definhamento e enrugamento das suas folhas”.

Publicidade

Dicas para acabar com a cochonilha

A infestação de cochonilha pode trazer muitos prejuízos para a sua plantinha, mas saiba que ela também é fácil de ser combatida. A seguir, confira 3 métodos do engenheiro agrônomo Henrique Figueiredo:

1. Método simples com algodão e álcool

A cochonilha farinhenta é uma das espécies mais comuns nos jardins, que se desenvolve de forma intensa nas folhas e caules das plantas. Segundo Henrique, a melhor maneira de combater essa variedade é usando algodão ensopado com álcool. Neste método, basta “limpar a planta com cuidado, retirando os parasitas”, orienta o engenheiro.

2. Receita à base de óleo mineral e detergente

A cochonilha de carapaça é outra variedade do inseto, por isso é importante saber como eliminá-la. Henrique orienta que para essa espécie, o ideal é “usar uma mistura de óleo mineral (10 ml) e detergente (10 ml) diluídos em 1 L de água. Segundo o especialista, esse método é simples e funciona através da pulverização do líquido sobre as cochonilhas.

3. Prevenção natural com óleo de Neem

O óleo de Neem é um produto que possui a capacidade de combater insetos, fungos e pragas. De acordo com o especialista, o produto é uma boa opção no combate ao inseto, pois oferece um controle preventivo e natural. Neste método, basta pulverizar o líquido sobre as cochonilhas. “A dica é realizar a aplicação no início ou no fim do dia”, indica Henrique.

A partir dessas dicas, ficou fácil combater as cochonilhas, não é? As orientações mostram que, por meio de produtos simples, é possível eliminar as pragas do seu jardim.

Mais dicas para proteger a sua planta da cochonilha

Para garantir o sucesso no combate às cochonilhas é sempre bom anotar dicas de especialistas e pessoas que já passaram pelo problema, não é? Então, confira uma seleção de vídeos com mais orientações para combater esse pequeno inseto:

Dicas simples para combater cochonilha

Publicidade

Neste vídeo, o jardineiro Randall ensina dois métodos para eliminar as cochonilhas. Além disso, ele traz dicas de como preparar receitas caseiras e aplicá-las corretamente nas plantas. Vale a pena assistir, pois as técnicas são simples e não exigem muito trabalho em casa.

Como identificar as cochonilhas

Nem sempre é fácil identificar a cochonilha, não é? Nesse vídeo, o jardineiro Henrique Buttler ensina como encontrar o inseto nas plantas e também lista alguns motivos que podem levar ao surgimento dessa praga. Não deixe de assistir ao vídeo, pois ele irá te orientar na hora de observar as suas plantinhas em casa.

Receita caseira para eliminar cochonilha de forma rápida

Aqui, você vai aprender uma dica certeira do jardineiro Vitor para eliminar de vez as cochonilhas de forma simples e sem gastar muito. No vlog, ele ensina uma receita com vinagre de maçã e detergente. Ficou curioso? Vale a pena assistir!

Saiba como eliminar cochonilha da raiz

A cochonilha da raiz vive sob o solo e por isso nem sempre é fácil de ser encontrada. Além disso, ela é um problema silencioso para os amantes das plantas. Nesse vídeo, você vai aprender dicas para eliminá-las, sem causar danos para a sua planta.

Depois de eliminar as cochonilhas, certamente sua plantinha vai precisar de alguns cuidados especiais para se recuperar. Assim, prepare um adubo caseiro e reponha os nutrientes que a planta precisa.

Publicidade