Cuidados essenciais e dicas para cultivar a comigo-ninguém-pode

Sara Grendele


Atualizado em 15.06.23

Poderosa até no nome, a comigo-ninguém-pode, ou Dieffenbachia amoena, é cercada de crendices e seu cultivo é muito comum em casas e quintais. Originária da Colômbia e da Costa Rica, essa planta se destaca com suas folhas verde-escuras com manchas mais claras. Conheça mais sobre essa folhagem e tire todas as suas dúvidas sobre a comigo-ninguém-pode:

Conheça a especialista

Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.

Perigos e cuidados com a comigo-ninguém-pode

A bióloga e jardineira Beatriz Camisão, responsável pela BioMimos, conta que a comigo-ninguém-pode é uma planta venenosa se entrar em contato com os olhos ou a boca. “A comigo-ninguém-pode contém uma grande quantidade de oxalato de cálcio, que causa uma reação alérgica grande ao entrar em contato com as mucosas da boca e do trato digestivo. Além disso, a planta também tem outras substâncias venenosas, como alcaloides e glicosídeos”. A profissional destaca que essas substâncias estão presentes em toda a planta.

Por ser uma planta tóxica para pets e crianças, Beatriz recomenda ter atenção, “principalmente para que eles não coloquem nenhuma parte da planta na boca”. Ela conta que existem relatos de reações graves e até mortes, apesar de não serem tão comuns.

Publicidade

“É muito difícil que uma criança ou animal consiga ingerir uma quantidade significativa da planta, já que ela provoca uma reação alérgica instantânea, causando muita dor”. E recomenda: “em caso de acidentes, a melhor coisa a se fazer é procurar ajuda médica imediatamente”. Agora que você já sabe que a comigo-ninguém-pode é uma planta venenosa, veja cuidados para cultivá-la em casa:

Como cultivar a comigo-ninguém-pode sem preocupações: 5 dicas

  1. Suportes: “o ideal é colocar a comigo-ninguém-pode em um suporte para plantas mais alto, para que fique fora do alcance de crianças e animais”, indica Beatriz.
  2. Repelente para pets: para gatos ou animais mais curiosos, a bióloga sugere o uso de repelentes naturais, encontrados em garden centers ou floriculturas – “não são tóxicos, mas têm um cheiro desagradável para os gatos, que acabam deixando a planta em paz”.
  3. Não use vasos pesados: ao cultivar a planta em locais elevados ou suportes, evite vasos de concreto ou cerâmica, pois podem tombar e quebrar.
  4. Luvas: sempre que for cortar partes da planta, é importante proteger as mãos com luvas para evitar o contato direto com a seiva.
  5. Lave as mãos: após tocar ou manusear a planta, lembre-se de higienizar bem as mãos com água e sabão.

Para Beatriz, “apesar de toda essa fama de venenosa, vale a pena ter a planta em casa não só pela beleza da folhagem, mas também por ser excelente em filtrar as impurezas do ar”. Tomando as devidas precauções, você pode cultivá-la sem medo e desfrutar de toda a sua beleza e poder, principalmente em afastar as energias negativas da casa!

Por que ter comigo-ninguém-pode na decoração?

Caso tenha crianças e animais de estimação em casa, você pode querer evitar ter essa planta venenosa, mas ter um exemplar dela no seu lar pode trazer inúmeros benefícios. Confira:

  • Visual ornamental: suas belas folhas estampadas e suas diferentes nuances de verde vão deixar o espaço muito mais atraente. Ideal para quem aprecia uma planta com grafismos.
  • Frescor: o cultivo de plantas no interior colabora para deixar o ambiente mais agradável e muito mais fresco.
  • Purificação do ar: as plantas eliminam impurezas do ambiente e, assim, melhoram a qualidade do ar.
  • Relaxamento: o contato constante com a natureza melhora o humor e auxilia no relaxamento.
  • Proteção: a comigo-ninguém-pode é uma planta que afasta energias negativas, sendo considerada como um amuleto de proteção.

Além de todo o seu charme, essa folhagem traz muitas outras vantagens em seu cultivo. Seguindo as orientações e os cuidados indicados pela profissional Beatriz Camisão, essa planta, com certeza, vai deixar seu lar muito mais alegre e cheio de boas energias.

Significado

A comigo-ninguém-pode é uma planta cercada de superstições e tem um forte significado, já que é muito utilizada contra o mau-olhado e para afastar a inveja. A planta também serve para fazer simpatias, é muito usada em rituais de sucesso e também protege o local em que está de energias negativas e pessoas mal-intencionadas.

Publicidade

Como cuidar de comigo-ninguém-pode

E para cultivar um belo exemplar dessa planta poderosíssima, veja a seguir dicas para acertar em todos os cuidados:

  • Iluminação: pode ser cultivada à meia-sombra ou luz difusa, portanto é uma ótima planta para dentro de casa. O melhor local para colocá-la é próximo a uma janela ou na na varanda.
  • Regas: coloque água de forma regular, cerca de 2 vezes na semana para manter o solo úmido, mas evite o encharcamento.
  • Adubação: coloque adubo químico como o NPK 10-10-10 ou orgânico, como húmus de minhoca, ao menos uma vez por ano para garantir um crescimento saudável.
  • Problemas comuns: é uma planta de origem tropical e por isso, pode sofrer com as baixas temperaturas e perder suas folhas no inverno.

Essa é uma planta fácil de cuidar, inclusive é uma boa opção para quem está começando na jardinagem ou procura uma nova planta para a decoração, veja mais dicas nos vídeos abaixo:

Como cultivar a comigo-ninguém-pode

Conheça mais sobre essa planta e descubra as condições corretas para seu cultivo. Veja todos os cuidados necessários para quem deseja manter essa planta dentro de casa ou em tê-la em um cantinho no jardim.

Dicas fáceis de regas e adubação

A comigo-ninguém-pode é uma planta fácil de cultivar: com as dicas desse vídeo, você, com certeza, vai tirar de letra seu cultivo. Descubra como fazer corretamente as regas e confira opções de adubação para deixar suas folhas sempre verdes e com um visual exuberante.

Como fazer mudas de forma segura

Publicidade

Devido à sua toxicidade, é necessário o uso de luvas ao manusear e fazer mudas dessa planta. Veja, no vídeo, como fazer esse processo de forma segura e garantir que novos brotos vão surgir.

Em geral, a comigo-ninguém-pode exige poucos cuidados e aprecia locais de meia-sombra ou de luz difusa, por isso vive muito bem em ambientes internos. Aproveite também e veja ideias para adicionar essa planta na sua decoração.

Como usar a comigo-ninguém-pode na decoração

A comigo-ninguém-pode fica linda em vasos grandes na decoração, já que pode atingir grande porte caso tenha espaço. Além disso, as estampas de suas folhas adicionam um charme sem igual. Admire sua beleza em diversos ambientes:

Uma boa ideia é misturá-la com outra plantas

Cultive-a sobre um banco ou suporte

Suas estampas chamam a atenção

Leve vida para a decoração do corredor

O melhor local para colocá-la é próximo a uma janela

A planta pode crescer bastante dependendo das condições

Mesmo comum, fica linda em decorações elegantes

Brilha em ambientes simples e despojados

Traz um toque de verde especial

Faça o seu urban jungle

Impressione com a comigo-ninguém-pode

Com todos os cuidados e precauções necessárias com a comigo-ninguém-pode, você pode cultivá-la em casa sem problemas e adicionar um toque diferente com seus grafismos. Outra planta linda e poderosa para cultivar é a espada-de-são-jorge.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments