Como amolar tesoura: 12 dicas fáceis e práticas para tentar em casa

Escrito por Marianna Moreno

As tesouras perdem o corte com muita facilidade, seja por tempo de uso ou por jeitos incorretos de utilizá-la. Normalmente, levamos para um profissional recuperar o fio do equipamento. No entanto, existem métodos fáceis, baratos e muito rápidos de fazer em casa.

Pode ser com agulha, papel alumínio, lixa de unha e até formas mais profissionais como esmeril e rebolo. Você vai aprender técnicas para poder amolar tesouras com maestria. Confira:

1. Como amolar tesoura no esmeril

Primeiramente, desparafuse a tesoura para poder amolar as partes dela separadamente. Ligue a máquina do esmeril e passe-a rente a pedra.

2. Como amolar tesoura com lixa

Pegue uma lixa de unha e, com o lado mais fino, passe de baixo para cima sobre a tesoura, não precisa pôr força. É bem simples e efetivo!

3. Como amolar tesoura de cortar cabelo

Abra a tesoura e posicione de forma que fique firme, pegue uma lima e passe na diagonal de trás para frente. Repita o passo por várias vezes e depois troque de lado.

4. Como amolar tesoura de unha

Essa técnica serve tanto para tesoura quanto para alicate de unha. Dobre o papel alumínio deixando o lado mais brilhante para fora, passe na tesoura pegando dos dois lados, puxando de baixo para cima ou em vai e vem.

5. Como amolar tesoura com agulha

Coloque a agulha no meio da tesoura, vá passando devagar e como se fosse cortar, sempre de baixo para cima. Faça esse movimento repetidamente.

6. Como amolar tesoura com papel alumínio

Vá fazendo cortes no papel alumínio até que a tesoura recupere o fio, é muito funcional e barato.

7. Como amolar tesoura de jardim

A tesoura de jardim é muito grosseira e precisa ser amolado em um equipamento de qualidade. Use o esmeril, abra a lâmina e passe sempre do início ao fim, começando de dentro para fora.

8. Como amolar tesoura de picotar

A tesoura de picotar é usada para criar bordas no tecido evitando que o material desfie. Para amolá-la, use uma lixa de madeira 220 – ela é bem fininha – e vá fazendo cortes na lixa até o fio melhorar.

9. Como amolar tesoura com lima

Para amolar com lima é muito fácil. Basta abrir a tesoura e passar a lima nela puxando de dentro do corte para fora e ir voltando. Repita por várias vezes e depois troque de lado.

10. Como amolar tesoura com um pote de vidro

Nesta técnica, você vai usar um pote de vidro de conserva limpo ou de copo. Posicione a tesoura na boca do pote e faça o movimento como se fosse cortar e puxe a ferramente. Repita algumas vezes.

11. Como amolar tesoura com rebolo

O rebolo é um círculo feito de material abrasivo que serve para amolar ferramentas cortantes. Neste vídeo, ele ensina utilizando um rebolo 400. O equipamento fica girando e você posiciona o fio da tesoura para afiar.

12. Como amolar tesoura com pedra carborundum

Serve para qualquer tesoura de fio liso. Posicione a pedra do lado menos áspero, abra a tesoura e passe na pedra por várias vezes, depois repita o movimento do outro lado.

Muitas são as técnicas para amolar sua tesoura rapidamente e sem dificuldades. Basta você escolher qual delas conseguirá executar com mais facilidade. Continuando nessa linha, que tal aprender a amolar alicate de unha também?

PARA VOCÊ