Como colocar papel de parede passo a passo

Escrito por Redação
Atualizado em 16.09.20

istock

Para aqueles que desejam mudar o visual do seu lar sem muita complicação, aplicar papel de parede é uma boa opção. Esta técnica garante um ambiente renovado e cheio de estilo com os mais diversos efeitos e padronagens, além disso requer baixo investimento e ainda pode ser feita por você mesmo! Veja como:

Continua após o anúncio



Materiais necessários

Para uma aplicação eficaz, confira a lista de materiais que não podem faltar:

  • Escada
  • Trena
  • Brocha
  • Tesoura
  • Estilete
  • Espátula
  • Pano seco
  • Esponja
  • Cola de papel de parede em pó
  • Recipiente para diluir a cola
  • Cola branca para cantos de papel

Como aplicar papel de parede: passo a passo

Istock

Apesar de parecer complicado, aplicar papel de parede pode ser extremamente fácil e divertido. Para isso, basta seguir os passos abaixo:

1. Meça a parede

Realize a medição da parede que irá receber o papel, anote altura e largura – comece a partir do rodapé até o teto, forro ou altura desejada para a instalação. Caso haja tomadas e janelas, anote também suas medidas para recortes.

2. Limpe e prepare a superfície

Corrija imperfeições na superfície e caso necessário repare a parede com massa acrílica e finalize a reparação com tinta. Se possível, o processo de preparação da parede deve ser feito pelo menos uma semana antes da instalação do papel de parede. Caso a parede já esteja nivelada, basta passar um pano úmido para deixá-la bem limpa e livre de pó antes da instalação.

3. Corte o papel de parede

Foto: iStock

Foto: iStock

O rolo sempre vem com uma largura fixa, entretanto deve-se cortar o comprimento desejado de acordo com a altura da parede, por isso a importância de medi-la antes da aplicação. Corte as faixas com 10 cm de folga e, no caso de padronagens com estampas calcule 10% a mais para garantir o encaixe correto, por exemplo, se a altura da parede for 270 cm, corte uma faixa com 270 cm + 27 cm = 297 cm.

4. Passe cola no papel

Foto: iStock

Foto: iStock

Continua após o anúncio



Primeiro proteja superfícies de eventuais respingos com um plástico ou lona. Em seguida, com a brocha espalhe a cola sobre o papel e dobre a tira de papel, deixando cola com cola. Aguarde 5 minutos no caso de papel importado ou 2 minutos no caso de papel nacional, e passe novamente a cola. Dobre mais uma vez o papel e aplique-o diretamente na parede.

5. Passe cola nos cantos da parede

Uma boa dica é aplicar cola branca nos cantos de cima e de baixo da parede. Este procedimento garante que as pontinhas do papel não se soltem com facilidade. Dependendo do tipo de papel escolhido, pode ser necessário passar cola branca em toda a parede. Para ter certeza, é válido verificar junto ao fabricante ou revendedor se há esta necessidade.

6. Aplique o papel na parede

Foto: iStock

Foto: iStock

Para deixar a aplicação mais fácil, inicie a aplicação pela parte superior da parede, encaixando-o nos cantos, caso necessário, ajeite o papel com as mãos para posicioná-lo e com uma escova, faça movimentos de dentro para fora, para assentar o papel. Pequenas bolhas de cola em excesso devem permanecer para garantir a fixação adequada do papel, sendo que o excesso desaparecerá em cerca de 2 dias. Finalize o acabamento pressionando as emendas para que não levantem futuramente.

7. Recorte em tomadas e interruptores

Foto: iStock

Foto: iStock

Caso haja tomadas e interruptores na parede, desparafuse os espelhos e com o estilete faça o recorte durante a instalação. Assim que o papel encontrar os obstáculos na parede, corte imediatamente para garantir a fixação total do papel. Recoloque após 1 hora de instalação.

8. Corte as sobras

Foto: iStock

Foto: iStock

Para retirar as sobras de papel, apenas encoste a espátula e passe o estilete devagar e de forma delicada para garantir um resultado uniforme.

9. Passe esponja nas emendas

Foto: iStock

Foto: iStock

Continua após o anúncio



Para finalizar, passe um esponja umedecida com águas sobre as emendas para retirar resquícios ou excesso de cola que possam manchar o papel.

Vídeo: como aplicar papel de parede

Para esclarecer possíveis dúvidas sobre a técnica para aplicar o papel de parede, confira o passo a passo com detalhes no vídeo acima.

Dicas para escolher o papel de parede

Item disponível nos mais variados estilos, padrões, cores e texturas, o papel de parede pode ser o toque perfeito para deixar seu la ainda mais belo. Para tornar a escolha deste item mais fácil, confira algumas dicas:

Meça sua parede antes de comprar

Este procedimento é de extrema importância para que não haja gastos desnecessários e para garnatir que a quantidade de rolos comprados sejam suficientes para cobrir toda a parede.

Escolha de cores, estampas e texturas

Há uma infinidade desenhos disponíveis para a escolha, como arabescos, geométricos, florais ou temáticos. O importante é levar em consideração o estilo que deseja para a decoração. Para ambientes pequenos, a melhor opção são papéis com estampas pequenas. Com relação as cores é possível harmonizar os tons com itens decorativos ou outras paredes no ambiente. Opções neutras são versáteis e fáceis de combinar.

De olho na qualidade dos materiais

Lembre-se que assim como qualquer item de decoração o papel de parede é um investimento e, muitas vezes, optar por um material mais barato pode não ser a melhor opção. No mercado existem papéis de diversas nacionalidades, preços e qualidade.

Limpeza do papel de parede

A limpeza desse material é simples e prática, basta passar um pano umedecido para higienização. Para remover manchas ou sujeiras aparentes, passe um pano com sabão neutro e água. Em geral, observe sempre as recomendações do fabricante.

Continua após o anúncio



20 fotos de ambientes com papel de parede

Para te inspirar a mudar a decoração da casa, veja essas lindas ideias de papel de parede:

Compre na Grudado

Compre na Papel Decor

Compre na Bem colar

Compre na Papel Decor

Compre na Papel na Parede

De fácil instalação e com uma grande variação de cores e estampas o papel de parede é a opção ideal para quem deseja mudar o visual de qualquer ambiente e trazer mais charme para o lar. Aproveite e veja também ideias de papel de parede para a sala.