Formigas: 22 truques caseiros para combater e prevenir o surgimento

Escrito por Andressa Oliveira

Foto: iStock

Formigas muitas vezes são problemas numa casa, principalmente na cozinha. Seja em casa ou apartamento, é quase sempre impossível deixar qualquer alimento fora da geladeira sem que esses insetos apareçam. Elas surgem principalmente no verão e são atraídas por açúcares, carnes, mel e outros alimentos comuns na cozinha.

Mesmo mantendo a casa limpa, as formigas aparecem e invadem armários, pias, prateleiras, lixeiras e etc. Quando não é dentro, estão na parte de fora da casa. Seu jardim também pode sofrer com a presença de formigas que se alimentam de flores e folhas, trazendo danos para suas plantas e colheitas.

Aparentemente inofensivas, ainda assim é preciso estar atento à presença delas, já que esses bichinhos percorrem diversos caminhos, como ruas, lixos e esgotos e, por isso, podem carregar micróbios, fungos, germes e bactérias que contaminam alimentos e prejudicam a saúde humana. Confira aqui alguns truques para solucionar esse problema:

12 Formas de acabar com as formigas

Para combater a invasão das formigas não é preciso abusar de inseticidas. Se você sofre com esse problema, saiba que existe uma variedade de dicas e outras maneiras para te ajudar na missão de eliminá-las da sua casa. São várias formas, mais sustentáveis e saudáveis, para você se livrar desse inseto – e sem prejudicar o meio ambiente, sua saúde e a saúde da sua família.

1. Vinagre

Foto: iStock

Para afastá-las das plantas do seu jardim, você pode utilizar um mistura de partes iguais de água e vinagre. Coloque em um borrifador e aplique nos vasos e nas plantas. Ou ataque diretamente as formigas que estiverem visíveis pela casa. O vinagre também pode ser utilizado para limpeza de ambientes. Borrife um pouco no piso da cozinha e evite o aparecimento desses insetos. A acidez dessa mistura acaba por eliminá-las.

2. Graxa

Foto: iStock

Uma dica para proteger as árvores do quintal é utilizar graxa. Utilize um pedaço de pano amarrado no tronco da árvore e passe graxa. Também dá para utilizar essa técnica com baldes plásticos ou latas, é só adicionar a graxa na parte interna. Isso será um obstáculo para as formigas, pois elas acabarão grudadas na graxa.

3. Detergente

Foto: iStock

O detergente também pode te ajudar nessa missão – e ainda é um método barato e de fácil acesso. Primeiramente, em um copo de 200 ml, acrescente metade de água (100 ml) e a outra metade complete com detergente (100 ml). Depois coloque o conteúdo em um borrifador e aplique em frestas, fendas e rachaduras ou outros locais onde possam haver formigas. A mistura irá acabar com elas!

4. Farinha de milho

Foto: iStock

Espalhe pilhas de farinha de milho perto das plantas, do formigueiro ou no caminho das formigas. Para deixar a farinha mais apetitosa, acrescente um pouco de açúcar aos grãos. A farinha irá dificultar o processo de digestão das formigas, o que resultará na morte delas em alguns dias.

5. Gergelim

Foto: iStock

Utilize sementes de gergelim espalhadas no canteiro, nos jardins ou no caminho das formigas. O gergelim é tóxico para o fungo que serve de alimentação para as formigas. Por isso, uma vez dentro do formigueiro, ele acabará por eliminá-las. Uma dica: evite colocar diretamente na entrada do formigueiro, opte por espalhar no caminho delas.

6. Vaselina

Foto: iStock

Para acabar com as formigas de recipientes como lixeiras, fruteiras ou dos potes de comida de animais de estimação, aplique um pouco de vaselina nas bordas. A vaselina funcionará como uma armadilha e grudará as formigas que se aproximarem. Com essa técnica, elas não vão conseguir se alimentar e vão se afastar da sua casa.

7. Arroz

Foto: iStock

Para eliminar formigueiros, coloque alguns grãos de arroz no seu entorno. Os grãos serão levados para dentro do formigueiro. Lá, ele será fermentado e vai dar origem a um fungo que contamina e mata esses insetos.

8. Bicarbonato de sódio

Foto: iStock

Espalhe tampinhas plásticas pela casa, sobre a pia ou em lugares estratégicos, com uma mistura de açúcar e bicarbonato de sódio em partes iguais. O açúcar irá atrair as formigas e o bicarbonato irá atrapalhar o equilíbrio desses insetos, o que causará a morte deles.

9. Pimenta e café

Foto: iStock

Cubra buracos e frestas onde possa haver formigas com pimenta-caiena para eliminá-las. Caso o local seja frequentado por crianças ou animais de estimação, opte pela borra de café. Grãos de café espalhados pelo vaso ou ao redor do tronco da árvore irá manter as formigas afastadas das suas plantas.

10. Óleo de hortelã-pimenta

Foto: iStock

Para atrapalhar aquele caminho que as formigas fazem na pia e combatê-las, você pode borrifar óleo essencial de hortelã-pimenta. Deixe secar naturalmente. Borrife também em torno de janelas, portas ou outros lugares que existam formigas. Além de eliminar esses insetos, sua casa irá ficar com um cheirinho agradável!

11. Sabão de coco e fumo em corda

Foto: iStock

Para combater formigas que ameaçam suas flores, árvores e plantas, você pode utilizar essa receita caseira que usa os seguintes ingredientes: 10g de sabão de coco, 5 cm de fumo em corda e 1 L de água. Misture em um recipiente: o sabão de coco, o fumo de corda picado e água. Deixe descansar por 1 dia e depois coe para retirar os restos de fumo. Borrife a mistura nas plantas. Isso irá afastá-las do seu jardim.

12. Alho

Foto: iStock

Outra receita eficiente para combater formigas é utilizar uma solução com alho e água. Este ingrediente natural ajuda a eliminar esse inseto e a manter a casa protegida. Para isso você vai precisar de vários dentes de alhos e água. Coloque a água em uma panela e adicione o alho. Deixe repousar por 24 horas. Depois, coe a solução e aplique diretamente no ninho ou onde houver formigas.

10 Formas de prevenir o surgimento de formigas

Melhor do que combater formigas é evitar o seu surgimento dentro de casa ou no jardim. O primeiro passo – e o mais importante – é manter a sua casa sempre limpa. Existem também outras dicas fáceis e truques caseiros que vão facilitar e te ajudar a prevenir o surgimento de formigas. Confira:

1. Limpeza

Foto: iStock

A principal forma de prevenção é manter sua casa sempre limpa. Evite louças sujas na pia, restos de comidas e migalhas espalhadas pelo chão. Deixe as latas de lixo sempre bem tampadas. Limpe com frequência o chão da cozinha e a bancada da pia. Mantenha os alimentos, principalmente os doces, em potes e recipientes bem fechados.

2. Cravo e Canela

Foto: iStock

Para evitar o surgimento de formigas, encha com cravo um pote sem tampa (ou até mesmo um saquinho de tule) e coloque na cozinha, despensa ou armários. O mesmo procedimento pode ser feito com a canela em pau. Troque com frequência o conteúdo – em torno de 2 semanas – para manter a eficiência. Você também pode adicionar cravos em torno dos pratos de bolos e dentro do açucareiro para deixar as formigas bem longe.

3. Limão e laranja

Foto: iStock

Outra dica para mantê-las longe do açucareiro é colocar um pedaço de casca de limão ou casca de algum outro fruto cítrico, como a laranja, dentro do recipiente. Você também pode colocar as cascas em torno do formigueiro para exterminá-lo. O suco do limão também é eficaz para evitar o surgimento dessas pequenas pragas. Espalhe nas bordas das janelas e portas da cozinha. O cheiro forte de fruta cítrica incomoda as formigas e vai afastá-las da sua casa.

4. Elimine frestas e rachaduras

Foto: iStock

Verifique com frequência se há a existência de frestas ou rachaduras pela casa, tanto nas paredes quanto nos pisos e azulejos. São nesses pequenos buracos que as formigas fazem seus ninhos. Tampe-os com massa de vedação ou sabão e evite o surgimento desses insetos.

5. Plantas repelentes

Foto: iStock

Você pode cultivar algumas plantas em horta ou jardim que são repelentes naturais, como a hortelã, o alho, cebolinha verde, manjerona, coentro, lavanda e losna. Para hortas, plante em todo o contorno do canteiro. O cultivo dessas plantas costuma ser bastante eficaz para evitar o surgimento das formigas.

6. Talco

Foto: iStock

Para evitar a invasão de formigas no seu jardim, basta utilizar… Talco! Adicione um pouco ao redor das suas plantas e isso não deixará que os insetos se aproximem. O talco também pode ser utilizado para evitar o surgimento de formigueiros em tomadas e dutos elétricos, basta jogar uma fina camada e elas irão embora rapidamente. Mas lembre-se, nesse caso, você deve desligar a eletricidade na sua casa para usar o talco sem chances de levar um choque!

7. Giz

Foto: iStock

Formigas não gostam de cruzar linhas de giz, por isso desenhe barreiras na sua casa. Faça linhas nas portas, janelas e próximas à alguma fresta. O carbonato de cálcio presente no giz vai impedir que elas entrem em sua residência.

8. Sal

Foto: iStock

O sal espalhado nas janelas ou portas também impede que a formigas entrem na sua casa. Formigas não gostam de sal. Isso serve como um repelente e inibe uma invasão. Você também pode ferver água com um pouco de sal e borrifar essa mistura diretamente em áreas e frestas que possam haver o surgimento de formigas.

9. Folhas de plantas

Foto: iStock

Coloque ramos de arruda, folhas de cânfora, de alfazema ou de louro dentro de armários ou gavetas. O cheiro dessas folhas irá evitar o surgimento de formigas nesses locais. As folhas de louro também podem ser colocadas dentro de potes com condimentos. Troque-as com frequência para manter a eficiência.

10. Barreiras físicas para árvores

Foto: iStock

Para impedir formigas de atacarem árvores e plantas, crie barreiras físicas no quintal. Utilize um material circular um pouco maior que a área a ser protegida, como um balde ou sobras de canos. Coloque a esfera em torno da planta ou árvore. Enterre abaixo da terra em aproximadamente 1 cm. Esse método é bastante eficaz e irá evitar que as formigas cheguem até as folhas, flores e frutos.

Lembre-se que as formigas têm a sua importância na natureza e também trazem benefícios para o meio ambiente. Proteja sua casa e utilize principalmente as dicas de prevenção, elas são a melhor maneira de evitar que as formigas façam morada na sua casa. Caso as soluções acimas não solucionem seu problema, procure uma ajuda profissional para lhe auxiliar.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS