Como cortar picanha: 5 tutoriais e dicas para identificar o corte

Escrito por Katharina Barkmeyer

iStock

A picanha, que é retirada da peça de alcatra, é um dos cortes de carne mais deliciosos e saborosos. Sendo um dos pedaços mais utilizados para fazer o tradicional almoço do final de semana, ele pode ser feito inteiro no espeto ou cortado em fatias para a grelha. Porém, muitas pessoas não sabem como cortar picanha da forma correta e acabam prejudicando o seu sabor.



Preparamos um manual de como cortar esta carne, além de dicas para identificar a picanha dentre tantos outros cortes. Os tutoriais são tanto para quem já é um churrasqueiro de plantão, quanto para quem está começando a se aventurar entre pratos, temperos e carnes. Confira:

Índice do conteúdo:

Como cortar picanha passo a passo

Aprenda a forma correta de cortar a picanha através de alguns vídeos com passo a passo para não prejudicar o seu sabor na hora de servir. Tenha em mãos uma faca bem afiada apropriada para este corte.

Tudo sobre picanha

Antes de seguir os próximos vídeos, confira este vídeo explicativo que ensina tudo sobre este rico e saboroso pedaço de carne. No tutorial ainda é ensinado outras características e formas de cortar e assar a picanha. Não deu água na boca depois de assistir a este vídeo?

Como cortar picanha e o peso ideal

No vídeo, é possível ver que primeiro é colocado o pedaço inteiro na grelha por um curto tempo, depois é tirado e cortado em pedaços de dois dedos e, logo após, colocado na grelha de novo até o ponto desejado. O tutorial ainda ressalta o cuidado de comprar o peso certo da carne.

Como cortar picanha para espetinho

O vídeo com tutorial explica a forma correta de cortar a picanha para fazer espetinhos. Corte em tiras de aproximadamente um dedo e depois corte de novo em pequenos cubos, como demonstrado no vídeo. Finque primeiro a parte da carne, deixando a gordura na ponta e em contato com o próximo pedaço.



Como cortar picanha para grill

Este vídeo com passo a passo demonstra como deve ser cortada a picanha para grill. Podendo ser de um ou dois dedos, o corte em tiras é a melhor maneira de deixar a carne mais suculenta e saborosa. Não se deve tirar a gordura da carne, pois ela é responsável por conceder todo o sabor à carne ao ser assada.

Como cortar picanha para espeto

Já este tutorial explica como cortar o pedaço de picanha para o espeto. Assim como os outros vídeos, a gordura não deve ser retirada quando for colocada para assar. Corte tiras de três até quatro dedos, salgue-as bem e coloque no espeto.

Bem fácil, não é mesmo? Basta apenas ter prática em manusear a faca corretamente. Agora que você já aprendeu como cortar picanha, veja a seguir algumas dicas para identificar este tipo de corte.

Como identificar a picanha

iStock

Identificar a picanha é importante para você não ser enganado na hora de comprar em um açougue ou mercado, ou até mesmo em um restaurante. A picanha é caracterizada como um pedaço de carne pequena, triangular e que possui uma bela e grossa capa de gordura. Este corte também não apresenta músculos e tende a ser uma peça com muito sangue, fazendo com que seja tão suculento na hora de servir.

A peça de picanha deve ter entre 1 kg e 1,2 kg. Caso estiver ultrapassando deste peso, você estará levando pedaços de coxão duro! Fuja de picanhas que apresentam uma gordura mais amarelada, isto é sinal que a carne vem de um animal velho. Outro aspecto a ser cuidado é quando a picanha vem embalada: procure por embalagens a vácuo ou que não contêm muito sangue em seu interior.

Agora que você já sabe tudo sobre picanha, vá ao açougue ou mercado mais perto de você e compre o seu pedaço de proteína para preparar para o próximo final de semana e surpreender todos com uma carne macia, saborosa e bem suculenta! Uma dica para ajudar a absorver melhor o sal é fazer alguns riscos não tão fundos na parte da gordura. Bom apetite!