Como desentupir pia: 12 métodos caseiros infalíveis

Escrito por Nathália Barreto

FOTO: ISTOCK

Pia entupida é um problema chato e infelizmente bastante comum. Além de atrapalhar na hora de lavar a louça, o acúmulo de água e sujeira causa mal cheiro e pode atrair insetos. Mas calma! Nem sempre é preciso esperar a visita de um profissional.

Existem métodos caseiros capazes de resolver o problema com segurança e facilidade. Para saber como você mesmo pode desentupir a pia de cozinha de maneira correta, dê uma olhada nas dicas que separamos abaixo:

Como desentupir pia: 12 métodos testados e aprovados

Gordura e restos de comida podem acumular na tubulação e entupir sua pia. Dependendo da gravidade e do motivo do entupimento, é preciso usar um método específico. Veja abaixo 12 métodos caseiros eficazes para desentupir sua pia você mesmo sem problemas.

1. Com detergente

FOTO: ISTOCK

Muitas vezes, a pia da cozinha entope por conta da gordura no encanamento. Se esse for o caso, você pode resolver o problema apenas usando detergente e água quente. Primeiro, retire toda a água acumulada da pia. Em seguida, ferva 5 litros de água e misture com detergente. Por fim, derrame o líquido no ralo.

2. Com sabão em pó

FOTO: ISTOCK

Assim como o método anterior, esse serve para casos em que há excesso de gordura nos canos. Você vai precisar apenas de um pouco de sabão em pó e 5 litros água quente. Vamos lá ao passo a passo:

Antes é preciso que você esvazie toda a água da pia. Em seguida, cubra o ralo com sabão em pó, de modo que não dê para ver nada além do sabão. Em seguida, despeje água quente por cima, cerca de um litro. Agora é só ligar a torneira e observar o resultado.

3. Com arame

FOTO: ISTOCK

Se o problema for algum resíduo sólido, como cabelos ou fios dentro da tubulação, você pode usar um arame para desentupir. Separe 3 arames de mesmo tamanho e faça uma trança com eles. Curve a ponta de cada um deles, formando três ganchos. Enfie o arame com no ralo o máximo que conseguir e gire-o, tentando puxar a sujeira.

4. Com desentupidor de borracha

FOTO: ISTOCK

Fácil, rápido e todo mundo conhece!

Para usar o desentupidor de borracha, você precisa deixar a pia com água suficiente para cobrir mais da metade da parte emborrachada do objeto. Posicione-o sobre o ralo e faça movimentos firmes e lentos para cima e para baixo. Depois, retire o desentupidor e observe se a água desceu ou não. Caso a pia continue entupida, repita a operação.

5. Sal de cozinha

FOTO: ISTOCK

Este é um produto que todo mundo tem em casa e que pode lhe ajudar na hora de desentupir a pia.

Coloque 1 xícara de sal de cozinha no ralo e despeje água fervente em cima. Enquanto a água escoa, feche o ralo com um pano, fazendo pressão. Lembre-se de usar luvas para não queimar a mão.

6. Com bicarbonato e vinagre

FOTO: ISTOCK

Vinagre e bicarbonato são os queridinhos na hora da limpeza de casa, e também podem ser usados para desentupir a pia. Para isso, você vai precisar de:

  • 1 xícara de bicarbonato de sódio;
  • 1/2 copo de vinagre;
  • 4 xícaras de água quente;

Antes de iniciar o processo, é necessário esvaziar a pia. Coloque o bicarbonato de sódio em cima do ralo e, em seguida, despeje o vinagre. Os dois vão reagir e borbulhar. Quando esse processo terminar, despeje a água quente em cima. Agora é só aguardar cerca de 15 minutos e observar se o entupimento foi resolvido.

7. Desentupidor químico

FOTO: ISTOCK

Caso nenhum dos métodos anteriores tenham funcionado, existem no mercado desentupidores químicos eficientes. Mas, antes de utilizá-los, tenha certeza de fazer uso de equipamento de proteção, pois esses produtos são nocivos à saúde humana.

Siga corretamente as instruções da embalagem e espere o tempo indicado. Antes de usar a pia normalmente, deixe correr bastante água para lavar os resquícios do produto.

8. Com soda cáustica

FOTO: ISTOCK

A soda cáustica é um produto tóxico que desentope pias e tubulações facilmente. Porém, é altamente corrosiva e, se utilizada com frequência, pode danificar os canos. Por isso, esse método só é indicado apenas para entupimentos mais críticos.

Coloque 1 xícara do produto no ralo da pia e, em seguida, despeje uma chaleira de água quente por cima. Deixe descansar a noite toda. Depois deixe correr bastante água no ralo para garantir que não ficou nenhum restinho do produto. Lembre-se de sempre usar equipamentos de proteção (luva, óculos e botas) e seguir corretamente as instruções do fabricante.

9. Com produtos com enzimas

FOTO: ISTOCK

Se você não quer correr o risco de usar produtos tóxicos na sua cozinha, não se preocupe! Existem produtos que utilizam bactérias e enzimas em sua composição, que fazem o trabalho de quebrar a matéria orgânica da pia e canos.

Antes de usar, leia atentamente as instruções de uso e lembre-se de usar equipamento de segurança, como luvas, máscara e óculos de proteção. Aplique o produto na pia e deixe agir o tempo indicado na embalagem. Depois despeje água quente em cima.

10. Limpe o sifão

FOTO: ISTOCK

Algumas vezes o sifão acumula restos de comida que bloqueiam a passagem da água e causam o entupimento. Para quem desconhece, o sifão é o cano que fica na saída da pia, em formato de “S”.

Antes de iniciar esse método, coloque um balde embaixo da pia, para evitar que a água escoa por toda a cozinha. Então desenrosque o sifão e limpe-o com uma esponja comprida, água e detergente. Depois é só colocá-lo de volta no lugar.

11. Com sonda de desentupimento

FOTO: ISTOCK

Testou todos os métodos anteriores e nenhum funcionou? Então você vai precisar usar uma sonda de desentupimento.

Esse tipo de material é vendido em lojas de materiais de construção. Para usar, basta inserir o cabo no ralo, o mais longe que conseguir, e girar a maçaneta. Isso fará os resíduos se desprenderem dos canos e resolverá o problema. Simples assim!

12. Com mangueira

FOTO: ISTOCK

Às vezes é o próprio cano da parede que está entupido e, por isso, você vai precisar usar um método um pouquinho mais trabalhoso, mas ainda fácil e eficaz. Para isso, separe os seguintes materiais:

  • uma mangueira ligada em alguma torneira que esteja funcionando;
  • um pano velho;
  • uma chave de fenda;

Enrole o pano na mangueira, a uma distância de um ou dois palmos da ponta. Em seguida, retire o sifão (na ponta que está acoplada à parede). Enfie a mangueira no cano o máximo que conseguir. Com a ajuda de uma chave de fenda, empurre o pano para dentro do cano, sem retirar a mangueira, de modo que ele forme uma espécie de barreira na borda do cano. Ligue a mangueira: a água vai fazer pressão dentro do cano e vai desentupi-lo. Por fim, basta desligar a mangueira e recolocar o sifão.

Dicas importantes

Saber como desentupir pia é importante mas, ainda mais útil que isso é saber como prevenir o problema. Fique de olho nas dicas para evitar entupimentos:

Como prevenir entupimentos

FOTO: ISTOCK

O principal motivo para o entupimento das pias de cozinha são o acúmulo de gordura e de restos de alimentos. Para evitar o problema:

  • Evite descartar alimentos na pia;
  • Utilize um filtro no ralo da pia para evitar que caiam resíduos sólidos na tubulação;
  • Não despeje óleos de cozinha na pia. Coloque-os em garrafas PET e leve-os ao centro de coleta adequado;
  • Pelo menos uma vez por mês limpe a tubulação, despejando alguns litro de água quente no ralo.

Depois dessas dicas, você já sabe como evitar entupimentos e, caso eles ocorram, basta você escolher o método mais adequado para resolvê-los, certo?

PARA VOCÊ