Como dessalgar bacalhau: passo a passo e 5 formas práticas

Escrito por Katharina Barkmeyer

iStock

Ninguém resiste a um delicioso bolinho de bacalhau, não é mesmo? Mas ninguém merece comer este saboroso peixe salgado demais. Por isso, confira como dessalgar o bacalhau da melhor maneira sem perder o ponto. Lembrando que este processo deve ser feito bem antes de preparar qualquer receita, dependendo do método a ser realizado.



Para poder aproveitar melhor o gosto deste peixe, é indicado comprá-lo seco e bem salgado e, na véspera do preparo, o alimento deve ser dessalgado. Sendo assim, selecionamos o modo mais tradicional de retirar o sal do bacalhau, além de alguns outros vídeos com passo a passo para você testar em casa. Olha só:

Como dessalgar bacalhau

  1. O primeiro passo é lavar bem as postas em água corrente fria para retirar todo o excesso de sal;
  2. Depois, pegue uma vasilha grande com tampa que caiba bem o bacalhau, encha de água fria e mergulhe o peixe com a pele virada para cima;
  3. Bote a tampa e coloque na geladeira;
  4. Troque de água a cada 3 a 4 horas, sempre verificando se a água está bem gelada (você pode adicionar alguns cubos de gelo na vasilha);
  5. Para verificar se o peixe está dessalgado e no ponto, experimente uma pequena lasca da parte mais grossa da posta.

É importante ressaltar que o tempo descansando dentro da água depende do tamanho da fatia, por exemplo, fatias médias ficam em torno de 24 horas, fatias grossas até 48 horas e desfiado ou em lascas 6 horas. Agora que você já conheceu este método, veja a seguir outras formas de dessalgar este delicioso peixe.

Outras maneiras de dessalgar bacalhau

Seja qual for o prato preparado, deve-se sempre tirar o sal do bacalhau para que ele fique saboroso, além de alcançar a consistência adequada. Confira agora alguns vídeos com passo a passo de como dessalgar o bacalhau:

1. Como dessalgar bacalhau com água quente

Já pensou em dessalgar o bacalhau com água quente e mais sal? Não? Então assista a este vídeo que explica como fazer este método, além de explicar outras curiosidade sobre este peixe. Quando pronto, escorra a água e passe água corrente fria no bacalhau para tirar um pouco mais do sal.

2. Como dessalgar bacalhau rápido com leite

O processo de retirada de sal do bacalhau com leite é feita quando o método anterior (de água quente) não foi suficiente para dessalgar o peixe. Assim como o vídeo de antes, o bacalhau deve ser colocado dentro de uma panela com leite e levado ao fogo. Cuidado para não ferver!

3. Como dessalgar bacalhau com leite



Diferente do tutorial anterior, este vídeo com passo a passo ensina como tirar o sal do peixe sem passar antes pela água quente. No vídeo, o bacalhau fica na geladeira durante 10 horas para sair o sal, mas tudo vai depender do tamanho das fatias de bacalhau.

4. Como dessalgar bacalhau rápido

Este vídeo com passo a passo promete dessalgar o bacalhau rapidamente e de uma forma bem inusitada. O truque para tirar o sal de forma rápida do bacalhau é usar farinha de mandioca. Só tenha cuidado para não passar do ponto e acabar tirando todo o sal do peixe!

5. Como dessalgar bacalhau depois de pronto

Deu ruim e a receita acabou ficando muito salgada? Ou você acabou deixando tempo demais na água enquanto dessalgava o peixe? Então assista este vídeo que dá algumas dicas de como salvar o seu bacalhau, não importando se ele ficou muito salgado ou muito sem sal.

Nutritivo, o bacalhau é fonte de proteína, ferro, cálcio, minerais e outras vitaminas que trazem muitos benefícios à nossa saúde. Por isso, um prato de bacalhau, seja na Páscoa ou em qualquer outra época do ano, é sempre uma boa pedida. Agora que você já sabe como dessalgar o bacalhau com água quente ou fria, leite e até mesmo com farinha de mandioca, adquira o seu pedaço de peixe e se aventure entre sabores e texturas irresistíveis!

PARA VOCÊ