13 dicas espertas para economizar na conta de luz

Escrito por Ana Kordelos

Foto: iStock

Economizar na conta de luz é o objetivo de muitos, independente da época do ano. Podendo afetar diretamente no orçamento familiar, esta despesa, apesar de necessária, pode se tornar mais equilibrada a partir de pequenas mudanças de hábitos.

Com o sistema de bandeira tarifária mudando a cada época do ano, sofrendo influência do clima e das chuvas, nada melhor do que adicionar pequenas ações para que o valor final desta conta não pese tanto no bolso.

Confira a seguir dicas e ações apresentadas pela IguanaFix, empresa de tecnologia que oferece solução para contratação de serviços e reformas para empresas e residências e aprenda a economizar na conta de energia:

1. Reduza apenas um grau na temperatura

Foto: iStock

Conforme a empresa revela, esta ação pode ser efetuada tanto em chuveiros, condicionador de ar ou aquecedores. O segredo que ninguém sabe é que ao reduzir apenas um grau no termostato, já é possível conseguir uma economia de até 5% no valor final da conta de luz.

2. Troque as lâmpadas

Foto: iStock

“Durante o dia, tire o máximo proveito da iluminação natural e, durante a noite, opte por lâmpadas de LED ou fluorescentes”, revelam os profissionais da IguanaFix. Com o objetivo de aproveitar a incidência do Sol, é recomendável optar pelo uso de tintas de cores claras nos ambientes internos, as quais irão refletir melhor a luz.

3. Prefira o modelo “inverter” de ar condicionado

Foto: iStock

Como possui a opção quente e fria, o “inverter” pode ser utilizado em todas as épocas do ano, além de demandar menos manutenção do que o modelo com apenas uma opção de temperatura.

4. Se não estiver utilizando, desligue!

Foto: iStock

O ideal é manter os eletrodomésticos desligados da tomada quando não estiverem em uso. Aparelhos como computadores, carregadores de celular e televisores continuam consumindo energia mesmo em modo “stand by”.

5. Fios em perfeito estado

Foto: iStock

O ideal é que a fiação elétrica não possua emendas, pois elas podem causar desperdícios de energia se mal executadas. O uso de benjamins é outro fator que pode contribuir para o desperdício de energia. Portanto, procure evitá-los.

6. Realize manutenções regulares

Foto: iStock

Eletrodomésticos muito antigos tendem a apresentar mal funcionamento com o tempo, podendo aumentar o consumo de energia da residência. Por isso, uma manutenção periódica feita com um profissional especializado se faz necessária para manter o equipamento funcionando em perfeito estado.

7. Maneire no banho quente

Foto: iStock

Em épocas com clima mais ameno, uma boa opção é utilizar o chuveiro na opção “verão”. Segundo a IguanaFix, essa pequena alteração durante o banho pode garantir uma economia de até 30% na conta de luz. Como o chuveiro esquenta a água instantaneamente e depende da energia elétrica para este feito, quanto mais quente, maior será o consumo.

8. Limpe os filtros do ar condicionado regularmente

Foto: iStock

Quando eles estão sujos, ocorre um aumento da pressão interna no sistema, demandando maior utilização da energia elétrica para que o desempenho do aparelho seja mantido. Isto também ocorre quando o ar condicionado é utilizado em um cômodo com a porta aberta, havendo a entrada de ar quente no ambiente.

9. Espere acumular roupa suja

Foto: iStock

Deste modo, além de economizar água ao esperar que a roupa suja se acumule e lavando-a de uma só vez, ainda irá economizar energia, evitando que seja necessário utilizá-la mais de uma vez. E a economia ainda vai além. Os profissionais da IguanaFix lembram: as roupas lavadas… precisam ser passadas! E o ferro de passar é outro aparelho que consome bastante energia. Portanto, quanto menos ligá-lo, melhor!

10. Aposte em energia solar

Foto: iStock

Se houver a possibilidade, opte pela instalação de painéis solares que captam a luz do Sol e que a converta em energia elétrica. Essa é uma ótima opção, podendo inclusive aquecer a água do banho, dispensando o uso de energia elétrica para esta função.

11. Fuja do horário de pico

Foto: iStock

Evite ligar muitos eletrodomésticos ao mesmo tempo ou ligar de uma só vez aqueles que demandam de mais energia para seu funcionamento na faixa de horário que vai das 18h às 21h. Dentre os aparelhos que devem ser evitados nesse período, o ar condicionado é um dos principais.

12. Ao sair, apague a luz

Foto: iStock

Um costume de fácil aprendizagem é apagar a luz no momento em que deixar um ambiente. Com o tempo, esta ação se tornará automática, podendo ser aplicada também aos eletrodomésticos deste local. Dica: para ensinar as crianças essa “tarefa”, que tal apelar para a velha brincadeira do “o último a sair, que apague a luz!”? Com certeza, os pequenos entrarão nessa jogada.

13. Desligue a chave de energia ao viajar

Foto: iStock

Se tiver uma viagem marcada ou for passar muito tempo fora de casa, uma boa opção é desligar a chave de energia, evitando o consumo desnecessário no período em que sua família estiver fora de casa. Para isso, são necessários alguns cuidados com eletrodomésticos como as geladeiras e freezers, que devem ser inutilizados antes desta ação.

Com a economia doméstica se tornando cada vez mais um item indispensável na dinâmica familiar, estas pequenas ações podem (e irão) afetar positivamente na conta de luz no final do mês. Basta inseri-las na rotina e conferir os resultados!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS